<div dir="ltr"><span style="font-size:12.8000001907349px">Caros Damián Keller, José Augusto Mannis e colegas da ANPPOM,</span><div style="font-size:12.8000001907349px"><br></div><div style="font-size:12.8000001907349px">Obrigada pela contribuição ao debate.</div><div style="font-size:12.8000001907349px">Concordo com os pontos ressaltados por Damián e adiciono que atualmente o governo brasileiro, por meio das universidades públicas, agências de fomento e leis de incentivo, arca com todos os custos, desde a formação do pesquisador, o desenvolvimento das pesquisas e sua disseminação. Vale dizer, os impostos dos cidadãos brasileiros sustentam tudo isso. </div><div style="font-size:12.8000001907349px">O debate deve ponderar sobre qual seria a política científica que melhor beneficiaria a sociedade brasileira.</div><div style="font-size:12.8000001907349px">Temos diferenças regionais e profundas desigualdades sócio-econômicas que precisam ser corrigidas por políticas de inclusão social e democratização do conhecimento.</div><div style="font-size:12.8000001907349px"><br></div><div style="font-size:12.8000001907349px"><span style="font-size:12.8000001907349px">A Bibliografia Musical Brasileira da Academia Brasileira de Música optou por adotar a política de acesso livre e democratização do conhecimento, seguindo diversos organismos nacionais e internacionais (entre os quais UNESCO, IBICT, SCIELO) e também a orientação diplomática brasileira em estabelecer acordos de cooperação em regime de reciprocidade.</span><br></div><div style="font-size:12.8000001907349px"><span style="font-size:12.8000001907349px"><br></span></div><div style="font-size:12.8000001907349px"><div style="font-size:12.8000001907349px">Todos concordamos e atuamos em prol da internacionalização da pesquisa.</div><div><br></div></div><div class="gmail_extra"><div>A questão primordial é se vamos adotar a política de acesso livre ou se vamos fomentar essa economia científica de acesso restrito.</div><div><br></div><div>Esse debate tem ocupado organismos nacionais e internacionais e mobilizado a comunidade de pesquisadores das diversas áreas de conhecimento.</div><div><br></div><div>Vejam, por exemplo, o parágrafo de abertura do site da UNESCO sobre o acesso à informação:</div><div><a href="http://en.unesco.org/themes/access-information">http://en.unesco.org/themes/access-information</a> <br></div><div><br></div><div><font face="arial, helvetica, sans-serif"><span style="color:rgb(51,51,51);line-height:20px">"Globalization, while shaping a new era of interaction between nations, economies and people, may as well be disruptive, and engender side effects such as marginalization."</span><br></font></div><div><font face="arial, helvetica, sans-serif"><span style="color:rgb(51,51,51);line-height:20px">[</span></font><font color="#333333" face="arial, helvetica, sans-serif"><span style="line-height:20px">A globalização, enquanto molda uma nova era de interação entre as nações, as economias e as pessoas, pode também ser disruptiva e gerar efeitos colaterais, como a marginalização.]</span></font></div><div><font color="#333333" face="arial, helvetica, sans-serif"><span style="line-height:20px"><br></span></font></div><div>A Bibliografia Musical Brasileira da Academia Brasileira de Música tem se pautado as recomendações da UNESCO, entre as quais destaco,  </div><h3 style="margin:0px 0px 10px;padding:0px;clear:both"><font size="2" style="color:rgb(63,149,195);font-family:Arial,Verdana,sans-serif;font-weight:normal;line-height:1em">Promotion and Use of Multilingualism and Universal Access to Cyberspace </font><span style="font-weight:normal"><font size="2">disponível em</font></span><font size="2" style="color:rgb(63,149,195);font-family:Arial,Verdana,sans-serif;font-weight:normal;line-height:1em"> </font><font color="#3f95c3" face="Arial, Verdana, sans-serif" size="2"><span style="font-weight:normal;line-height:13px"><a href="http://www.unesco.org/new/en/communication-and-information/about-us/how-we-work/strategy-and-programme/promotion-and-use-of-multilingualism-and-universal-access-to-cyberspace/">http://www.unesco.org/new/en/communication-and-information/about-us/how-we-work/strategy-and-programme/promotion-and-use-of-multilingualism-and-universal-access-to-cyberspace/</a> , </span></font><span