<div dir="ltr"><div><div><div>Prezados Pesquisadores (excluo os compositores, é claro  ;-)    -> </div><div>últimas noticias da ANDES.</div><div><a href="http://www.andes.org.br/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=7898">http://www.andes.org.br/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=7898</a><br></div></div></div><div><br></div><div><p class="MsoNormal" style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-size:medium"><strong><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">Projeto que privatiza produção científica e tecnológica é aprovado no Senado</span></strong></span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p class="MsoNormal" style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><em>O PLC77/2015 foi votado na íntegra e, como não sofreu alterações, segue para sanção da Presidência</em></span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p class="MsoNormal" style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">Por unanimidade, o Senado aprovou nesta quarta-feira (9) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 77/2015, que cria o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, legalizando as parcerias público-privadas na pesquisa científica brasileira. O projeto será encaminhado agora à Presidência da República, para sanção.</span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p class="MsoNormal" style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">A proposta, do deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), regulamenta a Emenda Constitucional 85 e é um dos itens da Agenda Brasil, conjunto de medidas apresentadas pelo Senado para retirar direitos sociais e manter o superávit primário, favorecendo o uso de recursos públicos na iniciativa privada, e vice-versa. O senador Walter Pinheiro (PT-BA) retirou as 12 emendas apresentadas por ele para que o projeto não voltasse para a Câmara dos Deputados e pudesse ser sancionado sem vetos.</span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p class="MsoNormal" style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">Para Epitácio Macário, 2º vice-presidente do ANDES-SN e um dos coordenadores do Grupo de Trabalho de Ciência e Tecnologia (GTCT) do Sindicato Nacional, o PLC 77 representa uma regressão imensa no sistema público de ciência e tecnologia. “O PLC é mais um ataque, um passo a mais na abertura das veias do fundo público para a apropriação privada. Esse projeto abre a possibilidade de que as empresas privadas direcionem as pesquisas no país, faculta o compartilhamento de infraestrutura física e recursos humanos das universidades e institutos de pesquisa públicos com empresas privadas. O patrimônio humano e material de Ciência e Tecnologia públicos passarão a ser compartilhados, de acordo com a nova lei, com organizações sociais e empresas privadas da área científica”, explica.</span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p class="MsoNormal" style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">Macário avalia que será muito difícil reverter esse processo, uma vez que o PLC 77 estava na Agenda Brasil e faz parte de um projeto maior de privatização do fundo público. “Teremos muita dificuldade, mas vamos nos juntar às demais organizações que estão na luta em defesa do caráter público da pesquisa científica no país e contra o PLC 77 e nos dirigiremos à presidência, pedindo que haja o veto ao projeto”, comenta.</span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p class="MsoNormal" style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">Dentre os ataques contidos na legislação aprovada no Senado, o diretor do ANDES-SN destaca o fato da regulamentação da criação e atuação das instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs), que em sendo organizações sociais ou empresas privadas, terão total acesso ao fundo público.</span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p class="MsoNormal" style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">“É um avanço vigoroso do processo de privatização dos recursos humanos e patrimônio científico públicos. Em médio prazo temos a possibilidade do conhecimento desenvolvido nas instituições públicas não possam ser publicados pelos professores e pesquisadores, pois as ICTs vão deter a patente. Ou seja, a produção de conhecimento será patenteada e controlada por instituições privadas, que funcionarão dentro das instituições públicas”, detalha.</span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p class="MsoNormal" style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">Ainda de acordo com o 2º vice-presidente do ANDES-SN, o PLC 77 representa uma grande ameaça à contratação, via concursos públicos, de professores e pesquisadores e compromete o regime de Dedicação Exclusiva. A lei faculta, por exemplo, que o professor concursado em DE possa criar, gerir ou participar das ICTs, sendo liberado das suas atividades para atuar no âmbito das instituições privadas, interrompendo o regime de DE, que é algo central na carreira de docente e pesquisador.