<div>Camila querida,</div>
<div>Em um processo intertextual, faço minhas as palavras do Guilherme.</div>
<div>Abraços,</div>
<div>Adriana</div>
<div> </div>
<hr style="border-top: 1px solid #ccc;" />
<div><br /><strong>De:</strong> guisauer@gmail.com<br /><strong>Enviada:</strong> Sábado, 27 de Fevereiro de 2016 03:05<br /><strong>Para:</strong> camiladuze@gmail.com<br /><strong>Assunto:</strong> [ANPPOM-Lista] "Precisamos dizer quem está lucrando"<br /><br />pela coragem e lucidez.<br />São alunos como você que mudarão este cenário.<br /><br />abração<br /><br />Guilherme<br /><br /><br />Em 26 de fevereiro de 2016 11:25, Camila Zerbinatti <camiladuze@gmail.com><br />escreveu:<br /><br />> "Precisamos dizer quem está lucrando" tanto quanto "Precisamos falar sobre<br />> a vaidade na vida acadêmica e artística", na medida em que os sistemas de<br />> opressão operam de maneiras diversas mas igualmente nocivas e prejudiciais<br />> para quem paga as contas (monetárias, morais, éticas, humanas, emocionais,<br />> profissionais).<br />><br />> Saudações cordias,<br />> Camila.<br />><br />> Em 26 de fevereiro de 2016 11:04, Camila Zerbinatti <camiladuze@gmail.com><br />> escreveu:<br />><br />>> Caro Professor Damián,<br />>><br />>> Agradeço muito tua observação. Entendo o que você coloca e também vejo o<br />>> que você diz, que é inegável.<br />>> Mas, apesar de também discordar da autora neste ponto, como você, vejo<br />>> que ela levanta outras questões urgentes no texto. Questões que são<br />>> discutidas e debatidas por muitas alunas e muitos alunos nas universidades<br />>> públicas e privadas mas que, até então, não víamos serem levantadas por<br />>> professoras e professores.<br />>> Neste sentido, das questões que ela aponta antes de traçar este cenário<br />>> fantasioso, e na direção que você aponta ao abordar a comercialização do<br />>> ensino superior custeada por impostos, acho muito válido compartilhar aqui<br />>> o recente discurso de formatura de Marcelo Caetano, cientista político<br />>> graduado pela UnB, homem trans e homem negro brasileiro, o primeiro aluno<br />>> formado pela UnB que conquistou o direito de usar seu nome social naquela<br />>> Universidade: (envio a transcrição e o link para o vídeo)<br />>><br />>> "*querida academia*<br />>><br />>><br />>><br />>><br />>><br />>><br />>><br />>><br />>><br />>><br />>> *do alto dos seus títulosdaí de onde você vêa universidade é pra quê?pra<br />>> caber quem?dentro da sua salavocê se escondepra não ver lá foraou pra quem<br />>> tá lá fora não te ver?o conhecimento que você produzé pro povo ou pro<br />>> cnpq?pra sociedade ou pra enfeitar teu lattes?*<br />>> se quem tá dentro<br />>> não vê os muros em volta<br />>> quem vê de fora<br />>> não enxerga nada além da muralha<br />>> se no meio da aula<br />>> você diz que eu tô todo errado<br />>> eu te digo que pra chegar até aqui<br />>> atravessei cerca de arame farpado<br />>> você escreve<br />>> artigo, livro, capítulo<br />>> resumo, paper, ensaio<br />>> fala da gente<br />>> sem nem lembrar<br />>> de olhar no olho da nossa gente<br />>> alcança seus índices de produtividade<br />>><br />>><br />>><br />>><br />>><br />>><br />>><br />>><br />>> *no dia seguinte,não sabe nossa cara,nosso nome, desconhece nossa<br />>> identidadenossa cor é objeto de pesquisanosso sexo, etnografianossas casas<br />>> são seu campoe seu olharbranco, macho, eurocentradojustifica-se como<br />>> metodologia*<br />>><br />>><br />>><br />>><br />>><br />>><br />>><br />>> *na sua nota da capeso que conta mais:seus pontos ou nossa voz?sua tese<br />>> ou nossa história?o que vale mais:suas oito páginas de referênciaou a nossa<br />>> ancestral experiência?