<div dir="ltr"><div><div><div><div><div>Cara Adriana, <br><br></div>Parabéns pelo trabalho dedicado, cuidadoso e comprometido.<br></div><div>Estas conquistas são boas para tod@s nós da área de música.<br></div>Para mim, enquanto aprendiz de pesquisadora, é um exemplo que dá vontade de seguir e que me inspira.<br></div>Desejo sucesso ao professor Marcos Holer e a equipe editorial!<br><br></div>Abraços e Abraças,<br></div>Camila. <br><div><br></div></div><div class="gmail_extra"><br><div class="gmail_quote">Em 30 de setembro de 2015 06:44, Adriana Lopes Moreira <span dir="ltr"><<a href="mailto:adrimauricio@uol.com.br" target="_blank">adrimauricio@uol.com.br</a>></span> escreveu:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div>   
<p class="MsoNormal" style="margin-bottom:.0001pt">Prezados membros da ANPPOM,</p>
<p class="MsoNormal" style="margin-bottom:.0001pt"> </p>
<p class="MsoNormal" style="margin-bottom:.0001pt"> </p>
<p class="MsoNormal" style="margin-bottom:.0001pt">Despeço-me da editoria com a OPUS tendo recebido o Qualis CAPES A1 e lançando dois números do periódico, disponíveis no endereço <<a href="http://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/issue/archive" target="_blank">http://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/issue/archive</a>>.</p>
<p class="MsoNormal" style="margin-bottom:.0001pt"> </p>
<p class="MsoNormal" style="margin-bottom:.0001pt">Meu discurso de despedida será meio longo, porém indolor.</p>
<p class="MsoNormal" style="margin-bottom:.0001pt"> </p>
<p class="MsoNormal" style="margin-bottom:.0001pt">Em nossa gestão, a OPUS passou a usar o OPEN JOURNAL SISTEM (OJS), ter as informações disponíveis em 4 idiomas e contar com uma equipe e apoio (formatador, normatizadora, tradutora e webmaster) formada por conhecedores de música e pessoas da área de humanas. A notícia do <strong>Qualis CAPES A1</strong> muito nos honra e temos comemorado esse reconhecimento pelo nosso trabalho. Mas há uma ressalva a ser feita. Os periódicos que tradicionalmente eram veiculados em versão impressa e passaram e sê-lo em versão <em>online</em> têm atualmente dois números de ISSN registrados no IBICT e este órgão tem nos orientado a priorizar o número de ISSN da versão <em>online</em>. Entendemos que, quando periódicos são avaliados, o correto é delegar a mesma nota aos dois números de ISSN, porque referem-se ao mesmo objeto. No entanto, na avaliação Qualis CAPES de 2012 houve um erro: o ISSN 0103-7412 (versão impressa) havia ficado com nota A2 e o ISSN 1517-7017 (versão <em>online</em>) havia ficado com B2; na avaliação atual, ao ISSN da versão impressa foi delegada a nota A1 e a outra nota foi mantida. Entramos em contato com a CAPES em ambas as vezes e o erro é reconhecido por eles, mas ainda não pôde ser reparado. Assim, solicito aos nossos autores, pareceristas e conselheiros que fiquem atentos ao desdobramentos dessa questão e reforço que a nota válida para documentações é a A1.</p>
<p class="MsoNormal" style="margin-bottom:.0001pt"> </p>
<p class="MsoNormal" style="margin-bottom:.0001pt">Sobre a <strong>OPUS 21-1</strong> (de junho de 2015). <strong><span lang="EN-US">Renato Castro</span></strong>desvela valores sociais e culturais da viola e do violão, através de uma aprofundada abordagem antropológica, literária e musical. <strong><span lang="EN-US">Heidi Monteiro</span></strong><span lang="EN-US">, <strong>Ney Fialkow</strong> e <strong>Regina Antunes</strong> voltam-se à comunicação de estados emocionais através da <em>performance </em>musical ao vivo (nossa capa remete a essas questões). <strong>Raphael Rodrigues</strong> e <strong>Paulo Ronqui</strong> destacam o <em>buzzing </em>como um valoroso recurso para a prática de instrimentos de metal. <strong>Amanda Goes</strong> lança um olhar sobre a percepção corporal do <em>performer</em>. <strong>Rita Gomes</strong> propõe um acolhimento das complexidades da realidade cotidiana no ambiente educacional musical. <strong>Ernesto Hartmann</strong> revela-nos procedimentos característicos do estilo maduro de Webern na análise de <em>Kinderstück</em> (1924). </span><strong>William Teixeira</strong> e <strong>Silvio Ferraz</strong> <span lang="EN-US">desvelam traços de práticas retóricas latentes no interior da estética contemporânea, através de análises da <em>Sequenza XIV</em>, de Berio e de <em>Maknongan</em>, de Scelsi.</span><strong><span lang="EN-US">Antenor Corrêa</span></strong>resenha o livro <em>Unsayable Music</em>, de <strong>Paulo Chagas</strong>. </p>
<p class="MsoNormal" style="margin-bottom:.0001pt"> </p>
<p class="MsoNormal">Até o final desta semana será lançada a <strong>OPUS 21-2. </strong>Esta é <strong>primeira Edição Especial da nossa revista</strong>. Assim, além dos números semestrais com artigos selecionados a partir de submissões espontâneas, passamos a ter esta opção de publicação periódica científica de estudos sobre música, em eventuais terceiros números anuais que agrupem artigos concernentes a um assunto específico, considerado de interesse para a área pela editoria. Organizado pela compositora <strong>Michelle Agnes</strong>, os artigos e entrevistas de<strong>Nicolas Donin</strong>, <strong>Jonathan Harvey</strong>, <strong>Pierluigi Billone</strong>, <strong>Laurent Feneyrou</strong>, <strong>François-Xavier Féron</strong> e <strong>Jacques Theureau</strong> que formam a OPUS 21-2 <span lang="PT">trazem uma variedade de metodologias e perspectivas do processo de criação musical,</span> privilegiam o olhar do compositor, a diretriz investigativa pela motriz criativa.</p>
<p class="MsoNormal"> </p>
<p class="MsoNormal">Agradeço aos membros da ANPPOM pela oportunidade de aprendizado e aos que publicaram, avaliaram, aconselharam e trabalharam junto à OPUS, pela parceria durante os últimos quatro anos. E desejo ao meu amigo Marcos Holler uma excelente gestão!</p>
<p class="MsoNormal"> </p>
<p class="MsoNormal">Adriana Lopes Moreira</p>
<p class="MsoNormal"> </p>
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<div><span style="font-size:11px;font-family:Calibri">Profa. Dra. Adriana Lopes Moreira</span></div>
<div>
<div style="font-family:Helvetica;font-size:12px">
<div style="margin:0cm 0cm 0.0001pt"><span style="font-family:Calibri"><span style="font-size:11px">Dep. Música, USP</span></span></div>
<div style="margin:0cm 0cm 0.0001pt"><span style="font-family:Calibri"><span style="font-size:11px">Vice-coordenadora do PPGMUS-ECA-USP</span></span></div>
<div style="margin:0cm 0cm 0.0001pt"><span style="font-family:Calibri;font-size:11px"> </span></div>
</div>
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<div><span style="font-family:Calibri"><span style="font-size:11px"> </span></span></div>
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Lista de discussões ANPPOM<br>
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