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, contará com a colaboração de pesquisadores convidados, para a organização do evento: Márcia Ramos de Oliveira (UDESC) e Adalberto Paranhos (UFU), além de convidados nacionais e internacionais, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Cultura Midiática (UNIP) e do Programa de Pós-Graduação em Música (USP). <o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;text-indent:35.4pt;line-height:150%'><span style='font-family:"Garamond","serif"'>Com o objetivo de ampliar os debates, o MusiMid convida os pesquisadores interessados a participar do evento, encaminhando propostas de comunicação, pôsteres e apresentações artísticas. As linhas temáticas são as seguintes: <o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:150%'><span style='font-family:"Garamond","serif"'><o:p> </o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:150%'><span style='font-family:"Garamond","serif"'>1          <b>História / historicidade/ temporalidade<o:p></o:p></b></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:150%;background:white'><span style='font-family:"Garamond","serif"'> <o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;line-height:150%;background:white'><span style='font-family:"Garamond","serif"'>A experiência contemporânea de viver em um mundo dominado por imagens e sons, em meio à tecnologia que se intensifica, traz o desafio de refletir sobre as formas de usar estas recursos audiovisuais e seu armazenamento, que parecem infinitos nesta era. Ouvir e ver o passado nunca foram tarefas simples para os historiadores e outros pesquisadores que lidam com música, cultura e arte no passado. Trata-se de fontes pautadas pela tensão entre subjetividade e objetividade, uma vez que lidam com memórias que resultam da recepção do oral ao audiovisual, marcadas pela impressão e testemunho, experiência estética e registro documental. Como bem lembra o historiador Marc Bloch, estas fontes não são "mágicas", nem portadoras de um sentido em si, mas plenas de significado quando devidamente questionadas. Este eixo temático reúne trabalhos e pesquisas que tratem destes desafios.<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;text-indent:42.55pt;line-height:150%'><span style='font-family:"Garamond","serif"'><o:p> </o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;line-height:150%'><b><span style='font-family:"Garamond","serif"'>2          Escuta e apropriações da música nos eixos espaço-temporais:<o:p></o:p></span></b></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;text-indent:42.55pt;line-height:150%'><b><span style='font-family:"Garamond","serif"'><o:p> </o:p></span></b></p><p class=MsoBodyTextIndent style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-indent:35.45pt'><span style='font-size:11.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif";color:windowtext'>A música e as canções em particular têm a capacidade de passar por processos ressemantização, de modo a adquirir novos usos, em tempos e espaços diferentes. Mais ainda, a escuta, o consumo, os usos e as apropriações feitas dos repertórios musicais por parte dos ouvintes/receptores trazem muitas vezes sentidos não contemplados ou dados pela autoria ou pelo espaço amplo da produção. Este eixo temático dá atenção ao campo de recepção, aos usos das músicas na vida cotidiana, ou como recurso na construção de imaginários sociais, políticos, identidades e pertencimentos coletivos de representação e ação social, onde tempo e espaço atuam como agentes que tornam ainda mais complexos estes processos.<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;line-height:150%'><span style='font-family:"Garamond","serif"'><o:p> </o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;line-height:150%'><b><span style='font-family:"Garamond","serif"'>3             Formas e formas de composição e transmissão<o:p></o:p></span></b></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;text-indent:42.55pt;line-height:150%'><b><span style='font-family:"Garamond","serif"'><o:p> </o:p></span></b></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;text-indent:42.55pt;line-height:150%'><span style='font-family:"Garamond","serif"'>O compositor Igor Stravinsky afirmou, certa vez, uma frase de impacto: a música não quer dizer nada além da sua própria linguagem, sua materialidade acústica. Justamente por essa razão, pode ser veículo de qualquer coisa ou ideia: como trilha sonora, catalisa a ação cênica; como <i>spot </i>ou<i> jingle</i> vende produtos e bens, também acompanha atividades prosaicas do dia a dia etc. A música também simboliza: experiências impactantes e inesquecíveis em nível pessoal ou coletivo. Nesse aspecto, em particular, manifestações sociais têm sua comunicabilidade efetiva e realçada, quando a música é elemento integrante. E, em várias situações, a música é composta sobre formas específicas, com esse determinado fim de chamamento: hinos pátrios, canções de protesto são exemplos cabais. Mas também existem as composições musicais que tentam recriar, através de procedimentos particulares, os próprios acontecimentos – tal é o caso da Abertura solene 1812, de Tchaikovsky. Existem, ainda, obras cujo vínculo se estabelece através de homenagem, dedicatórias (etc.): Beethoven dedicou sua terceira sinfonia (op. 55, “Heroica”). Este eixo temático pretende debater as diversas situações em que a música, em suas formas