<div dir="ltr">"Precisamos dizer quem está lucrando" tanto quanto "Precisamos falar sobre a vaidade na vida acadêmica e artística", na medida em que os sistemas de opressão operam de maneiras diversas mas igualmente nocivas e prejudiciais para quem paga as contas (monetárias, morais, éticas, humanas, emocionais, profissionais).<div><br></div><div>Saudações cordias, </div><div>Camila.</div></div><div class="gmail_extra"><br><div class="gmail_quote">Em 26 de fevereiro de 2016 11:04, Camila Zerbinatti <span dir="ltr"><<a href="mailto:camiladuze@gmail.com" target="_blank">camiladuze@gmail.com</a>></span> escreveu:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div dir="ltr">Caro Professor Damián, <div><br></div><div>Agradeço muito tua observação. Entendo o que você coloca e também vejo o que você diz, que é inegável.</div><div>Mas, apesar de também discordar da autora neste ponto, como você, vejo que ela levanta outras questões urgentes no texto. Questões que são discutidas e debatidas por muitas alunas e muitos alunos nas universidades públicas e privadas mas que, até então, não víamos serem levantadas por professoras e professores.</div><div>Neste sentido, das questões que ela aponta antes de traçar este cenário fantasioso, e na direção que você aponta ao abordar a comercialização do ensino superior custeada por impostos, acho muito válido compartilhar aqui o recente discurso de formatura de Marcelo Caetano, cientista político graduado pela UnB, homem trans e homem negro brasileiro, o primeiro aluno formado pela UnB que conquistou o direito de usar seu nome social naquela Universidade: (envio a transcrição e o link para o vídeo)</div><br>"<b>querida academia</b><div><b>do alto dos seus títulos<br>daí de onde você vê<br>a universidade é pra quê?<br>pra caber quem?<br>dentro da sua sala<br>você se esconde<br>pra não ver lá fora<br>ou pra quem tá lá fora não te ver?<br>o conhecimento que você produz<br>é pro povo ou pro cnpq?<br>pra sociedade ou pra enfeitar teu lattes?</b><br>se quem tá dentro<br>não vê os muros em volta<br>quem vê de fora<br>não enxerga nada além da muralha<br>se no meio da aula<br>você diz que eu tô todo errado<br>eu te digo que pra chegar até aqui<br>atravessei cerca de arame farpado<br>você escreve<br>artigo, livro, capítulo<br>resumo, paper, ensaio<br>fala da gente<br>sem nem lembrar<br>de olhar no olho da nossa gente<br>alcança seus índices de produtividade<br><b>no dia seguinte,<br>não sabe nossa cara,<br>nosso nome, desconhece nossa identidade<br>nossa cor é objeto de pesquisa<br>nosso sexo, etnografia<br>nossas casas são seu campo<br>e seu olhar<br>branco, macho, eurocentrado<br>justifica-se como metodologia</b><br><br><b>na sua nota da capes<br>o que conta mais:<br>seus pontos ou nossa voz?<br>sua tese ou nossa história?<br>o que vale mais:<br>suas oito páginas de referência<br>ou a nossa ancestral experiência?</b><br><br>e não pense que entramos aqui por favor<br>que não merecemos<br>ou que qualquer coisa aqui nos foi dada<br><b>cotas não são presente<br>são só um pequeno pedaço do que nos devem</b><br>chegamos aqui forjados<br>pelos que nos precederam<br>não se esqueçam:<br>nossos passos vêm de longe<br>se estou aqui hoje<br>é só porque tantos outros já vieram<br>erguer muros não vai nos impedir de entrar<br>se precisar,<br>nós vamos derrubar<br>tomar de assalto o que é nosso<br><b>e não queremos só um lugar à mesa<br>queremos interromper o jantar<br>e começar tudo de novo<br>reerguer uma universidade que seja do povo e para o povo<br>onde não apenas se fale sobre o outro<br>mas onde o outro se torna um nós que é capaz de falar sobre si mesmo<br>não criem a ilusão <br>de que tudo que se diz na academia é a verdade<br>mas lembrem-se: é sempre poder<br>inclusive, o poder de dizer<br>o que é a verdade</b><br>como cientistas políticos<br>termos lugar para dizer o que é a democracia<br>vivemos em uma, nossos professores vão dizer<br>Estado Democrático de Direito é o seu nome<br>Será mesmo?