<div dir="ltr"><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><p><b>Prazo para envio de resumos: 3 de outubro de 2014</b></p>
<p><b>Envio de resumos para <a href="mailto:seminarioppgacl@gmail.com">seminarioppgacl@gmail.com</a></b> 
</p><p><b>COMUNICAÇÕES</b></p>
<p>Somente pesquisadores mestres e doutores e alunos de programas de 
pós-graduação – mestrado e doutorado – poderão apresentar comunicações 
no seminário.</p>
<p>Os autores deverão apresentar pessoalmente suas comunicações.</p>
<p>Os trabalhos aceitos e apresentados durante o seminário serão 
publicados nos anais do evento. Os anais serão disponibilizados no site 
do seminário.</p>
<p>O resumo deve ser enviado em pdf, com no mínimo 2000 e no máximo 3000
 caracteres (incluindo espaços) e deve obedecer as regras ABNT, contendo
 fonte Times New Roman, espaçamento 1,5, fonte 12, além de  três a cinco
 palavras-chave; o currículo resumido do autor  deverá ser em nota de 
rodapé, corpo 10, espaço simples, e conter: titulação máxima, 
instituição de vínculo, endereço eletrônico e telefone de contato. 
Também deve estar indicado o eixo temático no qual o trabalho se insere.
 Os resumos devem ser enviados para <a href="mailto:seminarioppgacl@gmail.com">seminarioppgacl@gmail.com</a> até o dia 3 de outubro de 2014.</p>
<p>Os textos completos (que deverão ser encaminhados após o aceite) 
devem conter de 10 a 15 laudas, incluindo resumo, tabelas, gráficos, 
notas e as referências bibliográficas. O texto do trabalho completo 
deverá obedecer as regras ABNT. O título, resumo, palavras-chave e 
notas, seguirão o mesmo padrão do resumo sendo que no currículo resumido
 do autor (titulação máxima, instituição de vínculo, e-mail) será dada 
como nota na primeira lauda. As eventuais notas serão feitas no final do
 texto em corpo 10, espaço simples. Os textos devem ser revisados e 
enviados (de acordo com as normas da ABNT de trabalhos acadêmicos) para o
 email <a href="mailto:seminarioppgacl@gmail.com">seminarioppgacl@gmail.com</a> após o comunicado do aceite.</p>
<p> </p>
<p>EIXOS TEMÁTICOS</p>
<p><b>ARTE, MODA: HISTÓRIA E CULTURA</b></p>
<p>Sessão dedicada a pesquisas cujos objetos envolvam as artes visuais 
e/ou a moda, partindo de diferentes abordagens teóricas e metodológicas 
que se relacionem com os seguintes subtemas</p>
<p>Artes visuais e ciências sociais (para pesquisas de caráter antropológico, histórico e sociológico).<br>
História, teoria e crítica da arte contemporânea.<br>
Gênero e artes visuais.<br>
Teorias e processos criativos das artes visuais.<br>
Moda: História,  Cultura e Sociedade<br>
Moda e Mídia<br>
Moda e processos de subjetivação</p>
<p> </p>
<p><b>CINEMA E AUDIOVISUAL</b></p>
<p>Relações interdisciplinares entre a linguagem cinematográfica e outras vertentes artísticas e/ou de comunicação.<br>
Reflexões acerca do objeto fílmico, sua construção narrativa e o seu 
conteúdo temático como motores capazes de construir e de difundir 
discursos e enquadramentos ideológicos presentes na sociedade, 
redistribuindo, assim, o espaço simbólico e material.<br>
Suportes audiovisuais na produção de sentido através de narrativas, sejam elas de ficção, ficção seriada ou documental.</p>
<p>Cinema e Tecnologia<br>
Música no Cinema<br>
O pictórico na imagem em movimento<br>
Animação, processos e técnicas<br>
Distribuição, exibição e produção<br>
A perpetuação da memória através do cinema<br>
Cinema e educação<br>
Cinema e movimentos sociais<br>
Historiografia do cinema<br>
Cinema e construção de identidades<br>
Feminismo, relações de gênero e cinema<br>
Autoria no cinema<br>
Análises fílmicas e de sequências<br>
Gêneros cinematográficos<br>
Narrativas Seriadas<br>
Linguagem Documental</p>
<p> </p>
<p><b>ARTES VISUAIS, MÚSICA E TECNOLOGIA</b></p>
<p>Trabalha as relações entre processos e contextos de criação 
contemporânea, articulando cultura e linguagem digital e seus 