composicionais, tem caráter funcional, incitando à manifestação, à luta, em prol de uma “bandeira” <o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:150%'><span style='font-family:"Garamond","serif"'><o:p> </o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;line-height:150%'><b><span style='font-family:"Garamond","serif"'>4          Novos mundos, novos signos musicais:<o:p></o:p></span></b></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:150%'><span style='font-family:"Garamond","serif"'><o:p> </o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;line-height:150%'><span style='font-family:"Garamond","serif"'>Guerra e exílio e suas repercussões na criação artística, motivados pela circulação dos seus protagonistas. O caso das vanguardas europeias: <i>Neue Musik</i>, <i>jazz </i>e música para o cinema. A suposta universalidade das linguagens artísticas e seu desenvolvimento <i>extra-muros </i> (simbólicos, territoriais). A noção de “entre-lugar” de Homi Bhabha, ajuda a apensar em vidas na fronteira, em subjetividades que se fazem nos entremeios, nas instersecções culturais, que se manifestam nas obas musicais como também na sua escuta, por públicos diferentes que circundam a experiência migrante. <o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:150%'><span style='font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif"'><o:p> </o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:150%'><b><span style='font-family:"Garamond","serif"'>Estrutura geral do evento:</span></b><span style='font-family:"Garamond","serif"'> <o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:150%'><span style='font-family:"Garamond","serif"'><o:p> </o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;text-indent:35.4pt;line-height:150%'><span style='font-family:"Garamond","serif"'>O 10º Encontro se desenrolará, tendo, dentre as suas atividades: Mesas redondas, com debatedores convidados; palestras; oficinas, apresentações artísticas e sessões temáticas de trabalhos escritos e audiovisuais, exposição de pôsteres (vide <i>formas de participação</i> e respectivo regulamento):<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;line-height:150%'><b><span style='font-family:"Garamond","serif"'><o:p> </o:p></span></b></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;line-height:150%'><b><span style='font-family:"Garamond","serif"'>Palestras: </span></b><span style='font-family:"Garamond","serif"'> a cargo de convidados especialistas no tema geral do evento.<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;line-height:150%'><span style='font-family:"Garamond","serif"'><o:p> </o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;line-height:150%'><b><span style='font-family:"Garamond","serif"'>Mesas-redondas: </span></b><span style='font-family:"Garamond","serif"'>As mesas-redondas terão, como objetivo principal, debater as questões acima e serão distribuídas de acordo com a natureza das linguagens: sonoras, audiovisuais e de cena (ao vivo). Os participantes apresentarão suas considerações tendo, como parâmetro, os eixos temáticos descritos.<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;line-height:150%'><b><span style='font-family:"Garamond","serif"'><o:p> </o:p></span></b></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;line-height:150%'><b><span style='font-family:"Garamond","serif"'>Sessões temáticas: </span></b><span style='font-family:"Garamond","serif"'>Compostas por trabalhos submetidos ao comitê científico e selecionados pelo comitê de leitura. Poderão constar de comunicações orais, audiovisuais e pôsteres.<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;line-height:150%'><b><span style='font-family:"Garamond","serif"'><o:p> </o:p></span></b></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;line-height:150%'><b><span style='font-family:"Garamond","serif"'>Apresentações artísticas e musicais: </span></b><span style='font-family:"Garamond","serif"'>Fazem parte das atividades complementares do evento.<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><o:p> </o:p></p><p class=MsoNormal><o:p> </o:p></p><p class=MsoNormal style='text-align:justify'><b><u><span style='font-size:10.0pt;line-height:115%;font-family:"Palatino Linotype","serif"'>Datas importantes:<o:p></o:p></span></u></b></p><p class=MsoNormal><b><span style='font-size:10.0pt;line-height:115%;font-family:"Palatino Linotype","serif"'>Chamada para trabalhos</span></b><span style='font-size:10.0pt;line-height:115%;font-family:"Palatino Linotype","serif"'>: 1º a 31 de maio<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><b><span style='font-size:10.0pt;line-height:115%;font-family:"Palatino Linotype","serif"'>Resultado da seleção</span></b><span style='font-size:10.0pt;line-height:115%;font-family:"Palatino Linotype","serif"'>: 30 de junho<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><b><span style='font-size:10.0pt;line-height:115%;font-family:"Palatino Linotype","serif"'>Envio dos trabalhos completos</span></b><span style='font-size:10.0pt;line-height:115%;font-family:"Palatino Linotype","serif"'>: 6 de agosto<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><b><span style='font-size:10.0pt;line-height:115%;font-family:"Palatino Linotype","serif";color:red'>Em breve, notícias completas na página do MusiMid.<o:p></o:p></span></b></p><p class=MsoNormal><o:p> </o:p></p><p class=MsoNormal><o:p> </o:p></p></div></body></html>