<div dir="ltr"><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">O LAMUS (Laboratório de Musicologia do DM-FFCLRP/USP); o ECOAR 
(Estudos em Corpo e Arte da EACH/USP) e o Grupo de Pesquisa em 
Musicologia e Performance do IA-UFRGS convidam para o I Encontro 
Internacional de Estudos de Gênero, Corpo e Música: representações, 
discursos e práticas, que ocorrerá nos dias 5, 6, e 7 de agosto de 2015 
na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo 
(USP-Leste). O evento propõe criar um espaço interdisciplinar de 
reflexão e discussão sobre as temáticas que envolvem e dialogam com os 
estudos de gênero, corpo e música. <br> <br>Ao lançar um olhar reflexivo 
sobre as relações entre música e estudos de gênero compreendemos que 
gênero relaciona-se diretamente com questões configuradas por discursos 
que emergem das expressões e representações de raça, etnia, corpo e 
sexualidade. Inscreve o social no corpo, representando-o. Sobre estas plataformas de vivências, concretas e/ou imaginadas, o corpo
 ganha eloquência e consubstancia-se nas condições críticas das escolhas
 dramáticas que o localizam. Ademais, consideramos que os estudos 
de gênero não configuram apenas uma área de interesse temática mas uma 
lente, uma ruptura epistemológica com a normalidade e a normatividade 
presentes em métodos, técnicas, enfoques e com a documentação 
tradicionalmente utilizados para pesquisa. Assim, pretendemos 
problematizar esta abertura de possibilidades como campo de reflexão, 
buscando lançá-la sobre as representações e as relações de poder geradas
 e alimentadas por este processo construtivo, questionando a dualidade 
de gênero, as normativas sobre práticas e estilos musicais e refletindo 
sobre corpo, gênero e sexualidade enquanto performance. Ambicionamos 
ainda estabelecer relações entre os grupos incipientes ou consolidados 
que desenvolvem trabalhos nesta temática, fomentando a discussão entre 
pesquisadores e estudiosos que possam interessar-se pelo tema, 
abrangendo áreas afins a partir de uma perspectiva multidisciplinar. Por
 fim, o Encontro, através da estrutura de conferências, simpósios 
temáticos, sessões de comunicação, mesas de discussão e apresentações 
artísticas, busca explorar todos os campos de possibilidades que se 
abrem a partir dos estudos de gênero, englobando tanto o trabalho 
criativo-interpretativo quanto o trabalho musicológico-analítico.<p>
 O Encontro está aberto para pesquisadores, artistas, estudantes e 
profissionais da música e de áreas afins para apresentar propostas de 
simpósios temáticos, artigos, trabalhos artísticos, relatos e resultados
 de pesquisas em andamento ou concluídas nas áreas da Musicologia 
Histórica, Sistemática, Etnomusicologia, Música Popular, Estudos 
Culturais, Investigações Qualitativas, Criação Musical e Artística, 
Performance e Pesquisa Artística, e áreas afins que dialoguem com a 
perspectiva dos estudos de gênero, corpo e música.</p><p>Serão aceitas propostas em português, inglês e espanhol. As propostas poderão ser enviadas em três categorias: (1) comunicações 
individuais; (2) propostas para simpósios temáticos; (3) propostas de 
performance. Os trabalhos individuais enviados para integrar as 
Sessões de Comunicação serão enviados diretamente para a Comissão 
Organizadora (conforme calendário abaixo), contendo resumos de no máximo
 300 palavras, acrescidos de bibliografia de referência, área temática à
 qual deseja vincular-se, nome, instituição, correio eletrônico para 
contato e um breve currículo de até 150 palavras. Os trabalhos 
devem se ater às áreas temáticas propostas pela Comissão Organizadora, 
tanto para trabalhos individuais como para os Simpósios Temáticos, que 
serão enviadas como propostas à Comissão pelos pesquisadores 
interessados. Ambos serão espaços para a apresentação e debate de 
pesquisas, práticas sociais e artísticas e/ou intervenções sobre um 
