<div dir="ltr">Prezada Adriana,<div><br></div><div>Parabéns pela publicação do volume 20 n. 1 da OPUS, pela expansão e qualidade do material apresentado, que representa grande contribuição para a bibliografia brasileira!!! </div><div>Cordial abraço,</div><div><br></div><div>Maria Lúcia Pascoal </div></div><div class="gmail_extra"><br><div class="gmail_quote">Em 24 de outubro de 2014 08:50, Adriana Lopes Moreira <span dir="ltr"><<a href="mailto:adrimauricio@uol.com.br" target="_blank">adrimauricio@uol.com.br</a>></span> escreveu:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div style="word-wrap:break-word">














<p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt">Prezados
membros da ANPPOM,</p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt"><u></u><u></u></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt"> <u></u><u></u></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt">Com
grande satisfação estamos lançando o volume 20, número 1, da OPUS. O download
da versão impressa completa, em pdf, está disponível no endereço <<a href="http://www.anppom.com.br/opus/pt-br/issues/20.1" target="_blank">http://www.anppom.com.br/opus/pt-br/issues/20.1</a>>.<u></u><u></u></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt"> <u></u><u></u></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt">Agradecemos
a todos os que participaram dessa edição: Autores, Conselho Editorial,
Avaliadores, Colaboradores, Diretoria da ANPPOM e a todos os que têm se
empenhado em divulgar nossa revista entre seus pares.<u></u><u></u></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt"><u></u> <u></u></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt">Neste
número 20-1, os artigos de submissão espontânea nos levam a flagrar evidências do alcance internacional atual da OPUS.<u></u><u></u></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt"><u></u> <u></u></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt">Nele,
a pesquisadora da Hochschule für Musik und Theater Rostock, Barbara Alge, em
seu artigo escrito em língua inglesa, debruça-se sobre influências e diálogos
da musicologia alemã com a obra de
Francisco Curt Lange. Escrito em português e em francês, o artigo de Carla
Bromberg volta-se à argumentação de Jean-Jacques Rousseau no
estabelecimento da Música enquanto área de conhecimento, no século XVIII.
Voltando-se a questões retóricas nos séculos XVII e XVIII, Mônica Lucas foca o
papel das escolas luteranas para o estabelecimento de preceptivas da <i>musica poetica</i>. Marcos Pupo Nogueira propõe a
análise de agrupamentos para uma compreensão formal, estrutural, rítmica e
textural de obras polifônicas do século XVI.<u></u><u></u></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt"><u></u> <u></u></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt">Em
seu artigo escrito em inglês, o musicólogo taiwanês <span lang="EN-US">Kheng K. Koay, professor </span>da
<span lang="EN-US">National Sun Yat-sen University,
analisa o </span><i>Quarteto
de cordas n. 2</i> de Joan Tower, elencando
elementos auxiliares a uma caracterização estilística da compositora.
Cristiano Oliveira e Daniel Wolff resgatam obras inéditas para violão de Carlos Alberto Pinto Fonseca. Raphael Sousa Santos e Liduino Pitombeira
externam o processo de aplicação do algoritmo de contraponto dissonante de
Tenney para a composição de duas obras de sua autoria. Rogério Costa
propõe uma aproximação entre a prática da livre improvisação e a noção de
ecologia sonora, percebendo a influência da primeira para as transformações
ocorridas na música dos séculos XX e XXI. Guilherme Araújo Freire volta-se ao experimentalismo nas doze
canções do disco <i>Grande Liquidação</i>,
de Tom Zé, confrontando a obra musical com o contexto social em que esteve
inserida no momento da composição. Ana Carolina Couto tece considerações a
respeito do ensino de música no contexto universitário brasileiro.<u></u><u></u></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt"><u></u> <u></u></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt">Na
seção de entrevistas, Maurício Ayer entrevista o compositor brasileiro radicado
na Espanha, Edson Zampronha, que comenta sobre sua poética musical, discorrendo
a propósito do relacionamento desta com a tradição e as inovações musicais. <u></u><u></u></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt"><u></u> <u></u></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt">Desejo
a todos uma prazerosa leitura!<u></u><u></u></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt"> <u></u><u></u></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt">Atenciosamente,<u></u><u></u></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt">Adriana
Lopes Moreira<u></u><u></u></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt"><br></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt"><br></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt"><br></p>

<div>
<div style="color:rgb(0,0,0);letter-spacing:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;word-wrap:break-word"><div style="color:rgb(0,0,0);letter-spacing:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;word-wrap:break-word"><div><div style="margin:0cm 0cm 0.0001pt"><font face="Calibri"><span style="font-size:11px">Profa. Dra. Adriana Lopes Moreira<u></u><u></u></span></font></div></div><div><div style="margin:0cm 0cm 0.0001pt"><font face="Calibri"><span style="font-size:11px">Editora da Revista OPUS e demais publicações da ANPPOM, Gestão 2011-2015<u></u><u></u></span></font></div></div><div><div style="margin:0cm 0cm 0.0001pt"><font face="Calibri"><span style="font-size:11px">Vice coordenadora do PPGMUS-ECA-USP<u></u><u></u></span></font></div></div><div><div style="margin:0cm 0cm 0.0001pt"><font face="Calibri"><span style="font-size:11px">Departamento de Música CMU<u></u><u></u></span></font></div></div><div><div style="margin:0cm 0cm 0.0001pt"><font face="Calibri"><span style="font-size:11px">Escola de Comunicações e Artes ECA<u></u><u></u></span></font></div></div><div><div style="margin:0cm 0cm 0.0001pt"><font face="Calibri"><span style="font-size:11px">Universidade de São Paulo USP<u></u><u></u></span></font></div></div><div><div style="margin:0cm 0cm 0.0001pt"><font face="Calibri"><span style="font-size:11px">Tel. 55 11 30914680<u></u><u></u></span></font></div></div><div><div style="margin:0cm 0cm 0.0001pt"><a href="http://www3.eca.usp.br/?q=node/197" style="color:purple;font-size:11px" target="_blank"><font face="Calibri">http://www3.eca.usp.br/?q=node/197</font></a></div></div><br><br><br><br></div></div>
</div>
<br></div><br>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></blockquote></div><br></div>