desdobramentos teóricos e práticos nas artes visuais e na música.</p>
<p>Artes e cultura digital<br>
Análise Musical<br>
Composição Assistida por computador (CAC)<br>
Música eletroacústica<br>
Processos criativos em arte e tecnologia</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p><b>PROPOSTAS ARTÍSTICAS</b></p>
<p>Também serão aceitas propostas artísticas (desenho, pintura, gravura,
 escultura, fotografia, vídeo, performance, instalação, ação, 
interferência, ou qualquer linguagem que não comprometa a integridade 
física do espaço). Os proponentes podem se inscrever individualmente ou 
como parte integrante de um coletivo. As inscrições para propostas 
artísticas são abertas para o público em geral.</p>
<p class="">O I SPACL fornecerá certificados de participação aos artistas selecionados.</p>
<p class="">Os proponentes terão total responsabilidade sobre os direitos autorais da apresentação das propostas artísticas.</p>
<p> </p>
<p>O resumo da proposta deverá ser enviado em pdf e conter no máximo 500
 palavras com a descrição detalhada do trabalho proposto. Deve obedecer 
as regras ABNT, contendo fonte Times New Roman, espaçamento 1,5, fonte 
12, além de  três a cinco palavras-chave; o currículo resumido do autor 
 deverá ser em nota de rodapé, corpo 10, espaço simples, e conter: 
titulação máxima, instituição de vínculo, endereço eletrônico e telefone
 de contato. Os resumos devem ser enviados para <a href="mailto:seminarioppgacl@gmail.com">seminarioppgacl@gmail.com</a> até o dia 3 de outubro de 2014.</p>
<p>Os resumos não devem conter notas, epígrafes, imagens e  tabelas. 
Devem constar no final do resumo as referências bibliográficas e 
videográficas utilizadas pelo autor da proposta.</p>
<p>Além do texto, também devem ser enviadas para o email <a href="mailto:seminarioppgacl@gmail.com">seminarioppgacl@gmail.com</a> imagens e links para visualização do trabalho online.</p>
<p>Propostas em vídeo (curtas-metragens, videoarte, filmes) devem ser 
enviados através de link a ser inserido no respectivo espaço no 
formulário de inscrição. Serão aceitos apenas links para visualização 
streaming (Youtube ou Vimeo e similares). Os vídeos serão exibidos em 
uma mostra dentro da programação.</p>
<p><b>O I SPACL não oferece cachê nem ajuda de custo aos proponentes ou coletivos selecionados.</b></p>
<p><b>Equipamentos necessários para a exposição (computadores, 
TV’s, telas, cabos, data-show ou eventuais equipamentos multimídias) 
serão de inteira responsabilidade dos proponentes, no transporte e, 
durante período de exposição.</b></p>
<p><b>A presença dos proponentes na montagem de seu trabalho é obrigatória.</b></p>
<p><b>As despesas de envio e retorno das obras são de inteira responsabilidade dos proponentes.</b></p>
<p><b>A desmontagem dos trabalhos deve acontecer incondicionalmente
 após o encerramento do Seminário e é de inteira responsabilidade dos 
proponentes. Os trabalhos que não forem retirados após o encerramento do
 evento não são de responsabilidade do I SPACL, do IAD ou da UFJF.</b></p>
<p><b>O I SPACL fica isento de qualquer responsabilidade por 
eventuais danos ocorridos às obras enviadas, durante o transporte e 
período de exposição.</b></p>
<p><b>Caso selecionados, os proponentes, desde já, autorizam o  I 
SPACL a utilizar imagens dos trabalhos para divulgação dos trabalhos e 
do evento, em mídia impressa e eletrônica, sem nenhuma remuneração, a 
qualquer título.</b></p></div><a href="http://artesculturalinguagens.wordpress.com/">http://artesculturalinguagens.wordpress.com/</a><br><br><a href="https://www.facebook.com/seminarioacl">https://www.facebook.com/seminarioacl</a><br><br>-- <br><div dir="ltr"><div>carlos palombini<br>professor de musicologia ufmg<br>professor colaborador ppgm-unirio<br><a href="http://orcid.org/0000-0002-4365-7673" target="_blank">orcid.org/0000-0002-4365-7673</a><br></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div></div>
</div>