<div dir="ltr"><p class="">Prezados colegas,</p>

<p class="">Estou distribuindo um questionário com o qual pretendo mapear
a produção brasileira para flauta e eletrônica.</p>

<p class="">Caso haja nestas listas algum compositor que não tenha
sido ainda abordado por mim diretamente via e-mail e que tenha composto alguma
peça para flauta solo com eletrônica, pediria que, por favor, respondesse ao
questionário abaixo e o enviasse a <a href="mailto:rodcv@acd.ufrj.br">rodcv@acd.ufrj.br</a>.
</p>

<p class="">Estimo que as respostas não tomem mais que 15 minutos de
seu tempo.</p>

<p class="">Agradeço de antemão pela atenção.</p>

<p class="">Cordialmente,</p>

<p class="">Rodrigo Cicchelli</p>

<p class=""> </p>

<p class=""> </p>

<p class="">Questionário “Flauta e Eletrônica”</p>

<p class=""> </p>

<p class="">Prezado Compositor,</p>

<p class="">Estamos distribuindo o questionário “Flauta e Eletrônica”,
com o qual pretendemos dar continuidade à pesquisa que busca caracterizar o Repertório
Brasileiro para Flauta Solo e Eletrônica. </p>

<p class="">Neste sentido, estamos interessados em desvelar diversos aspectos
desta produção, tais como: o que motiva a criação destas obras; em que contexto
se dá sua confecção e difusão; quais as questões estéticas, estilísticas e
técnicas envolvidas na escrita instrumental e na escrita eletroacústica; qual a
relação destas obras com as demais na produção do compositor; e qual a relação
destas obras com as demais do repertório brasileiro e internacional. </p>

<p class="">Com este fim, elaboramos uma série de perguntas em
formato de múltipla escolha, com amplo espaço para que cada um possa informar
livremente aquilo que julgar pertinente. Estimamos que as respostas não tomem mais
que 15 minutos de seu tempo e esperamos poder contar com sua valiosa colaboração.</p>

<p class="">Por favor, encaminhe as respostas ao e-mail <a href="mailto:rodcv@acd.ufrj.br">rodcv@acd.ufrj.br</a> </p>

<p class="">Cordialmente,</p>

<p class="">Rodrigo Cicchelli Velloso</p>

<p class="">Professor Associado</p>

<p class="">Escola de Música da UFRJ</p>

<p class="">Pesquisador Pós-Doc</p>

<p class="">PPGM da UNIRIO (agosto a dezembro de 2015)</p>

<p class=""> </p>

<p class="">1a Parte – Sobre você.</p>

<p class=""> </p>

<p class="">Nome:</p>

<p class=""> </p>

<p class="">1.1 - Indique o local e ano de seu nascimento:</p>

<p class="">País:</p>

<p class="">Estado:</p>

<p class="">Cidade:</p>

<p class="">Ano de nascimento:</p>

<p class=""> </p>

<p class="">1.2 - Indique o local de residência atual:</p>

<p class="">País:</p>

<p class="">Estado:</p>

<p class="">Cidade:</p>

<p class=""> </p>

<p class="">1.3 - Em que contexto(s) se deu sua formação em
composição musical:</p>

<p class="">1. (  ) em curso(s)
universitário(s)</p>

<p class="" style="text-indent:35.4pt">(  ) graduação</p>

<p class="" style="text-indent:35.4pt">(  ) pós-graduação</p>

<p class="">2. (  ) em cursos
de curta duração</p>

<p class="">3. (  ) em aulas
particulares</p>

<p class="">4. (  ) como
autodidata</p>

<p class="">5. (  ) outros.
Indicar:</p>

<p class=""> </p>

<p class="">1.4 - Em que contexto(s) se deu sua formação em música
eletroacústica:</p>

