<div dir="ltr">Oi, Rubens:<div><br></div><div>Mas é claro!</div><div>A brasilidade e a modernidade de Villa existiu desde o momento em que a mãe dele pariu ele.</div><div>Ele participou da Semana de 22 como gaiato, solicitado, pressionado, convocado, implorado: ele não tinha nada a ver com aquele pessoal.</div>
<div>Mas os “semanistas” precisavam de sua presença e participação para que o evento ganhasse respeitabilidade.</div><div>Quando o pobre Villa entrou no palco com o pé engessado, a plateia pensou que o apetrecho de gesso fazia parte de um modernismo performático.</div>
<div>Abraço,</div><div>Jorge Antunes</div><div><br></div><div><br></div></div><div class="gmail_extra"><br><br><div class="gmail_quote">Em 9 de janeiro de 2014 02:27, Rubens Ricciardi <span dir="ltr"><<a href="mailto:rrrr@usp.br" target="_blank">rrrr@usp.br</a>></span> escreveu:<br>
<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">








<div lang="PT-BR" link="blue" vlink="purple">

<div>

<p class="MsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1f497d">Caro Prof. Antunes,<u></u><u></u></span></p>

<p class="MsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1f497d">Então quer dizer que Villa-Lobos foi moderno (naquela época se
dizia “futurista”) e já compunha brasilidades antes mesmo da Semana
de 1922, não obstante o neocronologismo suspeitoso?<u></u><u></u></span></p>

<p class="MsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1f497d">Abs, com a admiração de sempre,<u></u><u></u></span></p>

<p class="MsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1f497d">Rubens R. Ricciardi<u></u><u></u></span></p>

<p class="MsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1f497d"><u></u> <u></u></span></p>

<div style="border:none;border-top:solid #b5c4df 1.0pt;padding:3.0pt 0cm 0cm 0cm">

<p class="MsoNormal"><b><span style="font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif"">De:</span></b><span style="font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif"">
<a href="mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</a> [mailto:<a href="mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</a>] <b>Em
nome de </b>Jorge Antunes<br>
<b>Enviada em:</b> quarta-feira, 8 de janeiro de 2014 12:11<br>
<b>Para:</b> Carlos Palombini<br>
<b>Cc:</b> <a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a><br>
<b>Assunto:</b> Re: [ANPPOM-Lista] o villa-lobos de guérios<u></u><u></u></span></p>

</div>

<p class="MsoNormal"><u></u> <u></u></p>

<div>

<p class="MsoNormal">Oi,<u></u><u></u></p>

<div>

<p class="MsoNormal"><u></u> <u></u></p>

</div>

<div>

<p class="MsoNormal">Antes de 1923?<u></u><u></u></p>

</div>

<div>

<p class="MsoNormal">Mas é óbvio!<u></u><u></u></p>

</div>

<div>

<p class="MsoNormal">A <b><i>Lenda do Caboclo</i></b>, composta em 1920, foi
estreada no ano seguinte (1921), por Iberê Lemos, a quem a peça é dedicada, no
Teatro São Pedro de Porto Alegre: exatamente no dia 13 de junho de 1921.<u></u><u></u></p>

</div>

<div>

<p class="MsoNormal"><u></u> <u></u></p>

</div>

<div>

<p class="MsoNormal">Em 1922 Villa fez uma versão da <b><i>Lenda do
Caboclo </i></b>para orquestra. Infelizmente essa partitura para orquestra
está extraviada.<u></u><u></u></p>

</div>

<div>

<p class="MsoNormal"><u></u> <u></u></p>

</div>

<div>

<p class="MsoNormal">Feliz 2014 para todos e todas colegas da ANPPOM,<u></u><u></u></p>

</div>

<div>

<p class="MsoNormal"><u></u> <u></u></p>

</div>

<div>

<p class="MsoNormal">Jorge Antunes<u></u><u></u></p>

</div>

</div>

<div>

<p class="MsoNormal" style="margin-bottom:12.0pt"><u></u> <u></u></p>

<div>

<p class="MsoNormal">Em 8 de janeiro de 2014 02:34, Carlos Palombini <<a href="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank">cpalombini@gmail.com</a>>
escreveu:<u></u><u></u></p>

<div>

<p class="MsoNormal">Marcus,<u></u><u></u></p>

<div>

<div>

<p class="MsoNormal"><u></u> <u></u></p>

<div>

<blockquote style="border:none;border-left:solid #cccccc 1.0pt;padding:0cm 0cm 0cm 6.0pt;margin-left:4.8pt;margin-right:0cm">

<div>

<div>

<div>

<div>

<p class="MsoNormal"><span style="font-size:16.0pt;font-family:"Garamond","serif"">obrigado
por suas colocações. Que bom que o Dil Fonseca nos trouxe esses dados sobre a
"Lenda do Caboclo" que corroboram o que eu havia afirmado
anteriormente sobre a apresentação dessa peça antes de 1923... (ano do contato
com Cocteau em Paris).</span><u></u><u></u></p>