style="font-weight:normal"><font size="2">com atenção especial ao item 18:</font></span></h3><div><div><br></div><div>"Member States and international organizations should encourage open access solutions including the formulation of technical and methodological standards for information exchange, portability and interoperability, as well as online accessibility of public domain information on global information networks." <br></div></div><div>[Estados-membros e as organizações internacionais devem incentivar soluções de acesso abertos, incluindo a formulação de normas técnicas e metodológicas para a troca de informações, portabilidade e interoperabilidade, bem como a acessibilidade em linha de informações de domínio público sobre redes globais de informação.]</div><div><br></div><div>A Bibliografia Musical Brasileira da Academia Brasileira de Música espera contar com o apoio da comunidade para dar continuidade a um projeto que tem construído nossa autonomia científica ao longo das décadas ao construir um repositório eletrônico controlado pelo Brasil que oferece acesso livre à produção científica de nossa área e oportuniza sua internacionalização.</div><div><br></div><div>Atenciosamente, </div><div>Maria Alice</div><div><br></div><div><div class="gmail_signature"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><p style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;background-image:initial;background-repeat:initial"><b><span style="font-size:7.5pt;font-family:Arial,sans-serif;color:rgb(127,127,127)">Profa.
Dra. Maria Alice Volpe</span></b><span style="font-family:Arial,sans-serif"></span></p><p style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;background-image:initial;background-repeat:initial"><b><span style="font-size:7.5pt;font-family:Arial,sans-serif;color:rgb(127,127,127)">Academia
Brasileira de Música</span></b><br></p><p style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;background-image:initial;background-repeat:initial"><span style="font-family:Arial,sans-serif"></span></p><p style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;background-image:initial;background-repeat:initial"><b><span style="font-size:7.5pt;font-family:Arial,sans-serif;color:rgb(127,127,127)">Cadeira
no. 2</span></b><span style="font-family:Arial,sans-serif"></span></p><p style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;background-image:initial;background-repeat:initial"><b><span style="font-size:7.5pt;font-family:Arial,sans-serif;color:rgb(127,127,127)">Projeto
Bibliografia Musical Brasileira, Coordenadora</span></b><span style="font-family:Arial,sans-serif"></span></p><p style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;background-image:initial;background-repeat:initial"><b><span style="font-size:7.5pt;font-family:Arial,sans-serif;color:rgb(127,127,127)"><a href="http://www.abmusica.org.br/" target="_blank"><span style="color:rgb(127,127,127)">http://www.abmusica.org.br/</span></a></span></b><span style="font-family:Arial,sans-serif"></span></p><p style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;background-image:initial;background-repeat:initial"><b><span style="font-size:7.5pt;font-family:Arial,sans-serif;color:rgb(127,127,127)"> </span></b><span style="font-family:Arial,sans-serif"></span></p><p style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;background-image:initial;background-repeat:initial"> <br></p></div></div></div></div></div></div>
