<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html charset=windows-1252"></head><body style="word-wrap: break-word; -webkit-nbsp-mode: space; -webkit-line-break: after-white-space;" class=""><div class="">Olá,</div><div class=""><br class=""></div><div class="">Também me alinho aos contrários à greve, tanto como método de protesto para professores (que assim só se desarmam) mas, especialmente, nesta inoportunidade, a serviço das correntes à esquerda da Presidente dispostas a desestabilizá-la, em nome da insatisfação com a opção monetarista, ainda que com razão (afinal, a teoria ortodoxa, “cantochão” da literatura, só prevalece pela força dos interesses que representa, mas é capaz de prostrar governos; em 2012 os bancos levaram 54,6% do orçamento contra 21,7% da previdência, 4,3% da saúde e 3,4% da educação, as maiores despesas empenhadas, fonte TCU: Fisc Cultura 2013). Creio ingênuo não reconhecer a força do que contrariam em meio ao (des)equilíbrio de forças hoje colocado, e se é inócuo combatermos desse modo (mas não com boa ciência, que assim interrompemos), expor alunos é ainda menos eficaz, pois a melhor resposta à direita é a efetividade, e não a paralisação do Estado (no enfrentamento das graves assimetrias de que padecemos). Se a militância kamikase tem essa perspectiva revolucionária utópica, que de modo extemporâneo se nutre do que critica, deve ser democraticamente enfrentada. </div><div class=""><br class=""></div><div class=""> Creio que:</div><div class=""><br class=""></div><div class="">1) os problemas residuais ou crônicos da universidade pública tem, em sua maioria, solução endógena, e no geral não ameaçam o sistema a médio prazo, e os que dependiam das exógenas foram razoavelmente equacionados, como apontaram as colegas que me precederam; </div><div class=""><br class=""></div><div class="">2) não há perspectiva de solução do movimento a curto prazo:</div><div class=""><div class="">- o contingenciamento é macroestrutural, e depende de costura com todas as demais áreas do governo;</div></div><div class="">- o nosso orçamento ser predominantemente “carimbado" não deriva das opções da Dilma; a margem discricionária é tão baixa quanto é grande a necessidade de eficiência (aqui, interpretações ortodoxas frequentes costumam nos levar a críticas com vieses que só nela se justificam);</div><div class="">- o desempenho da Petrobrás, no qual se apoiou o Governo (ainda mais o Estadual, UERJ que o diga), depende de reestruturação do preço da commodity, derrubado quase à metade pelos árabes por questões geopolíticas, para a alegria do 3º turno (<a href="http://iurl.no/7nd83" class="">iurl.no/7nd83</a>);</div><div class=""><br class=""></div><div class="">Um erro.</div><div class=""><br class=""></div><div class="">Bjs</div><div class="">Alexandre</div><div class=""><br class=""></div><div class=""><br class=""></div><div class=""><br class=""></div><br class=""><div><blockquote type="cite" class=""><div class="">Em 01/06/2015, à(s) 07:15, Adriana Lopes Moreira <<a href="mailto:adrimauricio@uol.com.br" class="">adrimauricio@uol.com.br</a>> escreveu:</div><br class="Apple-interchange-newline"><div class=""><div class="">Olá a todos,</div>
<div class=""> </div>
<div class="">Concordo com a Carole Gubernikoff e com a Saloméa Gandelman.</div>
<div class=""> </div>
<div class="">E acrescento meu depoimento pessoal: sou professora, quero ter o direito de prestar a minha contribuição ao ensino e à sociedade tendo acesso à sala de aula onde trabalho. Discordo veementemente dessas greves intermináveis. Desde que ingressei na Graduação, em 1988, sou obrigada a conviver com elas. Temos que encontrar outros meios de nos fazer ouvir e que não tenham como efeito colateral o benefício político de outrem - talvez participando mais ativamente da adminstração das nossas próprias universidades, representações estas a que sempre temos acesso, bastando nos candidatarmos. Temos plenas condições de ter um ensino cíclico de qualidade, de dentro da nossa sala de aula para a sociedade, para a nossa sala de aula. Suspender as aulas é quebrar esse ciclo virtuoso, é um desserviço social.</div>
<div class=""> </div>
<div class="">Abraços,</div>
<div class="">Adriana Lops Moreira</div>
<div class=""> </div>
<div class=""> </div>
<div class=""><span style="font-family: Calibri; font-size: 11px;" class="">Profa. Dra. Adriana Lopes Moreira</span></div>
