<div dir="ltr">Olá à todas e a todos:<div><br></div><div>A fim de explicar mais detalhada e embasadamente a utilização de algumas palavras em meu texto de resposta e apoio à professora Heloísa, considero importante trazer as definições das palavras censura e moderação que constam em, pelo menos, dois dicionários, evitando, assim, distorções, manipulações e compreensões/ interpretações equivocadas de meu texto:</div><div><br></div><div><br></div><div><b>Censura: </b></div><div>1) Dicionário Michaelis</div>"<i>censura <br>cen.su.ra <br>sf (lat censura) 1 Ato de censurar. 2 Cargo, dignidade e funções de censor. 3Exame crítico de obras literárias ou artísticas. 4 Corporação ou tribunal encarregado de censurar (livros, filmes etc.). <b>5 Instituição, sistema ou prática de censurar obras literárias, artísticas ou comunicações escritas ou impressas:Censura da imprensa.</b> 6 Condenação eclesiástica de certas obras. 7 Crítica com o fim de corrigir. <b>8 Admoestação, repreensão. C. prévia: ato de rever e julgar em tribunal competente qualquer obra antes de ser publicada.</b></i>"<div><br></div><div>2) Dicionário Infopédia</div><i>"censura<br>cen.su.ra<br> [sẽˈsurɐ]<br>nome feminino<br><b>1.condenação; crítica; reprovação social<br>2.exame crítico de obras, espetáculos ou publicações segundo critérios moraisou políticos e exercício do poder de autorizar ou não a sua exposição oupublicação<br>3.repreensão; admoestação</b><br>4.(psicanálise) recalcamento no inconsciente de elementos da vida psíquicaconsiderados inaceitáveis pela sociedade<br>5.RELIGIÃO pena eclesiástica<br>6.tribunal encarregado de censurar"</i><div><i><br></i></div><div><i><br></i></div><div><i><br></i></div><div><b>Moderação:</b></div><div>1) Dicionário Michaelis</div><i>"moderação <br>mo.de.ra.ção <br>sf (lat moderatione) 1 Ato ou efeito de moderar. 2 Afrouxamento, diminuição, minoração, redução. 3 Comedimento, compostura, procedimento circunspecto, prudência. 4 Mediania, mediocridade."</i><div><i><br></i></div><div><i><br></i></div><div>2) Dicionário Infopédia </div><div>"<i>moderação<br>mo.de.ra.ção<br> [mudərɐˈsɐ̃w̃]<br>nome feminino<br>1.ato ou efeito de moderar ou moderar-se<br>2.comedimento, temperança, parcimónia<br>3.prudência<br>4.compostura<br>5.mediania<br>6.redução, afrouxamento</i>"<br><div><i><br></i></div></div><div><i><br></i></div><div><i><br></i></div><div>Por fim, expresso minha concordância com a ideia que diz que é sempre bom sabermos quem são os verdadeiros censores. É verdade. É sempre bom. Também acho sempre bom sabermos o quê de fato as palavras que usamos significam e de que formas os sentidos que elas carregam se manifestam.</div><div><br></div><div><br></div><div><br></div><div>Saudações cordiais à todas e a todos, </div><div>Camila.</div></div><div class="gmail_extra"><br><div class="gmail_quote">Em 6 de junho de 2016 00:37, Celso Cintra <span dir="ltr"><<a href="mailto:celsocintra@gmail.com" target="_blank">celsocintra@gmail.com</a>></span> escreveu:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">Obrigado Camila, belo texto.<div>Há braço </div><div><span class="HOEnZb"><font color="#888888">Celso</font></span><div><div class="h5"><span></span><br><br>Em domingo, 5 de junho de 2016,  <<a href="mailto:mcamara@usp.br" target="_blank">mcamara@usp.br</a>> escreveu:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">Apoiado, prezada Camila. Muito bem exposto.<br>
Abs,<br>
Maecos<br>
----- Camila Zerbinatti &<a>lt;camiladuze@gmail.com</a>&gt; escreveu:<br>
> Olá a todas e a todos,<br>
><br>
> Agradeço a professora Heloísa por sua fala.Apoio sua fala, seu pedido e sua<br>
