<html xmlns:v="urn:schemas-microsoft-com:vml" xmlns:o="urn:schemas-microsoft-com:office:office" xmlns:w="urn:schemas-microsoft-com:office:word" xmlns:m="http://schemas.microsoft.com/office/2004/12/omml" xmlns="http://www.w3.org/TR/REC-html40"><head><meta http-equiv=Content-Type content="text/html; charset=iso-8859-1"><meta name=Generator content="Microsoft Word 14 (filtered medium)"><style><!--
/* Font Definitions */
@font-face
        {font-family:Helvetica;
        panose-1:2 11 6 4 2 2 2 2 2 4;}
@font-face
        {font-family:Helvetica;
        panose-1:2 11 6 4 2 2 2 2 2 4;}
@font-face
        {font-family:Calibri;
        panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4;}
@font-face
        {font-family:Garamond;
        panose-1:2 2 4 4 3 3 1 1 8 3;}
@font-face
        {font-family:"Palatino Linotype";
        panose-1:2 4 5 2 5 5 5 3 3 4;}
/* Style Definitions */
p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal
        {margin-top:0cm;
        margin-right:0cm;
        margin-bottom:10.0pt;
        margin-left:0cm;
        line-height:115%;
        font-size:11.0pt;
        font-family:"Calibri","sans-serif";
        mso-fareast-language:EN-US;}
a:link, span.MsoHyperlink
        {mso-style-priority:99;
        color:blue;
        text-decoration:underline;}
a:visited, span.MsoHyperlinkFollowed
        {mso-style-priority:99;
        color:purple;
        text-decoration:underline;}
p
        {mso-style-priority:99;
        mso-margin-top-alt:auto;
        margin-right:0cm;
        mso-margin-bottom-alt:auto;
        margin-left:0cm;
        font-size:12.0pt;
        font-family:"Times New Roman","serif";}
span.EstiloDeEmail17
        {mso-style-type:personal-compose;
        font-family:"Calibri","sans-serif";
        color:windowtext;}
.MsoChpDefault
        {mso-style-type:export-only;
        font-family:"Calibri","sans-serif";
        mso-fareast-language:EN-US;}
@page WordSection1
        {size:612.0pt 792.0pt;
        margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm;}
div.WordSection1
        {page:WordSection1;}
--></style><!--[if gte mso 9]><xml>
<o:shapedefaults v:ext="edit" spidmax="1026" />
</xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml>
<o:shapelayout v:ext="edit">
<o:idmap v:ext="edit" data="1" />
</o:shapelayout></xml><![endif]--></head><body lang=PT-BR link=blue vlink=purple><div class=WordSection1><p class=MsoNormal align=center style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:center;line-height:normal'><b><span style='font-size:14.0pt;font-family:"Garamond","serif"'>11º Encontro Internacional de Música e Mídia:<o:p></o:p></span></b></p><p class=MsoNormal align=center style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:center;line-height:normal'><b><i><span style='font-size:14.0pt;font-family:"Garamond","serif"'><o:p> </o:p></span></i></b></p><p class=MsoNormal align=center style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:center;line-height:normal'><b><i><span style='font-size:16.0pt;font-family:"Garamond","serif"'>Uma vereda tropical</span></i></b><b><span style='font-size:14.0pt;font-family:"Garamond","serif"'>:<o:p></o:p></span></b></p><p class=MsoNormal align=center style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:center;line-height:normal'><b><span style='font-size:14.0pt;font-family:"Garamond","serif"'>Aproximações, percursos e disjunções na cultura brasileira e suas “latinidades conexas”.<o:p></o:p></span></b></p><p class=MsoNormal align=center style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:center;line-height:normal'><b><span style='font-size:14.0pt;font-family:"Garamond","serif"'><o:p> </o:p></span></b></p><p class=MsoNormal align=center style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:center;line-height:normal'><b><span style='font-size:14.0pt;font-family:"Garamond","serif"'>23 a 25 de setembro, 2015.<o:p></o:p></span></b></p><p class=MsoNormal align=center style='text-align:center'><b><i><span style='font-family:"Garamond","serif"'><o:p> </o:p></span></i></b></p><p class=MsoNormal><span style='font-family:"Palatino Linotype","serif"'><o:p> </o:p></span></p><p class=MsoNormal align=center style='text-align:center'><b><span style='font-family:"Palatino Linotype","serif"'>I          </span></b><b><span style='font-size:12.0pt;line-height:115%;font-family:"Palatino Linotype","serif"'>APRESENTAÇÃO</span></b><span style='font-family:"Palatino Linotype","serif"'>:<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;line-height:normal'><b><span style='font-family:"Garamond","serif"'><o:p> </o:p></span></b></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;text-indent:35.4pt;line-height:150%'><span style='font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif"'>Escolhemos a letra de <i>Vereda tropical,</i> muito conhecida obra de Gonzalo Curiel (1904-1958), traduzida em vários idiomas, como motivação para um período de três dias intensos de debates, apresentação de pesquisas e obras artísticas. Propõe-se uma imersão na cultura que veio dos países de língua castelhana, sobretudo na América Latina e</span><span style='font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif";mso-fareast-language:PT-BR'> suas conexões com o Brasil.