<div class="">
<div style="font-family: Helvetica; font-size: 12px;" class="">
<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt;" class=""><span style="font-family: Calibri;" class=""><span style="font-size: 11px;" class="">Dep. Música, USP</span></span></div>
<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt;" class=""><span style="font-family: Calibri;" class=""><span style="font-size: 11px;" class="">Vice-coordenadora do PPGMUS-ECA-USP</span></span></div>
<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt;" class=""><span style="font-family: Calibri; font-size: 11px;" class="">Editora da Revista OPUS, ANPPOM</span></div>
</div>
<div style="font-family: Helvetica; font-size: 12px;" class="">
<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt;" class="">
<div style="font-family: Helvetica;" class="">
<div class=""><span style="font-family: Calibri;" class=""><span style="font-size: 11px;" class=""> </span></span></div>
</div>
</div>
</div>
<div style="font-family: Helvetica; font-size: 12px;" class=""> </div>
</div>
<hr style="border-top: 1px solid #ccc;" class="">
<div class=""><br class=""><strong class="">De:</strong> <a href="mailto:salomea.gandelman@gmail.com" class="">salomea.gandelman@gmail.com</a><br class=""><strong class="">Enviada:</strong> Domingo, 31 de Maio de 2015 22:45<br class=""><strong class="">Para:</strong> <a href="mailto:carole.gubernikoff@gmail.com" class="">carole.gubernikoff@gmail.com</a>,<a href="mailto:sonologia-l@listas.unicamp.br" class="">sonologia-l@listas.unicamp.br</a><br class=""><strong class="">Assunto:</strong> [ANPPOM-Lista] [Sonologia-l] os párias educadores<br class=""><br class=""> BRAVO, Carole. Salomea<br class=""> </div>
<div class="moz-cite-prefix">On 31/05/2015 12:45, Carole Gubernikoff wrote:</div>
<blockquote cite="mid:CAJyvviHSe=rFpE7_L0KLokqPECBau8SPkwPGqTc5Cdf3r9CEhg@mail.gmail.com" class="">
<div dir="ltr" class="">Este tipo de retórica tem impedido a ANDES de avançar na negociações e o fracasso das negociações há quatro anos refletem este estado de coisas. Quanto à carreira, as reformas recentes agradaram à grande maioria dos docentes que estão fazendo suas promoções. A promoção a titular tem acontecido em todas as universidades. 
<div class="">Somos todos contra o corte de verbas para a educação, mas usufruímos durante os últimos anos dos concursos que estão renovando os quadros dos departamentos, da expansão das universidades federais com a criação inédita de novas universidades e escola técnicas, com a criação de novas vagas e concursos para servidores técnicos. Gostaria de manifestar meu descontentamento com a perversidade das condições de trabalho para os docentes, do fracasso da construção de novas unidades em vários campi, sem ser tutorada por este discurso que não me representa, pois sou professora e não concordo em prejudicar os alunos nas últimas semanas do semestre para uma reposição que será ou perversa ou falsa e prefiro o diálogo à retórica. </div>
<div class="">Sinto muito se decepciono alguns colegas, mas não me sinto nem representada nem satisfeita com o esvaziamento dos campi, com a retórica entre "puxadores" de greve e suas estratégias de chamar à radicalidade e fracassar no diálogo. Nunca usei e não usarei a expressão "a  chapa vai esquentar em baixo deles". </div>
<div class=""> </div>
<div class="">Abraços, </div>
<div class="">Carole</div>
<div class=""> </div>
<div class=""> </div>
<div class=""> </div>
</div>
<div class="gmail_extra"><br class="">
<div class="gmail_quote">Em 31 de maio de 2015 01:29, Carlos Palombini <span dir="ltr" class=""><<a href="x-msg://7/undefined//compose?to=cpalombini@gmail.com" target="_blank" class="">cpalombini@gmail.com</a>></span> escreveu:<br class="">
<blockquote class="gmail_quote" style="margin: 0 0 0
            .8ex; border-left: 1px #ccc solid; padding-left: 1ex;">
<div dir="ltr" class="">
<div class="gmail_default" style="font-family: arial,helvetica,sans-serif;"> </div>
