<div dir="ltr"><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><p>Thomaz Marcondes Garcia Pedro, "Funk Brasileiro: Música, Comunicação e Cultura", mestrado em Comunicação e Semiótica, PUC-SP, 2015<br></p><p>A presente pesquisa focaliza o fenômeno do funk na música popular
brasileira como uma prática sociocultural complexa, marcada pela
mistura de diversos elementos musicais e não musicais. Trata-se de uma
investigação que, além de realizar uma retomada da história do
desenvolvimento do estilo, buscou estabelecer intersecções entre o
funk e elementos próprios do ambiente e contexto em que é praticado.
Para tanto, foram utilizados pesquisadores da área de comunicaçã<span class="">o
(Martín-Barbero, Pinheiro, Souza Santos) e da música popular (Wisnik,
Vargas, Rivera) que buscam compreender as práticas culturais da
América Latina como processos complexos, híbridos e mestiços em
constante transformação, troca, tradução e adaptação entre si,
sempre se distanciando de visões dicotômicas que costumam pautar esses
campos de estudo. Também balizaram a pesquisa, os trabalhos teóricos
que se debruçaram especificamente sobre o funk (<a class="" href="https://www.facebook.com/adriana.c.lopes.56">Lopes</a>, <a href="https://www.facebook.com/carlos.palombini">Palombini</a>, <a class="" href="https://www.facebook.com/adriana.facina.3">Facina</a>,
Sá), além de pesquisas de campo que tiveram como resultados relatos
criados a partir dessas experiências. As reflexões realizadas
permitiram ampliar a compreensão do funk nos estudos da Comunicação e
da música popular brasileira e confirmar nossa hipótese de que o funk
é um fenômeno complexo que só pode ser compreendido quando se leva
em conta a relação que mantém com seu contexto, já que sua música
é fortemente atravessada por questões ligadas à violência, à
sexualidade, ao mercado e à grande mídia. A abordagem permitiu
“escutar” o funk de forma inédita, livre de tendências dualistas e
preconceituosas, próprias de setores conservadores da sociedade que
criminalizam essa prática cultural.</span></p><div class=""><p> Palavras-chave: comunicação, música popular brasileira, cultura, funk.</p><p><a href="https://www.academia.edu/13247168">https://www.academia.edu/13247168</a></p></div></div>-- <br><div class="gmail_signature"><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div>carlos palombini<br>ph.d. dunelm<br>professor de musicologia ufmg<br>professor colaborador ppgm-unirio<br><a href="http://goo.gl/KMV98I" target="_blank">ufmg.academia.edu/CarlosPalombini</a><br></div><div><a href="http://www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2" target="_blank">www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2</a><br><a href="http://scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ" target="_blank">scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ</a><br></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div></div></div></div></div></div></div></div></div>
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