<html><body><div style="color:#000; background-color:#fff; font-family:times new roman, new york, times, serif;font-size:10pt"><div style="" class=""><span style="" class="">Prezados colegas, <br style=""></span></div><div class="" style="color: rgb(0, 0, 0); font-size: 13.3333px; font-family: times new roman,new york,times,serif; background-color: transparent; font-style: normal;"><br style="" class=""><span style="" class=""></span></div><div class="" style="color: rgb(0, 0, 0); font-size: 13.3333px; font-family: times new roman,new york,times,serif; background-color: transparent; font-style: normal;"><span style="" class="">Enviamos a seguir  a chamada de trabalhos que contemplam submissões de pesquisas concluídas, em andamento, relatos de experiência e apresentações artísticas para o XIV SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG que será realizado de <span class="" style="font-weight: bold;">29 de setembro</span> a <span
 class="" style="font-weight: bold;">1 de outrubro</span> de 2014. Além de outros convidados de renome internacional e  nacional, teremos a participação do pesquisador e artista Marcel Cobussen da Universidade de Leiden (Holanda) que trará reflexões sobre a pesquisa artístisca, sobretudo questões sobre a presença da música e das artes na academia, suas contribuições, sua articulação com o conhecimento científico e as relações que estabelece com a produção do conhecimento. Maiores informações pelo site:</span><br style="" class=""><span class="" style="font-weight: bold;">http://sempemufg.weebly.com</span></div><div style="" class=""><br style="" class=""><span style="font-weight: bold;">DATAS IMPORTANTES:</span><br style="" class="">    •    Submissão de trabalhos: <span class="" style="font-weight: bold;">1 de julho</span> a <span class="" style="font-weight: bold;">17 de agosto</span> de 2014
 pelo site: http://sempemufg.weebly.com<br style="" class="">    •    Divulgação dos resultados: 02 de setembro de 2014.<br style="" class="">    •    Inscrição de participantes com apresentações artísticas e trabalhos aprovados (com garantia de publicação nos anais) e ouvintes:  até 15 de setembro.<br style="" class="">    ⁃    Obs.: após esta data não haverá mais inclusão do trabalho na programação.<br style="" class="">    •    Inscrição de participantes ouvintes: até 27 de setembro ou no evento.<br style="" class=""><br style="" class="">Para conhecer as produções científicas das edições anteriores do SEMPEM acesse o site: <br style="" class="">http://mestrado.emac.ufg.br/pages/47846-sempem-seminario-nacional-de-pesquisa-em-musica-da-ufg<br style="" class=""><br style=""
 class="">Atenciosamente,  <br style="" class=""><br style="" class=""></div><div style="" class=""><span class="" style="font-family:arial, helvetica, sans-serif;"><font style="" class="" size="2"><b style="" class="">Carlos H. Costa, Werner Aguiar e Antonio Marcos Cardoso<br style="" class=""></b></font></span></div><div style="" class=""><span class="" style="font-family:arial, helvetica, sans-serif;"></span><span class="" style="font-family:arial, helvetica, sans-serif;"><font style="" class="" size="2">Coordenadores do XIV SEMPEM<br>PPG-Música EMAC-UFG<br style="" class="">Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC)<br style="" class="">Universidade Federal de Goiás (UFG)<br style="" class="">Tel: (62) 3521-1125 </font></span></div><div style="" class=""><font style="" class="" face="garamond, new york, times, serif" size="2"><br style="" class=""><br style="" class=""><br><span style="font-weight: bold;">CHAMADA DE TRABALHOS</span><br><br