<div class="gmail_default" style="font-family: arial,helvetica,sans-serif;">(Péssima retórica, mas boa análise).<br class=""> <br class=""><p style="text-align: justify;" class=""><span style="" class="">Os profissionais do ensino público federal devem deflagrar uma greve a partir de amanhã, dia 28 de maio. Ao lado da intensa luta dos educadores nos municípios e estados que se alastra diante da intransigência das autoridades, a greve do ensino federal completa o cenário desta que, segunda a presidente, deveria ser a “Pátria Educadora”.</span></p><p style="text-align: justify;" class=""><span style="" class="">Essa “Pátria Educadora”, como outras bravatas eleitorais (de que o peso da crise não seria jogado sobre os ombros dos trabalhadores, de que o ajuste não implicará em perda de direitos, etc.), se dissolve agora em pura hipocrisia. A urgência e necessidade do ajuste imposto para salvar o capital de sua própria crise, consome na fogueira da insanidade o corpo febril do doente para salvar o vírus. Na sanha saneadora revelam-se as verdadeiras intenções de classe que atingem diretamente aqueles transformados em “párias educadores”. No moderno sistema de castas, os <em class="">chátrias </em>(governantes) contemporâneos condenam aqueles que vivem de seu trabalho ao abismo social, alguns mais que intocáveis (<em class="">dalitss – abaixo dos cães</em>), são invisíveis, só podem sair à noite e se tentam aparecer são encarcerados até morrer de forme (entre nós conhecidos como “terceirizados”).</span></p><p style="text-align: justify;" class=""><span style="" class="">No que tange ao ensino público federal, no entanto, os efeitos do ajuste fiscal, ainda que suficientes para justificar a reação grevista da categoria, não explicam a dimensão do problema e, talvez, escondam o essencial.</span></p><p style="text-align: justify;" class=""><span style="" class="">No ano de 2011 o ANDES-SN, percorreu o país alertando sobre o risco de desmonte que sofria a carreira docente e os fundamentos da proposta do governo que implicava em uma concepção de universidade que fere mortalmente a autonomia universitária, o caráter público e gratuito do ensino público federal e a qualidade do ensino. Durante mais de um ano o governo e, principalmente, o MEC se fizeram de surdos, num espetáculo de arrogância e desconsideração.</span></p><p style="text-align: justify;" class=""><span style="" class="">O resultado foi, em 2012, uma grande greve nacional exigindo que se discutisse a carreira docente, a questão salarial e as condições de trabalho. O governo e o então Ministro da Educação, o senhor Aloísio Mercadante (talvez o mais incompetente dos últimos que por ali passaram), apenas intensificaram a omissão, transformando o problema do Ensino Público Federal num mero problema orçamentário, não à toa a negociação foi deslocada para o Ministério do Planejamento e para as garras gélidas e burocráticas da czarina do orçamento, a senhora Mirian Bechior.</span></p><p style="text-align: justify;" class=""><span style="" class="">Com o requinte de um desfecho no qual o governo assina um acordo com uma entidade sindical fantasma (que dizia representar apenas cinco das 53 IFES) e impõe uma carreira que desestrutura e precariza o trabalho docente, parcela em três anos um suposto reajuste que acabou (como prevíamos) ficando abaixo da inflação e nem sequer acena para a (já naquela ocasião) gravíssima situação das condições de trabalho e infra-estrutura nas universidades, precarizadas por uma expansão sem os recursos necessários.</span></p><p style="text-align: justify;" class=""><span style="" class="">A justificativa do governo, repetida como um mantra à época foi que diante da possibilidade da crise o governo “priorizava a manutenção dos empregos no setor privado”. Isso significa que o fundo público seria desviado na forma de generosas contribuições à iniciativa privada na forma de subsídios e isenções fiscais diante da vaga promessa de manter o nível de emprego. Para aqueles que acreditam que o governo não cumpre suas promessas, vai aí o desmentido cabal: a renúncia fiscal entre 2012 e 2014 cresceu 409%. O gasto previsto na educação entre 2012 e 2014 variou de 86,9 bilhões para 94,2 bilhões, ou seja, algo próximo de 7,5%.</span></p><p style="text-align: justify;" class=""><span style="" class="">O quadro se agrava pelo fato de que desde abril de 2014 o ANDES-SN tenta negociar com o MEC e encontra a mesma disposição. O secretário da SESU, secretaria de ensino superior do MEC, Paulo Speller, nesta suposta negociação em 23 de abril de 2014, chegou a assinar um termo de compromisso no qual assumia que os pontos apresentados por nosso sindicato sobre a carreira poderiam ser a base para começar uma negociação. Evidente que isso, de acordo com o MECb (movimento de empurrar com a barriga), implicaria numa longa discussão conceitual – o que na verdade quer dizer basicamente “podemos conversar qualquer coisa desde que não implique em impactos orçamentários!”