<div dir="ltr"><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">O LAMUS (Laboratório de Musicologia do DM-FFCLRP/USP); o ECOAR
(Estudos em Corpo e Arte da EACH/USP) e o Grupo de Pesquisa em
Musicologia e Performance do IA-UFRGS convidam para o I Encontro
Internacional de Estudos de Gênero, Corpo e Música: representações,
discursos e práticas, que ocorrerá nos dias 5, 6, e 7 de agosto de 2015
na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo
(USP-Leste). O evento propõe criar um espaço interdisciplinar de
reflexão e discussão sobre as temáticas que envolvem e dialogam com os
estudos de gênero, corpo e música. <br> <br>Ao lançar um olhar reflexivo
sobre as relações entre música e estudos de gênero compreendemos que
gênero relaciona-se diretamente com questões configuradas por discursos
que emergem das expressões e representações de raça, etnia, corpo e
sexualidade. Inscreve o social no corpo, representando-o. Sobre estas plataformas de vivências, concretas e/ou imaginadas, o corpo
ganha eloquência e consubstancia-se nas condições críticas das escolhas
dramáticas que o localizam. Ademais, consideramos que os estudos
de gênero não configuram apenas uma área de interesse temática mas uma
lente, uma ruptura epistemológica com a normalidade e a normatividade
presentes em métodos, técnicas, enfoques e com a documentação
tradicionalmente utilizados para pesquisa. Assim, pretendemos
problematizar esta abertura de possibilidades como campo de reflexão,
buscando lançá-la sobre as representações e as relações de poder geradas
e alimentadas por este processo construtivo, questionando a dualidade
de gênero, as normativas sobre práticas e estilos musicais e refletindo
sobre corpo, gênero e sexualidade enquanto performance. Ambicionamos
ainda estabelecer relações entre os grupos incipientes ou consolidados
que desenvolvem trabalhos nesta temática, fomentando a discussão entre
pesquisadores e estudiosos que possam interessar-se pelo tema,
abrangendo áreas afins a partir de uma perspectiva multidisciplinar. Por
fim, o Encontro, através da estrutura de conferências, simpósios
temáticos, sessões de comunicação, mesas de discussão e apresentações
artísticas, busca explorar todos os campos de possibilidades que se
abrem a partir dos estudos de gênero, englobando tanto o trabalho
criativo-interpretativo quanto o trabalho musicológico-analítico.<p>
O Encontro está aberto para pesquisadores, artistas, estudantes e
profissionais da música e de áreas afins para apresentar propostas de
simpósios temáticos, artigos, trabalhos artísticos, relatos e resultados
de pesquisas em andamento ou concluídas nas áreas da Musicologia
Histórica, Sistemática, Etnomusicologia, Música Popular, Estudos
Culturais, Investigações Qualitativas, Criação Musical e Artística,
Performance e Pesquisa Artística, e áreas afins que dialoguem com a
perspectiva dos estudos de gênero, corpo e música.</p><p>Serão aceitas propostas em português, inglês e espanhol. As propostas poderão ser enviadas em três categorias: (1) comunicações
individuais; (2) propostas para simpósios temáticos; (3) propostas de
performance. Os trabalhos individuais enviados para integrar as
Sessões de Comunicação serão enviados diretamente para a Comissão
Organizadora (conforme calendário abaixo), contendo resumos de no máximo
300 palavras, acrescidos de bibliografia de referência, área temática à
qual deseja vincular-se, nome, instituição, correio eletrônico para
contato e um breve currículo de até 150 palavras. Os trabalhos
devem se ater às áreas temáticas propostas pela Comissão Organizadora,
tanto para trabalhos individuais como para os Simpósios Temáticos, que
serão enviadas como propostas à Comissão pelos pesquisadores
interessados. Ambos serão espaços para a apresentação e debate de
pesquisas, práticas sociais e artísticas e/ou intervenções sobre um