<p class="">1. (  ) em curso(s)
universitário(s)</p>

<p class="" style="text-indent:35.4pt">(  ) graduação</p>

<p class="" style="text-indent:35.4pt">(  ) pós-graduação</p>

<p class="">2. (  ) em cursos de
curta duração</p>

<p class="">3. (  ) em aulas
particulares</p>

<p class="">4. (  ) como
autodidata</p>

<p class="">5. (  ) outros.
Indicar:</p>

<p class=""> </p>

<p class="">1.5 - Atualmente, você está vinculado a alguma
instituição universitária?</p>

<p class="">1. (  ) Não</p>

<p class="">2. (  ) Sim</p>

<p class="" style="text-indent:35.4pt">(  ) como professor</p>

<p class="" style="text-indent:35.4pt">(  ) como aluno</p>

<p class="" style="text-indent:35.4pt">(  ) como professor e aluno</p>

<p class="" style="text-indent:35.4pt">(  ) de outra forma. Indicar:</p>

<p class=""> </p>

<p class="">1.6 - Há quantos anos você atua como compositor?</p>

<p class="">1. (  ) há 5 anos
ou menos</p>

<p class="">2. (  ) de 6 a 10
anos</p>

<p class="">3. (  ) de 11 a 20
anos</p>

<p class="">4. (  ) há mais de
20 anos</p>

<p class=""> </p>

<p class="">1.7 - Como você definiria sua atuação como compositor nos
últimos cinco anos?</p>

<p class="">1. (  )
exclusivamente instrumental</p>

<p class="">2. (  )
predominantemente instrumental</p>

<p class="">3. (  )
predominantemente mista</p>

<p class="">4. (  )
predominantemente eletroacústica / acusmática</p>

<p class="">5. (  )
exclusivamente eletroacústica / acusmática</p>

<p class="">6. (  ) não tenho
composto nos últimos cinco anos</p>

<p class=""> </p>

<p class="">1.8 – Você é flautista ou tocou flauta transversa em algum
momento de sua vida?</p>

<p class="">1. (  ) Não</p>

<p class="">2. (  ) Sim</p>

<p class="" style="text-indent:35.4pt">(  ) sou flautista profissional atuante</p>

<p class="" style="text-indent:35.4pt">(  ) não sou flautista profissional, mas mantenho
atividade esporádica como flautista</p>

<p class="" style="text-indent:35.4pt">(  ) estudei flauta no passado, mas não toco
mais</p>

<p class="" style="text-indent:35.4pt">(  ) outro. Indicar:</p>

<p class=""> </p>

<p class="">2ª parte – Sobre o contexto de produção e difusão da sua
peça.</p>

<p class=""> </p>

<p class="">2.1 – Onde e quando sua peça foi composta?</p>

<p class="">                Local:</p>

<p class="">                Ano:</p>

<p class=""> </p>

<p class="">2.2 – Sua peça foi fruto de:</p>

<p class="">1. (  ) encomenda
de intérprete, evento e/ou programa de fomento à criação</p>

<p class="" style="text-indent:35.4pt">Quem/Qual? Indicar:</p>

<p class="" style="text-indent:35.4pt">(  ) remunerada</p>

<p class="" style="text-indent:35.4pt">(  ) não remunerada</p>

<p class="">2. (  ) produção
endereçada a concurso de composição</p>

<p class="" style="text-indent:35.4pt">Qual? Indicar:</p>

<p class="" style="text-indent:35.4pt">(  ) premiada</p>

<p class="" style="text-indent:35.4pt">(  ) não premiada</p>

<p class="">3. (  ) impulso
criativo “imotivado”</p>

<p class="">                Havia
algum intérprete em mente?</p>

<p class="">                1.
(  ) Não</p>

<p class="">                2.
(  ) Sim. Quem? Indicar:</p>

<p class="">4. (  ) outro. Indicar:</p>

<p class=""> </p>

<p class="">2.3 – Sua peça foi composta em contexto acadêmico como
exigência de curso ou parte de dissertação ou tese?</p>

