<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html charset=utf-8"></head><body style="word-wrap: break-word; -webkit-nbsp-mode: space; -webkit-line-break: after-white-space;" class=""><div class="">Oi Climério e todos,</div><div class=""><br class=""></div><div class="">Creio que até a “Coligação", e depois o “SDDA (Serviço de Distribuição de Direitos Autorais)", as duas tentativas autônomas de unificação pré-ECAD que tivemos, a competição grassava entre as sociedades, exigindo esse tipo de manobra. Embora o mais comum fosse o autor restringir-se a parceiros de sua própria sociedade. Com os militares, a partir da lei de 73 (e a implantação em 76) a baixaria só deixou de ser tão visível, mas a centralização solucionou a possibilidade de combinação entre filiados em diferentes sociedades. </div><div class=""><br class=""></div><div class="">Lembro que este é um problema essencialmente brasileiro e estadunidense, onde há mais de uma sociedade para o mesmo tipo de obra (no caso, musical) Sendo que, nos EUA, há uma espécie de termo de ajuste de conduta (que lá se chama "consent decree") assinados pelas duas maiores com o DOJ em que ambas tornam-se submetidas às mesmíssimas regras, aprovação de preços e mecanismos de transparência determinadas por um tribunal (um federal district) no sul de Manhatan, que é quem dá as cartas por lá junto com o Copyright Office e o Copyright Royalty Board. O Brasil é o único em que sociedades competem, e o único sem regulação pública.</div><div class=""><br class=""></div><div class="">O livro da Rita de Cássia Morelli ("Arrogantes, Anônimos, Subversivos: interpretando o acordo e a discórdia na tradição autoral brasileira") é rico em esclarecimentos sobre essa realidade vivida até o final da década de 1980, apesar dela basear boa parte de sua análise apenas nos boletins da SBACEM para a maior parte do período que analisa. Autores ficavam meio que presos às associações (como ainda hoje) por estas funcionarem como agentes financeiros, oferecendo adiantamentos que por vezes atingiam algum à beira do ostracismo, o que o deixava incapaz de se livrar.</div><div class=""><br class=""></div><div class="">Mandei uma mensagem anterior com uma busca que fiz por “Mulato Calado” no banco de dados do ECAD, mas não vi chegar na lista…mandarei outra vez.</div><div class=""><br class=""></div><div class="">Abcs!</div><div class="">Alexandre</div><div class=""><br class=""></div><br class=""><div><blockquote type="cite" class=""><div class="">Em 19/02/2015, à(s) 11:44, climério de oliveira santos <<a href="mailto:zabumba2@gmail.com" class="">zabumba2@gmail.com</a>> escreveu:</div><br class="Apple-interchange-newline"><div class=""><div dir="ltr" class=""><span style="font-size:13.6000003814697px" class="">Olá, Carlos e demais interessados.</span><div style="font-size:13.6000003814697px" class=""><br class=""></div><div style="font-size:13.6000003814697px" class="">Ventilaram cá os meus botões: Talvez tenha ocorrido algo parecido com a canção "Chiclete com banana", assinada oficialmente por Almira Castilho e Gordurinha, mas composta pelos autores oficiais juntamente com Jackson do Pandeiro (parceiro de trabalho e marido de Almira). A biografia de Jackson escrita por F. Moura e Zé Vicente traz um longo depoimento de Almira Castilho que menciona o caso de "Chiclete com banana" e ainda explica porque assinava algumas canções de Jackson e vice-versa: </div><div style="font-size:13.6000003814697px" class=""><br class=""></div><div style="font-size:13.6000003814697px" class="">"Eu não podia assinar composição com Jackson, ele era da UBC e eu da SBACEM. Como tudo o que fazíamos era em conjunto, quando aparecia algum parceiro, ora registrava ele, ora eu, dependendo da sociedade do camarada..." (MOURA & VICENTE, 2001:268).</div><div style="font-size:13.6000003814697px" class=""><br class=""></div><div style="font-size:13.6000003814697px" class="">Teria o caso de "Mulato calado" algo a ver com essa ocorrência de "Chiclete com banana"?