mesmo tema.<br>  </p><p>Áreas Temáticas<br>  Gêneros, etnias e mídias: discursos normativos e representações de poder<br>  Transversalidade, gênero e raça em música<br>  Performance, criação musical, corpo e corporeidade</p><p>
 As apresentações dos trabalhos estarão vinculadas as Sessões de 
Comunicação e aos Simpósios Temáticos e terão duração de vinte minutos, 
com dez minutos de debate. Para propostas de performance será 
necessário o envio de um material em áudio ou vídeo postado na rede de 
compartilhamento escolhida pelo proponente, enviando apenas o link para a
 Comissão Organizadora, acompanhado de um memorial sobre a proposta de 
até três laudas, também com o tempo máximo de vinte minutos para 
apresentação.<br> </p><p>As propostas de Simpósios Temáticos serão organizadas 
por ao menos duas e no máximo três pessoas coordenadoras, pelo menos uma
 doutora ou de notório saber em sua área, observando que não pertençam à
 mesma Universidade, Faculdade, Instituto ou grupo. A proposta de 
Simpósio Temático deverá conter: título do Simpósio Temático; nomes das 
pessoas proponentes, indicando a instituição, grupo a que pertencem, 
grau de titulação, correio eletrônico, endereço completo e telefones; um
 resumo da proposta, com até 3000 caracteres com espaço, abrangendo o 
tema do simpósio temático, sua relevância e alguns de seus possíveis 
desdobramentos. Caberá aos coordenadores dos Simpósios Temáticos 
avaliar e selecionar os textos encaminhados ao seu ST, com a 
possibilidade de ter até 6 apresentações (uma seção de funcionamento) ou
 12 apresentações (duas seções de funcionamento). Salientamos que é de 
responsabilidade dos proponentes dos Simpósios Temáticos a aprovação das
 propostas enviadas. As propostas submetidas para os Simpósios 
Temáticos deverão ser enviadas para os e-mails dos coordenadores de cada
 Simpósio (divulgados no site do Encontro na data estipulada no 
cronograma), contendo no máximo 300 palavras, acrescidas de bibliografia
 de referência, correio eletrônico para contato e um breve currículo de 
até 150 palavras.<br> </p><p>Endereço de submissão das propostas individuais e simpósios temáticos <a href="mailto:gresmugen@gmail.com">gresmugen@gmail.com</a><br> </p><p>Data limite de envio das propostas para os simpósios temáticos 15 de junho<br> </p><p>Data de divulgação das propostas de simpósios temáticos aprovados 25 de junho<br>
 </p><p>Data limite para envio das propostas de comunicação individual, 
propostas artísticas (para o email do congresso) e das comunicações para
 os simpósios temáticos (para o email dos coordenadores) 30 de junho<br>
 </p><p>Data de divulgação das propostas aprovadas para comunicação individual,
 apresentações artísticas e para comunicações nos simpósios temáticos 10
 de julho</p><p>  Isabel Porto Nogueira (UFRGS)<br> Laila Rosa (UFBA)<br> Catarina Domenici (UFRGS)<br> Heloísa Duarte (UNIP-SP) <br> Lorena Valdebenito (UAH-Chile)<br> Diósnio Machado Neto (USP)<br> Marília Velardi (USP)<br> Susan Campos Fonseca (Universidad de Costa Rica)<br> Liv Sovik (UFRJ)<br> Adriana Facina (UFRJ) <br> Carlos Palombini (UFMG)<br> Luciano Zanata (UFRGS)<br> Osmundo Pinho (UFRB)<br> Rafael Noleto (UNESPAR)</p></div>-- <br><div class="gmail_signature"><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div>carlos palombini<br>professor de musicologia ufmg<br>professor colaborador ppgm-unirio<br><a href="http://goo.gl/KMV98I" target="_blank">ufmg.academia.edu/CarlosPalombini</a><br></div><div><a href="http://www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2" target="_blank">www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2</a><br><a href="http://scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ" target="_blank">scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ</a><br></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div></div></div></div></div></div></div>
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