 style="" class="">XIV SEMPEM<br style="" class="">Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG<br style="" class="">Universidade Federal de Goiás<br style="" class="">Escola de Música e Artes Cênicas<br style="" class="">Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado em Música<br style="" class=""><br style="" class="">GOIÂNIA, 29 DE SETEMBRO A 01 DE OUTUBRO DE 2014<br style="" class=""><br style="" class="">O FAZER MUSICAL CONTEMPORÂNEO – Metodologias, Tecnologias, Inovações. <br style="" class="">A Pesquisa Artística e sua presença no universo acadêmico: produção, produtividade e produtivismo.<br style="" class=""><br style="" class=""><br style="" class="">Coordenação geral: mestradomusica.ufg@gmail.com<br style="" class="">Comissão científica: cientificasempem2014@gmail.com<br style="" class="">Comissão artística: artisticasempem2014@gmail.com<br style="" class=""><br style="" class="">Coordenação<br style=""
 class=""><br style="" class="">Prof. Dr. Carlos Henrique Costa, Coordenador Geral do XIV SEMPEM<br style="" class="">Prof. Dr. Werner Aguiar, Coordenador da Comissão Científica do XIV SEMPEM<br style="" class="">Prof. Dr. Antônio Marcos Cardoso, Coordenador da Comissão Artística do XIV SEMPEM<br style="" class=""><br style="" class="">APRESENTAÇÃO<br style="" class=""><br style="" class="">O Programa de Pós-Graduação em Música da UFG convida toda comunidade acadêmica, pesquisadores em música e intérpretes a apresentarem seus trabalhos e performances no XIV Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG que será realizado entre os dias 29 de setembro e 01 de outubro de 2014 na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás.<br style="" class="">O tema geral do Seminário centra-se no fazer musical contemporâneo e suas relações com a produção de conhecimento, seja sob a perspectiva de suas metodologias, o
 emprego de diferentes tecnologias e inovações, seja sob o ponto de vista da criação musical e o papel da pesquisa artística, sua presença no universo acadêmico. Urge a discussão e reflexão sobre as relações entre o conhecimento artístico musical e o conhecimento científico, suas similaridades e convergências, mas também suas particularidades, divergências e mesmo sua complementaridade. O campo de reflexão sobre o assunto é vasto e suas implicações, profundas, especialmente no que se refere a avaliação do conhecimento por parte dos pares e das agências de fomento. Dessa forma, algumas questões que fazem parte do debate são: a presença da música e das artes na academia, suas contribuições, sua articulação com o conhecimento científico, as relações que estabelece com a produção do conhecimento, os critérios de avaliação etc. Nesse sentido, o XIV SEMPEM aceitará propostas tanto de trabalhos de pesquisa em andamento ou
 concluídos, relato de experiências, como também propostas de apresentações artísticas a serem realizadas no decorrer do evento.<br style="" class=""><br style="" class="">1. SUBTEMAS DO XIV SEMPEM<br style="" class=""><br style="" class=""><br style="" class="">1.1 Programação científica<br style="" class="">    a)    Performance musical na contemporaneidade, novas tecnologias e inovações.<br style="" class="">    b)    Cultura, sociedade e o fazer musical contemporâneo<br style="" class="">    c)    Metodologias, tecnologias e inovações em educação musical e saúde<br style="" class="">    d)    Pesquisa em arte e pesquisa artística: questões da produção do conhecimento artístico e do conhecimento científico, convergências, divergências e complementaridade.<br style="" class=""><br style="" class="">1.2
 Programação artística<br style="" class="">    a)    Recitais propostos pelos participantes inscritos<br style="" class="">    b)    Recitais de artistas convidados<br style="" class=""><br style="" class="">2. DATAS IMPORTANTES<br style="" class=""><br style="" class="">    •    Submissão de trabalhos escritos e de apresentações artísticas: 01 de julho a 17 de agosto de 2014.<br style="" class="">    •    Divulgação dos resultados: 02 de setembro de 2014.<br style="" class="">    •    Inscrição de participantes com apresentações artísticas e trabalhos aprovados (com garantia de publicação nos anais) e ouvintes:  até 15 de setembro.<br style="" class="">    ⁃    Obs.: após esta data não haverá mais inclusão do trabalho na programação.<br