*<br />>><br />>> e não pense que entramos aqui por favor<br />>> que não merecemos<br />>> ou que qualquer coisa aqui nos foi dada<br />>><br />>> *cotas não são presentesão só um pequeno pedaço do que nos devem*<br />>> chegamos aqui forjados<br />>> pelos que nos precederam<br />>> não se esqueçam:<br />>> nossos passos vêm de longe<br />>> se estou aqui hoje<br />>> é só porque tantos outros já vieram<br />>> erguer muros não vai nos impedir de entrar<br />>> se precisar,<br />>> nós vamos derrubar<br />>> tomar de assalto o que é nosso<br />>><br />>><br />>><br />>><br />>><br />>><br />>><br />>><br />>><br />>><br />>> *e não queremos só um lugar à mesaqueremos interromper o jantare começar<br />>> tudo de novoreerguer uma universidade que seja do povo e para o povoonde<br />>> não apenas se fale sobre o outromas onde o outro se torna um nós que é<br />>> capaz de falar sobre si mesmonão criem a ilusão de que tudo que se diz na<br />>> academia é a verdademas lembrem-se: é sempre poderinclusive, o poder de<br />>> dizero que é a verdade*<br />>> como cientistas políticos<br />>> termos lugar para dizer o que é a democracia<br />>> vivemos em uma, nossos professores vão dizer<br />>> Estado Democrático de Direito é o seu nome<br />>> Será mesmo?<br />>> pois vamos aos fatos:<br />>><br />>> Planaltina, Distrito Federal, 26 de Maio de 2013. Antonio Pereira de<br />>> Araújo, auxiliar de serviços gerais, é detido em abordagem padrão.<br />>> Conduzido à delegacia, nunca mais foi visto.<br />>> Rocinha, Rio de Janeiro, 14 de Julho de 2014. Amarildo Dias de Souza,<br />>> pedreiro, limpava peixe na porta de casa quando policias que conduziam a<br />>> operação “Paz Armada” o abordaram. Nunca mais foi visto.<br />>><br />>> Grajaú, São Paulo, 16 de Outubro de 2015. Yago Pedrosa Araújo, estudante<br />>> de 16 anos, é parado em mais uma abordagem daquelas: padrão! 4 dias depois<br />>> é encontrado morto, executado. Nunca mais foi visto vivo.<br />>><br />>> Infelizmente, a lista poderia continuar: Cláudia Ferreira da Silva,<br />>> Cristian do Carmo, Rafael de Souza Paulino, Roberto de Souza Penha, Carlos<br />>> Eduardo da Silva de Souza, Wilton Domingos Junior, Cleiton Correa de Souza<br />>> e tantos outros.<br />>><br />>> Os mortos da democracia se acumulam<br />>> Já não se escondem mais nos porões<br />>> Mas ficam expostos, em plena luz do dia<br />>> Nas vielas de uma quebrada qualquer<br />>><br />>> *Se a Democracia existe, ela não é para todosMas hoje, saímos daqui com o<br />>> poder de dizer o que é a democracia*<br />>><br />>><br />>><br />>> *É nossa a responsabilidade de combater esse genocídioUm genocídio que<br />>> começa aqui dentroQuando são brancos todos os nossos professoresQuando é<br />>> branca e masculina toda a nossa bibliografia*<br />>> Se a ciência pensa que tem todas as verdades<br />>> Digo-lhe agora que não<br />>> Que não sabe o que é caminhar com a cabeça na mira de uma HK<br />>> Que não sabe o que é ter o corpo vendido por séculos<br />>> Ter a mente diminuída, ver todo um povo destruído<br />>> Essa ciência que trabalha com hipóteses<br />>> E esquece que o que chama de objeto é feito da carne viva<br />>> Ainda aguardamos pelo dia<br />>> Em que o preto estará no rosto<br />>> Mais do que nas becas<br />>> Em que as travestis estarão na escola<br />>> Mais do que na esquina<br />>> Se esse dia não chega, a gente toma!<br />>> Nada nunca foi dado, porque agora seria?<br />>> mas ainda vai chegar o dia<br />>> Em que outros tantos como eu<br />>> Estarão aqui e poderão dizer<br />>> Tudo nosso, nada deles!" Marcelo Caetano<br />>><br />>> <a href="https://www.youtube.com/watch?v=sfZ2E7pR0ko" target="_blank">https://www.youtube.com/watch?v=sfZ2E7pR0ko</a><br />>><br />>><br />>> Ao ouvir e ler Marcelo Caetano, não há como não lembrar das pesquisas do<br />>> professor Carlos Palombini (e das professoras Adriana Facina e Mariana<br />>> Vedder quando ele aponta o quanto "o funk carioca e o hip-hop paulista<br />>> tensionam a produção da cultura popular." No discurso de Caetano, arrisco<br />>> dizer, a expressão do hip-hop tensiona também a produção acadêmica e<br />>> científica.<br />>><br />>><br />>> Saudações cordiais,<br />>> Camila.<br />>><br />>> Em 25 de fevereiro de 2016 12:38, Dr. K <musicoyargentino@gmail.com><br />>> escreveu:<br />>><br />>>> Cara Camila,<br />>>><br />>>> Obviamente essa colega desconhece totalmente a realidade econômica<br />>>> brasileira: "Hoje, o Brasil tem um dos cenários mais animadores do mundo.