<p class="">1. (  ) Não</p>

<p class="">2. (  ) Sim</p>

<p class="" style="text-indent:35.4pt">(   ) em curso(s) universitário(s)</p>

<p class="" style="margin-left:35.4pt;text-indent:35.4pt">(   ) graduação</p>

<p class="" style="margin-left:35.4pt;text-indent:35.4pt">(   ) pós-graduação</p>

<p class="">                (  ) outro. Indicar:</p>

<p class=""> </p>

<p class="">2.4 – Sua peça foi estreada em recital público?</p>

<p class="">1. (  ) Não</p>

<p class="">2. (  ) Sim</p>

<p class="">                Intérpretes
da estreia:</p>

<p class="">                               Flauta:</p>

<p class="">                               Eletrônica:</p>

<p class="" style="text-indent:35.4pt">Local da estreia:</p>

<p class="" style="text-indent:35.4pt">Data da estreia:</p>

<p class="" style="text-indent:35.4pt">Em que contexto se deu a estreia
de sua peça?</p>

<p class="">                               (  ) em recital acadêmico</p>

<p class="" style="margin-left:70.8pt;text-indent:35.4pt">(  ) graduação</p>

<p class="" style="margin-left:70.8pt;text-indent:35.4pt">(  ) pós-graduação</p>

<p class="" style="margin-left:35.4pt;text-indent:35.4pt">(  ) em recital profissional</p>

<p class="" style="margin-left:35.4pt;text-indent:35.4pt">(  ) outro. Indicar:</p>

<p class=""> </p>

<p class="">2.5 – Sua peça foi gravada?</p>

<p class="">1. (  ) Não</p>

<p class="">2. (  ) Sim</p>

<p class="">                (  ) gravação de áudio apenas</p>

<p class="">                (  ) gravação audiovisual</p>

<p class=""> </p>

<p class="">2.6 – A gravação de sua peça está disponível
publicamente?</p>

<p class="">1. (  ) Não</p>

<p class="">2. (  ) Sim</p>

<p class="" style="text-indent:35.4pt">(  ) em CD. Indicar:</p>

<p class="" style="text-indent:35.4pt">(  ) em DVD ou outro formato audiovisual.
Indicar:</p>

<p class="" style="text-indent:35.4pt">(  ) na internet. Indicar:</p>

<p class="" style="text-indent:35.4pt">(  ) outro meio. Indicar:</p>

<p class=""> </p>

<p class="">2.7 – A gravação de sua peça foi difundida publicamente?</p>

<p class="">1. (  ) Não</p>

<p class="">2. (  ) Sim</p>

<p class="">                (  ) pela rádio. Indicar:</p>

<p class="">                (  ) pela TV. Indicar:</p>

<p class="">                (  ) pela internet. Indicar:</p>

<p class="">                (  ) por outro meio. Indicar:</p>

<p class=""> </p>

<p class="">2.8 – A partitura de sua peça foi publicada por editora
comercial ou acadêmica?</p>

<p class="">1. (  ) Não</p>

<p class="" style="text-indent:35.4pt">(  ) a partitura permanece em manuscrito</p>

<p class="" style="text-indent:35.4pt">(  ) a partitura foi editorada eletronicamente
por mim</p>

<p class="" style="text-indent:35.4pt">                Qual o programa usado? Indicar:</p>

<p class="">2. (  ) Sim, foi
publicada por editora comercial ou acadêmica</p>

<p class="">                Qual?
Indicar:</p>

<p class=""> </p>

<p class="">2.9 – A partitura de sua peça está disponível para aquisição,
aluguel ou download?</p>

<p class="">1. (  ) Não</p>

<p class="">2. (  ) Sim</p>

<p class="">                (  ) gratuitamente (fisicamente ou por
download). Indicar:</p>

<p class="">                (  ) onerosamente (fisicamente ou por download).
Indicar:</p>

<p class="">                (  ) outra forma. Indicar:</p>

<p class=""> </p>

<p class="">3ª parte – Sobre sua peça:</p>

<p class=""> </p>

<p class="">3.1 – Título da composição:</p>

<p class=""> </p>

<p class="">3.2 – Instrumentação:</p>

<p class="">                Flauta(s):
</p>

<p class="">                Aparato
eletrônico. Indicar:</p>

<p class=""> </p>

<p class="">3.3 – Técnicas de composição da parte instrumental.
(Marcar o que for pertinente)</p>

