<div dir="ltr">Oi, Mannis:<div><br></div><div>Obrigado pela mensagem.</div><div>Estou usando rigorosamente os IASA Standards.</div><div>Os carreteis que uso têm o mesmo tamanho. Para evitar significativa alteração nos momentos, quando os carreteis estão com pouca fita, coloquei longos “leader tapes" nas duas extremidades. Também estou guardando os originais com bobinamento invertido, para evitar recópias.</div>
<div>Ouvi uma gravação da voz do Villa na internet, e verifiquei que, naquela idade, a voz dele era assim mesmo como fixei na digitalização (Pro-Tools).</div><div>A velocidade da fala já era indício dessa exatidão.</div><div>
O uso das normas da IASA é recomendação da ARSC, que concedeu o prêmio.</div><div>A preservação intacta das fontes primárias também está na agenda.</div><div>Para realização de fonte terciária precisarei de algum programa de limpeza, pois os ruídos são intensos e as vozes e as músicas estão longe: certamente o microfone estava longe das fontes sonoras. Você tem alguma sugestão de programa de limpeza?</div>
<div>Abraço e obrigado,<br></div><div>Jorge Antunes</div><div><br></div><div><br></div><div><br></div><div class="gmail_extra"><br><br><div class="gmail_quote">Em 8 de março de 2014 10:04,  <span dir="ltr"><<a href="mailto:jamannis@uol.com.br" target="_blank">jamannis@uol.com.br</a>></span> escreveu:<br>
<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div lang="PT-BR" link="blue" vlink="purple"><div><p class="MsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1f497d">Prezado Jorge Antunes<u></u><u></u></span></p>
<p class="MsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1f497d"><u></u> <u></u></span></p><p class="MsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1f497d">Apesar do desvio de 19,3cm/s sobre 19,0cm/s equivale a uma transposição de pouco mais de 1/8 de tom, uma eventual transposição pode de fato ocorrer na leitura se a velocidade de gravação tiver sido um pouco mais baixa que 19cm/s ( ou 7 &frac12; in/s).<u></u><u></u></span></p>
<p class="MsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1f497d"><u></u> <u></u></span></p><p class="MsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1f497d">Essa variação de velocidade pode ocorrer ou pela velocidade do cabestão (mecanismo que controla a velocidade regular da fita magnética) estar desregulada ou por estar usando uma bobina de diâmetro pequeno à direita (a bobina que enrola a fita) sem a adequada compensação do aumento do ‘momento’ devido à maior força de tração devido ao diâmetro menor (Alguns modelos do Revox possuem um dispositivo especial para esse caso).<u></u><u></u></span></p>
<p class="MsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1f497d"><u></u> <u></u></span></p><p class="MsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1f497d">Ou seja, a transposição pode de fato estar ocorrendo apesar do gravador de leitura estar com a velocidade correta. Assim, a voz de Villa Lobos pode efetivamente estar distorcida na leitura atual.<u></u><u></u></span></p>
<p class="MsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1f497d"><u></u> <u></u></span></p><p class="MsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1f497d">Lembro que, conforme recomendações e normas internacionais, a digitalização deve estar sendo realizada pelo menos em 48KHz e 24bits, evitando-se 44.1KHz e 16bits pela perda de informação decorrente deste ultimo formato.<u></u><u></u></span></p>
<p class="MsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1f497d"><u></u> <u></u></span></p><p class="MsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1f497d">Espero ter ajudado a encontrar a boa solução.<u></u><u></u></span></p>
<p class="MsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1f497d"><u></u> <u></u></span></p><p class="MsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1f497d">Atenciosamente<u></u><u></u></span></p>
<p class="MsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1f497d"><u></u> <u></u></span></p><p class="MsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1f497d">J A Mannis<u></u><u></u></span></p>
<p class="MsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1f497d"> <u></u><u></u></span></p><p class="MsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1f497d"><u></u> <u></u></span></p>
<p class="MsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1f497d"><u></u> <u></u></span></p><p class="MsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1f497d"><u></u> <u></u></span></p>
<p class="MsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1f497d"><u></u> <u></u></span></p><p class="MsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1f497d"><u></u> <u></u></span></p>
<div style="border:none;border-top:solid #b5c4df 1.0pt;padding:3.0pt 0cm 0cm 0cm"><p class="MsoNormal"><b><span style="font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif"">De:</span></b><span style="font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif""> <a href="mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</a> [mailto:<a href="mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</a>] <b>Em nome de </b>Jorge Antunes<br>