.</span></p><p style="text-align: justify;" class=""><span style="" class="">Quando o ANDES-SN se encontra agora dia 22 de maio (um ano e um mês depois), recebe a seguinte posição do senhor Luiz Claudio Costa, Secretário Executivo e Ministro da Educação em exercício (o filósofo Renato Janine Ribeiro estava no exterior): que não seria possível começar a negociação pelos pontos acordados há mais de um ano atrás, pois o Secretário não podia, apesar de representar o Ministério na reunião, assinar aquilo em nome do Ministério (!!!???); que a área da educação seria afetada com um corte de R$ 9 bilhões, mas que o governo pretende “consolidar a expansão das universidades e institutos federais” mesmo assim; e, que a possibilidade de greve gerou um “desconforto no MEC” porque estaríamos diante de “um novo governo que acaba de assumir e, portanto, não se poderia considerar que houve falta de negociação”.</span></p><p style="text-align: justify;" class=""><span style="" class="">Vejam a que ponto chega a cara de pau destes senhores. Depois de mais de um ano sem negociação, suspendem os únicos pontos acordados e afirmam, surpreendentemente, que se trata de um novo governo e que precisam de mais tempo para estudar a pauta apresentada. O “desconforto” do MEC não deveria se dar pelo fato que a categoria exerce seu direito constitucional de se defender com todas as armas que dispõe, inclusive a greve, mas pelo fato de que há doze anos e vários ministros uma crise sem precedentes se abate sobre aquilo que eles deveriam administrar. Não por uma ou outra conjuntura desfavorável, mas como resultado da linha que foi imposta de forma autoritária e diante dos claros clamores da categoria que denunciava que o resultado seria exatamente o que hoje vemos.</span></p><p style="text-align: justify;" class=""><span style="" class="">Já em 2012 o então burocrata de plantão, o Ministro Mercadante, se dizia surpreendido pela greve, pois tudo ia bem nas universidades e institutos federais e que vivíamos uma “crise de crescimento”, com o tempo tudo daria certo. É neste sentido que temos que entender a afirmação aparentemente paradoxal do ministro em exercício, segundo a qual serão cortados 9 bilhões, mas que ele espera “consolidar” a expansão. E de fato assim será, pois a consolidação da expansão é a consagração do crescimento com precarização de condições de trabalho, de salários e da carreia docente.</span></p><p style="text-align: justify;" class=""><span style="" class="">O que está por trás deste circo é que o governo segue acreditando em sua formula mágica: apoiar o capital privado (afinal o senhor Levy Mãos de Tesoura não disse que a função do Estado é criar as condições para que a economia privada funcione?), para crescer a economia, aumentando desta forma a arrecadação e aí, depois de desfalcar o fundo público pagando o preço do parasitismo financeiro, o que sobrar, pouco a pouco, destinar para as outras áreas secundárias (educação, saúde, saneamento, etc.). Desta maneira o que o governo espera é que seu ajuste funcione, a economia volte a crescer e tudo vai dar certo.</span></p><p style="text-align: justify;" class=""><span style="" class="">O que é preciso entender é que o retrato de hoje na educação brasileira não é um problema de percurso no interior de um plano virtuoso. É o resultado natural e esperado de tal plano supostamente virtuoso. No caso específico do ensino público federal a meta do governo era um setor expandido que gastasse a mesma coisa ou proporcionalmente menos para assim ser considerado eficiente. Para tanto as instituições federais de ensino deveriam ser criativas na captação de recursos, vendendo serviços, fazendo parcerias com iniciativa privada, cortando gastos, isto é, aplicando as verdades consagradas de uma gestão empresarial à esfera pública.