<br>pois vamos aos fatos:<br><br>Planaltina, Distrito Federal, 26 de Maio de 2013. Antonio Pereira de Araújo, auxiliar de serviços gerais, é detido em abordagem padrão. Conduzido à delegacia, nunca mais foi visto.<br>Rocinha, Rio de Janeiro, 14 de Julho de 2014. Amarildo Dias de Souza, pedreiro, limpava peixe na porta de casa quando policias que conduziam a operação “Paz Armada” o abordaram. Nunca mais foi visto.<br><br>Grajaú, São Paulo, 16 de Outubro de 2015. Yago Pedrosa Araújo, estudante de 16 anos, é parado em mais uma abordagem daquelas: padrão! 4 dias depois é encontrado morto, executado. Nunca mais foi visto vivo.<br><br>Infelizmente, a lista poderia continuar: Cláudia Ferreira da Silva, Cristian do Carmo, Rafael de Souza Paulino, Roberto de Souza Penha, Carlos Eduardo da Silva de Souza, Wilton Domingos Junior, Cleiton Correa de Souza e tantos outros.<br><br>Os mortos da democracia se acumulam<br>Já não se escondem mais nos porões<br>Mas ficam expostos, em plena luz do dia<br>Nas vielas de uma quebrada qualquer<br><b>Se a Democracia existe, ela não é para todos<br>Mas hoje, saímos daqui com o poder de dizer o que é a democracia</b><br><b>É nossa a responsabilidade de combater esse genocídio<br>Um genocídio que começa aqui dentro<br>Quando são brancos todos os nossos professores<br>Quando é branca e masculina toda a nossa bibliografia</b><br>Se a ciência pensa que tem todas as verdades<br>Digo-lhe agora que não<br>Que não sabe o que é caminhar com a cabeça na mira de uma HK<br>Que não sabe o que é ter o corpo vendido por séculos<br>Ter a mente diminuída, ver todo um povo destruído<br>Essa ciência que trabalha com hipóteses<br>E esquece que o que chama de objeto é feito da carne viva<br>Ainda aguardamos pelo dia<br>Em que o preto estará no rosto<br>Mais do que nas becas<br>Em que as travestis estarão na escola<br>Mais do que na esquina<br>Se esse dia não chega, a gente toma!<br>Nada nunca foi dado, porque agora seria?<br>mas ainda vai chegar o dia<br>Em que outros tantos como eu<br>Estarão aqui e poderão dizer<br>Tudo nosso, nada deles!" Marcelo Caetano <div><br></div><div><a href="https://www.youtube.com/watch?v=sfZ2E7pR0ko" target="_blank">https://www.youtube.com/watch?v=sfZ2E7pR0ko</a><br></div><div><br></div><div><br></div><div>Ao ouvir e ler Marcelo Caetano, não há como não lembrar das pesquisas do professor Carlos Palombini (e das professoras Adriana Facina e Mariana Vedder quando ele aponta o quanto "o funk carioca e o hip-hop paulista tensionam a produção da cultura popular." No discurso de Caetano, arrisco dizer, a expressão do hip-hop tensiona também a produção acadêmica e científica.</div><div><br></div><div><br></div><div>Saudações cordiais, </div><div>Camila.</div></div></div><div class="gmail_extra"><br><div class="gmail_quote"><div><div class="h5">Em 25 de fevereiro de 2016 12:38, Dr. K <span dir="ltr"><<a href="mailto:musicoyargentino@gmail.com" target="_blank">musicoyargentino@gmail.com</a>></span> escreveu:<br></div></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div><div class="h5"><div dir="ltr"><div>Cara Camila,<br></div><div><br></div><div>Obviamente essa colega desconhece totalmente a realidade econômica brasileira: "Hoje, o Brasil tem um dos cenários mais animadores do mundo. Há uma nova geração de cotistas ou bolsistas Prouni e Fies, que veem a universidade com olhos críticos, que desafiam a supremacia das camadas médias brancas que se perpetuavam nas universidades e desconstroem os paradigmas da meritocracia."</div><div><br></div><div>Enquanto ela idealiza alunos que entram pela porta dos fundos ao sistema de ensino superior, a empresa Kroton e seus associados tem o maior rendimento do mundo de um conglomerado educacional, sustentado pelos nossos impostos.<div class="gmail_extra"><div><div><br>Dr. Damián Keller | <a href="http://ccrma.stanford.edu/~dkeller" target="_blank">ccrma.stanford.edu/~dkeller</a><br>NAP | <a href="http://sites.google.com/site/napmusica" target="_blank">sites.google.com/site/napmusica</a></div></div>