 style="" class="">    •    Inscrição de participantes ouvintes: até 27 de setembro ou no evento.<br style="" class=""><br style="" class="">3. MODALIDADES DE TRABALHOS<br style="" class=""><br style="" class="">    •    Comunicação Oral: Nesta modalidade serão aceitas submissões de relatórios de pesquisas com dados parciais ou conclusivos (introdução/revisão de literatura, metodologia, resultados, discussão de dados, considerações finais e referências). <br style="" class="">    •    Poster: Nesta modalidade serão aceitas submissões de relatórios e projetos de pesquisa em andamento (introdução, objetivos, metodologia, resultados esperados e referências), bem como relatos de experiência (introdução, objetivos, metodologia, resultados, conclusão e referências).<br style="" class="">    •   
 Apresentação artística: Nesta modalidade serão aceitas submissões de propostas de performance musical com duração de até 20 minutos. <br style="" class=""><br style="" class="">4. NORMAS PARA ENVIO DE SUBMISSÕES (para submissão de Comunicação Oral ou Poster)<br style="" class=""><br style="" class="">    a)    As submissões devem ser enviadas através do site do evento: http://sempemufg.weebly.com<br style="" class="">    b)    Os arquivos deverão ser nomeados apenas com o título do trabalho ou quando este for muito longo, com abreviação de palavras sem o uso de ponto.<br style="" class="">    c)    Além de pontuação, os nomes dos arquivos também não devem conter sinais gráficos de acentuação isolados e os seguintes caracteres: ; , : / \ *<br style="" class="">    d)    Serão aceitos arquivos nos seguintes
 formatos de texto: rtf, docx e doc.<br style="" class="">    e)    Os campos obrigatórios do formulário de submissão de trabalhos deverão ser preenchidos, inclusive a síntese da atuação profissional ou formação acadêmica (até 5 linhas, fonte Times New Roman,  tam. 10, espaço simples)<br style="" class="">    f)    O autor deve indicar claramente para qual das três áreas temáticas está submetendo seu trabalho:<br style="" class="">    ⁃    Performance musical na contemporaneidade, novas tecnologias e inovações. <br style="" class="">    ⁃    Cultura, Sociedade e o fazer musical Contemporâneo.<br style="" class="">    ⁃    Metodologias, Tecnologias e Inovações em Educação Musical e Saúde.<br style="" class="">    ⁃    Pesquisa em arte e
 pesquisa artística: questões da produção do conhecimento artístico e do conhecimento científico, convergências, divergências e complementaridade.<br style="" class="">    g)    O(s) autor(es) não deve(m) incluir no texto seu(s) nome(s) o quaisquer referências bibliográficas a si próprios ou informações pessoais (e-mails, etc.) que possibilitem sua identificação.<br style="" class="">    h)    O texto a ser publicado (Comunicação Oral ou Poster) deverá ter entre 12000 e 16000 palavras (excluindo-se as referências).<br style="" class="">    i)    A formatação geral do texto deve seguir o seguinte padrão:<br style="" class="">    ⁃    Margens: dir. 2,5cm; esq. 3,0cm, sup. 3,0cm e inf. 2,5cm.<br style="" class="">    ⁃    Corpo do texto: fonte Times New Roman, tamanho 12.<br style=""
 class="">    ⁃    As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte Times New Roman, tamanho 10 e sem as aspas. <br style="" class="">    j)    As citações em documentos devem obedecer a norma da ABNT NBR10520:2002.<br style="" class="">    k)    As palavras-chave deverão ser apresentadas em português e ser descritores específicos do assunto apresentado no texto.<br style="" class="">    l)    As notas de texto deverão ser colocadas ao final do texto (como endnotes), precedendo as referências;<br style="" class="">    m)    As normas de editoração devem seguir o detalhamento abaixo. <br style="" class="">    n)    A aprovação dos trabalhos é de inteira responsabilidade da Comissão