</span></p><p style="text-align: justify;" class=""><span style="" class="">Uma das soluções geniais foi que, quanto ao pessoal, deve-se distinguir atividades fins de atividades meios e estas últimas podem e devem ser terceirizadas – afinal, para que serve mesmo numa instituição de ensino atividades como limpeza, manutenção, segurança e outras destinadas às castas inferiores dos intocáveis. Eis que um tempo depois as universidades não podem começar suas aulas e outras atividades fins porque não funcionam as atividades meio. Porque os corredores estão cheios de lixo, os prédios caindo (e não é mera figura de linguagem), com casos de assalto, estupro e outros no interior dos campi. Os trabalhadores terceirizados e precarizados sem salários, em alguns casos há mais de cinco meses, sendo trocados de uma para outra unidade, de uma para outra empresa, sem vale alimentação e transporte, sem direitos.</span></p><p style="text-align: justify;" class=""><span style="" class="">O número de alunos mais que dobrou, mas o número de professores, entre entradas e saídas, permanece na melhor das hipóteses o mesmo. Salas de aula são transferidas para containers, numa justiça poética à intensa mercantilização do ensino, e agora ameaçadas de ser despejadas destes por falta de pagamento às empresas que oferecem tal precarização. Alunos sem assistência estudantil, alojamentos, restaurantes, bibliotecas, com suas bolsas já insuficientes sendo suspensas.</span></p><p style="text-align: justify;" class=""><span style="" class="">Mas não devemos ser tão duros em nossa análise. Afinal, este é um “governo que está apenas começando”… ou serão mais de doze anos? Mas, são outras pessoas, sai Paulo entra Jesualdo na SESU (Paulo deve ter sido mandado de volta para a escola de burocratas porque por um momento leu um documento e concordou com seus termos ao invés de nos enrolar como foi treinado para fazer). Sai o sociólogo Haddad que vendeu um plano incrível no qual tudo daria certo se nada desse errado e não ficou para ver o estrago, entra o economista que não entende muito de economia e um pouco menos de educação, que passou pela Ciência e Tecnologia (coisa que ele também não entende), depois Cid o Breve que destruiu a educação estadual no Ceará, e agora o filósofo hobbesiano emprenhado em olhar lá do Estado, que se localiza acima da sociedade, a guerra de todos contra todos aqui em baixo.</span></p><p style="text-align: justify;" class=""><span style="" class="">O problema é que durante todo este tempo, aqui em baixo, filósofos, economistas, sociólogos, engenheiros, cientistas, e muitas outras pessoas das mais diferentes áreas da produção do conhecimento, da ciência, da tecnologia, do ensino, da pesquisa, que escolheram o ensino público, têm de sobreviver em uma carreira em que coexistem três situações previdenciárias (você pode se aposentar com todo seu salário, com uma boa parte dele ou só com o piso da previdência); professores doutores tendo que esperar três anos de estágio probatório para serem reconhecidos como… professores doutores; professores dos colégios de aplicação tendo que brigar para provar que aquilo também é ensino, pesquisa e extensão e que têm também o direito de se qualificar; gente andando de um lado para o outro com seus livros e o séquito de alunos atrás porque vagam no deserto sem salas e sem manjedoura onde parir seus messias, com bibliotecas que se assemelham mais a museu de livros raros que local com exemplares em número suficiente para consulta e estudo.</span></p><p style="text-align: justify;" class=""><span style="" class="">Agora já se fala em estender o sistema de OS para contratar professores nas Universidades – sistema que tem sido tão útil na saúde, não é verdade?</span></p><p style="text-align: justify;" class=""><span style="" class="">E os senhores do ministério estão um pouco “desconfortáveis” com a possibilidade de uma greve!? Faz sentido, pois a greve torna visível a crise que eles querem jogar para debaixo do tapete. Pois que fiquem desconfortáveis, quanto mais melhor, porque a chapa vai esquentar embaixo deles.</span></p><p style="text-align: justify;" class=""><span style="" class="">Em defesa do ensino público, gratuito e de qualidade, em defesa da carreira docente dos profissionais do ensino público federal, em defesa das condições dignas de trabalho e estudo, em defesa da pauta dos técnicos administrativos e dos estudantes, em defesa dos direitos dos trabalhadores e contra a terceirização, contra o ajuste para salvar o capital e contra os cortes na educação. Contra este carma não dá para esperar a reencarnação. É greve.</span></p><p style="text-align: justify;" class=""><span style="font-size: 14px; color: #444444; line-height: 1.7;" class="">***</span></p>
