<div dir="ltr"><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:rgb(68,68,68)">
















<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana">Prezados colegas,</span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana">A respeito do
questionamento levantado pela ABM, na condição de representante RILM, esclareço
que os dados informados por determinado país RETORNAM SEM CUSTOS aos países
de origem, mas já tratados (o que inclui revisão, normalização de palavras-chave
e indexação temática, resumos e títulos em inglês, e demais aspectos que
permitam eficiente recuperação da informação ao nível internacional), podendo
reverterem-se em bases nacionais (vide mensagem do RILM abaixo). Os países,
quando pagam, assim o fazem para terem acesso aos dados de OUTROS PAÍSES (e não
aos seus próprios dados).</span><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana"></span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana"> </span><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana"></span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana">Dito </span><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana">isso,
gostaria de esclarecer alguns outros pontos, que a oportunidade me permite, já
me desculpando por alongar a missiva. </span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana">Incluímos abaixo mensagem recíproca que nos foi comunicada por Barbara
Dobbs MacKenzie - Editora-Chefe do RILM, que pode auxiliar na compreensão dos
processos de atualização de grupos nacionais e da colaboração entre a ABM e o
RILM.</span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana">SOBRE O RILM E PAÍSES COLABORADORES</span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana">1. O RILM constitui rede de pesquisadores e profissionais em ciência
da informação, especializados em Música, em 48 países dos quais 7 países
ibero-americanos (Brasil, Cuba, Espanha, Guatemala, México, Portugal e
Venezuela). Disponível em: <a href="http://www.rilm.org/globalNetwork/index.php" target="_blank">http://www.rilm.org/globalNetwork/index.php</a></span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana">2. Os 48 países que colaboram neste projeto o fazem de forma idêntica,
com custos operacionais abrigados sob custódia de instituições de ensino e
pesquisa locais (inclusive Bibliotecas Nacionais como o Departamento de Música
da BN de Paris, grupos locais/regionais, entre outros). Nenhum
membro/colaborador recebe remuneração para realizar tais atividades.</span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana">3. A base possui cerca de 2 milhões de buscas POR SEMANA devido à sua
abrangência e adesão internacional como ferramenta de busca bibliográfica
especializada em Música.</span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana">4. Dispõe ainda de indexação de periódicos nacionais, denominados CORE
JOURNALS - inclusive já tendo sido utilizado pela área Música no Brasil, em
cumprimento a exigências da CAPES para o QUALIS, pela então ausência de
periódico brasileiro indexado nas bases SCIELO, Latindex, etc.</span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana">SOBRE O RILM-BRASIL</span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana">5. O RILM-Brasil possui raízes indeléveis no histórico e
trajetória de duas personalidades fundamentais: Mercedes Reis Pequeno e Luiz
Heitor Correa de Azevedo, que juntos introduziram, a partir da década de
50, conceitos assimilados ao que hoje denominamos o campo da gestão e
tratamento da informação em música. Luiz Heitor, entre outros, foi responsável
pela primeira bibliografia musical brasileira (<i>Bibliografia Musical
Brasileira</i> (1820-1950), com a colaboração de Cleofe Person de Matos e
Mercedes Reis Pequeno, Instituto Nacional do Livro, 1952, 254 páginas). Mercedes
Reis Pequeno, enquanto chefe da Divisão de Música da Biblioteca Nacional, não
só colaborou com Luiz Heitor e foi responsável pela expansão do segundo volume
da BMB (1999), mas também utilizou e informou dados para as bases do RISM
(fontes musicais) e RIdIM (iconografia musical) a partir do conjunto documental
da DIMAS/Biblioteca Nacional, além de ter exercido por 3 vezes a vice-presidência
da Associação Internacional de Bibliotecas, Arquivos e Centros de Documentação
em Música AIBM/IAML – disponível em: <a href="http://www.iaml.info/en/node/486" target="_blank">http://www.iaml.info/en/node/486</a>. Portanto, até onde tenho  conhecimento, a participação da Academia Brasileira de
Música, enquanto Comitê RILM-Brasil, foi desenvolvida neste âmbito e nestes
mesmos termos de colaboração com o RILM, configurando suas ações em projetos
complementares, exportando-se de uma base à outra, ou mesmo, a inserção dos
mesmos dados em ambas as bases. </span><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana"></span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana">6. Em 2013, o RILM iniciou reformulação de seus grupos nacionais
buscando participação ampliada e inclusão irrestrita de dados da produção
intelectual brasileira cujo objeto seja a música. O que inclui desde as
produções dos PPGs-Música brasileiros, como também aqueles produzidos em outros
programas, modalidades e níveis. Não há assim crivo apriorístico (i.e.,
"gatekeeping") a não ser aquele desenvolvido pelas exigências do
