<html><head></head><body><div style="color:#000; background-color:#fff; font-family:bookman old style, new york, times, serif;font-size:14px"><div>Isso lá foi resposta? Foi um escracho, isso sim...</div><div><br></div><div dir="ltr" id="yui_3_16_0_ym19_1_1467292247180_3650">   Acho um absurdo tergiversarmos questões de gênero dessa forma. Não é por acaso ou por alguma razão metafísica que as mulheres estavam nuas e os homens não. E essa razão não é simplesmente invertível como o prof. Jorge sugere. Isso pode não invalidar a beleza da proposta artística, mas há um pano de fundo aí que tem que ser debatido sim, mesmo que tenha que ser deixado claro que se trata de outro patamar: a objetificação do corpo feminino e a sua exposição, a separação de papeis (a mulher entrega a palavra nua, em estado natural, bruto, ela é uma força da natureza; mas o homem tem o trabalho intelectual, racional, ele é que e-labora, ele é quem TRABALHA e tem sua intimidade resguardada e protegida da exposição íntima, embora não haja mal nenhum em expor a intimidade desse "outro" - a alteridade feminina - visto como "natural")...</div><div id="yui_3_16_0_ym19_1_1467292247180_4041" dir="ltr">    Enfim, há o que debater. Eliana foi muito cortês e talvez haja mesmo uma dimensão "estética" para além da escolha de quem fica pelado em uma montagem artística. <br></div><div id="yui_3_16_0_ym19_1_1467292247180_4204" dir="ltr">    Essa dimensão me interessa muito pouco. O que me interessa hoje é o processo pelo qual os discursos são naturalizados. Sim, mestre Jorge, parabéns pela sua música...</div><div id="yui_3_16_0_ym19_1_1467292247180_4245" dir="ltr">P.S.: cadê a mensagem do Palombini?</div><div id="yui_3_16_0_ym19_1_1467292247180_4249" dir="ltr"><br></div><div id="yui_3_16_0_ym19_1_1467292247180_4209" dir="ltr">Um abraço, <br></div><div id="yui_3_16_0_ym19_1_1467292247180_4214" dir="ltr">Luciano<br></div><div class="qtdSeparateBR"><br><br></div><div style="display: block;" class="yahoo_quoted"> <div style="font-family: bookman old style, new york, times, serif; font-size: 14px;"> <div style="font-family: HelveticaNeue, Helvetica Neue, Helvetica, Arial, Lucida Grande, sans-serif; font-size: 16px;"> <div dir="ltr"><font face="Arial" size="2"> Em Quinta-feira, 30 de Junho de 2016 10:06, "ms.eliana@usp.br" <ms.eliana@usp.br> escreveu:<br></font></div>  <br><br> <div class="y_msg_container">Caro Prof Jorge Antunes,<br clear="none">Sempre há o que polemizar, mas por hora<br clear="none">agradeço sua atenção em me responder!<br clear="none">Abraço<br clear="none">Eliana<br clear="none"><div class="yqt8992341699" id="yqtfd58173"><br clear="none">----- Jorge Antunes &lt;<a shape="rect" ymailto="mailto:antunes@unb.br" href="mailto:antunes@unb.br">antunes@unb.br</a>&gt; escreveu:<br clear="none">> Oi, Eliana:<br clear="none">> <br clear="none">> O desnudamento só tem sentido no caminhar das letras: signos, grafemas, que<br clear="none">> chegam a mim no espaço.<br clear="none">> O alfabeto é um sistema nu.<br clear="none">> A etimologia da palavra "alfabeto" procede do grego "alfa+beta". Porém, o<br clear="none">> termo ab ou ib foi usado também pelos hebreus para denominar a divindade<br clear="none">> máxima da religião monoteísta. Segundo a religião egípcia, a parte mais<br clear="none">> importante da alma era o Ab ou Ib (coração). O Ib, coração metafísico, era<br clear="none">> concebido como uma gota do coração da mãe para a criança durante a<br clear="none">> concepção. Dessa forma, os seios e a região pubiana feminina são essenciais<br clear="none">> na comunicação.<br clear="none">> Infelizmente tudo é tão óbvio, que não dá para polemizar.<br clear="none">> Abraço,<br clear="none">> Jorge Antunes<br clear="none">> <br clear="none">> *PS. Acredite: se fosse o contrário, com músicos nus e partners vestidas, e<br clear="none">> se você questionasse isso, eu também teria belas justificativas com apelo à<br clear="none">> metafísica, à semiótica e à mitologia.*<br clear="none">> <br clear="none">> Em 29 de junho de 2016 10:24, <<a shape="rect" ymailto="mailto:ms.eliana@usp.br" href="mailto:ms.eliana@usp.br">ms.eliana@usp.br</a>> escreveu:<br clear="none">> <br clear="none">> > Muito interessante o vídeo Prof. Jorge Antunes,<br clear="none">> > Somente para polemizar gostaria de perguntar por que os excelentes músicos<br clear="none">> > não aparecem nus também?<br clear="none">> > E qual a relevancia da nudez das mulheres para a mensagem que o senhor<br clear="none">> > quis passar com este espetáculo?<br clear="none">> > Abraço<br clear="none">> ><br clear="none">> > Eliana Monteiro da Silva<br clear="none">> ><br clear="none">> > ----- Jorge Antunes &lt;<a shape="rect" ymailto="mailto:antunes@unb.br" href="mailto:antunes@unb.br">antunes@unb.br</a>&gt; escreveu:<br clear="none">> > > VÍDEO RARO RECUPERADO.<br clear="none">> > > Acaba de ser recuperada a filmagem raríssima de um espetáculo que<br clear="none">> > realizei<br clear="none">> > > em 1990:<br clear="none">> > > SONS E LETRAS DE JORGE ANTUNES<br clear="none">> > > Assista, curta, divulgue.<br clear="none">> > > .<br clear="none">> > > Nele, enquanto fabulosos músicos interpretam obras minhas, mulheres nuas,<br clear="none">> > > no palco, me oferecem letras para que eu escreva poemas. E eu os escrevo.<br clear="none">> > > Em outros momentos, faço o que sempre fiz: falo para as paredes e dou<br clear="none">> > > murros em pontas de facas.<br clear="none">> > > .<br clear="none">> > > <a shape="rect" href="https://www.youtube.com/watch?v=cJjnyCNycuY&feature=youtu.be" target="_blank">https://www.youtube.com/watch?v=cJjnyCNycuY&feature=youtu.be</a><br clear="none">> ><br clear="none">> ><br clear="none"><br clear="none">________________________________________________<br clear="none">Lista de discussões ANPPOM<br clear="none"><a shape="rect" href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br clear="none">________________________________________________</div><br><br></div>  </div> </div>  </div></div></body></html>