<div dir="ltr"><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">Hugo,<br><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">Obrigado pela resposta!<br><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">Na mensagem anterior estive a ponto de me alongar sobre outra lista que enviei há pouco, esta assinada e comentada, dos não sei quantos melhores funks de 2014. Na verdade, só comecei a ouvir as músicas depois de enviá-la. E, após seus comentários, fica claro que assinar e comentar não resolve o problema. Pelo contrário, pode ser este o problema. Aproveito sua mensagem para desenvolver o tema.<br><br>Eu não a tinha escutado antes a primeira música listada, "Os novinhos tão sensacional", com os MCs Gorila e Preto, produção do DJ Gordura, e fiquei feliz em conhecê-la. Mas isso porque eu sabia que "as novinhas tão sensacional" (com o MC Romântico, produção musical do DJ Bambam, clip de Tom Produções) havia sido um dos bordões mais escutados em 2014 (mais de seis milhões e meio de visualizações apenas no canal da Tom Produções), com a mesma melodia e a mesma base (a música é uma paródia portanto); sabia que a base Olodum que ela utiliza havia figurado antes na música X e na paródia Y da música X; sabia dos jogos de paródias e citações que são parte da linguagem do hip-hop e do funk carioca em particular; sabia que 2014 havia sido o ano de ascensão fulgurante de um jovem MC (evidentemente incluído na lista em posição de destaque), alçado, do circuito dos bailes de favela e de asfalto, a um contrato com uma "grande gravadora"; sabia das piadas internas que circularam entre DJs acerca do comportamento do dito MC em bailes de favela; sabia dos jogos de afirmação de normas de comportamento sexual e dos jogos de transgressão de tais normas --- dependentes de sua afirmação --- e sabia, finalmente, dos modos de pressão para frustrar o sucesso alheio que são um dos principais temas do meio e, por consequência, motivo condutor da música. Para quem não esteja informado acerca de nada disso, creio que "Os novinhos tão sensacional" na primeira posição da lista não faça sentido nenhum.<br><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">Eu poderia continuar me alongando por mais dois ou três itens sucessivos. Depois disso, desisti de ouvi-los por considerar a lista irrelevante, a não ser como um catálogo de contas do Soundcloud de gente ativa na área. Sobretudo ao perceber que, uma sim outra não, a produção das faixas era assinada pelos DJs que organizam a listagem.<br><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">É problema semelhante ao do livro os não sei quantos funks que você precisa ouvir antes de morrer. Creio que sem pesquisa sistemática do tipo denominado positivista (datas, autores, intérpretes, produtores fonográficos, biografias, circulação do produto), sem trabalho conceitual de crítica e refinamento das nomenclaturas, sem trabalho etnográfico (no campo da etnomusicologia ou fora dele) toda a interpretação tende ao delírio, à irrelevância ou à autopromoção, seja em trabalhos científicos, seja em textos de divulgação. <br><br>Abraço,<br><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">Carlos<br></div><div class="gmail_extra"><br>2015-01-05 12:51 GMT-02:00 Hugo Leonardo Ribeiro <a href="mailto:hugoleo75@gmail.com">hugoleo75@gmail.com</a> [etnomusicologiabr] <span dir="ltr"><<a href="mailto:etnomusicologiabr@yahoogrupos.com.br" target="_blank">etnomusicologiabr@yahoogrupos.com.br</a>></span>:<br><div class="gmail_quote"><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex">


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      <p></p><div dir="ltr">Prezado Rafael,<div><br></div><div>a pergunta do Sandroni continua sem ser respondida. Um site não é uma pessoa, e mesmo que seja um coletivo, seria interessante saber qual a metodologia de escolha, dentro de um coletivo, para se fazer uma lista que represente a todos, coletivamente. Ou seja, ainda nada sabemos sobre o responsável por tal lista.</div><div><br></div><div>Outro ponto, é o fato de eu nada saber sobre nenhum dos artistas, fora o Crioulo. Logo, para mim, essa lista não me diz nada. E não tive nenhum interesse em baixar nenhum dos discos ali listados. Como Palombini bem escreveu "<span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;font-size:13px">Nenhum deles, que eu saiba, é minha praia, portanto tampouco tenho a intenção de ouvi-los, porque ali já acontece mais do que posso absorver".</span></div><div><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;font-size:13px"><br></span></div><div><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;font-size:13px">Mas achei interessante perceber que, somente através das capas, nenhum deles me interessou. Talvez uma capa "gore" me causasse interesse. Em minha pesquisa de doutorado eu dei uma certa atenção aos códigos simbólicos por trás das imagens, roupas, comportamentos (posse e local das fotos), em relação às fronteiras estilísticas. Seria como se houvesse uma coerência estilística entre que une, de alguma forma, todos os aspectos de determinado gênero musical. Essa coerência eu chamei de ideologia. Mas, em tempos de misturas musicais, identificar a ideologia que rege e dá coerência às práticas culturais (uma vez que vão além das práticas musicais/sonoras) não é fácil. Principalmente quando eu não conheço esse submundo da chamada música independente...</span></div><div><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;font-size:13px"><br></span></div><div><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;font-size:13px">Ou seja, pelas capas eu não tive noção de qual tipo de música os artistas fazem. E como meu tempo livre é curto, fico na minha praia, onde ainda há muito para ouvir.</span></div><div><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;font-size:13px"><br></span></div><div><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;font-size:13px">Talvez, se junto com cada capa do disco viesse um breve comentário do que iremos encontrar, eu pudesse me interessar mais. </span></div><div><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;font-size:13px"><br></span></div><div><font face="arial, helvetica, sans-serif">Ou, talvez, e muito provável, eu seja cabeça dura. Estranho isso vindo de um etnomusicólogo. Todavia, nem sei se sou mais essa coisa, (rindo potássios)...</font></div><div><font face="arial, helvetica, sans-serif"><br></font></div><div><font face="arial, helvetica, sans-serif">Um abraço,</font></div><div><font face="arial, helvetica, sans-serif"><br></font></div><div><font face="arial, helvetica, sans-serif">Hugo Ribeiro</font></div></div></div></div></div></div></blockquote></div>
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