próprio pesquisador e dos seus pares nos processos inerentes à práxis
acadêmica.</span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana">7. O volume de trabalho mapeado pelo grupo RILM-Brasil visa hoje
priorizar as produções cujas lacunas sejam maiores na base, quais sejam, teses
e dissertações, anais de eventos e monografias. Para termos uma ideia, na
Universidade de Brasília somam-se mais de 200 trabalhos defendidos em música
(dos quais 57 dissertações defendidas no PPGMUS). Se estabelecermos uma média
de 200-300 trabalhos defendidos por universidade brasileira com PPGMUS
instalado, teremos um universo de 2800-4200 teses e dissertações dos quais nem
5% fazem parte hoje da base RILM. Portanto, não são conhecidos nem acessados
internacionalmente.</span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana">8. Em relação aos CORE JOURNALS propusemos adotar o QUALIS CAPES como
parâmetro, incluindo todos os periódicos avaliados com qualificação A (A1 e A2)
a B (B1, B2, B3, B4 e B5), permanecendo consoantes às avaliações feitas pela
própria área, evitando não só a duplicidade de ações mas também a <u>ambiguidade
de critérios</u>.</span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana">Entendemos que a iniciativa beneficia a área e portanto deve ser
discutida e moldada de acordo com as práticas acadêmicas e interesses
brasileiros na ampliação da disseminação do conhecimento desenvolvido no
Brasil, que tem hoje com meta a sua internacionalização - e, portanto, do seu reconhecimento.</span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana">Lembramos que o acesso a bibliotecas digitais constitui hoje forma
democrática e eficaz, pelas dimensões geográficas brasileiras, de <u>acesso
ao conhecimento</u>, e o IBICT é responsável pela instalação de diversas
iniciativas (estrangeiras) em Open Source (SEER, D-Space, repositórios
institucionais, BDTD, etc). Contudo, há métodos e investimentos consolidados
internacionalmente como o JSTOR, Oxford Music Online, RILM, PROQUEST, EBSCO,
para os quais o país ainda não desenvolve ações no mesmo nível e abrangência. Consequentemente,
a prática de aquisições de bases digitais é consolidada em qualquer área
bastando um breve passeio pelo Portal de Periódicos CAPES. </span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana">De qualquer modo, teremos que encontrar formas para enfrentar o
problema e que sejam evidentemente colaborativas, pois não será jamais tarefa
de poucos, mas investimento de muitos no desenvolvimento de iniciativas que
dialoguem ao nível internacional e promovam a disseminação do conhecimento
produzido no país. </span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana">Poderá auxiliar o papel relevante que a AIBM/IAML-Brasil (seção
brasileira da Associação Internacional de Bibliotecas, Arquivos e Centros de
Documentação em Música AIBM/IAML, </span><span style="font-family:Verdana;font-size:13px">recém-aprovada </span><span style="font-family:Verdana;font-size:13px">na Assembleia Geral na Antuérpia julho 2014 </span><span style="font-family:Verdana;font-size:10pt">– e disponível em: </span><a href="http://www.iaml.info/en/organization/national_branches" target="_blank">http://www.iaml.info/en/organization/national_branches</a><span style="font-family:Verdana;font-size:10pt">)
tem no sentido de fomentar em nosso país iniciativas diversas, inclusive os Rs e o
RILM, especialmente para viabilizar ações no próximo Congresso da ANPPOM. Estamos
assim à disposição para oferecer minicursos e workshops nesta temática (i.e., formas de uso; abrangência; importância de participação dos núcleos de
pesquisa) inclusive em função da crescente demanda por sistematização de
arquivos de pesquisadores,  muitos destes oriundos
de pesquisa de campo que hoje não foram organizados, tratados e muito menos
disponibilizados para a área por falta de apoio e ação especializada.</span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana">Portanto, deve ser entendida primordialmente enquanto área estratégica
para a pesquisa brasileira em música. Nos colocamos assim à disposição para
prestar outros esclarecimentos, como integrar outros interessados em participar
da iniciativa.</span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana">Buscando sempre aprofundar esta discussão, </span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana">Cordialmente,</span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana">Beatriz Magalhães Castro</span><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana"></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana"><br></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana"><span style="text-align:start;color:rgb(34,34,34);font-family:arial,sans-serif">--</span></span></p><div style="color:rgb(34,34,34);font-family:arial,sans-serif"><font face="arial, helvetica, sans-serif" size="1">Professor Associado III<br>Universidade de Brasília<br>Coordenador, Programa de Pós-graduação Música em Contexto (UnB)<br>Presidente, IAML-Brasil<br>Coordinator, RISM / RILM-Brasil & RIdIM-DF<br>​Membro Comitê Gestor, Associação Brasileira de Musicologia​ (ABMUS)</font></div><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana"><br></span></p><div class="gmail_default">====================================</div><div