<div dir="ltr"><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><br clear="all"></div><span style="color:black">Car@s colegas:</span><span style="font-family:"Helvetica","sans-serif";color:black"></span><p class="MsoNormal" style="text-align:justify;background:none repeat scroll 0% 0% white"><span style="color:black"> </span><span style="font-family:"Helvetica","sans-serif";color:black"></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify;background:none repeat scroll 0% 0% white"><span style="color:black">Estão abertas as chamadas de textos para os próximos dossiês temáticos da <i>Revista ECO-Pós</i>: “Arte, Tecnologia e Mediação”, “Tecnopolíticas e Vigilância” e “As Formas do Artifício”.</span><span style="font-family:"Helvetica","sans-serif";color:black"></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify;background:none repeat scroll 0% 0% white"><span style="color:black"> </span><span style="font-family:"Helvetica","sans-serif";color:black"></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify;background:none repeat scroll 0% 0% white"><span style="color:black">Estas
edições contam com a colaboração de César Baio (ICA-UFC), Fernanda
Bruno (ECO-UFRJ) e Denílson Lopes (ECO-UFRJ), respectivamente, como
editores convidados. Os prazos para a submissão dos artigos e as ementas
de cada dossiê seguem logo abaixo.</span><span style="font-family:"Helvetica","sans-serif";color:black"></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify;background:none repeat scroll 0% 0% white"><span style="color:black"> </span><span style="font-family:"Helvetica","sans-serif";color:black"></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify;background:none repeat scroll 0% 0% white"><span style="color:black">A <i>Revista ECO-Pós</i></span><i><span style="color:rgb(31,73,125)"> (<a href="http://revistas.ufrj.br/index.php/eco_pos" target="_blank">http://revistas.ufrj.br/index.php/eco_pos</a>)</span></i><span style="color:black"> aceita textos para as seções <i>Dossiê </i>e <i>Perspectivas </i>de doutores ou em coautoria com doutores. Essa exigência não se aplica a <i>Resenha</i>. Lembramos que a seção <i>Perspectivas </i>recebe artigos em fluxo contínuo. </span><span style="font-family:"Helvetica","sans-serif";color:black"></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify;background:none repeat scroll 0% 0% white"><b><span style="color:black"> </span></b><span style="font-family:"Helvetica","sans-serif";color:black"></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify;background:none repeat scroll 0% 0% white"><span style="color:black">Cordialmente,</span><span style="font-family:"Helvetica","sans-serif";color:black"></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify;background:none repeat scroll 0% 0% white"><span style="color:black"> </span><span style="font-family:"Helvetica","sans-serif";color:black"></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify;background:none repeat scroll 0% 0% white"><span style="color:black">Michael Herschmann</span><span style="font-family:"Helvetica","sans-serif";color:black"></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify;background:none repeat scroll 0% 0% white"><span style="color:black">Victa de Carvalho</span><span style="font-family:"Helvetica","sans-serif";color:black"></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify;background:none repeat scroll 0% 0% white"><span style="color:black">Julio Bezerra</span><span style="font-family:"Helvetica","sans-serif";color:black"></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify;background:none repeat scroll 0% 0% white"><span style="color:black"> </span><span style="font-family:"Helvetica","sans-serif";color:black"></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify;background:none repeat scroll 0% 0% white"><span style="color:black"> </span><span style="font-family:"Helvetica","sans-serif";color:black"></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify;background:none repeat scroll 0% 0% white"><b><span style="color:black">18.1 – Arte, tecnologia e mediação</span></b><span style="font-family:"Helvetica","sans-serif";color:black"></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify;background:none repeat scroll 0% 0% white"><span style="color:black"> </span><span style="font-family:"Helvetica","sans-serif";color:black"></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify;background:none repeat scroll 0% 0% white"><span style="color:black">A edição 18.1 da <i>Revista ECO-Pós</i>
propõe um dossiê que contempla a complexidade das relações entre arte e
mídia, buscando trabalhos que examinem suas aproximações, ambiguidades e
tensionamentos, incluindo mas não se limitando aos temas a seguir:
estratégias de apropriação, subversão e intervenção nos circuitos e
discursos midiáticos; o lugar da mídia no circuito da arte; os acervos
on-line e as interfaces entre mídias, culturas e espaços; galerias,
curadorias e comércio de arte em rede; os diferentes circuitos e suas
estratégias de uso das redes; os modos de inserção e legitimação nos
meios de comunicação e redes de informação; a produção e dissolução de
guetos e de circuitos no campo das chamadas <i>media arts</i>; a arte
como lugar para a crítica de mídia; o vídeo, a fotografia, o cinema, a
TV, o rádio e as redes digitais no contexto da arte; a materialidade das
tecnologias e suas dimensões estéticas; a crise da especificidade dos
meios e a imbricação de linguagens; os regimes de visibilidade; som e
arte; o corpo mediado, expandido, distribuído, recodificado pela
tecnologia; a postura do artista frente à tecnociência e ao capitalismo
cognitivo; a arte e os aspectos políticos e sociais das tecnologias; as
estéticas e as políticas entre alta e baixa tecnologia; cultura do
excesso, consumo e obsolescência; a arte e sua relação com o precário, a
gambiarra, o inacabado, bem como, com a falha, o ruído e o mau
funcionamento; a produção poética e crítica em torno da arte
cibernética, em rede, imersiva, em realidade aumentada e em dispositivos
pós-cinematográficos; a cultura Faça Você Mesmo; o lucro corporativo e o
