<div dir="ltr"><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">Na tarde de terça-feira, 9 de dezembro de 2014, o fotógrafo Vincent Rosenblatt, que acabara de chegar de Miami, concedeu esta entrevista, entrecortada por baforadas de cigarros Nat Sherman, na área de serviço do apartamento em Copacabana, enquanto preparava o ateliê para, à noite, receber colecionadores e marchands.<br><br><blockquote style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex" class="gmail_quote">C.P. — A pergunta é da Adriana Facina: o que tornava o Baile da Chatuba especial?<br><br>V.R. — Você chegava na Chatuba, era outro país. A gente não estava mais no Rio de Janeiro, no Brasil. Era um espaço, não sei como explicar. Seria a alegria particular do povo da Penha? Era um caldo de vários fatores que dava certo. Uma incubadora de MCs que estourariam depois: Smith, Max, Orelha, outros. Excelentes DJs: o Napô — DJ Napô da Pitbull — e o Byano, que estourava todos os sucessos, produzidos para o baile e nele testados. Talvez a personalidade dos bandidos do momento, muito festeiros. A mistura da favela com globais: às vezes esta atriz, aquele ator. Jogadores de futebol: o Adriano, que morava perto e não deixava de se divertir. A pessoa sabia que podia ir e jamais alguém mexeria com ela. E o povão funkeiro, pra dançar até se acabar. O baile ficava <i>muito</i> lotado, a quadra parecia pequena, e nunca uma briga! Havia uma harmonia coletiva no caos organizado.<br><br>E havia rituais. Em dado momento do baile Byano lançava uma paródia funk da música do Silvio Santos, “Quem quer ganhar dinheiro?”, e todos os olhares do povo da Chatuba convergiam para o camarote. Durante a música o [...] e os outros jogavam notas de cinquenta, de cem, <i>muitas</i>, para o povo. Essa chuva de dinheiro era o momento de alegria coletiva. Todos pulavam, tentavam agarrar uma nota.<br><br>A Chatuba era uma grande festa de certa generosidade, sem opressão, com muita alegria, muito respeito, e uma energia coletiva inacreditável. Era o condado da Penha, o condado do Complexo, era o principado. Você está na França e vai entrar em Mônaco ou passa para Luxemburgo. Era um paraíso, não fiscal, mas emanava uma energia em contrapartida à opressão que pode reinar nas comunidades ou na cidade. Era um espaço de liberdade de expressão, de dança. Era uma coisa particular, uma aura que raramente vi em outro lugar. Hoje o baile já não existe. Parte dos protagonistas morreu ou está presa. Espero que consiga reinventar-se em tempo de UPP, mas não sabemos.<br></blockquote><br>A transcrição é livre. Quem prefira a autenticidade oral à ficção do estilo poderá saltar diretamente para o registro da conversa, ao final do texto, com os beeps de praxe, requisitados pelo entrevistado em vista da situação por ele descrita.<br><br><a href="http://goo.gl/oTYIXA">http://goo.gl/oTYIXA</a><br><br>A publicação da entrevista coincide com o lançamento da página do website <a href="http://www.proibidao.org">Proibidão.org</a> no Facebook.​<br><br><a href="https://www.facebook.com/proibidao.org">https://www.facebook.com/proibidao.org</a><br clear="all"></div><br>-- <br><div class="gmail_signature"><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div>carlos palombini<br>professor de musicologia ufmg<br>professor colaborador ppgm-unirio<br><a href="http://goo.gl/KMV98I" target="_blank">ufmg.academia.edu/CarlosPalombini</a><br></div><div><a href="http://www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2" target="_blank">www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2</a><br></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div></div></div></div></div>
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