<p class="">(  ) Acaso</p>

<p class="">(  ) Aleatoriedade</p>

<p class="">(  ) Atonalismo</p>

<p class="">(  ) C.A.C.</p>

<p class="">(  ) Combinatorialidade</p>

<p class="">(  ) Dodecafonismo</p>

<p class="">(  ) Espectralismo</p>

<p class="">(  ) Fractais</p>

<p class="">(  ) Minimalismo</p>

<p class="">(  ) Modalismo</p>

<p class="">(  ) Modelos
Matemáticos</p>

<p class="">(  ) Neo-Tonalismo</p>

<p class="">(  ) Pós-Serialismo</p>

<p class="">(  ) Pós- Tonalismo</p>

<p class="">(  ) Serialismo</p>

<p class="">(  ) Teoria dos
Conjuntos</p>

<p class="">(  ) Técnicas
instrumentais estendidas</p>

<p class="">(  ) Tonalismo</p>

<p class="">(  ) Outras.
Indicar:</p>

<p class=""> </p>

<p class="">3.4 – Técnicas de composição da parte eletrônica. (Marcar
o que for pertinente)</p>

<p class="">(  ) AM</p>

<p class="">(  ) Amplificação</p>

<p class="">(  ) Análise Espectral</p>

<p class="">(  ) Convolução</p>

<p class="">(  ) Delays</p>

<p class="">(  ) Distorção</p>

<p class="">(  ) DSP</p>

<p class="">(  ) Eletrônica ao
vivo</p>

<p class="">(  ) Espacialização</p>

<p class="">(  ) Filtragem</p>

<p class="">(  ) Fita</p>

<p class="">(  ) FM</p>

<p class="">(  ) FOF</p>

<p class="">(  ) Granulação</p>

<p class="">(  ) Loops</p>

<p class="">(  ) Max/MSP</p>

<p class="">(  ) Modulação</p>

<p class="">(  ) PD</p>

<p class="">(  ) Pedais</p>

<p class="">(  ) Re-Síntese</p>

<p class="">(  ) Reverberação</p>

<p class="">(  ) Ring
Modulation</p>

<p class="">(  ) Score Following</p>

<p class="">(  ) Síntese
Analógica</p>

<p class="">(  ) Síntese Aditiva</p>

<p class="">(  ) Síntese
Cruzada</p>

<p class="">(  ) Síntese Digital</p>

<p class="">(  ) Sound Files</p>

<p class="">(  ) Outras.
Indicar:</p>

<p class=""> </p>

<p class="">3.5 – Esta peça é característica de sua produção
composicional?</p>

<p class="">1. (  ) Não, é uma
obra atípica em meu catálogo.</p>

<p class="">2. (  ) Sim, é uma
obra típica de minha produção.</p>

<p class="">                Indique
outras peças suas que dela se aproximem:       </p>

<p class=""> </p>

<p class="">3.6 – Outros aspectos relevantes que caracterizem a
produção de sua peça, tais como:</p>

<p class="">- livros e partituras consultados. Indicar:</p>

<p class="">- softwares utilizados. Indicar: </p>

<p class="">- sua relação com outras peças (brasileiras e
internacionais). Indicar: </p>

<p class="">- sua relação com a literatura, outras artes ou áreas do
conhecimento e demais aspectos que considerar relevante, tais como fontes de
inspiração, motivação ou intenção. Indicar:</p>

<p class=""> </p>

<p class="">3.7 – Quaisquer outros aspectos estéticos, estilísticos e
técnicos que gostaria de destacar a respeito de sua peça. Indicar:</p>

<p class=""> </p>

<p class="">4ª parte – Espaço livre para observações, críticas e
sugestões:</p>

<p class=""> </p>

<p class=""> </p></div>