<div dir="ltr"><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">Béhague apenas a lista em seu livro, página 9. Diz que foi apresentada em 1918. Peppercorn a cita em <i>Villa-Lobos: Collected Studies</i>, p. 75. Diz que foi a única peça brasileira regida por Felix Weingartner no Municipal do Rio em 1920. Appleby a menciona em <i>Heitor Villa-Lobos: a Bio-Bibliography</i>, p. 32. Dá detalhes de instrumentação, duração e estreia. Estes não coincidem com os de Béhague. Em <i>The Illustrated Lives of Great Composers: Heitor Villa-Lobos</i>, Peppercorn dedica um parágrafo à obra na página 39. A estreia teria sido em 15 de maio de 1917, com bailado de Norska Rouskaya, em "noite de benemerência e elegância", como diria Gasparotto. Na página 43 ela reproduz duas frase de uma crítica de Oscar Guanabarino (provavelmente, sobre uma das execuções de 1920). Na página 45, cita a execução por Weingartner em 1920. Tarasti, via de regra o melhor, apesar de algumas gafes grosseiras, como falar dos "irmãos Andrade" (Mário e Oswald ! ! ! ), a cita nas páginas 41, 47, 186 e 395. Na 47, menciona uma execução em Lisboa, em 1923 ou 1924. Na 395, cita execução em 1918, no Rio. Mas é uma das poucas peças que ele deixa de fora em suas análises. Em <i>The Villa-Lobos Letters translated and edited by Lisa Peppercorn</i>, ela diz que a peça constou do terceiro concerto de 1917, em 17 de novembro (o que à primeira vista parece contraditório com o que ela afirma na obra anteriormente citada). José Louzeiro, em seu <i>Villa-Lobos: o aprendiz de feiticeiro</i> (carinha de nojo), data a obra de 1916. Wisnik a cita e lhe dedica um pequeno parágrafo em <i>O coro dos contrários</i>, à página 30. Diz que foi executada em São Paulo sob regência do autor após a Semana de Arte Moderna. Tenho certeza de já ter lido maiores detalhes sobre essa obra, sinopse inclusa. Só pode ter sido no livro do Guérios. Mas não acho minha cópia. É para a Philhamonic? <br><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">Entrementes, você pode verificar aqui:<br><br><blockquote style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex" class="gmail_quote"><p><font face="Verdana" size="2"> As primeiras composições de 
Villa-Lobos,    apresentadas a partir de 1915 no Rio de Janeiro, 
constituem uma chave fundamental    para a compreensão de seus 
pertencimentos e atitudes: são músicas    como as duas primeiras 
Sinfonias, o poema sinfônico <i>O Naufrágio    de Kleonicos</i>, a ópera <i>Izaht</i>, as <i>Danças Características    Africanas</i> e a <i>Prole do Bebê</i>.
 É nesse momento que a própria    substância musical, aliada aos 
pronunciamentos do compositor, torna-se    documento etnográfico 
indispensável à análise. Ao    compreendermos os elementos estéticos 
acionados nas obras, podemos tirar    conclusões a respeito das opções 
que ele fez ao longo de    sua trajetória — pois é através dessas obras 
que ele, em    uma linguagem própria, emite sob forma musical um 
discurso que não    deixa por isso de ser social. Examinemos, então, as 
características    de cada uma dessas obras.</font></p>     <font face="Verdana" size="2">
 As primeiras sinfonias de Villa-Lobos, conforme    depoimento do 
próprio compositor a um biógrafo (Mariz 1949:39),    foram feitas de 
acordo com as regras postuladas por Vincent D’Indy em seu <i>Cours    de Composition Musicale</i>;
 a estética proposta por D’Indy, adotada    pelos professores do 
Instituto Nacional de Música, era ligada diretamente    à de Wagner. 
Também ligado a estéticas defendidas pelos    professores do Instituto 
estava seu <i>Naufrágio de Kleonicos</i>, poema    sinfônico cuja linguagem musical é uma clara emulação    dos princípios do pós-romantismo francês de <a name="TX04"></a>Saint-Saëns.
    Dessa forma, a aplicação das idéias estéticas de    Wagner, D’Indy e
 Saint-Saëns serviriam como prova da capacidade de Villa-Lobos    
enquanto compositor em face do <i>establishment</i> musical carioca.</font><br></blockquote><font face="Verdana" size="2"><br><a href="http://goo.gl/PwYzXC">http://goo.gl/PwYzXC</a><br><br></font></div><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><font face="Verdana" size="2">Alguma coisinha:<br><br><a href="http://goo.gl/v5BhBW">http://goo.gl/v5BhBW</a><br><br><a href="http://goo.gl/1PswL5">http://goo.gl/1PswL5</a><br><br><a href="http://goo.gl/x9TLom">http://goo.gl/x9TLom</a><br><br></font></div><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><font face="Verdana" size="2">Audível aqui:<br></font></div><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><font face="Verdana" size="2"><br><a href="http://goo.gl/wBN78K">http://goo.gl/wBN78K</a><br></font> </div><div class="gmail_extra"><br>-- <br><div class="gmail_signature"><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div>carlos palombini<br>professor de musicologia ufmg<br>professor colaborador ppgm-unirio<br><a href="http://goo.gl/KMV98I" target="_blank">ufmg.academia.edu/CarlosPalombini</a><br></div><div><a href="http://www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2" target="_blank">www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2</a><br><a href="http://scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ" target="_blank">scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ</a><br></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div></div></div></div></div></div></div>
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