class="gmail_default"><br></div><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Verdana"></span></p><div class="gmail_default"><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:black">Dear Mr. Andre Cardoso,</span><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(80,0,80)"></span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(80,0,80)"> </span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:black">Thank you for your email, and for letting us know officially that ABM is no longer interested in collaborating with RILM. </span><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(80,0,80)"></span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(80,0,80)"> </span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:black">You have expressed some issues in your email that prompt a brief reply. As you know, since the days of the close cooperation between Mercedes Reis Pequeno and RILM, Ricardo Tacuchian was chair of the committee, and communications with him also were very positive, though fewer records came from ABM during this time. Ricardo never expressed the concerns you outline below, including a perception of lack of "reciprocity", and certainly never mentioned that concerns of this type led to stalled collaboration. Just so you know, committee members in Brazil always could have free access to RILM for themselves, and several did, at Ricardo's request. But institutions, indeed, do have to pay for access to RILM, because RILM does not receive state funding as ABM does. Nevertheless, the value to Brazilian scholars is that the RILM database is widely searched around the world (these days it is searched 2.2 million times every week), and the detailed indexing our editors add to every record means that music scholarship published in Brazil (and all other countries) is far easier to discover by scholars worldwide through inclusion in RILM. This is what RILM offers back to those whose works are included, and why many countries around the world are strong partners in RILM. </span><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia"></span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(80,0,80)"> </span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:black">Regarding proposals from Maria Alice that you mention below, if the request was free access for Brazil, indeed that is not possible for RILM given our structure. If there were any other proposals, I am unaware of them.</span><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(80,0,80)"></span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(80,0,80)"> </span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:black">I think it is a wonderful thing for scholars and students in Brazil to have access to the Bibliografia Musical Brasileira for free, and send you all my best wishes for ongoing success and strength for that project. Many countries offer their own national bibliographies for free, and it is a great and worthy service. RILM is a different kind of organization and service, as you know, and the two do not have to be mutually exclusive. RILM will carry on with the cooperation of others in Brazil, and through that, we will do our best to continue to represent the published works of Brazilian scholars. We will be glad to consider new collaboration with ABM if interest there is ever renewed.</span><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia"></span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(80,0,80)"> </span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:black">In the meantime, I send you cordial good wishes for every success in the future.</span><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(80,0,80)"></span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(80,0,80)"> </span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:black">Sincerely,</span><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(80,0,80)"></span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:black">Barbara Dobbs Mackenzie</span><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia"></span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia"> </span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><b><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:black">Barbara Dobbs Mackenzie</span></b><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia"></span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><b><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(11,83,148)">Editor-in-Chief, Répertoire International de Littérature Musicale (RILM)</span></b><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia"></span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><b><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(11,83,148)">Director, Barry S. Brook Center for Music Research and Documentation</span></b><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(80,0,80)"></span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><b><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(11,83,148)">President, International Association of Music Libraries, Archives, and Documentation Centres (IAML)</span></b><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(80,0,80)"></span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(31,73,125)">The Graduate Center of The City University of