Excelente tema para se discutir... Provavelmente há outras ocorrências intermediárias entre Morte em Veneza e Amor à Vida, que operam a possibilidade da construção de um símbolo viável para a comunicação massiva dessas referências românticas.<div>
Abs</div><div>Gabreil <br><br>Em sábado, 1 de fevereiro de 2014, Jorge Antunes <<a href="mailto:antunes@unb.br">antunes@unb.br</a>> escreveu:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">
<div dir="ltr"><b>Reflexão e tema para discussão</b><br><div><font face="arial, helvetica, sans-serif"><br></font></div><div><span style="color:rgb(78,86,101);line-height:14px"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><span><span><span><span>O beijo gay, do final da novela “Amor à Vida”, revolucionou a teledramaturgia brasileira.</span></span></span></span></font></span></div>

<div><span style="color:rgb(78,86,101);line-height:14px"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><span><span><span><span>Mas o chapéu branco do Cesar, parecidíssimo com o chapéu de Dirk Bogard em “Morte em Veneza”, e mais a cena final da praia e a trilha sonora com o Adagietto (5ª Sinfonia) de Mahler, reportaram-nos ao filme de Lucchino Visconti.</span></span></span></span></font></span></div>

<div><span style="color:rgb(78,86,101);line-height:14px"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><span><span><span><span>Foi plágio desapercebido? Foi plágio proposital? Ou foi uma homenagem a Visconti?</span></span></span></span></font></span></div>

<div><span style="color:rgb(78,86,101);line-height:14px"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><span><span><span><span>O que importa, e que é merecedor de estudo <b>musicológico</b>, <b>psicológico</b> e <b>semiótico</b>, é o uso do Adagietto de Mahler, que amacia, romantiza, abranda e emociona qualquer cena audaciosa: gr</span></span><span><span><span>aças a Lucchino Visconti, aquele movimento da sinfonia, para cordas e harpa, passou a “significar” amor puro, platônico. Entendo que a fórmula foi usada pelos peritos da Globo, da área da sonoplastia, justamente para abrandar o choque moral.</span></span></span></span></span></font></span><br>

</div><div><span style="color:rgb(78,86,101);line-height:14px"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><span><span><span><span><span><br></span></span></span></span></span></font></span></div>
<div><span style="color:rgb(78,86,101);line-height:14px"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><span><span><span><span><span>Abraços,</span></span></span></span></span></font></span></div>
<div><span style="color:rgb(78,86,101);line-height:14px"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><span><span><span><span><span>Jorge Antunes</span></span></span></span></span></font></span></div>
</div>
</blockquote></div><br><br>-- <br><div dir="ltr"><div><font></font> </div><div><strong><font>P</font><font>rof. Gabriel Ferrão Moreira</font></strong></div><div><font>Professor de Música, Áudio e Tecnologia - Produtor musical</font></div>
<i><div>Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina</div><div>Doutorando em Música pela Universidade do Estado de São Paulo</div><div>Telefones: (48) 9911-6629; (48) 4009-3855</div></i><div> </div><i><div>
<a href="http://www.youtube.com//sunraysmusic" target="_blank">Portal Sunrays Music</a><br></div></i></div><br>