<div style="text-align: justify;" class=""><p class=""><strong style="font-size: 14px; line-height: 1.7;" class=""><span style="color: #ff0000;" class="">Mauro Iasi </span></strong><span style="" class="">é professor adjunto da Escola de Serviço Social da UFRJ, pesquisador do NEPEM (Núcleo de Estudos e Pesquisas Marxistas), do NEP 13 de Maio e membro do Comitê Central do PCB. É autor do livro</span><span style="font-size: 14px; color: #444444; line-height: 1.7;" class=""> </span><span style="color: #ff0000;" class=""><a href="http://www.boitempoeditorial.com.br/v3/titles/view/48#.Ul8Kh1Csh8E" target="_blank" class=""><span style="color: #ff0000;" class=""><em class="">O dilema de Hamlet: o ser e o não ser da consciência</em></span></a></span><span style="" class=""> (Boitempo, 2002) e colabora com os livros <span style="color: #ff0000;" class=""><a href="http://www.boitempoeditorial.com.br/v3/titles/view/cidades-rebeldes" target="_blank" class=""><span style="color: #ff0000;" class=""><em class="">Cidades rebeldes: Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil</em></span></a></span> e <span style="color: #ff0000;" class=""><a href="http://www.boitempoeditorial.com.br/v3/titles/view/gy%C3%B6rgy-lukacs-e-a-emancipacao-humana" target="_blank" class=""><span style="color: #ff0000;" class=""><em class="">György Lukács e a emancipação humana</em></span></a></span> (Boitempo, 2013), organizado por Marcos Del Roio. Colabora para o </span><strong style="font-size: 14px; line-height: 1.7;" class=""><span style="color: #ff0000;" class="">Blog da Boitempo </span></strong><span style="" class="">mensalmente, às quartas.</span></p>
<a href="http://goo.gl/LZQLKU" target="_blank" class="">http://goo.gl/LZQLKU</a><span class="HOEnZb"><span style="color: #888888;" class=""><br class=""> </span></span></div>
<span class="HOEnZb"><span style="color: #888888;" class=""><br class=""> </span></span></div>
<span class="HOEnZb"><span class="HOEnZb"><span style="color: #888888;" class="">-- <br class=""></span></span></span>
<div class="">
<div dir="ltr" class="">
<div class="">
<div dir="ltr" class="">
<div class="">
<div dir="ltr" class="">
<div class="">carlos palombini<br class=""> professor de musicologia ufmg<br class=""> professor colaborador ppgm-unirio<br class=""> <a href="http://goo.gl/KMV98I" target="_blank" class="">ufmg.academia.edu/CarlosPalombini</a></div>
<div class=""><a href="http://www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2" target="_blank" class="">www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2</a><br class=""> <a href="http://scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ" target="_blank" class="">scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ</a></div>
</div>
</div>
</div>
</div>
</div>
</div>
</div>
<br class=""> _______________________________________________<br class=""> sonologia-l mailing list<br class=""> <a href="x-msg://7/undefined//compose?to=sonologia-l@listas.unicamp.br" target="_blank" class="">sonologia-l@listas.unicamp.br</a><br class=""> <a href="https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/sonologia-l" target="_blank" class="">https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/sonologia-l</a><br class=""> </blockquote>
</div>
</div>
<br class=""><fieldset class="mimeAttachmentHeader"></fieldset><br class="">
<pre class="">________________________________________________
Lista de discussões ANPPOM
<a class="moz-txt-link-freetext" href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a>
________________________________________________</pre>
</blockquote>
<div class=""><br class=""> ________________________________________________<br class="">Lista de discussões ANPPOM<br class=""><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank" class="">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br class="">________________________________________________</div>________________________________________________<br class="">Lista de discussões ANPPOM<br class=""><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" class="">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br class="">________________________________________________</div></blockquote></div><br class=""></body></html>