New York</span><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(80,0,80)"></span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(31,73,125)">365 Fifth Avenue  </span><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(80,0,80)">•</span><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(31,73,125)">  New York, NY 10016</span><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(80,0,80)"></span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(31,73,125)">T: <a style="color:rgb(34,34,34)">212.817.1991</a> </span><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(80,0,80)">•</span><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(31,73,125)">   <a href="mailto:BMackenzie@rilm.org" target="_blank">BMackenzie@rilm.org</a></span><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(80,0,80)"></span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(31,73,125)"><a href="http://www.rilm.org/" target="_blank">www.rilm.org</a>  </span><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(80,0,80)">•</span><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(31,73,125)">  <a href="http://brookcenter.gc.cuny.edu/" target="_blank">brookcenter.gc.cuny.edu</a></span><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(80,0,80)"></span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(80,0,80)"><a href="http://www.iaml.info/" target="_blank">www.iaml.info</a></span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(33,33,33)"> </span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(33,33,33)">***</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(33,33,33)">Prezado Sr. André Cardoso,</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(33,33,33)"> </span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(33,33,33)">Obrigada pelo seu e-mail, e por nos informar oficialmente que a ABM não está mais interessada ​​em colaborar com RILM.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(33,33,33)"> </span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(33,33,33)">O senhor expressou alguns problemas no seu email que necessitam uma breve resposta. Como o senhor sabe, durante os dias da estreita colaboração entre Mercedes Reis Pequeno e RILM, Ricardo Tacuchian foi presidente da comissão do RILM no Brasil, e as comunicações com ele sempre foram muito positivas, embora tenha havido uma redução na quantidade de material enviado pela ABM durante este tempo. Ricardo nunca expressou as preocupações que o senhor detalha em seu email, incluindo a percepção de falta de "reciprocidade", e certamente nunca mencionou que preocupações deste tipo tivessem levado a uma paralização da colaboração com RILM. Os membros da comissão do RILM no Brasil sempre puderam ter acesso gratuito ao RILM, e vários deles fizeram uso constante do nosso banco de dados. Entretanto, é imprescindível que RILM cobre pelo acesso de outras instituições ao nosso banco de dados, porque RILM não recebe financiamento do Estado como é o caso da ABM. No entanto, o valor para acadêmicos brasileiros é que o banco de dados do RILM é amplamente utilizado em todo o mundo (atualmente, RILM é usado 2,2 milhões de vezes a cada semana), e a indexação detalhada que nossos editores preparam para cada registro significa que o trabalho dos musicólogos brasileiros (como é o caso de outros países que colaboram com RILM) tenha uma penetração internacional e seja descoberto e conhecido por estudiosos em todo o mundo exatamente devido à inclusão no RILM. Isto é o que o RILM oferece como reciprocidade e reconhecimento pelo trabalho de nossas várias comissões em todo o mundo, que por tantos anos têm sido parceiros estáveis do RILM.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(33,33,33)"> </span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(33,33,33)">Quanto às propostas de Maria Alice que o senhor menciona, se estas se referem ao pedido de acesso gratuito para o Brasil, isso realmente não é possível para o RILM. Se houve quaisquer outras propostas, não tenho conhecimento delas.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(33,33,33)"> </span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(33,33,33)">Sem dúvida, é algo excelente para acadêmicos e estudantes no Brasil terem acesso gratuito à Bibliografia Musical Brasileira, e envio-lhe meus melhores votos para o sucesso contínuo desse projeto. Muitos países oferecem suas próprias bibliografias nacionais de graça, e isto é um grande e digno serviço. RILM é um tipo diferente de organização, como o senhor sabe, e estes dois tipos de organização não têm que ser mutuamente exclusivos. RILM vai continuar com a cooperação dos outros membros da comissão no Brasil, e através disso, vamos fazer o melhor para continuar a representar os trabalhos dos musicólogos brasileiros em nossa plataforma internacional. Teremos o maior prazer de renovar nossa colaboração com a ABM, se isso for algo desejável no futuro.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(33,33,33)"> </span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(33,33,33)">Nesse meio tempo, eu lhe envio cordiais votos de todo sucesso.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(33,33,33)"><br></span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(33,33,33)"><span style="color:rgb(68,68,68);font-family:verdana,sans-serif;font-size:small">==============================</span><span style="color:rgb(68,68,68);font-family:verdana,sans-serif;font-size:small">======</span><br></span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:0.0001pt;color:rgb(34,34,34);font-family:georgia,serif"><span lang="PT-BR" style="font-size:10pt;font-family:Georgia;color:rgb(33,33,33)"><br></span></p></div>