mesmo tema.<br> </p><p>Áreas Temáticas<br> Gêneros, etnias e mídias: discursos normativos e representações de poder<br> Transversalidade, gênero e raça em música<br> Performance, criação musical, corpo e corporeidade</p><p>
As apresentações dos trabalhos estarão vinculadas as Sessões de
Comunicação e aos Simpósios Temáticos e terão duração de vinte minutos,
com dez minutos de debate. Para propostas de performance será
necessário o envio de um material em áudio ou vídeo postado na rede de
compartilhamento escolhida pelo proponente, enviando apenas o link para a
Comissão Organizadora, acompanhado de um memorial sobre a proposta de
até três laudas, também com o tempo máximo de vinte minutos para
apresentação.<br> </p><p>As propostas de Simpósios Temáticos serão organizadas
por ao menos duas e no máximo três pessoas coordenadoras, pelo menos uma
doutora ou de notório saber em sua área, observando que não pertençam à
mesma Universidade, Faculdade, Instituto ou grupo. A proposta de
Simpósio Temático deverá conter: título do Simpósio Temático; nomes das
pessoas proponentes, indicando a instituição, grupo a que pertencem,
grau de titulação, correio eletrônico, endereço completo e telefones; um
resumo da proposta, com até 3000 caracteres com espaço, abrangendo o
tema do simpósio temático, sua relevância e alguns de seus possíveis
desdobramentos. Caberá aos coordenadores dos Simpósios Temáticos
avaliar e selecionar os textos encaminhados ao seu ST, com a
possibilidade de ter até 6 apresentações (uma seção de funcionamento) ou
12 apresentações (duas seções de funcionamento). Salientamos que é de
responsabilidade dos proponentes dos Simpósios Temáticos a aprovação das
propostas enviadas. As propostas submetidas para os Simpósios
Temáticos deverão ser enviadas para os e-mails dos coordenadores de cada
Simpósio (divulgados no site do Encontro na data estipulada no
cronograma), contendo no máximo 300 palavras, acrescidas de bibliografia
de referência, correio eletrônico para contato e um breve currículo de
até 150 palavras.<br> </p><p>Endereço de submissão das propostas individuais e simpósios temáticos <a href="mailto:gresmugen@gmail.com">gresmugen@gmail.com</a><br> </p><p>Data limite de envio das propostas para os simpósios temáticos 15 de junho<br> </p><p>Data de divulgação das propostas de simpósios temáticos aprovados 25 de junho<br>
</p><p>Data limite para envio das propostas de comunicação individual,
propostas artísticas (para o email do congresso) e das comunicações para
os simpósios temáticos (para o email dos coordenadores) 30 de junho<br>
</p><p>Data de divulgação das propostas aprovadas para comunicação individual,
apresentações artísticas e para comunicações nos simpósios temáticos 10
de julho</p><p> Isabel Porto Nogueira (UFRGS)<br> Laila Rosa (UFBA)<br> Catarina Domenici (UFRGS)<br> Heloísa Duarte (UNIP-SP) <br> Lorena Valdebenito (UAH-Chile)<br> Diósnio Machado Neto (USP)<br> Marília Velardi (USP)<br> Susan Campos Fonseca (Universidad de Costa Rica)<br> Liv Sovik (UFRJ)<br> Adriana Facina (UFRJ) <br> Carlos Palombini (UFMG)<br> Luciano Zanata (UFRGS)<br> Osmundo Pinho (UFRB)<br> Rafael Noleto (UNESPAR)</p></div>-- <br><div class="gmail_signature"><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div>carlos palombini<br>professor de musicologia ufmg<br>professor colaborador ppgm-unirio<br><a href="http://goo.gl/KMV98I" target="_blank">ufmg.academia.edu/CarlosPalombini</a><br></div><div><a href="http://www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2" target="_blank">www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2</a><br><a href="http://scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ" target="_blank">scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ</a><br></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div></div></div></div></div></div></div>
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