<b>Enviada em:</b> sexta-feira, 7 de março de 2014 18:15<br><b>Para:</b> ANPPOM-L; Marena Salles; Acadêmico Vasco Mariz; Acadêmico Turíbio Santos; Acadêmico Sérgio O. de V. Corrêa; Acadêmico Ronaldo Miranda; Acadêmico Roberto Tibiriçá; Acadêmico Roberto Duarte; Acadêmico Ricardo Tacuchian; Acadêmico Régis Duprat; Acadêmico Raul do Valle; Acadêmico Paulo Bosísio; Acadêmico Norton Morozowicz; Acadêmico Marlos Nobre; Acadêmico Mario Ficarelli; Acadêmico Manuel Veiga; Acadêmico Lutero Rodrigues; Acadêmico Luiz Paulo Horta; Acadêmico Jorge Antunes; Acadêmico John Neschling; Acadêmico João Guilherme Ripper; Acadêmico Jamary de Oliveira; Acadêmico Henrique Morelenbaum; Acadêmico Guilherme Bauer; Acadêmico Flávio Silva; Acadêmico Ernst Mahle; Acadêmico Ernani Aguiar; Acadêmico Edino Krieger; Acadêmico Aylton Escobar; Acadêmico André Cardoso; Acadêmico Amaral Vieira; Acadêmico Alceo Bocchino; Acadêmica Sonia Vieira; Acadêmica Mercedes R. Pequeno; Acadêmica Laís de Souza Brasil; Acadêmica Jocy de Oliveira; Acadêmica Ilza Nogueira; Acadêmica Eudóxia de Barros; Acadêmica Cecília Conde; Antenor Ferreira Correa; Beatriz Magalhães Castro; Beatriz Salles; Mario Brasil; Cristina Grossi; Maria Isabel Montandon; Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo; Alciomar Oliveira; Rodrigo Cicchelli Velloso; Anselmo Guerra; Arcela; David Bretanha Junker; Edson Carvalho<br>
<b>Assunto:</b> [ANPPOM-Lista] Fitas de Villa-Lobos<u></u><u></u></span></p></div><p class="MsoNormal"><u></u> <u></u></p><div><div class=""><p class="MsoNormal">Colegas e confrades:<u></u><u></u></p><div><p class="MsoNormal">
<u></u> <u></u></p></div><div><p class="MsoNormal">Dei início à digitalização das gravações raras de Villa-Lobos.<u></u><u></u></p></div></div><div><div class=""><div><p class="MsoNormal">Socializo as breves anotações que fiz após ouvir a primeira fita de papel.<u></u><u></u></p>
</div><div><p class="MsoNormal"><u></u> <u></u></p></div></div><div><p class="MsoNormal"><b><span style="color:blue">07 de março de 2014</span></b><u></u><u></u></p></div><div><div class=""><p style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt">
<span style="color:blue">Copiei (digitalizei), para o computador, a <b>Fita de papel Nº 1</b>.</span><u></u><u></u></p></div><p style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt"><span style="color:blue">Manualmente desenrolei toda a fita de papel de seu carretel de ferro original, passando a fita para um carretel de plástico com furação compatível com o eixo do Revox B77.</span><u></u><u></u></p>
<div class=""><p style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt"><span style="color:blue">No estojo dessa fita está anotada a data da gravação: 5 de agosto de 1954.</span><u></u><u></u></p><p style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt">
<span style="color:blue">É interessante lembrar que Getúlio Vargas suicidou-se 19 dias depois dessa gravação: 24 de agosto de 1954</span><u></u><u></u></p><p style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt"><span style="color:blue">Na gravação, que tem duração total de 29 min e 11 segundos, está Villa-Lobos dirigindo uma reunião de professores do CNCO.</span><u></u><u></u></p>
<p style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt"><span style="color:blue">A reunião é seguida de ensaio do Coro de Professores.</span><u></u><u></u></p><p style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt"><span style="color:blue">Na reunião Villa avisa que não haverá aula no Conservatório (CNCO) na 4ª feira seguinte, quando chegará ao Brasil (ao Rio) a pianista Marguerite Long.</span><u></u><u></u></p>
</div><p style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt"><span style="color:blue">Ensaia, em seguida, a peça “Canção de Amigo” (<i>Amigo, seja benvindo, a casa é sua …</i>)</span><u></u><u></u></p><div class=""><p style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt">
<span style="color:blue">Em discurso para as professoras, diz que todas têm que, nas escolas, ensinar prioritariamente, às crianças, as “Canções de Cordialidade”.</span><u></u><u></u></p><p style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt">
<span style="color:blue">Achei a voz de Villa muito aguda (fina) e agressiva.</span><u></u><u></u></p><p style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt"><span style="color:blue">Desconfiei de que o gravador Revox pudesse estar com a velocidade não ajustada.</span><u></u><u></u></p>
<p style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt"><span style="color:blue">Medi o desfile da fita durante 15 segundos: medi que, nesse tempo, desfilou pela cabeça de leitura do gravador um total de 290 cm de fita.</span><u></u><u></u></p>
<p style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt"><span style="color:blue">Calculando: 290 cm / 15 seg = 19,3 cm/seg</span><u></u><u></u></p><p style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt"><span style="color:blue">Ou seja, aproximadamente 19 cm/seg, que equivalem a 7.5 ips.</span><u></u><u></u></p>
<p style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt"><span style="color:blue">Ou seja, a velocidade do gravador está correta e, portanto, a voz do Villa-Lobos é aquela mesma: aguda, agressiva. Na época da gravação ele tinha 67 anos de idade. Morrreu 5 anos depois dessa gravação: 1959.</span><u></u><u></u></p>
<p style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt"><u></u> <u></u></p><p style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt"><span style="font-family:"Arial","sans-serif"">Abraços,</span><u></u><u></u></p>
<p style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt"><span style="font-family:"Arial","sans-serif"">Jorge Antunes</span><u></u><u></u></p></div></div></div></div></div></div></blockquote></div><br></div>
</div>