<div dir="ltr">Oi, Eliana:<div><br></div><div><div style="color:rgb(0,0,0);font-family:'times new roman','new york',times,serif;font-size:16px"><i>"Infelizmente no nosso triste estágio, em que ainda se valoriza a mulher bela, recatada e do lar, isso pode ser "mal" interpretado como um ato apelativo para atrair público, "</i></div></div><div style="color:rgb(0,0,0);font-family:'times new roman','new york',times,serif;font-size:16px"><br></div><div style="color:rgb(0,0,0);font-family:'times new roman','new york',times,serif;font-size:16px">Há 26 anos, no século passado, quando apresentei aquele espetáculo, as partners calipígias que me levavam letras para escrever poemas se constituíram em composição cênica que não foi mal interpretada por ninguém: nem por parte do público, nem por parte da crítica, nem por ninguém.</div><div style="color:rgb(0,0,0);font-family:'times new roman','new york',times,serif;font-size:16px">Eu, antimisógeno convícto, acho que toda mulher é bela.</div><div style="color:rgb(0,0,0);font-family:'times new roman','new york',times,serif;font-size:16px">Lamento que você, 26 anos depois daquele espetáculo, esteja dando a impressão de que interpreta aquilo, acontecido no início da última década do século passado, como ato apelativo para atrair público.</div><div style="color:rgb(0,0,0);font-family:'times new roman','new york',times,serif;font-size:16px">Abraço,</div><div style="color:rgb(0,0,0);font-family:'times new roman','new york',times,serif;font-size:16px">Jorge Antunes</div><div style="color:rgb(0,0,0);font-family:'times new roman','new york',times,serif;font-size:16px"><br></div><div style="color:rgb(0,0,0);font-family:'times new roman','new york',times,serif;font-size:16px"><br></div></div><div class="gmail_extra"><br><div class="gmail_quote">Em 1 de julho de 2016 10:22,  <span dir="ltr"><<a href="mailto:ms.eliana@usp.br" target="_blank">ms.eliana@usp.br</a>></span> escreveu:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div><div style="font-family:times new roman,new york,times,serif;font-size:12pt;color:#000000">Prezado Prof. Jorge Antunes,<div><br><div>O senhor realmente sempre foi um compositor muito adiante do seu tempo. Ou </div><div>a humanidade em geral é que ficou estagnada. Não duvido nem de um nem de outro.</div><div>Acredito que haverá um tempo no qual colocar mulheres nuas num palco em que se apresenta a tão sacralizada música dita erudita - e anunciar isto de antemão, como foi feito aqui na lista - não modifique em nada a reação e o interesse do público</div><div>em conferir a obra de um compositor ou de uma compositora.</div><div>Infelizmente no nosso triste estágio, em que ainda se valoriza a mulher bela, recatada e do lar, isso pode ser "mal"</div><div>interpretado como um ato apelativo para atrair público, o que colocaria a mulher numa condição de objeto.</div><div>Oxalá vivamos tempos melhores.</div><span class=""><div><br></div><div>Abraço</div><div><span style="font-size:12pt">Eliana Monteiro da Silva</span></div></span><div><br><hr><blockquote style="border-left:2px solid rgb(16,16,255);margin-left:5px;padding-left:5px;color:#000;font-weight:normal;font-style:normal;text-decoration:none;font-family:Helvetica,Arial,sans-serif;font-size:12pt"><b>De: </b>"Jorge Antunes" <<a href="mailto:antunes@unb.br" target="_blank">antunes@unb.br</a>><br><b>Para: </b>"ANPPOM-L" <<a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a>><br><b>Enviadas: </b>Quinta-feira, 30 de Junho de 2016 14:23:10<span class=""><br><b>Assunto: </b>Re: [ANPPOM-Lista] VÍDEO RARO RECUPERADO<br><br></span><div><div class="h5"><div dir="ltr">Olá:<div><br></div><div>Fico lisonjeado e preocupado ao observar colegas usando a expressão "hoje em dia", ao se referirem ao meu espetáculo "Sons e Letras de Jorge Antunes": espetáculo apresentado há 26 anos e nunca representado posteriormente.</div><div>Parece que as vozes de meus antigos mestres continuam a ecoar: "–Esse menino nasceu muito cedo!"</div><div>Ouço de novo, também, a voz de Reginaldo Carvalho: "– Conheça a música de hoje para não ter que conhece-la no futuro como música do passado."</div><div>Obras minhas, feitas, compostas, apresentadas há décadas, soam como atuais a muitos olhos e ouvidos.</div><div>Não estou à frente de meu tempo e nem de ninguém. Eu estou no tempo atual: outros é que estão teimosa e desinformadamente muito lá atrás.</div><div>Abraços,</div><div>Jorge Antunes</div><div><br></div></div><div class="gmail_extra"><br><div class="gmail_quote">Em 30 de junho de 2016 10:18, luciano cesar <span dir="ltr"><<a href="mailto:lucianocesar78@yahoo.com.br" target="_blank">lucianocesar78@yahoo.com.br</a>></span> escreveu:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div><div style="color:#000;background-color:#fff;font-family:bookman old style,new york,times,serif;font-size:14px"><div>Isso lá foi resposta? Foi um escracho, isso sim...</div><div><br></div><div dir="ltr">   Acho um absurdo tergiversarmos questões de gênero dessa forma. Não é por acaso ou por alguma razão metafísica que as mulheres estavam nuas e os homens não. E essa razão não é simplesmente invertível como o prof. Jorge sugere. Isso pode não invalidar a beleza da proposta artística, mas há um pano de fundo aí que tem que ser debatido sim, mesmo que tenha que ser deixado claro que se trata de outro patamar: a objetificação do corpo feminino e a sua exposição, a separação de papeis (a mulher entrega a palavra nua, em estado natural, bruto, ela é uma força da natureza; mas o homem tem o trabalho intelectual, racional, ele é que e-labora, ele é quem TRABALHA e tem sua intimidade resguardada e protegida da exposição íntima, embora não haja mal nenhum em expor a intimidade desse "outro" - a alteridade feminina - visto como "natural")...