<div dir="ltr">Quanto ao diálogo que alguns colegas ainda insistem possível, só lembro de um fato bastante ilustrativo ocorrido durante a greve de 2012:<div>Um grupo de sindicalistas e professores foi chamado para uma reunião como o então ministro Mercadante. O excelentíssimo ministro (ainda teimamos nesses títulos honoríficos) chegou com mais de uma hora de atraso. Questionado por uma professora sobre o porquê, ele simplesmente respondeu: "a greve de vocês não é importante; importante é a da polícia federal."</div><div>Desta resposta alguns colegas podem logo se levantar e dizer: "tá vendo, não adianta fazer greve"</div><div>Eu, ao contrário, tiro a seguinte lição: o diálogo sem pressão política, sem greve, é ineficaz com pessoas que pensam como o ex-ministro.</div><div>Se as MPs da presidência não são, só elas, motivos para a deflagração de uma greve, podemos usar outros bons motivos: sucateamento contínuo das universidades públicas visando a gradativa privatização (a exemplo do ocorrido no México), o corte absurdo de verbas depois de uma campanha que versava justamente o contrário, a falta de escrúpulos ao declarar que todos os acordos realizados até ano passado estão "desacordados" neste novo mandato presidencial, colocando na mesa a questão da total falta de compromisso do governo com a educação pública e gratuita brasileira.</div><div>Eu, só de olhar a fachada do IVL, ao me deparar com dois laboratórios interditados impedindo a realização de aulas, a continuidade de pesquisas, e pondo em risco a degradação do equipamento caro e dificilmente passível de reposição a curto e médio prazos, já sinto o desejo de paralização imediata dos trabalhos. Prejudicar os alunos no meio do semestre? Nossos alunos estão prejudicados desde Novembro de 2014 quando o primeiro laboratório foi fechado. Mais prejudicado ainda ficaram quando no final de Abril tiveram o segundo laboratório interditado. Dizer que só por que não estamos em greve nossos alunos não estão sendo prejudicados está longe de ser a verdade.</div><div>Abraços</div><div>Marcelo Carneiro</div></div><div class="gmail_extra"><br><div class="gmail_quote">Em 31 de maio de 2015 22:45, Salomea Gandelman <span dir="ltr"><<a href="mailto:salomea.gandelman@gmail.com" target="_blank">salomea.gandelman@gmail.com</a>></span> escreveu:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">
  
    
  
  <div bgcolor="#FFFFFF" text="#000000">
    BRAVO, Carole. Salomea<br>
    <br>
    <div>On 31/05/2015 12:45, Carole Gubernikoff
      wrote:<br>
    </div>
    <blockquote type="cite">
      <div dir="ltr">Este tipo de retórica tem impedido a ANDES de
        avançar na negociações e o fracasso das negociações há quatro
        anos refletem este estado de coisas. Quanto à carreira, as
        reformas recentes agradaram à grande maioria dos docentes que
        estão fazendo suas promoções. A promoção a titular tem
        acontecido em todas as universidades. 
        <div>Somos todos contra o corte de verbas para a educação, mas
          usufruímos durante os últimos anos dos concursos que estão
          renovando os quadros dos departamentos, da expansão das
          universidades federais com a criação inédita de novas
          universidades e escola técnicas, com a criação de novas vagas
          e concursos para servidores técnicos. Gostaria de manifestar
          meu descontentamento com a perversidade das condições de
          trabalho para os docentes, do fracasso da construção de novas
          unidades em vários campi, sem ser tutorada por este discurso
          que não me representa, pois sou professora e não concordo em
          prejudicar os alunos nas últimas semanas do semestre para uma
          reposição que será ou perversa ou falsa e prefiro o diálogo à
          retórica. </div>
        <div>Sinto muito se decepciono alguns colegas, mas não me sinto
          nem representada nem satisfeita com o esvaziamento dos campi,
          com a retórica entre "puxadores" de greve e suas estratégias
          de chamar à radicalidade e fracassar no diálogo. Nunca usei e
          não usarei a expressão "a  chapa vai esquentar em baixo
          deles". </div>
        <div><br>
        </div>
        <div>Abraços, </div>
        <div>Carole</div>
        <div><br>
        </div>
        <div><br>
        </div>
        <div><br>
        </div>
      </div>
      <div class="gmail_extra"><br>
        <div class="gmail_quote">Em 31 de maio de 2015 01:29, Carlos
          Palombini <span dir="ltr"><<a href="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank">cpalombini@gmail.com</a>></span>
          escreveu:<br>
          <blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">
            <div dir="ltr">
              <div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><br>
              </div>
              <div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">(Péssima
                retórica, mas boa análise).<br>
                <br>
                <p style="text-align:justify"><span style="color:rgb(0,0,0)">Os profissionais do ensino
                    público federal devem deflagrar uma greve a partir
                    de amanhã, dia 28 de maio. Ao lado da intensa luta
                    dos educadores nos municípios e estados que se
                    alastra diante da intransigência das autoridades, a
                    greve do ensino federal completa o cenário desta
                    que, segunda a presidente, deveria ser a “Pátria
                    Educadora”.</span></p>
                <p style="text-align:justify"><span style="color:rgb(0,0,0)">Essa “Pátria Educadora”,