</span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p class="MsoNormal" style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">“A Dedicação Exclusiva fica seriamente comprometida. Assim como a carreira de maneira geral, já que fica mais facilitada a contratação via Organizações Sociais, que passarão a fazer contratos de prestação de serviço ou pela CLT. Anuncia-se o fim da carreira docente como a conhecemos”, alerta. </span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p class="MsoNormal" style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">“Ao invés de darmos um passo à frente, democratizando a ciência e a tecnologia no Brasil, estamos dando três passos atrás, vinculando a produção científica e tecnológica ao mercado, e entregando nosso patrimônio público”, afirma o docente.</span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p class="MsoNormal" style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><strong>Histórico do PLC</strong></span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p class="MsoNormal" style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">Segundo Epitácio Macário, o projeto quando proposto em 2011 na forma de PL 2177 confrontava alguns preceitos da Constituição Federal de 1988 e, por isso, teve que ficar em espera, enquanto deputados elaboravam uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 290/13), aprovada em fevereiro de 2015, que originou a Emenda 85. O que abriu as portas para a tramitação do projeto.</span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p class="MsoNormal" style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">“A Constituição previa o investimento estatal prioritariamente para a ciência básica e essa mudança constitucional incluiu a inovação no mesmo patamar da ciência e tecnologia, para responder às demandas do mercado, e tirando o termo básico, o que implica uma mudança considerável, pois quando falamos em tecnologia e inovação falamos de produto. Outra mudança tem a ver com a garantia de oferta de educação e ciência. Agora o fundo público pode ser investido diretamente em empresas nacionais e estrangeiras que realizem atividades de pesquisa e desenvolvimento em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, ressalta o diretor.</span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span></p></div><div>Abraço</div><div>Daniel</div></div><div class="gmail_extra"><br><div class="gmail_quote">2015-12-11 11:57 GMT-02:00 Bruno Angelo <span dir="ltr"><<a href="mailto:bmangelo@yahoo.com.br" target="_blank">bmangelo@yahoo.com.br</a>></span>:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div><div style="color:#000;background-color:#fff;font-family:HelveticaNeue-Light,Helvetica Neue Light,Helvetica Neue,Helvetica,Arial,Lucida Grande,sans-serif;font-size:16px"><div><span></span></div><div></div><div dir="ltr">"so​ ​after all the explications of technique, the compositionally important thing would remain​ ​unexplained and untouched".</div><div dir="ltr"><br></div><div dir="ltr">E quem explica então essa "compositionally important thing"? Ou um conceito de <em>coisa composicional</em> é suficiente, isto é, não pede problematização?</div><div dir="ltr"> </div><div dir="ltr"><br></div><div>Bruno Angelo  <div>Músico</div><div><a href="tel:%2851%29%208103%209547" value="+555181039547" target="_blank">(51) 8103 9547</a> </div><div><a href="http://epopeiafantastica.wordpress.com" target="_blank">epopeiafantastica.wordpress.com</a></div></div> <br><div><br><br></div><div style="display:block"> <div style="font-family:HelveticaNeue-Light,Helvetica Neue Light,Helvetica Neue,Helvetica,Arial,Lucida Grande,sans-serif;font-size:16px"> <div style="font-family:HelveticaNeue,Helvetica Neue,Helvetica,Arial,Lucida Grande,sans-serif;font-size:16px"> <div dir="ltr"><font face="Arial" size="2"> Em Sexta-feira, 11 de Dezembro de 2015 7:58, Carlos Palombini <<a href="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank">cpalombini@gmail.com</a>> escreveu:<br></font></div>  <br><br> <div><div><div dir="ltr"><div style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><br clear="all"></div>John Croft<div style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;display:inline">​, "Composition is Not Research"</div><div style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;display:inline">​, ​<i>Tempo</i> 69/272</div><div style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;display:inline">​:​ 6-11, April 2015<br></div><br>There are, by and large, two kinds of composers in academia today – those who labour under the​ ​delusion that they are doing a kind of ‘research’, and those who recognise the absurdity of this​ ​idea, but who continue to supervise PhD students, make funding applications, and document their​ activities as if it were true. Composing, of course, might on occasion​​ ​depend on research – how do I make an orchestra sound like a bell? How do I electronically sustain a note from an instrument so that it doesn’t sound mechanical? What is the best way to notate microtones or complex rhythms so that they can be accurately played? But none of these is actually the composition of music. Rameau’s harmonic theory was research, and it surely influenced his music (and music in general),<div style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;display:inline">​ but the​ <i>​Traité de l’harmonie</i>​ ​is not a musical composition​. ​The development of the pianoforte involved research and influenced music in profound ways, but it was not composing.