> sugestão para a ANPPOM. Me senti representada por seu e-mail, professora, e<br>
> expresso aqui meu total apoio à sua fala e à sua sugestão, que me parecem<br>
> sensatas, inclusivas, respeitosas e acolhedoras das diferenças e da<br>
> diversidade existente na própria ANPPOM, assim como em qualquer<br>
> universidade/ escola/ faculdade de música no Brasil. Acredito e desejo para<br>
> mim e para todas as pessoas uma ANPPOM, um país e um mundo em que pessoas,<br>
> sujeitos, indivíduos, opiniões, práticas, ideias e posicionamentos<br>
> diversos, divergentes e diferentes possam co-existir e conviver de forma<br>
> respeitosa e madura. Em que a tolerância e o respeito às diferenças sejam<br>
> práticas e hábitos de todas as pessoas, sejam valores cultivados e<br>
> compartilhados por todas as pessoas. Talvez isto tenha há ver com a raiz de<br>
> qualquer convivência democrática, onde quer que ela se dê.<br>
><br>
> E sim, ninguém aqui é obrigado(a) a ler nenhum texto ou e-mail, nem mesmo<br>
> sequer a abrir qualquer e-mail. Cada um(a) na lista lê o que quer, aber os<br>
> e-mails que quer, e cada um(a) de nós é responsável por decidir o que abre,<br>
> o que não abre, o que lê e o que não lê aqui. A ANPPOM, até o presente<br>
> momento, não é ou funciona como uma estrutura autoritária e ditatorial que<br>
> obriga às pessoas a lerem textos, e-mails, ou a sequer abrirem e-mails. Nem<br>
> é ou funciona como uma estrutura autoritária e ditatorial que censura,<br>
> oprime e silencia ideias, posicionamentos ou pessoas. Eu, pessoalmente, não<br>
> compactuo e não apoio nenhuma prática ou forma de censura, silenciamento ou<br>
> opressão, quer seja aqui na lista da ANPPOM, quer seja em outros lugares.<br>
> Expresso aqui meu repudio à toda e qualquer prática e tentativa de<br>
> silenciamento, opressão e censura.<br>
><br>
> Ressalto aqui que a música, assim como a pesquisa em música, é, antes e<br>
> depois de tudo, uma prática humana, feita por pessoas, pensada por pessoas,<br>
> localizada e contextualizada, no mínimo, social, histórica, política,<br>
> antropológica, estética, filosófica, ideológica, econômica, psicológica,<br>
> étnica, racial, psicanalítica, sexual, jurídica e biologicamente. Há,<br>
> inclusive, vastíssima literatura, assim como reconhecidas instituições e<br>
> periódicos da e Música, que tratam exatamente de todas estas relações, além<br>
> de muitas outras, assim como vasta literatura que trata especificamente<br>
> sobre música e política, sob os mais variados prismas. A música, assim como<br>
> a pesquisa em música, como toda prática e ação humana, não é nem está<br>
> isenta, neutra, e nem existe de forma isolada da sociedade e dos contextos<br>
> nos quais ela está inserida. Isto se dá quer a gente queira, quer não<br>
> queira, quer a gente tenha consciência disto, quer não tenha, quer a gente<br>
> goste de tudo isto, quer a gente não goste, quer a gente se dê conta de<br>
> tudo isto, quer a gente prefira negar tudo isto.<br>
><br>
> Torço para que a gente não precise chegar ao cúmulo de, como diz um amigo<br>
> meu, perdermos as salas onde aprendemos, ensinamos, tocamos e pesquisamos o<br>
> dó sustenido, bem como os salários e financiamentos que permitem que o dó<br>
> sustenido seja ensinado, aprendido, tocado e pesquisado, para que,<br>
> finalmente, possamos nos dar conta das inúmeras e inegáveis relações de<br>
> nossa música e de nossas pesquisas em música com o nosso entorno, com a<br>
> sociedade na qual estamos inseridos e da qual somos parte.<br>
><br>