                    como outras bravatas eleitorais (de que o peso da
                    crise não seria jogado sobre os ombros dos
                    trabalhadores, de que o ajuste não implicará em
                    perda de direitos, etc.), se dissolve agora em pura
                    hipocrisia. A urgência e necessidade do ajuste
                    imposto para salvar o capital de sua própria crise,
                    consome na fogueira da insanidade o corpo febril do
                    doente para salvar o vírus. Na sanha saneadora
                    revelam-se as verdadeiras intenções de classe que
                    atingem diretamente aqueles transformados em “párias
                    educadores”. No moderno sistema de castas, os <em>chátrias
                    </em>(governantes) contemporâneos condenam aqueles
                    que vivem de seu trabalho ao abismo social, alguns
                    mais que intocáveis (<em>dalitss – abaixo dos cães</em>),

                    são invisíveis, só podem sair à noite e se tentam
                    aparecer são encarcerados até morrer de forme (entre
                    nós conhecidos como “terceirizados”).</span></p>
                <p style="text-align:justify"><span style="color:rgb(0,0,0)">No que tange ao ensino
                    público federal, no entanto, os efeitos do ajuste
                    fiscal, ainda que suficientes para justificar a
                    reação grevista da categoria, não explicam a
                    dimensão do problema e, talvez, escondam o
                    essencial.</span></p>
                <p style="text-align:justify"><span style="color:rgb(0,0,0)">No ano de 2011 o ANDES-SN,
                    percorreu o país alertando sobre o risco de desmonte
                    que sofria a carreira docente e os fundamentos da
                    proposta do governo que implicava em uma concepção
                    de universidade que fere mortalmente a autonomia
                    universitária, o caráter público e gratuito do
                    ensino público federal e a qualidade do ensino.
                    Durante mais de um ano o governo e, principalmente,
                    o MEC se fizeram de surdos, num espetáculo de
                    arrogância e desconsideração.</span></p>
                <p style="text-align:justify"><span style="color:rgb(0,0,0)">O resultado foi, em 2012,
                    uma grande greve nacional exigindo que se discutisse
                    a carreira docente, a questão salarial e as
                    condições de trabalho. O governo e o então Ministro
                    da Educação, o senhor Aloísio Mercadante (talvez o
                    mais incompetente dos últimos que por ali passaram),
                    apenas intensificaram a omissão, transformando o
                    problema do Ensino Público Federal num mero problema
                    orçamentário, não à toa a negociação foi deslocada
                    para o Ministério do Planejamento e para as garras
                    gélidas e burocráticas da czarina do orçamento, a
                    senhora Mirian Bechior.</span></p>
                <p style="text-align:justify"><span style="color:rgb(0,0,0)">Com o requinte de um
                    desfecho no qual o governo assina um acordo com uma
                    entidade sindical fantasma (que dizia representar
                    apenas cinco das 53 IFES) e impõe uma carreira que
                    desestrutura e precariza o trabalho docente, parcela
                    em três anos um suposto reajuste que acabou (como
                    prevíamos) ficando abaixo da inflação e nem sequer
                    acena para a (já naquela ocasião) gravíssima
                    situação das condições de trabalho e infra-estrutura
                    nas universidades, precarizadas por uma expansão sem
                    os recursos necessários.</span></p>
                <p style="text-align:justify"><span style="color:rgb(0,0,0)">A justificativa do governo,
                    repetida como um mantra à época foi que diante da
                    possibilidade da crise o governo “priorizava a
                    manutenção dos empregos no setor privado”. Isso
                    significa que o fundo público seria desviado na
                    forma de generosas contribuições à iniciativa
                    privada na forma de subsídios e isenções fiscais
                    diante da vaga promessa de manter o nível de
                    emprego. Para aqueles que acreditam que o governo
                    não cumpre suas promessas, vai aí o desmentido
                    cabal: a renúncia fiscal entre 2012 e 2014 cresceu
                    409%. O gasto previsto na educação entre 2012 e 2014
                    variou de 86,9 bilhões para 94,2 bilhões, ou seja,
                    algo próximo de 7,5%.</span></p>
                <p style="text-align:justify"><span style="color:rgb(0,0,0)">O quadro se agrava pelo
                    fato de que desde abril de 2014 o ANDES-SN tenta
                    negociar com o MEC e encontra a mesma disposição. O
                    secretário da SESU, secretaria de ensino superior do
                    MEC, Paulo Speller, nesta suposta negociação em 23
                    de abril de 2014, chegou a assinar um termo de
                    compromisso no qual assumia que os pontos
                    apresentados por nosso sindicato sobre a carreira
                    poderiam ser a base para começar uma negociação.