</div><div style="font-size:13.6000003814697px" class=""><br class=""></div><div style="font-size:13.6000003814697px" class="">Abraços,</div><div style="font-size:13.6000003814697px" class=""><br class=""></div><div style="font-size:13.6000003814697px" class="">Climério de Oliveira.</div><div class=""><br class=""></div></div><div class="gmail_extra"><br class=""><div class="gmail_quote">Em 16 de fevereiro de 2015 14:43, Carlos Palombini <span dir="ltr" class=""><<a href="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank" class="">cpalombini@gmail.com</a>></span> escreveu:<br class=""><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div dir="ltr" class=""><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><br clear="all" class=""></div><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">​Alguém saberia me dizer com que base "Mulato calado" é atribuído a Wilson Batista? No acervo do Instituto Moreira Salles, a gravação, por Aracy de Almeida, em 1947, aparece como de autoria de Benjamin Batista e Marina Batista (acervo Franceschi). No acervo Tinhorão do IMS, a partitura impressa, também de 1947, aparece como de Benjamin Batista.<br class=""><br class="">O livro <i class="">Wilson Batista e sua época</i>, de Bruno Ferreira Gomes (Funarte, 1985), não cita a música, mas também não fala dos dons musicais de Marina Silva Batista, esposa do compositor, e, para completar, ainda chama um amigo deste, de "o 'Mulato Calado'". <br class=""><br class=""></div><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">Por fim, também em 1985, a Funarte lança um LP em cujo selo "Mulato calado" aparece como de Marina Baptista e Benjamin Baptista, mas o LP se chama <i class="">Wilson Batista</i>, e, no encarte, Jairo Severiano afirma que, em "Mulato calado" substituiu-se "o nome do autor pelos de Benjamin e Marina Baptista, respectivamente, seu tio e esposa". Severiano diz ainda que Wilson Batista "deixou viúva (D. Marina Baptista) e três filhos, que não herdariam suas qualidades artísticas."​ Em seu último livro, Severiano cita "Mulato calado" como de Wilson Batista pura e simplesmente, mas não fornece maiores explicações.<span class="HOEnZb"><font color="#888888" class=""><br class=""></font></span></div><span class="HOEnZb"><font color="#888888" class=""><br class="">-- <br class=""><div class=""><div dir="ltr" class=""><div class=""><div dir="ltr" class=""><div class="">carlos palombini<br class="">professor de musicologia ufmg<br class="">professor colaborador ppgm-unirio<br class=""><a href="http://goo.gl/KMV98I" target="_blank" class="">ufmg.academia.edu/CarlosPalombini</a><br class=""></div><div class=""><a href="http://www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2" target="_blank" class="">www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2</a><br class=""></div><div class=""></div><div class=""></div><div class=""></div><div class=""></div><div class=""></div><div class=""></div><div class=""></div><div class=""></div><div class=""></div><div class=""></div><div class=""></div><div class=""></div><div class=""></div><div class=""></div><div class=""></div><div class=""></div><div class=""></div><div class=""></div><div class=""></div><div class=""></div><div class=""></div></div></div></div></div>
</font></span></div>
<br class="">________________________________________________<br class="">
Lista de discussões ANPPOM<br class="">
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank" class="">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br class="">
________________________________________________<br class=""></blockquote></div><br class=""><br clear="all" class=""><div class=""><br class=""></div>-- <br class=""><div class="gmail_signature"><div dir="ltr" class="">Climério de Oliveira Santos<br class=""><br class="">(81) 9945-9434<br class=""><br class=""><div class="">Aguardo sua resposta.</div></div></div>
</div>
________________________________________________<br class="">Lista de discussões ANPPOM<br class=""><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" class="">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br class="">________________________________________________</div></blockquote></div><br class=""></body></html>