</div>

</div>

</div>

</div>

</blockquote>

<div>

<p class="MsoNormal"><u></u> <u></u></p>

</div>

<div>

<p class="MsoNormal">Sim, fico feliz em ter contribuído com uma evidência em
favor de seu argumento, ainda que, no <i>match</i> Guérios vs Wolff, eu torça
pelo primeiro. <u></u><u></u></p>

</div>

<div>

<p class="MsoNormal"><u></u> <u></u></p>

</div>

<blockquote style="border:none;border-left:solid #cccccc 1.0pt;padding:0cm 0cm 0cm 6.0pt;margin-left:4.8pt;margin-right:0cm">

<div>

<div>

<div>

<div>

<div>

<p class="MsoNormal"><span style="font-size:16.0pt;font-family:"Garamond","serif""> Fora
a questão da alteração das datas de composição de algumas obras, como indica
Jorge Coli, é bom sair um pouco do âmbito estritamente musical e lembrar que
Villa conhecia Graça Aranha, cuja "Estética da Vida" (1921), já
pregava a integração da cultura ao "solo" da nação. Como vc deve ter
lido, defendo no artigo que apresentei no 2o Simpósio Villa-Lobos que
 "</span>O legado de Graça Aranha foi fundamental para essa retomada
da questão da brasilidade e assim, para a reviravolta que o modernismo sofreu a
partir de 1924, quando a descoberta da brasilidade tornou-se seu ponto central,
que assim convergiu para aquilo que passou a ser valorizado pela vanguarda
francesa após a Primeira Guerra". <span style="font-size:16.0pt;font-family:"Garamond","serif""> Isso não nega a tal influência da
vanguarda francesa - 2 coisas que convergiram no sentido da construção de
representações da nação através das artes.</span><u></u><u></u></p>

</div>

</div>

</div>

</div>

</div>

</blockquote>

<div>

<p class="MsoNormal"><u></u> <u></u></p>

</div>

<div>

<p class="MsoNormal" style="margin-bottom:12.0pt">Confesso que uma das coisas de
que mais gostei em seu artigo foi ler os excertos de Graça Aranha. Fui portanto
olhar agora na Wikipedia (<i>will you pardon me?</i>) quem teria sido esse
Graça Aranha, e veja o que encontrei:<u></u><u></u></p>

<p class="MsoNormal">Devido aos cargos que ocupou na diplomacia brasileira em
países europeus, ele esteve a par dos movimentos vanguardistas que surgiam na
Europa, tendo tentado introduzi-los, à sua maneira, na literatura brasileira,
rompendo com a Academia Brasileira de Letras por isso em 1924.<u></u><u></u></p>

</div>

<div>

<p class="MsoNormal"><br>
 <u></u><u></u></p>

</div>

<blockquote style="border:none;border-left:solid #cccccc 1.0pt;padding:0cm 0cm 0cm 6.0pt;margin-left:4.8pt;margin-right:0cm">

<div>

<div>

<div>

<div>

<div>

<p class="MsoNormal"><span style="font-size:16.0pt;font-family:"Garamond","serif"">Acho
que muita coisa precisa ser ainda investigada para que com base na análise dos
documentos, possamos reinterpretar o "gênio", vc não acha? </span><u></u><u></u></p>

</div>

</div>

</div>

</div>

</div>

</blockquote>

<div>

<p class="MsoNormal"><u></u> <u></u></p>

</div>

<div>

<p class="MsoNormal">Sem dúvida. Fazemos muitas interpretações (quando não
exibição de opiniões) sem ter antes realizado a "Musicologia
positivista" necessária.<u></u><u></u></p>

</div>

<div>

<p class="MsoNormal"> <u></u><u></u></p>

</div>

<blockquote style="border:none;border-left:solid #cccccc 1.0pt;padding:0cm 0cm 0cm 6.0pt;margin-left:4.8pt;margin-right:0cm">

<div>

<div>

<div>

<div>

<p class="MsoNormal">PS - espero que vc não se importe de eu postar essa minha
resposta (repensada após a contribuição do Dil que trabalha no Museu
Villa-Lobos) na lista de etno na lista da ANPPOM já que agora tem mais gente
entrando no debate.<u></u><u></u></p>

</div>

</div>

</div>

</div>

</blockquote>

<div>

<p class="MsoNormal"><u></u> <u></u></p>

</div>

<div>

<p class="MsoNormal" style="margin-bottom:12.0pt">Claro que não! O Dil fez o que
qualquer um que queira ir além do "não pretendo escrever sobre o assunto,
mas..." deveria ter feito: apresentar os documentos que embasam o
argumento (no caso, alheio).<u></u><u></u></p>

</div>

<div>

<p class="MsoNormal" style="margin-bottom:12.0pt">Abraço,<u></u><u></u></p>

</div>

<div>

<p class="MsoNormal">Carlos<u></u><u></u></p>

</div>

</div>

</div>

</div>

</div>

<p class="MsoNormal"><br>
________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<u></u><u></u></p>

</div>

<p class="MsoNormal"><u></u> <u></u></p>

</div>

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</blockquote></div><br></div>