                    Evidente que isso, de acordo com o MECb (movimento
                    de empurrar com a barriga), implicaria numa longa
                    discussão conceitual – o que na verdade quer dizer
                    basicamente “podemos conversar qualquer coisa desde
                    que não implique em impactos orçamentários!”.</span></p>
                <p style="text-align:justify"><span style="color:rgb(0,0,0)">Quando o ANDES-SN se
                    encontra agora dia 22 de maio (um ano e um mês
                    depois), recebe a seguinte posição do senhor Luiz
                    Claudio Costa, Secretário Executivo e Ministro da
                    Educação em exercício (o filósofo Renato Janine
                    Ribeiro estava no exterior): que não seria possível
                    começar a negociação pelos pontos acordados há mais
                    de um ano atrás, pois o Secretário não podia, apesar
                    de representar o Ministério na reunião, assinar
                    aquilo em nome do Ministério (!!!???); que a área da
                    educação seria afetada com um corte de R$ 9 bilhões,
                    mas que o governo pretende “consolidar a expansão
                    das universidades e institutos federais” mesmo
                    assim; e, que a possibilidade de greve gerou um
                    “desconforto no MEC” porque estaríamos diante de “um
                    novo governo que acaba de assumir e, portanto, não
                    se poderia considerar que houve falta de
                    negociação”.</span></p>
                <p style="text-align:justify"><span style="color:rgb(0,0,0)">Vejam a que ponto chega a
                    cara de pau destes senhores. Depois de mais de um
                    ano sem negociação, suspendem os únicos pontos
                    acordados e afirmam, surpreendentemente, que se
                    trata de um novo governo e que precisam de mais
                    tempo para estudar a pauta apresentada. O
                    “desconforto” do MEC não deveria se dar pelo fato
                    que a categoria exerce seu direito constitucional de
                    se defender com todas as armas que dispõe, inclusive
                    a greve, mas pelo fato de que há doze anos e vários
                    ministros uma crise sem precedentes se abate sobre
                    aquilo que eles deveriam administrar. Não por uma ou
                    outra conjuntura desfavorável, mas como resultado da
                    linha que foi imposta de forma autoritária e diante
                    dos claros clamores da categoria que denunciava que
                    o resultado seria exatamente o que hoje vemos.</span></p>
                <p style="text-align:justify"><span style="color:rgb(0,0,0)">Já em 2012 o então
                    burocrata de plantão, o Ministro Mercadante, se
                    dizia surpreendido pela greve, pois tudo ia bem nas
                    universidades e institutos federais e que vivíamos
                    uma “crise de crescimento”, com o tempo tudo daria
                    certo. É neste sentido que temos que entender a
                    afirmação aparentemente paradoxal do ministro em
                    exercício, segundo a qual serão cortados 9 bilhões,
                    mas que ele espera “consolidar” a expansão. E de
                    fato assim será, pois a consolidação da expansão é a
                    consagração do crescimento com precarização de
                    condições de trabalho, de salários e da carreia
                    docente.</span></p>
                <p style="text-align:justify"><span style="color:rgb(0,0,0)">O que está por trás deste
                    circo é que o governo segue acreditando em sua
                    formula mágica: apoiar o capital privado (afinal o
                    senhor Levy Mãos de Tesoura não disse que a função
                    do Estado é criar as condições para que a economia
                    privada funcione?), para crescer a economia,
                    aumentando desta forma a arrecadação e aí, depois de
                    desfalcar o fundo público pagando o preço do
                    parasitismo financeiro, o que sobrar, pouco a pouco,
                    destinar para as outras áreas secundárias (educação,
                    saúde, saneamento, etc.). Desta maneira o que o
                    governo espera é que seu ajuste funcione, a economia
                    volte a crescer e tudo vai dar certo.</span></p>
                <p style="text-align:justify"><span style="color:rgb(0,0,0)">O que é preciso entender é
                    que o retrato de hoje na educação brasileira não é
                    um problema de percurso no interior de um plano
                    virtuoso. É o resultado natural e esperado de tal
                    plano supostamente virtuoso. No caso específico do
                    ensino público federal a meta do governo era um
                    setor expandido que gastasse a mesma coisa ou
                    proporcionalmente menos para assim ser considerado