</div><div dir="ltr">    Enfim, há o que debater. Eliana foi muito cortês e talvez haja mesmo uma dimensão "estética" para além da escolha de quem fica pelado em uma montagem artística. <br></div><div dir="ltr">    Essa dimensão me interessa muito pouco. O que me interessa hoje é o processo pelo qual os discursos são naturalizados. Sim, mestre Jorge, parabéns pela sua música...</div><div dir="ltr">P.S.: cadê a mensagem do Palombini?</div><div dir="ltr"><br></div><div dir="ltr">Um abraço, <br></div><div dir="ltr">Luciano<br></div><div><br><br></div><div style="display:block"> <div style="font-family:bookman old style,new york,times,serif;font-size:14px"> <div style="font-family:HelveticaNeue,Helvetica Neue,Helvetica,Arial,Lucida Grande,sans-serif;font-size:16px"><div><div> <div dir="ltr"><font face="Arial" size="2"> Em Quinta-feira, 30 de Junho de 2016 10:06, "<a href="mailto:ms.eliana@usp.br" target="_blank">ms.eliana@usp.br</a>" <<a href="mailto:ms.eliana@usp.br" target="_blank">ms.eliana@usp.br</a>> escreveu:<br></font></div>  <br><br> </div></div><div><div><div>Caro Prof Jorge Antunes,<br clear="none">Sempre há o que polemizar, mas por hora<br clear="none">agradeço sua atenção em me responder!<br clear="none">Abraço<br clear="none">Eliana<br clear="none"></div></div><div><div><div><br clear="none">----- Jorge Antunes &lt;<a shape="rect" href="mailto:antunes@unb.br" target="_blank">antunes@unb.br</a>&gt; escreveu:<br clear="none">> Oi, Eliana:<br clear="none">> <br clear="none">> O desnudamento só tem sentido no caminhar das letras: signos, grafemas, que<br clear="none">> chegam a mim no espaço.<br clear="none">> O alfabeto é um sistema nu.<br clear="none">> A etimologia da palavra "alfabeto" procede do grego "alfa+beta". Porém, o<br clear="none">> termo ab ou ib foi usado também pelos hebreus para denominar a divindade<br clear="none">> máxima da religião monoteísta. Segundo a religião egípcia, a parte mais<br clear="none">> importante da alma era o Ab ou Ib (coração). O Ib, coração metafísico, era<br clear="none">> concebido como uma gota do coração da mãe para a criança durante a<br clear="none">> concepção. Dessa forma, os seios e a região pubiana feminina são essenciais<br clear="none">> na comunicação.<br clear="none">> Infelizmente tudo é tão óbvio, que não dá para polemizar.<br clear="none">> Abraço,<br clear="none">> Jorge Antunes<br clear="none">> <br clear="none">> *PS. Acredite: se fosse o contrário, com músicos nus e partners vestidas, e<br clear="none">> se você questionasse isso, eu também teria belas justificativas com apelo à<br clear="none">> metafísica, à semiótica e à mitologia.*<br clear="none">> <br clear="none">> Em 29 de junho de 2016 10:24, <<a shape="rect" href="mailto:ms.eliana@usp.br" target="_blank">ms.eliana@usp.br</a>> escreveu:<br clear="none">> <br clear="none">> > Muito interessante o vídeo Prof. Jorge Antunes,<br clear="none">> > Somente para polemizar gostaria de perguntar por que os excelentes músicos<br clear="none">> > não aparecem nus também?<br clear="none">> > E qual a relevancia da nudez das mulheres para a mensagem que o senhor<br clear="none">> > quis passar com este espetáculo?<br clear="none">> > Abraço<br clear="none">> ><br clear="none">> > Eliana Monteiro da Silva<br clear="none">> ><br clear="none">> > ----- Jorge Antunes &lt;<a shape="rect" href="mailto:antunes@unb.br" target="_blank">antunes@unb.br</a>&gt; escreveu:<br clear="none">> > > VÍDEO RARO RECUPERADO.<br clear="none">> > > Acaba de ser recuperada a filmagem raríssima de um espetáculo que<br clear="none">> > realizei<br clear="none">> > > em 1990:<br clear="none">> > > SONS E LETRAS DE JORGE ANTUNES<br clear="none">> > > Assista, curta, divulgue.<br clear="none">> > > .<br clear="none">> > > Nele, enquanto fabulosos músicos interpretam obras minhas, mulheres nuas,<br clear="none">> > > no palco, me oferecem letras para que eu escreva poemas. E eu os escrevo.<br clear="none">> > > Em outros momentos, faço o que sempre fiz: falo para as paredes e dou<br clear="none">> > > murros em pontas de facas.<br clear="none">> > > .<br clear="none">> > > <a shape="rect" href="https://www.youtube.com/watch?v=cJjnyCNycuY&feature=youtu.be" target="_blank">https://www.youtube.com/watch?v=cJjnyCNycuY&feature=youtu.be</a><br clear="none">> ><br clear="none">> ><br clear="none"><br clear="none"></div></div>________________________________________________<br clear="none">Lista de discussões ANPPOM<br clear="none"><a shape="rect" href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br clear="none">________________________________________________</div><br><br></div>  </div> </div>  </div></div></div></blockquote></div><br></div>
<br>________________________________________________<br>Lista de discussões ANPPOM<br><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>________________________________________________</div></div></blockquote><br></div></div></div></div></blockquote></div><br></div>