 Científica, ouvidos consultores ad-hoc.<br style="" class="">    o)    Casos omissos serão analisados pela comissão organizadora, ouvidas as comissões setoriais.<br style="" class=""><br style="" class="">5. NORMAS PARA FORMATAÇÃO DAS REFERÊNCIAS<br style="" class=""><br style="" class="">Inclua somente as obras citadas no corpo do artigo. Devem ser apresentadas em espaço simples, com alinhamento justificado e seguindo as normas da ABNT NBR 6023:2002, abaixo exemplificadas. O espaçamento das referências é simples com um espaço entre cada entrada.<br style="" class=""><br style="" class="">Livros: <br style="" class="">SOBRENOME, Prenome(s) do Autor. Título do Trabalho: subtítulo [se houver]. edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano.<br style="" class=""><br style="" class="">COHEN, Louis; MANION, Laurence. Research Methods in Education.  4. ed.  London: Routledge,
 1994.<br style="" class=""><br style="" class="">Partes de livros (capítulos, artigos etc.)<br style="" class="">SOBRENOME, Prenome(s) do Autor da Parte da Obra. Título da Parte: subtítulo. In: SOBRENOME, Prenome(s) do Autor da Obra. Título do Trabalho: subtítulo [se houver]. edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. página inicial-final da parte.<br style="" class=""><br style="" class="">WEBSTER, Peter R. Research on Creative Thinking in Music: the assessment literature. In: COLWELL, Richard (Ed.). Handbook of Research on Music Teaching and Learning. New York: Schirmer Books, 1992. p. 266-280.<br style="" class=""><br style="" class="">Artigos em periódicos: <br style="" class="">SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Artigo. Título do Artigo. Título do Periódico, Local de publicação, número do volume, número do fascículo, ano. página inicial-final do artigo.  <br style="" class=""><br style=""
 class="">LOANE, Brian. Thinking About Children’s Compositions. British Journal of Music Education, Cambridge, v. 1, n. 3, 1984. p. 205-231.<br style="" class=""><br style="" class="">Trabalhos em anais de eventos científicos:<br style="" class="">SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título do Trabalho. In: NOME DO EVENTO, número do evento., ano de realização, local. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação. página inicial-final do trabalho. <br style="" class=""><br style="" class="">DELALANDE, François. A Criança do Sonoro ao Musical. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 8., 1999, Curitiba. Anais. Salvador: ABEM, 2000. p. 48-51.<br style="" class=""><br style="" class="">Artigos na Internet<br style="" class="">SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título do Trabalho. In: SOBRENOME, Prenome(s) do Editor/Organizador. Titulo da Obra . Endereço eletrônico. Data de Acesso.<br
 style="" class=""><br style="" class="">DUNSBY, Jonathan. Performance, In: MACY, Laura (ed.) The New Grove Dictionary of Music and Musicians. Disponível em <http://www.grovemusic.com/shared/views/ article.html?Section=music.43819.1>.  Acesso em: 08 out 2001.<br style="" class=""><br style="" class="">Partituras Publicadas<br style="" class="">SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título da Obra. Local de publicação: Editora, ano de publicação. <br style="" class=""><br style="" class="">MOZART, Wolfgang Amadeus. Don Giovanni. Libretto por Lorenzo da Ponte com versão em inglês de W. H. Auden e Chester Kallman. New York: G. Schimer, 1961.<br style="" class=""><br style="" class="">Partituras não publicadas<br style="" class="">SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título da Obra. Local de publicação: informação sobre o tipo de registro gráfico da obra (informar o editor e ano da edição, se houver), ano da
 composição. <br style="" class=""><br style="" class="">VILLANI-CÔRTES, Edmundo. Casulo. Para violoncelo, piano e soprano. Partitura. São Paulo: manuscrito, 1992.<br style="" class=""><br style="" class="">CUNHA, Estércio Marquez. Movimento para Contrabaixo e Orquestra. Partitura. (Ed. Sonia Ray). Goiânia: Editorado no Programa Finale, 2003.<br style="" class=""><br style="" class="">Documento sonoro<br style="" class="">SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título da gravação. Tipo de gravação. CD número de série. Identificação da Gravadora, ano de lançamento.<br style="" class=""><br style="" class="">EVORA, Cesaria. Café Atlantico. CD 74321678022. BMG Brasil, 1999.<br style="" class=""><br style="" class="">Gravações em Vídeo<br style="" class="">TÍTULO do vídeo. Produção (direção, regência...) de Nome do Responsável. Tipo de registro (DVD, Videocassete, Filme) duração da gravação. Local de publicação: Editora
