<hr /><span style="font-family:lucida sans unicode,lucida grande,sans-serif;"><span style="font-size: 20px;"><strong><span lang="PT" style="color: rgb(20, 24, 35);">Carta de Campinas: em Defesa da Ciência e Tecnologia Pública no Brasil</span></strong></span></span><span lang="PT" style="font-size:10.0pt;font-family:"Times New Roman",serif;color:#141823;mso-fareast-language:PT-BR"><o:p></o:p></span>

<div class="WordSection1">
<p class="MsoNormal" style="mso-margin-top-alt:12.0pt;margin-right:0cm;margin-bottom:12.0pt;margin-left:0cm;background:white"><span style="font-size:14px;"><span lang="PT" style="color: rgb(20, 24, 35);">A sociedade brasileira vivencia uma agenda regressiva no plano político que se expressa, por exemplo, num conjunto de projetos de lei, emendas constitucionais e medidas provisórias que atacam os direitos sociais. Este é o caso da imposição de agendas privatizantes do ensino superior e da pesquisa pública brasileira por meio de instrumentos como o Código Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação (PLC 77/15), aprovado na Câmara e em tramitação no Senado Federal. O projeto exigiu mudanças no arcabouço conceitual da Constituição Federal, o que se materializou por meio da Emenda Constitucional 85/15. </span></span><span lang="PT" style="font-size:10.0pt;font-family:
 "Times New Roman",serif;color:#141823;mso-fareast-language:PT-BR"><o:p></o:p></span></p>

<p class="MsoNormal" style="mso-margin-top-alt:12.0pt;margin-right:0cm;margin-bottom:12.0pt;margin-left:0cm;background:white"><span style="font-size:14px;"><span lang="PT" style="color: rgb(20, 24, 35);">mais... ==>  </span><span style="font-family: "Segoe UI",sans-serif; color: black;"><a href="http://www.adunicamp.org.br/?p=1706" target="_blank">http://www.adunicamp.org.br/?p=1706</a></span><br />
<br />
<u><strong>Para que possamos fazer frente a esses desafios imediatos, devemos:</strong></u></span></p>

<p style="padding-left: 30px;"><span style="font-size:14px;">1 – Divulgar esta “Carta de Campinas: em Defesa da Ciência e Tecnologia Pública no Brasil” no âmbito das instituições públicas de ensino superior e de pesquisa, bem como junto a jornalistas e meios de comunicação alternativos;</span></p>

<p style="padding-left: 30px;"><span style="font-size:14px;">2 – Consultar assessorias jurídicas quanto à Constitucionalidade e às inconsistências jurídicas da Emenda Constitucional e do PLC;</span></p>

<p style="padding-left: 30px;"><span style="font-size:14px;">3 – Ampliar o debate público junto aos movimentos sociais para juntarem-se às mobilizações nos âmbitos locais e nacionais contra o PLC;</span></p>

<p style="padding-left: 30px;"><span style="font-size:14px;">4 – Estimular outras mobilizações contrárias ao PLC no território nacional, de modo a formar uma frente nacional;</span></p>

<p style="padding-left: 30px;"><span style="font-size:14px;">5 – Contatar personalidades nacionais na área de Ciência e Tecnologia, que possam ser porta-vozes das nossas reivindicações;</span></p>

<p style="padding-left: 30px;"><span style="font-size:14px;">6 – Contatos com os membros da Comissão de Assuntos Econômicos e da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, de modo a contestar PLC;</span></p>

<p style="padding-left: 30px;"><span style="font-size:14px;">7 – Participar da enquete eletrônica disponibilizada no site do Senado Federal, com manifestação de posição contrária ao PLC 77/15: <a href="http://www12.senado.gov.br/ecidadania/visualizacaotexto?id=171867">http://www12.senado.gov.br/ecidadania/visualizacaotexto?id=171867</a></span></p>

<p style="padding-left: 30px;"><span style="font-size:14px;">8 – Solicitar ao Senado Federal, em caráter urgente, uma audiência pública sobre o PLC;</span></p>

<p style="padding-left: 30px;"><span style="font-size:14px;">9 – Garantir que a matéria seja votada, no Senado, em regime de destaque. Assim poderá ser apresentado o contraditório e ampliar o debate acerca do tema.</span></p>

<p class="MsoNormal" style="mso-margin-top-alt:12.0pt;margin-right:0cm;margin-bottom:12.0pt;margin-left:0cm;background:white"><o:p></o:p></p>
</div>