<div dir="ltr"><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><i>Leminski: quatro dizeres e uma sombra</i>, de Aylton Escobar, <i>Fluxo e declinação</i>, de Rogério Vasconcelos, e <i>Amuleto</i>, de Sérgio Rodrigo, estreiam hoje, terça-feira 13, na Fundação de Educação Artística, às 20:30, executadas por Berenice Menegale e Eladio Pérez-González, a primeira, e por Alice Belém, a segunda e a terceira.<br>
<br></div><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">As composições foram encomendadas pelo Segundo Festival de Maio para o concerto de homenagem a Berenice Menegale, criadora e diretora da Fundação de Educação Artística. <br>
<br></div><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">Abaixo, uma pequena resenha dos concertos até a noite de ontem, quando ouvimos Kazuhito Yamashita.<br><br>--<br><br>



















<p class="MsoNormal" style="line-height:150%"><span style="font-size:14pt;line-height:150%;font-family:Calibri" lang="PT-BR">Segundo Festival de
Maio, 2014</span></p>

<p class="MsoNormal" style="line-height:150%"><span style lang="PT-BR"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="line-height:150%"><span style lang="PT-BR">Dois anos faz, num mês de maio, um grupo de alunos e ex-alunos da
pianista Celina Szirvinsk deslocou-se de diferentes pontos do Brasil para
homenageá-la na data de seu aniversário sob forma de um recital festivo na Escola
de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. “Ao receber, o solo grato
produz abundante colheita”, diz o poeta inglês William Blake em um de seus
“Provérbios do Inferno”, e Celina passou a retribuir com a série anual dos
Festivais de Maio: eventos festivos nos quais, entre amigos, colegas de
trabalho e conhecidos (ou desconhecidos), musicistas deslocam-se para Belo
Horizonte a fim de participar de uma série de aulas públicas e apresentações.
As aulas são públicas em toda a extensão do termo: não há processo de seleção
para as <i style>master classes</i> e as
inscrições se encerram quando as vagas são preenchidas.</span></p>

<p class="MsoNormal" style="line-height:150%"><span style lang="PT-BR"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="line-height:150%"><span style lang="PT-BR">Celina é conhecida nos palcos por apresentações com o violoncelista
Antonio Meneses, em diferentes formações, e por execuções no duo de piano Rosselini/Szrvinsk.
Em Belo Horizonte ela organiza várias séries de concertos, e nesse papel a
cidade lhe deve, entre outras, sua apresentação à estelar Anna Malikova, que desde
então passou a visitar-nos regularmente.</span></p>

<p class="MsoNormal" style="line-height:150%"><span style lang="PT-BR"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="line-height:150%"><span style lang="PT-BR">Na opinião de um dos inscritos, “nenhum festival de música no Brasil tem
um elenco de professores de piano como este”. </span><span style lang="PT-BR">E</span><span style lang="PT-BR">m ordem
alfabética: Francisca Aquino, Junia Canton, Ricardo Castro, Fernando Corvisier,
Berenice Menegale, Eduardo Monteiro, Miguel Rosselini, Luiz Senise e Celina
Szrvinsk. Este ano os cursos abarcam cordas e piano. Em cordas vieram: Cláudio
Cruz e Adonhiran Reis, para violino; Emerson di Biaggi e Gabriel Marin, para
viola; Antonio Meneses e Alceu Reis, para violoncelo; e Ricardo Vasconcellos,
para contrabaixo. </span></p>

<p class="MsoNormal" style="line-height:150%"><span style lang="PT-BR"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="line-height:150%"><span style lang="PT-BR">A ideia que alimenta os Festivais de Maio é a do compartilhamento de
experiências entre gerações. Ricardo Castro </span><span style lang="PT-BR">— primeiro lugar no Concurso de Leeds, duo com Maria João Pires — </span><span style lang="PT-BR">chega de Lausanne para o concerto de
abertura, no qual executa as sonatas Waldstein e “Marcha Turca” seguidas pela
Sonata para Violino e Piano, de César Franck, com a jovem Angelica Olivo. Angelica
iniciou seus estudos em 2002 no El Sistema venezuelano, modelo de educação
musical pública com acesso gratuito e livre para crianças e jovens adultos de
todas as camadas sociais. Quem tenha estado presente terá podido avaliar se, o
quanto, e como</span><span style lang="PT-BR"> </span><span style lang="PT-BR">tal intercâmbio foi de mútuo
benefício. </span></p>

<p class="MsoNormal" style="line-height:150%"><span style lang="PT-BR"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="line-height:150%"><span style lang="PT-BR">Quem quer que diga que “o ritual do concerto está esgotado” não terá ouvido
ontem Kazuhito Yamashita na Fundação de Educação Artística. A acústica da FEA,
obra de Conrado Silva, é perfeita: as confidências do casal na primeira fila
são audíveis na última, e a trajetória de uma mosca é sensível (diferentemente
do grande teatro do Palácio das Artes, onde um morcego voeja para ser visto sem
ser ouvido). O público foi avisado de que ao toque do primeiro celular Yamashita
daria por encerrado o evento. Quando, após a <i style>Suite compostelana</i>, o palco ficou vazio de modo interminável, suspeitou-se
que, de fato, ele houvesse desistido: o demônio das tosses irritantes nos
momentos inoportunos havia circulado pela sala e suscitado até um latido. Enviado
ao camarim em missão diplomática, escuto: “Eu gostaria de falar com a diretora.”
“O que o Senhor desejaria dela?”, pergunto. “Que desligue o ar condicionado.” A
“Chaconne” viu seu ré final extinguir-se em demorado silêncio, que escutamos
atônitos por longo tempo, antes de qualquer um ter o desejo de interrompê-lo em
aplauso. Depois de um intervalo de vários cigarros, seguiu-se uma espera preocupada
na sala fechada, apenas o foco na cadeira do palco aceso. Não se sabe de onde, os
sons do violão de Yamashita começaram a chegar à plateia. E foi assim,
dedilhando seu instrumento, que ele entrou em cena, sentou-se, e continuou por
bom tempo, antes de dar início à Sinfonia Novo Mundo. </span></p>

</div><br>-- <br><div dir="ltr"><div>carlos palombini<br>professor de musicologia ufmg<br>professor colaborador ppgm-unirio<br><a href="http://orcid.org/0000-0002-4365-7673" target="_blank">orcid.org/0000-0002-4365-7673</a><br>
<div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">​<a href="http://proibidao.org">proibidao.org</a>​</div><br></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div>
</div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div></div>
<div style id="__af745f8f43-e961-4b88-8424-80b67790c964__"></div></div>