<div dir="ltr"><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><div class="">
                  <p class=""><strong><span>Convite à submissão de artigos “Culturas musicais contemporâneas”</span></strong></p>
                  <p class=""><strong><span>Organizadoras</span></strong><span>: Paula Abreu e Paula Guerra<br></span><strong><span>Prazo de submissão:</span></strong><span> 21 de julho de 2015</span></p>
                  <p class=""><span>O objetivo deste 
número temático é discutir os novos desafios colocados às culturas 
musicais contemporâneas e a forma como estes ameaçam ou estimulam o seu 
potencial de resistência, diferenciação e inovação face às tendências e 
movimentos culturais populares dominantes, continuadamente tocados pela 
tecnologia e pelo (novo) espírito do capitalismo.</span></p>
                  <p class=""><span>Entre esses 
desafios encontramos o da relação da cultura contemporânea com o seu 
passado. Neste contexto, conceitos como memória, herança ou tradição são
 relevantes e representam um potencial para o desenvolvimento da 
investigação nas ciências sociais. Recentemente, novos discursos 
relacionados com a retromania e a nostalgia têm vindo a perpassar a 
produção, a difusão e o consumo cultural e artístico contemporâneo. Qual
 é a influência da abordagem retro/nostálgica na produção artística 
contemporânea? Como é que isso influencia os processos de trabalho e de 
gestão das carreiras artísticas? E o consumo? Que técnicas e modos de 
produção foram recuperados? </span></p>
                  <p class=""><span>Questiona-se 
também a importância dos meios digitais nas culturas contemporâneas. Que
 tipo de influência exercem nos processos de criação e de produção 
musical? De que modo têm suscitado novas linguagens estéticas ou novas 
ferramentas e instrumentos musicais? Estarão estes mecanismos digitais/ 
virtuais a mudar o papel da criatividade, transformando as relações 
entre autoria e produção? Qual é a relevância das redes digitais? Que 
relações estão a ser estabelecidas entre os novos e os "velhos" meios de
 comunicação na produção artística contemporânea? De que forma os 
músicos tiram partido dos meios de comunicação digitais na organização 
das suas carreiras? O que mudou no controlo desses processos? </span></p>
                  <p class=""><span>Os crescentes 
avanços tecnológicos e a generalização das novas tecnologias de 
informação e comunicação, e a sua aplicação aos universos da música, 
levaram a uma multiplicação contínua de formatos e serviços de difusão 
musicais: MP3, Sofar Sounds, Facebook, Bandcamp, Spotify... A 
diversidade destes formatos e serviços merece também uma atenção 
particular, assim como os seus impactos na criação e apropriação da 
música. Relevante é igualmente o debate em torno da reconfiguração do 
campo da indústria fonográfica, onde as grandes editoras ainda dominam, 
coexistindo não apenas com as editoras locais, regionais, alternativas, 
mas também com microeditoras, editoras virtuais e, sobretudo, novas 
formas de edição e distribuição, ainda em afirmação. </span></p>
                  <p class=""><span>Os artigos devem ser submetidos de acordo com as </span><a href="http://rccs.revues.org/4611"><span style="text-decoration:underline">normas de publicação</span></a><span> disponíveis </span><em><span>online</span></em><span> e enviados por correio eletrónico para </span><a href="mailto:rccs@ces.uc.pt"><span>rccs@ces.uc.pt</span></a><span>
 com indicação explícita do tema “Culturas musicais contemporâneas” como
 assunto da mensagem. Embora a revista privilegie a publicação em 
português, aceita propostas de artigos em outras línguas (inglês, 
francês, espanhol, italiano).</span></p>
                  <p class=""><span>Os artigos recebidos serão objeto de apreciação no âmbito do processo de arbitragem científica por pares descrito nas </span><a href="http://rccs.revues.org/4611"><span style="text-decoration:underline">normas de publicação</span></a><span>.</span></p>
                </div></div>-- <br><div class="gmail_signature"><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div>carlos palombini<br>ph.d. dunelm<br>professor de musicologia ufmg<br>professor colaborador ppgm-unirio<br><a href="http://goo.gl/KMV98I" target="_blank">ufmg.academia.edu/CarlosPalombini</a><br></div><div><a href="http://www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2" target="_blank">www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2</a><br><a href="http://scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ" target="_blank">scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ</a><br></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div></div></div></div></div></div></div></div></div>
</div>