<div dir="ltr">Oi, Ale:<div><br></div><div>Você tem razão. Antes de contratar Dias Gomes, a Globo já tinha feito algo incompreensível para muitos:</div><div>em 1972 foi contratado o jovem Oduvaldo Viana Filho (Vianinha), autor da maravilhosa e antológica “A Grande Família”.</div>
<div>Vianinha, comunista, tinha realizado ótimo trabalho teatral de agitação “<i>subversiva</i>”, nos anos 1960, no CPC da UNE.</div><div>Mas isso é outra história.</div><div>Continua a ser fascinante o desafio para ser estudado o uso de certas trilhas sonoras em audiovisuais e em telenovelas.</div>
<div>Abraço,</div><div>Jorge Antunes</div></div><div class="gmail_extra"><br><br><div class="gmail_quote">Em 3 de fevereiro de 2014 09:28, Ale Fenerich <span dir="ltr"><<a href="mailto:fenerich@gmail.com" target="_blank">fenerich@gmail.com</a>></span> escreveu:<br>
<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div><div><div>Olás,<br><br><br></div>a estratégia da Globo é a típica da ditadura: dar às massas um pouco de "biscoito fino". Para se legitimar enquanto emissora "cívica" a globo meteu-se com grandes produções cultas no passado (Grande Sertão veredas) e empregou comunistas notórios (Dias Gomes). Misturar "alta cultura" aos que não podem fruí-la por "falta de educação" ("somos um povo bárbaro"); isso é populismo às antigas, é pout pourri de música sertaneja tocado por orquestra sinfˆønica em arranjos transados (nem tanto!).<br>

<br></div>Isso tudo me soa colonialismo francês, catolicismo, essa coisa ocidental que, no fim, cheira a carniça.<br><br><br></div>um abraço!<br></div><div class="gmail_extra"><br><br><div class="gmail_quote">Em 2 de fevereiro de 2014 13:34, Jorge Antunes <span dir="ltr"><<a href="mailto:antunes@unb.br" target="_blank">antunes@unb.br</a>></span> escreveu:<br>

<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div><div class="h5"><div dir="ltr">Caro Gabriel Moreira, Fernanda Canaud e colegas:<div><br></div><div>Interesso-me muito pela ciência “Semântica Musical”. Continuo refletindo sobre o uso do Adaggieto de Mahler no final da novela.</div>

<div>Em comentário anterior, eu disse que aquela música ficou marcada, graças a Lucchino Visconti, com o significado de amor puro, platônico, etc. A TV Globo, no Jornal Nacional, anunciou ontem matéria que sairá hoje no Fastástico, sobre aquele final.</div>


<div>A própria Globo já divulgou que a intenção foi homenagear Visconti, “imitando” Morte em Veneza.</div><div><br></div><div>Mas eu comecei a fazer nova reflexão.</div><div>Acho que a quantidade de brasileiros que assistiram ao filme de Visconti é muito menor que a quantidade de brasileiros que assistiram à novela.</div>


<div>Chuto uma possível percentagem. Talvez os que assistiram ao filme não chegue a 20% dos que assistiram ao capítulo final da novela.</div><div>Considerando essa hipótese percentual, poderíamos prosseguir com o seguinte raciocício.</div>


<div>Apenas 20% do público da novela viveram a experiência de associar Morte em Veneza àquele final da novela.</div><div>Então, 80% não viveram essa experiência.</div><div>Assim, é possível que a ampla maioria do público da novela passe a considerar o Adaggieto com outro “significado” musical.</div>


<div>Será possível, então, que muitos brasileiros, ao ouvirem de novo o Adaggieto, passem a dizer:</div><div>“-Essa é a música do Felix”. Ou então “-Essa é a música do beijo gay”.</div><div><br></div><div>Abraços,</div><div>


Jorge Antunes</div></div>
<br></div></div>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></blockquote></div><br><br clear="all"><br>-- <br><div>------------------------------------------</div>Alexandre Sperandéo Fenerich<div>prof. Adjunto IAD - UFJF - <a href="http://www.ufjf.br/musica/" target="_blank">http://www.ufjf.br/musica/</a></div>

<div><br></div><div><a href="http://soundcloud.com/ale_fenerich" target="_blank">http://soundcloud.com/ale_fenerich</a></div><div><a href="http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm" target="_blank">http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm</a></div>

<div><a href="http://n-1.art.br" target="_blank">n-1.art.br</a></div><div><a href="http://soundcloud.com/n-1-1" target="_blank">http://soundcloud.com/n-1-1</a> </div><div><a href="http://www.ufjf.br/eimas/" target="_blank">http://www.ufjf.br/eimas/</a></div>

<div><a href="http://www.limiares.com.br/duo-n1.html" target="_blank">http://www.limiares.com.br/duo-n1.html</a></div><div><br></div><div><div>(55 32) 8481-8277</div></div><div><br></div><div><br></div><div><br></div>
</div>
</blockquote></div><br></div>