<html><head><style type='text/css'>p { margin: 0; }</style></head><body><div style='font-family: courier new,courier,monaco,monospace,sans-serif; font-size: 10pt; color: #000000'><p style="margin-bottom: 6px; color: rgb(20, 24, 35); font-family: helvetica, arial, sans-serif; font-size: 14px; line-height: 21.4667px; background-color: rgb(255, 255, 255);">Divulgando:</p><p style="margin-bottom: 6px; color: rgb(20, 24, 35); font-family: helvetica, arial, sans-serif; font-size: 14px; line-height: 21.4667px; background-color: rgb(255, 255, 255);"><br></p><p style="margin-bottom: 6px; color: rgb(20, 24, 35); font-family: helvetica, arial, sans-serif; font-size: 14px; line-height: 21.4667px; background-color: rgb(255, 255, 255);">Disciplina do Programa de Pós-Graduação em Música da ECA/USP 2016-1</p><p style="margin-top: 6px; margin-bottom: 6px; color: rgb(20, 24, 35); font-family: helvetica, arial, sans-serif; font-size: 14px; line-height: 21.4667px; background-color: rgb(255, 255, 255);">Etnografia da Música Erudita Contemporânea: criação, circulação, recepção, apropriação</p><div class="text_exposed_show" style="display: inline; color: rgb(20, 24, 35); font-family: helvetica, arial, sans-serif; font-size: 14px; line-height: 21.4667px; background-color: rgb(255, 255, 255);"><p style="margin-bottom: 6px;">Descrição: O projeto propõe o estudo da prática da música erudita no contexto em que ela se desenvolve. A etnografia de intérpretes e compositores eruditos insere-se nesse campo de pesquisa. Que figuração social é essa? Quais as relações de interdependência? Quais os mecanismos de autocoerção que se transformam numa segunda natureza inquestionável? De que tradição se julgam herdeiros seus atores? Qual a origem social de intérpretes e compositores contemporâneos? Qual é o contexto de recepção? Quais as implicações nas grades curriculares dos cursos superiores de música? Quais os perfis dos alunos desses cursos? Quais os mecanismos de eleição de clássicos? A pesquisa tem sua justificativa no fato de que muitas das indagações pertinentes ao trabalho do músico profissional pertencem ao campo das ciências sociais. Uma adequação de nossas grades curriculares, sobretudo nos cursos superiores de música, deveria necessariamente passar por um campo de estudo afeito à antropologia musical, a etnomusicologia — que não se restringe absolutamente ao estudo das manifestações musicais de tribos indígenas ou práticas afro-brasileiras. Embora as pesquisas estéticas, e sua consequente aristocracia do gosto, sempre estiveram a serviço da distinção, pretende-se aqui discutir valores musicais e humanos, numa perspectiva de transformação e de democratização do cânone. A produção acadêmica mais significativa sobre este assunto vem das ciências sociais que, muitas vezes, peca pela falta de lastro teórico-musical. Daí a necessidade de a musicologia, através da etnomusicologia, assumir este debate.</p><p style="margin-top: 6px; margin-bottom: 6px;">Responsável: Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro</p><p style="margin-top: 6px; margin-bottom: 6px;">As aulas serão ministradas nos dias 26/03, 30/04, 28/05 e 25/06 (sábados), das 9h às 18h, na ECA.</p></div><br>-- <br><div><span name="x"></span><br>Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro<br>Compositor e Professor do Departamento de Música da FFCLRP-USP<br>Editor da Revista da Tulha http://www.revistas.usp.br/revistadatulha<br>Membro do NAP-CIPEM  Núcleo de Apoio à Pesquisa em Ciências da Performance em Música<br>Líder do Grupo de Pesquisa EsTraMuSE - Estudos Transdisciplinares em Música, Sociedade, Educação<br>http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4094693495303397 <br>Universidade de São Paulo<br>Campus de Ribeirão Preto (SP), BRASIL<br>http://portal.ffclrp.usp.br/sites/camaradecastro <br>http://lattes.cnpq.br/8866596468646798 <br>https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=GBa82HMAAAAJ&view_op=list_works&sortby=pubdate <span name="x"></span><br></div></div></body></html>