<html><head><style type='text/css'>p { margin: 0; }</style></head><body><div style='font-family: verdana,helvetica,sans-serif; font-size: 12pt; color: #000000'>É, tem isso... <div><br></div><div>Aliás, desculpem, mas essa onda de pedidos para sair da lista visa a quê, em última análise? Fugir do debate? Fazer birra? Não é aqui que se deve discutir tudo que nos diz respeito? Peço, por favor, <b><u>que não me tirem da lista!</u></b> Peço também que não censurem o que quer que seja. É difícil conviver com as diferentes opiniões, mas é a única maneira de balizarmos nosso trabalho de maneira civilizada. Hoje em dia, é intolerável a objetificação do corpo feminino. Até a Playboy está fechando porque ninguém lia as tais entrevistas. Acho que discutir esse e outros assuntos é o que nos faz crescer como pesquisadores e cidadãos. Quando as ideias não se tornam hegemônicas, é quando se descobre que a diferença é o natural e como tal deve ser respeitada. O Wolff falou recentemente sobre o lugar de quem está falando. Pois é: cada um fala do seu e aprende-se muito com isso. São gratas surpresas. Parabéns à Eliana por sua coragem e perspicácia, com todo respeito ao colega Prof. Dr. Jorge.</div><div><br></div><div>O meio acadêmico durante muito tempo sofreu de algo parecido com a sociedade de corte (ELIAS): quem não falava afinado, era rejeitado. Muito melhor assim: todos falam o que pensam e aprendemos a viver democraticamente. Democracia é um processo, não um estado final. Se é que todos querem isso. Na aristocracia, ainda que signifique "poder dos virtuosos", ninguém diz que o rei está nu.<br><div><br></div><div>Abraços aos colegas diferentes de mim,</div><div>Marcos<br><br><hr id="zwchr"><blockquote style="border-left:2px solid rgb(16, 16, 255);margin-left:5px;padding-left:5px;color:#000;font-weight:normal;font-style:normal;text-decoration:none;font-family:Helvetica,Arial,sans-serif;font-size:12pt;"><b>De: </b>"luciano cesar" <lucianocesar78@yahoo.com.br><br><b>Para: </b>"ms eliana" <ms.eliana@usp.br>, "Jorge Antunes" <antunes@unb.br><br><b>Cc: </b>"ANPPOM-L" <anppom-l@iar.unicamp.br><br><b>Enviadas: </b>Quinta-feira, 30 de Junho de 2016 10:18:59<br><b>Assunto: </b>Re: [ANPPOM-Lista] VÍDEO RARO RECUPERADO<br><br><div style="color:#000; background-color:#fff; font-family:bookman old style, new york, times, serif;font-size:14px"><div>Isso lá foi resposta? Foi um escracho, isso sim...</div><div><br></div><div dir="ltr" id="yui_3_16_0_ym19_1_1467292247180_3650">   Acho um absurdo tergiversarmos questões de gênero dessa forma. Não é por acaso ou por alguma razão metafísica que as mulheres estavam nuas e os homens não. E essa razão não é simplesmente invertível como o prof. Jorge sugere. Isso pode não invalidar a beleza da proposta artística, mas há um pano de fundo aí que tem que ser debatido sim, mesmo que tenha que ser deixado claro que se trata de outro patamar: a objetificação do corpo feminino e a sua exposição, a separação de papeis (a mulher entrega a palavra nua, em estado natural, bruto, ela é uma força da natureza; mas o homem tem o trabalho intelectual, racional, ele é que e-labora, ele é quem TRABALHA e tem sua intimidade resguardada e protegida da exposição íntima, embora não haja mal nenhum em expor a intimidade desse "outro" - a alteridade feminina - visto como "natural")...</div><div id="yui_3_16_0_ym19_1_1467292247180_4041" dir="ltr">    Enfim, há o que debater. Eliana foi muito cortês e talvez haja mesmo uma dimensão "estética" para além da escolha de quem fica pelado em uma montagem artística. <br></div><div id="yui_3_16_0_ym19_1_1467292247180_4204" dir="ltr">    Essa dimensão me interessa muito pouco. O que me interessa hoje é o processo pelo qual os discursos são naturalizados. Sim, mestre Jorge, parabéns pela sua música...</div><div id="yui_3_16_0_ym19_1_1467292247180_4245" dir="ltr">P.S.: cadê a mensagem do Palombini?</div><div id="yui_3_16_0_ym19_1_1467292247180_4249" dir="ltr"><br></div><div id="yui_3_16_0_ym19_1_1467292247180_4209" dir="ltr">Um abraço, <br></div><div id="yui_3_16_0_ym19_1_1467292247180_4214" dir="ltr">Luciano<br></div><div class="qtdSeparateBR"><br><br></div><div style="display: block;" class="yahoo_quoted"> <div style="font-family: bookman old style, new york, times, serif; font-size: 14px;"> <div style="font-family: HelveticaNeue, Helvetica Neue, Helvetica, Arial, Lucida Grande, sans-serif; font-size: 16px;"> <div dir="ltr"><font face="Arial" size="2"> Em Quinta-feira, 30 de Junho de 2016 10:06, "ms.eliana@usp.br" <ms.eliana@usp.br> escreveu:<br></font></div>  <br><br> <div class="y_msg_container">Caro Prof Jorge Antunes,<br clear="none">Sempre há o que polemizar, mas por hora<br clear="none">agradeço sua atenção em me responder!