<br><div class="gmail_quote">Em 25 de abril de 2015 23:22, Andre Cardoso <span dir="ltr"><<a href="mailto:andrecardoso@musica.ufrj.br" target="_blank">andrecardoso@musica.ufrj.br</a>></span> escreveu:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left-width:1px;border-left-color:rgb(204,204,204);border-left-style:solid;padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div><div><div><div>Prezado Damián<br><br></div>Obrigado por enviar a mensagem e contribuir com informações importantes. Elas reforçam a necessidade de um debate mais amplo e aprofundado sobre as questões colocadas. Me parece claro que a aceitação passiva das regras impostas por determinados organismos internacionais, o sistema R sendo um deles, nos coloca em posição frágil.<br><br></div><div>Trabalhamos voluntariamente para o RILM e para ter acesso aos resumos precisamos pagar. Não me parece a melhor das situações.<br></div><div><br></div>A Academia Brasileira de Música ao se posicionar claramente sobre a questão, o acesso pago a informações geradas por nós mesmos, abre a possibilidade de debate. A ANPPOM me parece o fórum mais adequado para tal discussão. Como instituição que reúne os pesquisadores brasileiros da área da Música certamente terá mais condições e legitimidade para propor alternativas, levando em consideração inclusive as diferenças regionais, como você pontua.<br><br></div>Atenciosamente<br><br></div>André Cardoso<br></div><div class=""><div class="h5"><div class="gmail_extra"><br><div class="gmail_quote">Em 24 de abril de 2015 14:00, Damián Keller <span dir="ltr"><<a href="mailto:musicoyargentino@gmail.com" target="_blank">musicoyargentino@gmail.com</a>></span> escreveu:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left-width:1px;border-left-color:rgb(204,204,204);border-left-style:solid;padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div>Caros André, Maria Alice e colegas,</div><div><br></div><div>Gostaria de sublinhar a colocação do professor Diósnio, trazendo a discussão para o contexto mais amplo da produção e do acesso ao conhecimento.</div><div><br></div><div>> Considero a participação brasileira nos repositórios R importante. Ela integra ao mesmo tempo que divulga. No entanto, não posso deixar de manifestar que não é possível não termos uma contrapartida em forma de livre acesso quando os dados se referem a nossa própria produção.</div><div><br></div><div>A tendência atual é clara. Existe um aumento no acesso livre à produção científica e artística impulsionado pelo baixo custo de publicação na internet. Porém simultaneamente existe a tendência (fortemente induzida pelas editoras) de repassar o custo da publicação dos leitores para os autores. A nível internacional, essa prática já está institucionalizada em dois âmbitos: os eventos científicos (que cobram taxas abusivas sem fazer diferença entre pesquisadores de países centrais e periféricos) e os corpos editoriais dos periódicos de acesso restrito (que usam o trabalho altamente especializado dos pesquisadores, sem retribuição efetiva pelo tempo investido).</div><div><br></div><div>Ao ceder nosso trabalho para repositórios de acesso pago, ajudamos a legitimar mais uma instância do lucro através da produção acadêmica. Essa produção no Brasil é financiada pela verba para as universidades públicas. Porém essa verba não é distribuída de maneira uniforme. Ao concordar com o acesso restrito, ajudamos a legitimar a exclusão efetiva dos pesquisadores que estão trabalhando em universidades periféricas.</div><div><br></div><div>O acesso a verba para pesquisa na região Sudeste, na forma de apoio a participação em eventos, taxas para publicação e subscrição a periódicos e repositórios, pode exigir tempo e dedicação mas não é inviável. Em outras regiões, com destaque para o Norte e Nordeste, o acesso é simplesmente aleatório. O CNPq destina menos de 4% do seu orçamento para o Norte e desde 2012, zero para produtividade em pesquisa em Artes. Só para citar um exemplo próximo, a FAPAC não financia projetos de pesquisa em Artes. Portanto, aqui não temos nenhum programa de apoio a publicações de resultados de pesquisa, nem apoio para acesso a repositórios fechados.</div><div><br></div><div>Resumindo, tanto a nível internacional quanto regional, quem paga o preço da restrição no acesso à produção em pesquisa somos nós, pesquisadores.</div><div><br></div><div>Abraços,</div><div>Damián</div><div class="gmail_extra"><br clear="all"><div><div><br>Dr. Damián Keller | <a href="http://ccrma.stanford.edu/~dkeller" target="_blank">ccrma.stanford.edu/~dkeller</a><br>NAP | <a href="http://sites.google.com/site/napmusica" target="_blank">sites.google.com/site/napmusica</a></div></div><br></div></div>
</blockquote></div><br></div>
</div></div></blockquote></div><br></div></div>