 ou Gravadora, ano de publicação. <br style="" class=""><br style="" class="">Itzak Perlman: in My Case Music. Produzido e dirigido por Tony DeNonno. Videocassete, 10 min. New York: DeNonno Pix, 1985.<br style="" class=""><br style="" class="">Entrevistas não publicadas<br style="" class="">SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Entrevista de Nome e Sobrenome do entrevistador em data da entrevista. Cidade. Tipo de registro. Local. <br style="" class=""><br style="" class="">NORMAN, J. Entrevista de José Silva em 20  nov. 1998. Chicago. Gravação em cassete. Chicago Symphony Hall.<br style="" class=""><br style="" class="">Notas no corpo do texto sem citação literal<br style="" class="">(Sobrenome, ano de publicação)<br style="" class=""><br style="" class="">Exemplo: (Norman, 1998)<br style="" class=""><br style="" class="">Notas no corpo do texto com citação literal<br style="" class="">Neste caso a citação deve vir com aspas e
 traduzida (se em língua estrangeira) - Sobrenome, ano de publicação. Página de onde foi tirada a citação<br style="" class=""><br style="" class="">Exemplo: (Norman, 1998. p. 236).<br style="" class=""><br style="" class=""><br style="" class="">6. TUTORIAL PARA CONFECÇÃO DE PÔSTERES <br style="" class=""> <br style="" class="">Os pôsteres deverão ter as dimensões de 90 centímetros até 1 metro (no máximo) de largura e de 1 metro até 1,20 metros (no máximo) de altura. O título deverá ser o mesmo utilizado no resumo e ser escrito em letras maiúsculas que permitam leitura a três metros de distância. Abaixo do título deverá aparecer nesta ordem: nome dos autores, unidade acadêmica, instituição de origem e endereço eletrônico.<br style="" class=""> <br style="" class="">O texto deverá conter as mesmas informações do resumo, porém de forma super reduzida, com o mínimo de texto e muitas ilustrações. Recomenda-se
 utilizar fotografias, gráficos e figuras com alta definição. Deverão ser utilizadas letras que permitam a leitura a dois metros de distância (tamanho médio da letra 5 cm de altura).<br style="" class=""><br style="" class="">Os pôsteres serão afixados no dia 29 de setembro a partir das 10h00 e retirados dia 01 de outubro às 17h00, em área previamente definida pela Comissão Científica do SEMPEM.<br style="" class=""><br style="" class=""><br style="" class="">7. NORMAS PARA ENVIO DE PROPOSTAS DE PERFORMANCE<br style="" class=""><br style="" class="">    a)    As propostas devem ser enviadas através do site do evento http://sempemufg.weebly.com<br style="" class="">    b)    A proposta deverá ter duração máxima de 20min.<br style="" class="">    c)    O intérprete ou responsável pelo grupo deve informar: nome da obra, duração, data de
 composição, nome do compositor, data de nascimento e morte (se for ao caso) do compositor, nome do arranjador e data do arranjo.<br style="" class="">    d)    O responsável pelo grupo deve informar os seguintes dados: a) sobre cada membro do grupo: nome artístico, nome completo, instrumento, e-mail, telefone e b) sobre o grupo: um único texto de até 150 palavras apresentando o grupo e a obra a ser apresentada.<br style="" class="">    e)    Um vídeo da proposta de performance deve ser postado no Youtube e o link informado na ficha de inscrição. O vídeo deve ter a versão completa da proposta com os mesmos intérpretes que pretendem apresentá-la no XIV SEMPEM.<br style="" class="">    f)    O responsável pela inscrição deve se certificar de que, se aprovada a proposta, todos os integrantes do grupo se inscrevam no evento até 15 de setembro ou a
 apresentação do grupo não será agendada.<br style="" class="">    g)    A organização do evento não se responsabiliza pelo fornecimento de instrumentos, estantes ou equipamentos para as apresentações, exceto piano.<br style="" class=""></font></div></div></body></html>