<div dir="ltr"><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><p><strong>COMUNICAÇÕES ORAIS:</strong></p>
<p>Envio de resumos: até 25 de setembro de 2015.</p>
<p>Divulgação dos resumos aprovados: até 16 de outubro de 2015.</p>
<p>Envio de artigos completos: até 20 de novembro de 2015.</p>
<p>Envio de resumos e artigos completos para o seguinte e-mail: <a href="mailto:seminarioppgacl@gmail.com">seminarioppgacl@gmail.com</a></p>
<p>Somente pesquisadores doutores e mestres, além de alunos vinculados a programas de pós-graduação <em>lato sensu</em> e <em>stricto sensu, </em>poderão apresentar Comunicações Orais durante o II Seminário de Pesquisas em Artes, Cultura e Linguagens.</p>
<p>Os trabalhos aceitos e apresentados pessoalmente durante o evento 
serão publicados nos Anais que, por sua vez, serão disponibilizados, 
após, em <a href="http://www.ufjf.br/seminarioacl/">http://www.ufjf.br/seminarioacl/</a>.</p>
<p>O resumo deve ser enviado em .doc ou .docx, com no mínimo 2000 e no 
máximo 3000 caracteres (incluindo espaços), fonte Times New Roman, 
tamanho 12, espaçamento 1,5. O documento deve seguir a estrutura abaixo:</p>
<ul><li>título da comunicação centralizado e em negrito;</li><li>nome de quem está propondo centralizado;</li><li>sua instituição de origem centralizado;</li><li>resumo;</li><li>entre 3 e 5 palavras-chave, separadas por ponto;</li><li>referências bibliográficas.</li></ul>
<p>Obs: O currículo resumido daquele que está propondo deve ser colocado
 em nota de rodapé, fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento 
simples, e conter a sua titulação máxima, endereço eletrônico, telefone 
de contato e eixo temático no qual o trabalho se insere.</p>
<p>Os artigos completos deverão ser enviados em .doc ou .docx após o 
aceite, com no mínimo 10 e no máximo 15 laudas, incluindo resumo, 
imagens, tabelas, gráficos, notas e referências bibliográficas. O 
título, a autoria, a instituição de origem, o resumo, as palavras-chave,
 as notas e as referências bibliográficas seguirão o mesmo padrão que 
foi apresentado no parágrafo anterior. Do mesmo modo, as normas da ABNT 
deverão ser observadas nas citações ao longo do texto.</p>
<p>Os Eixos Temáticos contemplados pelo II Seminário de Pesquisas em 
Artes, Cultura e Linguagens dialogam com as linhas de pesquisa do 
Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens.</p>
<p><u>Arte, Moda: História e Cultura</u></p>
<p>A linha de pesquisa investiga as artes visuais e a moda, em seus 
movimentos de reflexão e produção, a partir de abordagens teóricas e 
metodológicas embasadas em processos e interpretações históricas e 
culturais, na convergência com a área das ciências humanas.</p>
<p>As sessões se relacionam aos seguintes subtemas:</p>
<ul><li>Artes visuais e ciências sociais.</li><li>História, teoria e crítica da arte contemporânea.</li><li>Gênero e artes visuais.</li><li>Teorias e processos criativos das artes visuais.</li><li>Moda: História, Cultura e Sociedade.</li><li>Moda e Mídia.</li><li>Moda e processos de subjetivação.</li></ul>
<p><u>Cinema e Audiovisual</u></p>
<p>A linha de pesquisa concentra-se em reflexões teóricas sobre o cinema
 e o audiovisual, com referencial teórico voltado às questões 
relacionadas à narrativa, à estética e à história do cinema. Ademais, 
problematiza diálogos interdisciplinares com as demais artes e os campos
 do saber.</p>
<p>As sessões se relacionam aos seguintes subtemas:</p>
<ul><li>Cinema e tecnologia.</li><li>O som no cinema.</li><li>Animação, processos e técnicas.</li><li>Cinema e educação.</li><li>Cinema, política e movimentos sociais.</li><li>Cinema, memória e história.</li><li>Feminismo, relações de gênero e cinema.</li><li>Autoria no cinema.</li><li>Gêneros cinematográficos.</li><li>Análises fílmicas e de sequências.</li><li>Narrativas Seriadas.</li><li>Linguagem Documental.</li></ul>
<p><u>Artes Visuais, Música e Tecnologia</u></p>
<p>Articulando campo discursivo e prática, a linha de pesquisa trabalha 
com processos e contextos de criação contemporânea, articulando cultura e
 linguagem digital e seus desdobramentos nas artes visuais e na música.</p>
<p>As sessões se relacionam aos seguintes subtemas:</p>
<ul><li>Artes e cultura digital.</li><li>Análise musical.</li><li>Composição assistida por computador (CAC).</li><li>Música eletroacústica.</li><li>Processos criativos em arte e tecnologia.</li></ul>
<p><strong>MINICURSOS</strong></p>
<p>Envio de propostas de minicursos: até 16 de outubro de 2015.</p>
<p>Divulgação dos minicursos aprovados: até 25 de outubro de 2015.</p>
<p>Envio das propostas de minicursos para o seguinte e-mail: <a href="mailto:seminarioppgacl@gmail.com">seminarioppgacl@gmail.com</a></p>
<p>Somente pesquisadores doutores e mestres, além de alunos vinculados a programas de pós-graduação <em>lato sensu</em> e <em>stricto sensu, </em>poderão
 propor minicursos durante o II Seminário de Pesquisas em Artes, Cultura