</span><span style='font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif";mso-fareast-language:PT-BR'>. </span><span style='font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif";mso-fareast-language:PT-BR'>Como<span style='color:#47423A'> </span>ponto de partida,</span><span style='font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif"'> recuamos às décadas de 1940-50, quando as mídias já se haviam estabelecido no mundo e já criado linguagens específicas, gostos estéticos e hábitos de consumo desses produtos. <o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;text-indent:35.4pt;line-height:150%'><span style='font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif"'>A música figura como um dos pontos centrais deste estudo. Em se tratando de linguagem presente no cotidiano da época verifica-se que, a despeito de uma sisuda recriminação da <i>intelligentsia </i>daquela época, que julgava certos segmentos do repertório transmitidos nas estações de rádio e comercializados em disco como “influências deletérias na musicalidade brasileira”, estes signos que chegaram dos países de língua castelhana, dentre os quais se incluem o bolero, a rumba, estabeleceram-se, por muito mais de uma década e, mesmo após perderem sua hegemonia, continuaram presentes, ganhando novo alento na última década do século XX.</span><span style='font-family:"Garamond","serif"'><o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;text-indent:35.45pt;line-height:150%'><span style='font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif";mso-fareast-language:PT-BR'>Por essa e outras razões, o tema do 11º Encontro convida a comunidade acadêmica e artística para estudar as múltiplas conexões que se estabelecem entre as culturas dos países de língua castelhana, nas Américas – especialmente a América Latina e o Brasil, tanto no passado como no presente, de maneira a revelar aspectos particulares de suas matrizes culturais, </span><span style='font-family:"Garamond","serif";background:white'>abrindo-se para o entendimento destas pontes ou hibridismos culturais em variados momentos históricos, tanto em suas matrizes culturais como também em momentos recentes ou contemporâneos</span><span style='font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif";mso-fareast-language:PT-BR'>.</span><span style='font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif";mso-fareast-language:PT-BR'><o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;text-indent:35.4pt;line-height:150%'><span style='font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif"'>O 11º Encontro de Música e Mídia convida todos os interessados para compartilhar dos debates que ocorrerão ao longo dos três dias, durante os quais se desenrolará o evento. <o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;text-indent:35.4pt;line-height:150%'><u><span style='font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif"'>Coordenação geral: <o:p></o:p></span></u></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;text-indent:35.4pt;line-height:150%'><span style='font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif"'>Heloísa de A. Duarte Valente<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;text-indent:35.4pt;line-height:150%'><span style='font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif"'>Simone Luci Pereira<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;text-indent:35.4pt;line-height:150%'><span style='font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif"'>Ricardo Santhiago<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;text-indent:35.4pt;line-height:150%'><u><span style='font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif"'><o:p><span style='text-decoration:none'> </span></o:p></span></u></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;text-indent:35.4pt;line-height:150%'><u><span style='font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif"'>Organizadores convidados</span></u><span style='font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif"'>:<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;text-indent:35.4pt;line-height:150%'><span style='font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif"'> <o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;text-indent:35.4pt;line-height:150%'><span