                    eficiente. Para tanto as instituições federais de
                    ensino deveriam ser criativas na captação de
                    recursos, vendendo serviços, fazendo parcerias com
                    iniciativa privada, cortando gastos, isto é,
                    aplicando as verdades consagradas de uma gestão
                    empresarial à esfera pública.</span></p>
                <p style="text-align:justify"><span style="color:rgb(0,0,0)">Uma das soluções geniais
                    foi que, quanto ao pessoal, deve-se distinguir
                    atividades fins de atividades meios e estas últimas
                    podem e devem ser terceirizadas – afinal, para que
                    serve mesmo numa instituição de ensino atividades
                    como limpeza, manutenção, segurança e outras
                    destinadas às castas inferiores dos intocáveis. Eis
                    que um tempo depois as universidades não podem
                    começar suas aulas e outras atividades fins porque
                    não funcionam as atividades meio. Porque os
                    corredores estão cheios de lixo, os prédios caindo
                    (e não é mera figura de linguagem), com casos de
                    assalto, estupro e outros no interior dos campi. Os
                    trabalhadores terceirizados e precarizados sem
                    salários, em alguns casos há mais de cinco meses,
                    sendo trocados de uma para outra unidade, de uma
                    para outra empresa, sem vale alimentação e
                    transporte, sem direitos.</span></p>
                <p style="text-align:justify"><span style="color:rgb(0,0,0)">O número de alunos mais que
                    dobrou, mas o número de professores, entre entradas
                    e saídas, permanece na melhor das hipóteses o mesmo.
                    Salas de aula são transferidas para containers, numa
                    justiça poética à intensa mercantilização do ensino,
                    e agora ameaçadas de ser despejadas destes por falta
                    de pagamento às empresas que oferecem tal
                    precarização. Alunos sem assistência estudantil,
                    alojamentos, restaurantes, bibliotecas, com suas
                    bolsas já insuficientes sendo suspensas.</span></p>
                <p style="text-align:justify"><span style="color:rgb(0,0,0)">Mas não devemos ser tão
                    duros em nossa análise. Afinal, este é um “governo
                    que está apenas começando”… ou serão mais de doze
                    anos? Mas, são outras pessoas, sai Paulo entra
                    Jesualdo na SESU (Paulo deve ter sido mandado de
                    volta para a escola de burocratas porque por um
                    momento leu um documento e concordou com seus termos
                    ao invés de nos enrolar como foi treinado para
                    fazer). Sai o sociólogo Haddad que vendeu um plano
                    incrível no qual tudo daria certo se nada desse
                    errado e não ficou para ver o estrago, entra o
                    economista que não entende muito de economia e um
                    pouco menos de educação, que passou pela Ciência e
                    Tecnologia (coisa que ele também não entende),
                    depois Cid o Breve que destruiu a educação estadual
                    no Ceará, e agora o filósofo hobbesiano emprenhado
                    em olhar lá do Estado, que se localiza acima da
                    sociedade, a guerra de todos contra todos aqui em
                    baixo.</span></p>
                <p style="text-align:justify"><span style="color:rgb(0,0,0)">O problema é que durante
                    todo este tempo, aqui em baixo, filósofos,
                    economistas, sociólogos, engenheiros, cientistas, e
                    muitas outras pessoas das mais diferentes áreas da
                    produção do conhecimento, da ciência, da tecnologia,
                    do ensino, da pesquisa, que escolheram o ensino
                    público, têm de sobreviver em uma carreira em que
                    coexistem três situações previdenciárias (você pode
                    se aposentar com todo seu salário, com uma boa parte
                    dele ou só com o piso da previdência); professores
                    doutores tendo que esperar três anos de estágio
                    probatório para serem reconhecidos como… professores
                    doutores; professores dos colégios de aplicação
                    tendo que brigar para provar que aquilo também é
                    ensino, pesquisa e extensão e que têm também o
                    direito de se qualificar; gente andando de um lado
                    para o outro com seus livros e o séquito de alunos
                    atrás porque vagam no deserto sem salas e sem
                    manjedoura onde parir seus messias, com bibliotecas
                    que se assemelham mais a museu de livros raros que
