<div dir="ltr"><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><div class=""><em>Revista Crítica de Ciências Sociais</em><p class=""><strong><span>Convite à submissão de artigos</span></strong></p>
<p class=""><span><strong>Organizadoras</strong>: Paula Abreu e Paula Guerra<br><strong>Prazo de submissão:</strong> 30 de junho de 2015</span></p>
<p class=""><span>O objetivo deste
número temático é discutir os novos desafios colocados às culturas
musicais contemporâneas e a forma como estes ameaçam ou estimulam o seu
potencial de resistência, diferenciação e inovação face às tendências e
movimentos culturais populares dominantes, continuadamente tocados pela
tecnologia e pelo (novo) espírito do capitalismo.</span></p>
<p class=""><span>Entre esses
desafios encontramos o da relação da cultura contemporânea com o seu
passado. Neste contexto, conceitos como memória, herança ou tradição são
relevantes e representam um potencial para o desenvolvimento da
investigação nas ciências sociais. Recentemente, novos discursos
relacionados com a retromania e a nostalgia têm vindo a perpassar a
produção, a difusão e o consumo cultural e artístico contemporâneo. Qual
é a influência da abordagem retro/nostálgica na produção artística
contemporânea? Como é que isso influencia os processos de trabalho e de
gestão das carreiras artísticas? E o consumo? Que técnicas e modos de
produção foram recuperados? </span></p>
<p class=""><span>Questiona-se
também a importância dos meios digitais nas culturas contemporâneas. Que
tipo de influência exercem nos processos de criação e de produção
musical? De que modo têm suscitado novas linguagens estéticas ou novas
ferramentas e instrumentos musicais? Estarão estes mecanismos digitais/
virtuais a mudar o papel da criatividade, transformando as relações
entre autoria e produção? Qual é a relevância das redes digitais? Que
relações estão a ser estabelecidas entre os novos e os "velhos" meios de
comunicação na produção artística contemporânea? De que forma os
músicos tiram partido dos meios de comunicação digitais na organização
das suas carreiras? O que mudou no controlo desses processos? </span></p>
<p class=""><span>Os crescentes
avanços tecnológicos e a generalização das novas tecnologias de
informação e comunicação, e a sua aplicação aos universos da música,
levaram a uma multiplicação contínua de formatos e serviços de difusão
musicais: MP3, Sofar Sounds, Facebook, Bandcamp, Spotify... A
diversidade destes formatos e serviços merece também uma atenção
particular, assim como os seus impactos na criação e apropriação da
música. Relevante é igualmente o debate em torno da reconfiguração do
campo da indústria fonográfica, onde as grandes editoras ainda dominam,
coexistindo não apenas com as editoras locais, regionais, alternativas,
mas também com microeditoras, editoras virtuais e, sobretudo, novas
formas de edição e distribuição, ainda em afirmação. </span></p>
<p class=""><span>Os artigos devem ser submetidos de acordo com as </span><a href="http://rccs.revues.org/4611"><span style="text-decoration:underline">normas de publicação</span></a><span> disponíveis </span><em><span>online</span></em><span> e enviados por correio eletrónico para </span><a href="mailto:rccs@ces.uc.pt"><span>rccs@ces.uc.pt</span></a><span>
com indicação explícita do tema “Culturas musicais contemporâneas” como
assunto da mensagem. Embora a revista privilegie a publicação em
português, aceita propostas de artigos em outras línguas (inglês,
francês, espanhol, italiano).</span></p>
<p class=""><span>Os artigos recebidos serão objeto de apreciação no âmbito do processo de arbitragem científica por pares descrito nas <a href="http://rccs.revues.org/4611"><span style="text-decoration:underline">normas de publicação</span></a>.</span></p>
</div></div><p>A <em>Revista Crítica de Ciências Sociais, </em>uma edição
quadrimestral do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra,
publica artigos originais que apresentem resultados de investigação
avançada e de reflexão teórica inovadora em todas as áreas das ciências
sociais e das humanidades. A revista privilegia trabalhos com potencial
transdisciplinar e que concorram para a discussão teórica, a reflexão
epistemológica e o conhecimento crítico da realidade contemporânea à
escala global. Acolhendo contributos relativos a todos os contextos
geográficos, concede atenção particular a trabalhos que contribuam quer
para um conhecimento crítico da realidade portuguesa e dos espaços de
língua portuguesa, quer para a inovação teórica e epistemológica
originária desses espaços e, de forma mais abrangente, do Sul global.</p>
<p>A <em>RCCS</em> privilegia a publicação de números
temáticos, confiados a investigadores/as credenciados/as das respetivas
áreas de especialidade, embora publique também em média um número não
temático por ano. Toda a colaboração é submetida a um exigente processo
de seleção e revisão baseada em arbitragem científica anónima (<em>double-blind peer review</em>).</p>
<p>A <em>Revista Crítica de Ciências Sociais</em> integra a Rede <strong><a href="http://www.eurozine.com/">Eurozine</a> </strong>e está atualmente indexada em bases de referência/plataformas como: <strong>SciELO</strong>, <strong>Qualis-CAPES (A1 na área da Sociologia), DOAJ, EBSCO, Francis, International Bibliography of the Social Sciences, Latindex, </strong><strong>Pascal, </strong><strong>Sudoc, Sociological Abstracts, Worldcat</strong> e <strong>Bielefield Academic Search Engine</strong>.</p>-- <br><div class="gmail_signature"><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div>carlos palombini<br>professor de musicologia ufmg<br>professor colaborador ppgm-unirio<br><a href="http://goo.gl/KMV98I" target="_blank">ufmg.academia.edu/CarlosPalombini</a><br></div><div><a href="http://www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2" target="_blank">www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2</a><br><a href="http://scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ" target="_blank">scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ</a><br></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div></div></div></div></div></div></div>
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