style='font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif"'>Anselmo Guerra (UFG)<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;text-indent:35.4pt;line-height:150%'><span style='font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif"'>Guilherme Maia (UFBA)<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;text-indent:35.4pt;line-height:150%'><span style='font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif"'>Isabel Porto Nogueira (UFRGRS)<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;text-indent:35.4pt;line-height:150%'><span style='font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif"'>Maria Gabriela Marinho (UFSBC)<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;text-indent:35.4pt;line-height:150%'><span style='font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif"'>Theophilo A. Pinto </span><span style='font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif"'>(FEBASP) <o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;text-indent:35.4pt;line-height:150%'><span style='font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif"'><o:p> </o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;text-indent:35.4pt;line-height:150%'><span style='font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif"'>O evento é uma iniciativa do Centro de Estudos em Música e Mídia, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Cultura Midiática (UNIP) e do Programa de Pós-Graduação em Música (USP) e será realizado na cidade de São Paulo, entre os dias 23 e 25 de setembro.<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;text-indent:35.4pt;line-height:150%'><span style='font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif"'>Com o objetivo de ampliar os debates, o MusiMid convida os pesquisadores interessados a participar do evento, a propor discussões a partir de aproximações a esse tema, bem como subtemas. <o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;text-indent:35.4pt;line-height:150%'><span style='font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif"'><o:p> </o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;text-indent:35.4pt;line-height:150%'><b><span style='font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif"'>Modalidades de participação:<o:p></o:p></span></b></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;text-indent:35.4pt;line-height:150%'><span style='font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif"'>Comunicações orais<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;text-indent:35.4pt;line-height:150%'><span style='font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif"'>Sessões de pôsteres<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;text-indent:35.4pt;line-height:150%'><span style='font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif"'>Sessões audiovisuais.</span><b><span style='font-size:14.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif"'><o:p></o:p></span></b></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;line-height:150%'><b><span style='font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Garamond","serif"'><o:p> </o:p></span></b></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;line-height:normal'><b><u><span style='font-size:12.0pt;font-family:"Garamond","serif"'>Eixos temáticos: <o:p></o:p></span></u></b></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;line-height:normal'><b><u><span style='font-size:12.0pt;font-family:"Garamond","serif"'><o:p><span style='text-decoration:none'> </span></o:p></span></u></b></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;line-height:normal'><b><span style='font-size:12.0pt;font-family:"Garamond","serif"'>Linguagens audiovisuais: papel da música na construção de um padrão de gosto latino-americano <o:p></o:p></span></b></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;line-height:normal'><b><span style='font-size:12.0pt;font-family:"Garamond","serif"'><o:p> </o:p></span></b></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;line-height:normal'><i><span style='font-size:12.0pt;font-family:"Garamond","serif"'>Coordenação geral: </span></i><span style='font-size:12.0pt;font-family:"Garamond","serif"'>Guilherme Maia e Theophilo Augusto Pinto<i>.