 e Linguagens. No entanto, toda a comunidade acadêmica poderá participar
 dos minicursos.</p>
<p>A proposta de minicurso deve ser enviada em .doc ou .docx, com no 
mínimo 3000 e no máximo 4000 caracteres (incluindo espaços), fonte Times
 New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. O documento deve seguir a 
estrutura abaixo:</p>
<ul><li>título do minicurso centralizado e em negrito;</li><li>nome de quem está propondo centralizado;</li><li>sua instituição de origem centralizado;</li><li>proposta de minicurso;</li><li>entre 3 e 5 palavras-chave, separadas por ponto;</li><li>referências bibliográficas.</li></ul>
<p>Obs: O currículo resumido daquele que está propondo deve ser colocado
 em nota de rodapé, fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento 
simples, e conter a sua titulação máxima, endereço eletrônico e telefone
 de contato.</p>
<p><strong>PROPOSTAS ARTÍSTICAS:</strong></p>
<p>O II Seminário de Pesquisas em Artes, Cultura e Linguagens também 
aceitará propostas artísticas (desenho, pintura, gravura, escultura, 
fotografia, vídeo, performance, instalação, ação, interferência, ou 
qualquer linguagem que não comprometa a integridade física do 
espaço). Os proponentes podem se inscrever individualmente ou como parte
 integrante de um coletivo. As inscrições para propostas artísticas são 
abertas para o público em geral.</p>
<p>Envio das propostas artísticas: até 16 de outubro de 2015.</p>
<p>Divulgação das propostas artísticas aprovadas: até 25 de outubro de 2015.</p>
<p>Envio das propostas artísticas para o seguinte e-mail: <a href="mailto:seminarioppgacl@gmail.com">seminarioppgacl@gmail.com</a>. Além do texto, também devem ser enviadas imagens e links para a visualização do trabalho online.</p>
<p>A proposta artística deve ser enviada em .doc ou .docx, com no máximo
 500 palavras, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. O 
documento deve seguir a estrutura abaixo:</p>
<ul><li>título da proposta artística centralizado e em negrito;</li><li>nome de quem está propondo centralizado;</li><li>sua instituição de origem centralizado (se houver);</li><li>proposta artística;</li><li>entre 3 e 5 palavras-chave, separadas por ponto;</li></ul>
<p>Obs: O currículo resumido daquele que está propondo deve ser colocado
 em nota de rodapé, fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento 
simples, e conter a sua titulação máxima, endereço eletrônico e telefone
 de contato.</p>
<p>Propostas em vídeo (curtas-metragens, videoarte, filmes) devem ser 
enviados através de link a ser inserido no respectivo espaço no 
formulário de inscrição. Serão aceitos apenas links para visualização 
streaming (Youtube ou Vimeo e similares). Os vídeos serão exibidos em 
uma mostra dentro da programação.</p>
<p>Os proponentes terão total responsabilidade sobre os direitos autorais da apresentação das propostas artísticas.</p>
<p>O II SPACL não oferece cachê nem ajuda de custo aos proponentes ou coletivos que forem selecionados.</p>
<p>Equipamentos necessários para a exposição (computadores, TV’s, telas,
 cabos, data-show ou eventuais equipamentos multimídias) serão de 
inteira responsabilidade dos proponentes no transporte e durante o 
período de exposição.</p>
<p>A presença dos proponentes na montagem de seu trabalho é obrigatória.</p>
<p>As despesas de envio e retorno das obras são de inteira responsabilidade dos proponentes.</p>
<p>A desmontagem dos trabalhos deve acontecer incondicionalmente após o 
encerramento do Seminário e é de inteira responsabilidade dos 
proponentes. Os trabalhos que não forem retirados após o encerramento do
 evento não são de responsabilidade do II SPACL, do IAD ou da UFJF.</p>
<p>O II SPACL fica isento de qualquer responsabilidade por eventuais 
danos ocorridos às obras enviadas, durante o transporte e o período de 
exposição.</p>
<p>Caso selecionados, os proponentes, desde já, autorizam o II SPACL a 
utilizar imagens dos trabalhos para divulgação, em mídia impressa e 
eletrônica, sem nenhuma remuneração, a qualquer título.</p><p><a href="https://artesculturalinguagens.wordpress.com/chamada-de-trabalhos/">https://artesculturalinguagens.wordpress.com/chamada-de-trabalhos/</a><br></p></div>-- <br><div class="gmail_signature"><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div>carlos palombini, ph.d. (dunelm)<br>professor de musicologia ufmg<br>professor colaborador ppgm-unirio<br><a href="http://www.proibidao.org" target="_blank">www.proibidao.org</a><br><a href="http://goo.gl/KMV98I" target="_blank">ufmg.academia.edu/CarlosPalombini</a><br></div><div><a href="http://www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2" target="_blank">www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2</a><br><a href="http://scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ" target="_blank">scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ</a><br></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div>
</div>