> Vida longa ao dó sustenido! Vida longa aos ambientes físicos e virtuais<br>
> inclusivos, que comportam, acolhem e respeitam, com maturidade, de forma<br>
> democrática, as diferenças, as discordâncias, as divergências, as pessoas e<br>
> as ideias! Vida longa à jovem e frágil democracia brasileira, período no<br>
> qual aconteceu, inegavelmente, o maior e mais notável crescimento e<br>
> fortalecimento da área da música e da pesquisa em música no Brasil!<br>
><br>
><br>
><br>
><br>
> Saudações cordiais a todas e todos,<br>
> a quem concorda e a quem discorda,<br>
> Camila.<br>
><br>
><br>
><br>
><br>
> Em 3 de junho de 2016 10:55, Heloísa e Wagner Valente <<a>whvalent@terra.com.br</a><br>
> > escreveu:<br>
><br>
> > Caros colegas,<br>
> ><br>
> ><br>
> ><br>
> > Não pensava em me manifestar, pelo fato de que o conteúdo, para ser<br>
> > expresso de maneira correta toma um tempo que, infelizmente, não tenho.<br>
> ><br>
> > Então, limito-me a opinar que, muito embora a lista não tenha sido<br>
> > concebida para veicular e debater assuntos fora da área dos estudos<br>
> > acadêmicos sobre música, a situação política em que vivemos permite uma<br>
> > exceção. Afinal somos a massa pensante e que, em grande medida, é<br>
> > responsável por alguns dos rumos que o país acaba por adotar. No meu modo<br>
> > de pensar, gostaria de tomar conhecimento do que acontece pelo país e pelo<br>
> > mundo e que, por razões compreensíveis, a imprensa e a mídia em geral,<br>
> > decidem ocultar.<br>
> ><br>
> > Não sei se o volume de mensagens causa algum problema no servidor. Caso<br>
> > isso não venha a causar problemas, proponho que as mensagens possam ser<br>
> > transmitidas. Fica a critério do pesquisador lê-las ou não.<br>
> ><br>
> > Podemos agir assim?<br>
> ><br>
> > Abraço cordial a todos,<br>
> ><br>
> > Heloísa<br>
> ><br>
> > ________________________________________________<br>
> > Lista de discussões ANPPOM<br>
> > <a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
> > ________________________________________________<br>
> ><br>
<br>
--<br>
Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro<br>
Departamento de MúsicaFaculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto<br>
Universidade de São Paulo<br>
<a href="http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4094693495303397" target="_blank">http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4094693495303397</a><br>
<a href="http://portal.ffclrp.usp.br/sites/camaradecastro" target="_blank">http://portal.ffclrp.usp.br/sites/camaradecastro</a><br>
<a href="http://lattes.cnpq.br/8866596468646798" target="_blank">http://lattes.cnpq.br/8866596468646798</a><br>
<a href="https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=GBa82HMAAAAJ&view_op=list_works&sortby=pubdate" target="_blank">https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=GBa82HMAAAAJ&view_op=list_works&sortby=pubdate</a><br>
________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br>
</blockquote></div></div></div><br><br>-- <br><div class="HOEnZb"><div class="h5"><div dir="ltr"><div><a href="http://www.iarte.ufu.br/celsocintra" target="_blank">http://www.iarte.ufu.br/celsocintra</a><br><font size="2"><b><span style="font-weight:normal"><b><br>"Se as crianças não forem expostas a música estranha, elas podem muito bem crescer, ir à escola, arrumar empregos, ter filhos... e morrer! Sem nunca ter experimentado a loucura! Isso é muito perigoso!" </b></span></b><span style="font-weight:normal">Lux Interior (The Cramps)<br></span></font><br><br></div></div><br>
</div></div></blockquote></div><br></div>