​ <br></div><br>One might argue that at least the construction of compositional systems is research. Now, even​ ​granting this, it would remain the case that good and bad music can be made from any system – so​ ​after all the explications of technique, the compositionally important thing would remain​ ​unexplained and untouched. But in reality even compositional systems are not research in any​ ​strong sense. This is because the answer to any conceivable ‘research question’ that might be​ ​involved is known in advance. Imagine, if you will, a research funding application from​ ​Schoenberg. Research question: ‘can I make music in which all pitch classes are played equally​ ​often?’. Answer: yes! Or one from Grisey: ‘can I make chords out of the pitches revealed by<div style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;display:inline">​ ​</div>spectral<div style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;display:inline">​ ​</div>analysis?’ Answer: yes! Can I write a piece by sonifying the human genome? Actually, yes! If the​ ​answer to your ‘research question’ is always (trivially) ‘yes’, then there’s no research going on.<br><br>But this is in fact what grant applications, composition PhD abstracts, and the ‘research narratives’​ ​we are required to write for the ‘Research Excellence Framework’ (or its equivalents in an​ ​increasing number of other countries) tend to look like. Sometimes, as if aware of the problem, we​ ​insert an evaluative term: ‘can a coherent​ ​musical structure be developed from sonification of the​ ​human genome?’ Without the word ‘coherent’ the answer is of course yes. So we put something in​ ​to make it seem like the result is not a foregone conclusion. But of course it​ ​is​ a foregone​ ​conclusion, because what one generally means by such a question is ‘can I write convincing music​ ​with this technique?’ where the person to be convinced is… me! Can I write music that I think is​ ​good? It turns out I can. Now, we could of course conduct research into questions like this: we​ ​could, for example, empirically test the perceived cohesion of music constructed in a certain way.<br><br>But composition in that case would be the test stimulus for a music psychology experiment, not itself research. Alternatively, we might look at how often composers have decided to use certain techniques – but in that case the compositions are data, again not themselves research. Furthermore, if pre-compositional work and system building cannot be classed as research, then it is not possible to avoid this problem by claiming that compositions are in some sense the ‘findings’ of a research process. Indeed, the bizarre idea that the purpose of a musical composition is to report findings brings into stark relief the category error that is at work here.<br><br><a href="http://bura.brunel.ac.uk/bitstream/2438/10922/3/Fulltext.pdf" rel="nofollow" target="_blank">http://bura.brunel.ac.uk/bitstream/2438/10922/3/Fulltext.pdf</a><br><br>-- <br><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div>carlos palombini, ph.d. (dunelm)<br>professor de musicologia ufmg<br>professor colaborador ppgm-unirio<br><a href="http://www.proibidao.org/" rel="nofollow" target="_blank">http://www.proibidao.org/</a><br><a href="http://goo.gl/KMV98I" rel="nofollow" target="_blank">ufmg.academia.edu/CarlosPalombini</a><br></div><div><a href="http://www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2" rel="nofollow" target="_blank">www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2</a><br><a href="http://scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ" rel="nofollow" target="_blank">scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ</a><br></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div>
</div></div><br>________________________________________________<br>Lista de discussões ANPPOM<br><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>________________________________________________<br><br></div>  </div> </div>  </div></div></div><br>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" rel="noreferrer" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></blockquote></div><br><br clear="all"><div><br></div>-- <br><div class="gmail_signature">Daniel <br>UFJF - IAD<br>PPGM - UFPR<br>PPGARTES - UFJF<br><br></div>
</div>