<o:p></o:p></i></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;line-height:normal'><i><span style='font-size:12.0pt;font-family:"Garamond","serif"'><o:p> </o:p></span></i></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;line-height:normal'><span style='font-size:12.0pt;font-family:"Garamond","serif"'>O cinema musical foi protagonista da história do cinema em vários países do mundo durante mais de 30 anos, a partir do estabelecimento do padrão estável do filme com imagem e som em sincronismo até meados dos anos 1960. Na América Latina, em países como Brasil, Argentina e México, os musicais de ficção ocuparam uma posição chave na matriz estratégica da implantação da indústria de filmes neste período. <span style='background:white'>Também foi o rádio que, até a década de 1950, pelo menos, teve o maior poder de penetração. A canção composta em língua castelhana teve forte presença e manteve, igualmente, uma conexão direta com o México e Cuba, mas articulada com a indústria cultural estadunidense, materializada na forma do patrocínio que alguns programas recebiam e nos personagens que criavam</span>. </span><span style='font-size:12.0pt;font-family:"Garamond","serif"'>Este eixo temático acolherá propostas que tenham como tema o trânsito da música dos países hispânicos em filmes brasileiros, as reverberações da música brasileira em países da América Latina e nas demais cinematografias mundiais,  trabalhos sobre produções brasileiras inspiradas em temáticas latino-americanas e hispano-americanas que tenham tido impacto no exterior, assim como sobre a repercussão na cultura brasileira das gravações fonográficas de trilhas sonoras e de filmes com músicos e cantores-atores <i>hispanohablantes.</i></span><span style='font-size:14.0pt;font-family:"Garamond","serif"'><o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;line-height:normal'><span style='font-size:14.0pt;font-family:"Garamond","serif"'><o:p> </o:p></span></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt:auto;line-height:normal'><strong><span style='font-size:12.0pt;font-family:"Garamond","serif"'>Modernidades a </span></strong><em><b><span style='font-size:12.0pt;font-family:"Garamond","serif"'>Media Luz</span></b></em><strong><span style='font-size:12.0pt;font-family:"Garamond","serif"'>. Aproximações, percursos e disjunções da cultura brasileira e suas “latinidades conexas</span></strong><span style='font-size:12.0pt;font-family:"Garamond","serif"'>”<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt:auto;line-height:normal'><em><span style='font-size:12.0pt;font-family:"Garamond","serif"'>Coordenação geral</span></em><span style='font-size:12.0pt;font-family:"Garamond","serif"'>: Simone Luci Pereira e Maria Gabriela S.M.C. Marinho <o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt:auto;text-align:justify;line-height:normal'><span style='font-size:12.0pt;font-family:"Garamond","serif"'>Este eixo temático procura englobar propostas de trabalho em que  se apresentem análises sobre as relações culturais entre Brasil e América Latina que  chamaríamos provisoriamente de “<em><span style='font-family:"Garamond","serif"'>latinidades conexas”</span></em><em><span style='font-family:"Garamond","serif";font-style:normal'>:</span></em> a música, dramaturgia e visualidade, impressos, rádio, televisão, cinema no largo período compreendido entre 1930 e 1970, particularmente, considerando as mudanças de cunho político e tecnológico que incidiram, ao longo desses anos. Quais as conexões que se estabeleceram entre o Brasil  e os países envolvidos e como as “influências recíprocas” se amalgamaram? Pretende-se, portanto, identificar e analisar de que forma  se estabeleceram circuitos  nos quais as produções culturais  e  o  <em><span style='font-family:"Garamond","serif"'>modus operandi </span></em> de países da América Latina se interconectaram, incorporando práticas, discursos e trejeitos. <o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;line-height:normal'><b><span style='font-size:12.0pt;font-family:"Garamond","serif";color:black'>A estética de língua castelhana: Memória, nomadismo, </span></b><b><span style='font-size:12.0pt;font-family:"Garamond","serif"'>desconstruindo as fronteiras da canção.<span style='color:black'><o:p></o:p></span></span></b></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;line-height:normal'><i><span style='font-family:"Garamond","serif";color:black'><o:p> </o:p></span></i></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;line-height:normal'><i><span style='font-size:12.0pt;font-family:"Garamond","serif";color:black'>Coordenação: </span></i><span style='font-size:12.0pt;font-family:"Garamond","serif";color:black'>Heloísa de A. Duarte Valente e Isabel Porto Nogueira<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;line-height:normal'><span style='font-size:12.0pt;font-family:"Garamond","serif";color:black'><o:p> </o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;line-height:normal'><span style='font-size:12.0pt;font-family:"Garamond","serif";color:black'>As músicas de língua castelhana, dentre as quais o bolero figura como gênero musical mais representativo teve presença