engodo do serviço gratuito; os estudos de software, culturas <i>hacker</i> e pirata; arte e aprendizagem de máquina, mineração de realidade, visualização de dados.</span><span style="font-family:"Helvetica","sans-serif";color:black"></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify;background:none repeat scroll 0% 0% white"><span style="font-family:"Helvetica","sans-serif";color:black"> </span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify;background:none repeat scroll 0% 0% white"><b><span style="color:black">Editor convidado</span></b><span style="color:black">: César Baio (ICA-UFC)</span><span style="font-family:"Helvetica","sans-serif";color:black"></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify;background:none repeat scroll 0% 0% white"><b><span style="color:black">Prazo de submissão</span></b><span style="color:black">: 23 de fevereiro.</span><span style="font-family:"Helvetica","sans-serif";color:black"></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify;background:none repeat scroll 0% 0% white"><b><span style="color:black"> </span></b><span style="font-family:"Helvetica","sans-serif";color:black"></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify;background:none repeat scroll 0% 0% white"><b><span style="color:black">18.2 – Tecnopolíticas e Vigilância</span></b><span style="font-family:"Helvetica","sans-serif";color:black"></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify;background:none repeat scroll 0% 0% white"><span style="color:black">A
presença cada vez mais intensa de tecnologias de vigilância no
cotidiano das grandes cidades vem sendo acompanhada por um amplo
espectro de movimentos sociais e um crescente interesse por debates
públicos, seja por meio de pesquisas acadêmicas, seja através de
discussões sobre novas legislações. A edição 18.2 da <i>Revista ECO-Pós</i>
contemplará contribuições interessadas em analisar as relações entre
vigilância, tecnologia e sociedade, privilegiando os seguintes eixos
temáticos: história e futuro da vigilância e do controle social;
vigilância, imperialismo e capital global; vigilância, protestos
políticos e movimentos sociais; vigilância e tecnopolítica: conceitos,
metodologias e estudos de caso; mídias sociais e espaços urbanos; Big
Data, vigilância e tecnopolítica; Smart Cities e sistemas de segurança
integrados; Web, Deep Web e Internet das Coisas; ativismo e
contra-vigilância; práticas artísticas e estéticas da vigilância;
vigilância móvel e wearable; Snowden, NSA e vigilância de massa; a
questão da privacidade, dados pessoais e controle da informação;
vigilância e práticas de consumo; tecnologias de auto-monitoramento e
controle; legislação e regulação da vigilância e proteção de dados.</span><span style="font-family:"Helvetica","sans-serif";color:black"></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify;background:none repeat scroll 0% 0% white"><b><span style="color:black">Editora convidada</span></b><span style="color:black">: Fernanda Bruno (ECO-UFRJ)</span><span style="font-family:"Helvetica","sans-serif";color:black"></span></p><div><p class="MsoNormal" style="background:none repeat scroll 0% 0% white"><b><span style="color:black">Prazo de submissão</span></b><span style="color:black">: 8 de maio.</span><span style="font-family:"Helvetica","sans-serif";color:black"></span></p></div><div><p class="MsoNormal" style="background:none repeat scroll 0% 0% white"><span style="color:black"> </span><span style="font-family:"Helvetica","sans-serif";color:black"></span></p></div><p class="MsoNormal" style="text-align:justify;background:none repeat scroll 0% 0% white"><b><span style="color:black">18.3 – As Formas do Artifício</span></b><span style="font-family:"Helvetica","sans-serif";color:black"></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify;background:none repeat scroll 0% 0% white"><span style="color:black">O
artifício é uma categoria conceitual, analítica, sociohistórica e
estética, que, assumindo diversas formas, articulando diferentes saberes
e produtos culturais e atuando na mediação entre estes e a vida
material, vem ganhando um destaque cada vez maior nos campos das artes e
da comunicação. A edição 18.3 da <i>Revista ECO-Pós</i> contemplará
contribuições interessadas em estudar as diversas formas do artifício,
privilegiando aquelas que abordarem os seguintes eixos: o artifício nas
artes; estilização, formalismo e artifício; artifício e melancolia;
artifício, realismo e o Real; estéticas, poéticas e políticas do
artifício e do frívolo; o lugar do entretenimento e do conceito de
sensibilidade na teoria da cultura contemporânea; as hierarquias entre
cultura erudita, cultura popular e cultura massiva; a cultura midiática e
de consumo; afetação, teatralidade e performance na constituição de
personagens, práticas e identidades; a crítica pop; o universo sensível
do pop; a noção de nostalgia e a sensibilidade nostálgica; o camp, o
kitsch, o trash e o brega; o clichê; a questão da ironia como um signo
de resistência, o supérfluo na comunicação do político, a
cibercinefilia e o cosmopolitismo midiático. </span><span style="font-family:"Helvetica","sans-serif";color:black"></span></p><div><p class="MsoNormal" style="background:none repeat scroll 0% 0% white"><b><span style="color:black">Editor convidado</span></b><span style="color:black">: Denílson Lopes (ECO-UFRJ)</span><span style="font-family:"Helvetica","sans-serif";color:black"></span></p></div><b><span style="color:black">Prazo de submissão</span></b><span style="color:black">: 7 de agosto.<br><br></span>-- <br><div class="gmail_signature"><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div>carlos palombini<br>professor de musicologia ufmg<br>professor colaborador ppgm-unirio<br><a href="http://goo.gl/KMV98I" target="_blank">ufmg.academia.edu/CarlosPalombini</a><br></div><div><a href="http://www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2" target="_blank">www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2</a><br></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div></div></div></div></div>
</div>