<div class="gmail_quote"><div> </div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left-width:1px;border-left-color:rgb(204,204,204);border-left-style:solid;padding-left:1ex">
Message: 2<br>
Date: Wed, 24 Feb 2016 11:48:10 -0300<br>
From: Camila Zerbinatti <<a href="mailto:camiladuze@gmail.com" target="_blank">camiladuze@gmail.com</a>><br>
To: "<a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a>" <<a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a>>, Ppgmus Udesc<br>
        <<a href="mailto:ppgmus.udesc@gmail.com" target="_blank">ppgmus.udesc@gmail.com</a>>, Melita Bona <<a href="mailto:melitab@yahoo.com.br" target="_blank">melitab@yahoo.com.br</a>><br>
Subject: [ANPPOM-Lista] "Precisamos falar sobre a vaidade na vida<br>
        acadêmica [e artística]"<br>
Message-ID:<br>
        <<a href="mailto:CAGiY0jThZ7_Yt6WAjxSjnBOUDmqUosRDXd820QJbWRiSGVvVwA@mail.gmail.com" target="_blank">CAGiY0jThZ7_Yt6WAjxSjnBOUDmqUosRDXd820QJbWRiSGVvVwA@mail.gmail.com</a>><br>
Content-Type: text/plain; charset="utf-8"<br>
<br>
Olá para todas e todos,<br>
<br>
<br>
Compartilho aqui um texto que, para mim, é no mínimo muito corajoso,<br>
lúcido, urgente e transformador, ao abordar com franqueza situações<br>
recorrentes em nosso cotidiano artístico e acadêmico brasileiro. O texto<br>
"Precisamos falar sobre a vaidade na vida acadêmica", de Rosana<br>
Pinheiro-Machado, cientista social e antropóloga, professora do<br>
departamento de Desenvolvimento Internacional da Universidade de Oxford,<br>
foi publicado hoje na revista Carta Capital. Poderia ou deveria, penso eu,<br>
estar também em muitas revistas/ periódicos/ boletins/ informativos<br>
acadêmicos.<br><br>
*"Seria automático reproduzir os mecanismos que me podaram. É a vingança do<br>
oprimido. A única forma de cortamos isso é por meio da autocrítica<br>
constante. É preciso apontar superficialidade, mas isso deve ser um convite<br>
ao aprofundamento. Esquece-se facilmente que, em uma universidade, o<br>
compromisso primordial do professor é pedagógico com seus alunos, e não<br>
narcisista consigo mesmo.Quais os valores que imperam na academia?<br>
Precisamos menos de enrolação, frases de efeitos, jogo de palavras, textos<br>
longos e desconexos, frases imensas, ?donos de Foucault? [e de tantas<br>
outras coisas]. Se quisermos que o conhecimento seja um caminho à<br>
autonomia, precisamos de mais liberdade, criatividade, objetividade,<br>
simplicidade, solidariedade e humildade. (...) Tudo depende em quem<br>
queremos nos espelhar. A perversidade dos pequenos poderes é apenas uma<br>
parte da história. (...)" Rosana Pinheiro-Machado*<br>
<br>
<a href="http://www.cartacapital.com.br/sociedade/precisamos-falar-sobre-a-vaidade-na-vida-academica" rel="noreferrer" target="_blank">http://www.cartacapital.com.br/sociedade/precisamos-falar-sobre-a-vaidade-na-vida-academica</a><br>
<br>Saudações cordiais*,<br>
Camila Durães Zerbinatti<br><br>
</blockquote></div><br></div></div></div>
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Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" rel="noreferrer" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
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