marcante nas décadas de 1930 a 1960. Constituiu marcos de sustentação de um processo de consolidação de memória e “nomadismo</span><span style='font-size:12.0pt;font-family:"Garamond","serif"'>” (Zumthor),<span style='color:black'> na paisagem sonora e cultural brasileira. Nesse processo, tanto o bolero como outros gêneros </span>musicais, romperam fronteiras, abrindo possibilidades para apropriações múltiplas. <span style='color:black'>Este eixo temático acolherá propostas de trabalho que abordem os repertórios musicais, tendo em conta os processos de nomadismo, territorialização, memória e esquecimento, respondendo a questões como: Em que circunstâncias surgem as versões “nômades”? Como são tratados os elementos musicais e extramusicais (letra, na canção, <i>performance</i>)? Que componentes de imaginário social essas obras carregam? Como e porque ocorre a ressemantização de antigos sucessos, reconvertidos como <i>retrô, vintage</i> ou outras designações? Como </span>se constroem e reconfiguram as relações entre gêneros musicais e representações de gênero?<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='line-height:normal'><b><span style='font-family:"Garamond","serif"'><o:p> </o:p></span></b></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify;line-height:normal'><b><span style='font-size:12.0pt;font-family:"Garamond","serif"'>Identidade latino-americana da música contemporânea: trajetória, influências estéticas e ideológicas no Brasil</span></b><b><span style='font-size:16.0pt;font-family:"Garamond","serif"'><o:p></o:p></span></b></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:normal'><b><span style='font-size:12.0pt;font-family:"Garamond","serif"'><o:p> </o:p></span></b></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:normal'><i><span style='font-size:12.0pt;font-family:"Garamond","serif"'>Coordenação</span></i><b><span style='font-size:12.0pt;font-family:"Garamond","serif"'>: </span></b><span style='font-size:12.0pt;font-family:"Garamond","serif"'> Anselmo Guerra e Juliano de Oliveira<b><o:p></o:p></b></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;line-height:normal'><span style='font-size:12.0pt;font-family:"Garamond","serif";color:red'><o:p> </o:p></span></p><p style='margin:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify'><span style='font-family:"Garamond","serif"'>A partir de fins da década de 1950, compositores, pesquisadores e músicos de origem latino-americana e hispânica atuaram no Brasil trazendo a estética musical eletroacústica. Provenientes de países como Argentina, Uruguai, como os casos notáveis de Eduardo Bértola, Conrado Silva, Coriún Aharonián, envolvidos no meio acadêmico ou em grupos como o Núcleo Música Nova e oficinas como dos Cursos Latino-americanos de Música Contemporânea. Esse eixo temático pretende resgatar a memória dessas influências nesse contexto estético e levantar discussões teóricas sobre uma possível identidade estética latino-americana e seu legado na cultura brasileira.<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><o:p> </o:p></p><p class=MsoNormal style='text-align:justify'><b><u><span style='line-height:115%;font-family:"Garamond","serif"'>Datas importantes:<o:p></o:p></span></u></b></p><p class=MsoNormal><span style='line-height:115%;font-family:"Garamond","serif"'><o:p> </o:p></span></p><p class=MsoNormal><b><span style='line-height:115%;font-family:"Garamond","serif"'>Chamada para trabalhos</span></b><span style='line-height:115%;font-family:"Garamond","serif"'>: 22 de abril a 31 de maio<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><b><span style='line-height:115%;font-family:"Garamond","serif"'>Envio das propostas de trabalho</span></b><span style='line-height:115%;font-family:"Garamond","serif"'>: 1º a 31 de maio<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><b><span style='line-height:115%;font-family:"Garamond","serif"'>Resultado da seleção</span></b><span style='line-height:115%;font-family:"Garamond","serif"'>: 20 de junho<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><b><span style='line-height:115%;font-family:"Garamond","serif"'>Envio dos trabalhos completos</span></b><span style='line-height:115%;font-family:"Garamond","serif"'>: 8 de agosto<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-size:12.0pt;line-height:115%;font-family:"Garamond","serif"'><o:p> </o:p></span></p><p class=MsoNormal><b><span style='font-size:12.0pt;line-height:115%;font-family:"Garamond","serif"'>Maiores informações</span></b><span style='font-size:12.0pt;line-height:115%;font-family:"Garamond","serif"'> (em breve), na página do MusiMid: www.musimid.mus.br/11encontro.<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><o:p> </o:p></p></div></body></html>