                    local com exemplares em número suficiente para
                    consulta e estudo.</span></p>
                <p style="text-align:justify"><span style="color:rgb(0,0,0)">Agora já se fala em
                    estender o sistema de OS para contratar professores
                    nas Universidades – sistema que tem sido tão útil na
                    saúde, não é verdade?</span></p>
                <p style="text-align:justify"><span style="color:rgb(0,0,0)">E os senhores do ministério
                    estão um pouco “desconfortáveis” com a possibilidade
                    de uma greve!? Faz sentido, pois a greve torna
                    visível a crise que eles querem jogar para debaixo
                    do tapete. Pois que fiquem desconfortáveis, quanto
                    mais melhor, porque a chapa vai esquentar embaixo
                    deles.</span></p>
                <p style="text-align:justify"><span style="color:rgb(0,0,0)">Em defesa do ensino
                    público, gratuito e de qualidade, em defesa da
                    carreira docente dos profissionais do ensino público
                    federal, em defesa das condições dignas de trabalho
                    e estudo, em defesa da pauta dos técnicos
                    administrativos e dos estudantes, em defesa dos
                    direitos dos trabalhadores e contra a terceirização,
                    contra o ajuste para salvar o capital e contra os
                    cortes na educação. Contra este carma não dá para
                    esperar a reencarnação. É greve.</span></p>
                <p style="text-align:justify"><span style="font-size:14px;color:rgb(68,68,68);line-height:1.7">***</span></p>
                <div style="text-align:justify">
                  <p><strong style="font-size:14px;line-height:1.7"><span style="color:rgb(255,0,0)">Mauro Iasi </span></strong><span style="color:rgb(0,0,0)">é professor adjunto da
                      Escola de Serviço Social da UFRJ, pesquisador do
                      NEPEM (Núcleo de Estudos e Pesquisas Marxistas),
                      do NEP 13 de Maio e membro do Comitê Central do
                      PCB. É autor do livro</span><span style="font-size:14px;color:rgb(68,68,68);line-height:1.7"> </span><span style="color:rgb(255,0,0)"><a href="http://www.boitempoeditorial.com.br/v3/titles/view/48#.Ul8Kh1Csh8E" target="_blank"><span style="color:rgb(255,0,0)"><em>O
                            dilema de Hamlet: o ser e o não ser da
                            consciência</em></span></a></span><span style="color:rgb(0,0,0)"> (Boitempo, 2002) e
                      colabora com os livros <span style="color:rgb(255,0,0)"><a href="http://www.boitempoeditorial.com.br/v3/titles/view/cidades-rebeldes" target="_blank"><span style="color:rgb(255,0,0)"><em>Cidades
                              rebeldes: Passe Livre e as manifestações
                              que tomaram as ruas do Brasil</em></span></a></span> e <span style="color:rgb(255,0,0)"><a href="http://www.boitempoeditorial.com.br/v3/titles/view/gy%C3%B6rgy-lukacs-e-a-emancipacao-humana" target="_blank"><span style="color:rgb(255,0,0)"><em>György Lukács
                              e a emancipação humana</em></span></a></span> (Boitempo,
                      2013), organizado por Marcos Del Roio. Colabora
                      para o </span><strong style="font-size:14px;line-height:1.7"><span style="color:rgb(255,0,0)">Blog da Boitempo </span></strong><span style="color:rgb(0,0,0)">mensalmente, às quartas.</span></p>
                  <a href="http://goo.gl/LZQLKU" target="_blank">http://goo.gl/LZQLKU</a><span><font color="#888888"><br>
                    </font></span></div>
                <span><font color="#888888"><br>
                  </font></span></div>
              <span><font color="#888888">-- <br>
                  <div>
                    <div dir="ltr">
                      <div>
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                          <div>
                            <div dir="ltr">
                              <div>carlos palombini<br>
                                professor de musicologia ufmg<br>
                                professor colaborador ppgm-unirio<br>
                                <a href="http://goo.gl/KMV98I" target="_blank">ufmg.academia.edu/CarlosPalombini</a><br>
                              </div>
                              <div><a href="http://www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2" target="_blank">www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2</a><br>
                                <a href="http://scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ" target="_blank">scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ</a><br>
                              </div>
                            </div>
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            sonologia-l mailing list<br>
            <a href="mailto:sonologia-l@listas.unicamp.br" target="_blank">sonologia-l@listas.unicamp.br</a><br>
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