</div><div class="gmail_extra"><br><div class="gmail_quote">2015-04-23 23:40 GMT-03:00 Diósnio Machado Neto <span dir="ltr"><<a href="mailto:diosnio@gmail.com" target="_blank">diosnio@gmail.com</a>></span>:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left-width:1px;border-left-color:rgb(204,204,204);border-left-style:solid;padding-left:1ex">Caros colegas,<div>Considero a participação brasileira nos depositórios R importante. Ela integra ao mesmo tempo que divulga. No entanto, não posso deixar de manifestar que não é possível não termos uma contrapartida em forma de livre acesso quando os dados se referem a nossa própria produção. Nesse sentido solidarizo com o problema levantado na ABM.</div><div>Acredito que é necessário esclarecer determinados pontos, e, ademais, buscar soluções para que possamos cada dia mais nos integrar nestes sistemas-mundo, mas garantir acesso ao que não só trabalhamos para montar, mas ao patrimônio que nos diz respeito.</div>Sem mais,<br><div>Diósnio Neto</div><div><div><div><div><br>Em quarta-feira, 22 de abril de 2015, Profa. Dra. Maria Alice Volpe <<a href="mailto:volpe@musica.ufrj.br" target="_blank">volpe@musica.ufrj.br</a>> escreveu:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left-width:1px;border-left-color:rgb(204,204,204);border-left-style:solid;padding-left:1ex"><div dir="ltr">Caros colegas da ANPPOM,<div>Encaminho mensagem da Academia Brasileira de Música, cujo assunto é de interesse público e, especialmente, de nossa comunidade.</div><div>O arquivo anexo contém a exposição de motivos.</div><div>Abraço a todos,</div><div>Maria Alice</div><div><div><div><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><p style="margin:0cm 0cm 0.0001pt"><br></p><p style="margin:0cm 0cm 0.0001pt"><b><span style="font-size:7.5pt;font-family:Arial,sans-serif;color:rgb(127,127,127)">Maria Alice Volpe</span></b><span style="font-family:Arial,sans-serif"></span></p><p style="margin:0cm 0cm 0.0001pt"><b><span style="font-size:7.5pt;font-family:Arial,sans-serif;color:rgb(127,127,127)">Academia Brasileira de Música</span></b><br></p><p style="margin:0cm 0cm 0.0001pt"><span style="font-family:Arial,sans-serif"></span></p><p style="margin:0cm 0cm 0.0001pt"><b><span style="font-size:7.5pt;font-family:Arial,sans-serif;color:rgb(127,127,127)">Projeto Bibliografia Musical Brasileira, Coordenadora</span></b><br></p><p style="margin:0cm 0cm 0.0001pt"><span style="font-family:Arial,sans-serif"></span></p><p style="margin:0cm 0cm 0.0001pt"><b><span style="font-size:7.5pt;font-family:Arial,sans-serif;color:rgb(127,127,127)"> </span></b><br></p><p style="margin:0cm 0cm 0.0001pt"><span style="font-family:Arial,sans-serif"></span></p><div><b><span style="font-size:7.5pt;font-family:Arial,sans-serif;color:rgb(127,127,127)"><br></span></b></div></div></div></div></div></div></div><div class="gmail_quote"><div dir="ltr"><br><div class="gmail_quote">---------- Mensagem encaminhada ----------<br>De: <b class="gmail_sendername">Andre Cardoso</b> <span dir="ltr"><<a>andrecardoso@musica.ufrj.br</a>></span><br>Data: 22 de abril de 2015 23:27<br>Assunto: RILM - Academia Brasileira de Música<br><br><br><div dir="ltr"><div><div><div><div><div>Caros colegas<br><br></div>Cumprimentando a todos cordialmente encaminho cópia traduzida da mensagem enviada à Dra. Bárbara Mackenzie, onde comunico o desligamento oficial da Academia Brasileira de Música do projeto RILM. Os motivos de tal decisão seguem expostos no documento anexado.<br><br></div>Muito atenciosamente<br><br></div>André Cardoso<br></div>Presidente da Academia Brasileira de Música<br></div>Diretor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro <br><div><div><div><div><div><div><span style="color:rgb(85,85,85);font-size:12.8px"><a></a></span></div></div></div></div></div></div></div><div dir="ltr"><br></div><div dir="ltr"><br></div><div dir="ltr"><br></div></div></div>
</div><br></div></div>
</blockquote></div></div><br><br></div></div><span><font color="#888888">-- <br>Diósnio Machado Neto<div>História da Música e Música Brasileira<br><div>Departamento de Música - FFCLRP/USP</div></div><br>
</font></span><br>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></blockquote></div><br><br clear="all"><div><br></div>-- <br><div>Profa. Dra. Beatriz Magalhães Castro<br>Professor Associado III<br>Universidade de Brasília<br>Coordenador, Programa de Pós-graduação Música em Contexto<br>Tutor, Grupo PET-Música em Etnografia<br> ​ ​<br><br>Presidente, IAML-Brasil<br>Coordinator, RISM / RILM-Brasil & RIdIM-DF<br>​Membro Comitê Gestor, Associação Brasileira de Musicologia​ (ABMUS)<br><br>tel: <a href="tel:%2861%299817-6373" value="+556198176373" target="_blank">(61)9817-6373</a><br>e-mail: bmagalhaescastro@gmail,.com<br>Para acessar o CV LATTES: <a href="http://lattes.cnpq.br/1300185668660798" target="_blank">http://lattes.cnpq.br/1300185668660798</a> <br><br></div>
</div></div>