<br clear="none">Abraço<br clear="none">Eliana<br clear="none"><div class="yqt8992341699" id="yqtfd58173"><br clear="none">----- Jorge Antunes &lt;<a shape="rect" href="mailto:antunes@unb.br" target="_blank">antunes@unb.br</a>&gt; escreveu:<br clear="none">> Oi, Eliana:<br clear="none">> <br clear="none">> O desnudamento só tem sentido no caminhar das letras: signos, grafemas, que<br clear="none">> chegam a mim no espaço.<br clear="none">> O alfabeto é um sistema nu.<br clear="none">> A etimologia da palavra "alfabeto" procede do grego "alfa+beta". Porém, o<br clear="none">> termo ab ou ib foi usado também pelos hebreus para denominar a divindade<br clear="none">> máxima da religião monoteísta. Segundo a religião egípcia, a parte mais<br clear="none">> importante da alma era o Ab ou Ib (coração). O Ib, coração metafísico, era<br clear="none">> concebido como uma gota do coração da mãe para a criança durante a<br clear="none">> concepção. Dessa forma, os seios e a região pubiana feminina são essenciais<br clear="none">> na comunicação.<br clear="none">> Infelizmente tudo é tão óbvio, que não dá para polemizar.<br clear="none">> Abraço,<br clear="none">> Jorge Antunes<br clear="none">> <br clear="none">> *PS. Acredite: se fosse o contrário, com músicos nus e partners vestidas, e<br clear="none">> se você questionasse isso, eu também teria belas justificativas com apelo à<br clear="none">> metafísica, à semiótica e à mitologia.*<br clear="none">> <br clear="none">> Em 29 de junho de 2016 10:24, <<a shape="rect" href="mailto:ms.eliana@usp.br" target="_blank">ms.eliana@usp.br</a>> escreveu:<br clear="none">> <br clear="none">> > Muito interessante o vídeo Prof. Jorge Antunes,<br clear="none">> > Somente para polemizar gostaria de perguntar por que os excelentes músicos<br clear="none">> > não aparecem nus também?<br clear="none">> > E qual a relevancia da nudez das mulheres para a mensagem que o senhor<br clear="none">> > quis passar com este espetáculo?<br clear="none">> > Abraço<br clear="none">> ><br clear="none">> > Eliana Monteiro da Silva<br clear="none">> ><br clear="none">> > ----- Jorge Antunes &lt;<a shape="rect" href="mailto:antunes@unb.br" target="_blank">antunes@unb.br</a>&gt; escreveu:<br clear="none">> > > VÍDEO RARO RECUPERADO.<br clear="none">> > > Acaba de ser recuperada a filmagem raríssima de um espetáculo que<br clear="none">> > realizei<br clear="none">> > > em 1990:<br clear="none">> > > SONS E LETRAS DE JORGE ANTUNES<br clear="none">> > > Assista, curta, divulgue.<br clear="none">> > > .<br clear="none">> > > Nele, enquanto fabulosos músicos interpretam obras minhas, mulheres nuas,<br clear="none">> > > no palco, me oferecem letras para que eu escreva poemas. E eu os escrevo.<br clear="none">> > > Em outros momentos, faço o que sempre fiz: falo para as paredes e dou<br clear="none">> > > murros em pontas de facas.<br clear="none">> > > .<br clear="none">> > > <a shape="rect" href="https://www.youtube.com/watch?v=cJjnyCNycuY&feature=youtu.be" target="_blank">https://www.youtube.com/watch?v=cJjnyCNycuY&feature=youtu.be</a><br clear="none">> ><br clear="none">> ><br clear="none"><br clear="none">________________________________________________<br clear="none">Lista de discussões ANPPOM<br clear="none"><a shape="rect" href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br clear="none">________________________________________________</div><br><br></div>  </div> </div>  </div></div><br>________________________________________________<br>Lista de discussões ANPPOM<br>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<br>________________________________________________</blockquote><br><br><br>-- <br><div><span name="x"></span><font size="2">Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro<br>Departamento de Música</font><div><font size="2">Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto<br></font><span style="font-size: small;">Universidade de São Paulo</span><font size="2"><br></font><div><font size="2">http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4094693495303397 <br>http://portal.ffclrp.usp.br/sites/camaradecastro <br>http://lattes.cnpq.br/8866596468646798 <br>https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=GBa82HMAAAAJ&view_op=list_works&sortby=pubdate </font></div></div><span name="x"></span><br></div></div></div></div></body></html>