<br />>>> Há uma nova geração de cotistas ou bolsistas Prouni e Fies, que veem a<br />>>> universidade com olhos críticos, que desafiam a supremacia das camadas<br />>>> médias brancas que se perpetuavam nas universidades e desconstroem os<br />>>> paradigmas da meritocracia."<br />>>><br />>>> Enquanto ela idealiza alunos que entram pela porta dos fundos ao sistema<br />>>> de ensino superior, a empresa Kroton e seus associados tem o maior<br />>>> rendimento do mundo de um conglomerado educacional, sustentado pelos nossos<br />>>> impostos.<br />>>><br />>>> Dr. Damián Keller | ccrma.stanford.edu/~dkeller<br />>>> NAP | sites.google.com/site/napmusica<br />>>><br />>>><br />>>>> Message: 2<br />>>>> Date: Wed, 24 Feb 2016 11:48:10 -0300<br />>>>> From: Camila Zerbinatti <camiladuze@gmail.com><br />>>>> To: "anppom-l@iar.unicamp.br" <anppom-l@iar.unicamp.br>, Ppgmus Udesc<br />>>>> <ppgmus.udesc@gmail.com>, Melita Bona <melitab@yahoo.com.br><br />>>>> Subject: [ANPPOM-Lista] "Precisamos falar sobre a vaidade na vida<br />>>>> acadêmica [e artística]"<br />>>>> Message-ID:<br />>>>> <<br />>>>> CAGiY0jThZ7_Yt6WAjxSjnBOUDmqUosRDXd820QJbWRiSGVvVwA@mail.gmail.com><br />>>>> Content-Type: text/plain; charset="utf-8"<br />>>>><br />>>>> Olá para todas e todos,<br />>>>><br />>>>><br />>>>> Compartilho aqui um texto que, para mim, é no mínimo muito corajoso,<br />>>>> lúcido, urgente e transformador, ao abordar com franqueza situações<br />>>>> recorrentes em nosso cotidiano artístico e acadêmico brasileiro. O texto<br />>>>> "Precisamos falar sobre a vaidade na vida acadêmica", de Rosana<br />>>>> Pinheiro-Machado, cientista social e antropóloga, professora do<br />>>>> departamento de Desenvolvimento Internacional da Universidade de Oxford,<br />>>>> foi publicado hoje na revista Carta Capital. Poderia ou deveria, penso<br />>>>> eu,<br />>>>> estar também em muitas revistas/ periódicos/ boletins/ informativos<br />>>>> acadêmicos.<br />>>>><br />>>>> *"Seria automático reproduzir os mecanismos que me podaram. É a<br />>>>> vingança do<br />>>>> oprimido. A única forma de cortamos isso é por meio da autocrítica<br />>>>> constante. É preciso apontar superficialidade, mas isso deve ser um<br />>>>> convite<br />>>>> ao aprofundamento. Esquece-se facilmente que, em uma universidade, o<br />>>>> compromisso primordial do professor é pedagógico com seus alunos, e não<br />>>>> narcisista consigo mesmo.Quais os valores que imperam na academia?<br />>>>> Precisamos menos de enrolação, frases de efeitos, jogo de palavras,<br />>>>> textos<br />>>>> longos e desconexos, frases imensas, ?donos de Foucault? [e de tantas<br />>>>> outras coisas]. Se quisermos que o conhecimento seja um caminho à<br />>>>> autonomia, precisamos de mais liberdade, criatividade, objetividade,<br />>>>> simplicidade, solidariedade e humildade. (...) Tudo depende em quem<br />>>>> queremos nos espelhar. A perversidade dos pequenos poderes é apenas uma<br />>>>> parte da história. (...)" Rosana Pinheiro-Machado*<br />>>>><br />>>>><br />>>>> <a href="http://www.cartacapital.com.br/sociedade/precisamos-falar-sobre-a-vaidade-na-vida-academica" target="_blank">http://www.cartacapital.com.br/sociedade/precisamos-falar-sobre-a-vaidade-na-vida-academica</a><br />>>>><br />>>>> Saudações cordiais*,<br />>>>> Camila Durães Zerbinatti<br />>>>><br />>>>><br />>>><br />>>> ________________________________________________<br />>>> Lista de discussões ANPPOM<br />>>> <a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br />>>> ________________________________________________<br />>>><br />>><br />>><br />><br />> ________________________________________________<br />> Lista de discussões ANPPOM<br />> <a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br />> ________________________________________________<br />><br />________________________________________________<br />Lista de discussões ANPPOM<br /><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br />________________________________________________</div>