<div dir="ltr">Sim, professor Marcos. Bem isto.<div>Como disse a Lia Veiner Schucmann*: <font color="#1d2129" face="helvetica, arial, sans-serif"><span style="font-size:14px;line-height:19.32px">"</span></font><i>O Discurso do "O Globo" antes de ser de mau caratismo também sofre de falta de coerência. O Globo foi contra as cotas porque era a favor do "mérito" e da "excelência" universitária. E enfim quando as universidades começam a ficar mais democráticas o argumento do O GLOBO é que as universidades não deveriam mais ser gratuitas porque afinal é um sistema injusto que só favorece os ricos. Oi? não era você que defendia exatamente que só ficassem os ricos?</i><font color="#1d2129" face="helvetica, arial, sans-serif"><span style="font-size:14px;line-height:19.32px">"</span></font></div><div><font color="#1d2129" face="helvetica, arial, sans-serif"><span style="font-size:14px;line-height:19.32px"><br></span></font></div><div><font color="#1d2129" face="helvetica, arial, sans-serif"><span style="font-size:14px;line-height:19.32px">*</span></font>autora de "Entre o Encardido, o Branco e o Branquíssimo - Branquitude, Hierarquia e Poder na cidade de São Paulo"</div><div><br></div><div>Saudações, </div><div>camila.</div></div><div class="gmail_extra"><br><div class="gmail_quote">Em 25 de julho de 2016 06:09,  <span dir="ltr"><<a href="mailto:mcamara@usp.br" target="_blank">mcamara@usp.br</a>></span> escreveu:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">Perigosa conversa que ilude os menos avisados. O sistema de ingresso que é defeituoso e eles sabem disso. A distorção só poderá ser corrigida por uma política de cotas e outros dispositivos que possibilitem a entrada das classes populares na universidade.<br>
O resto é elitismo puro.<br>
<br>
Marcos<br>
----- Carlos Palombini &<a href="mailto:lt%3Bcpalombini@gmail.com">lt;cpalombini@gmail.com</a>&gt; escreveu:<br>
<div><div class="h5">> Crise força o fim do injusto ensino superior gratuito Os alunos de renda<br>
> mais alta conseguem ocupar a maior parte das vagas nos estabelecimentos<br>
> públicos, enquanto aos pobres restam as faculdades pagas<br>
><br>
> por EDITORIAL<br>
> 24/07/2016 0:00 / Atualizado 24/07/2016 14:40<br>
><br>
> Numa abordagem mais ampla dos efeitos da maior crise fiscal de que se tem<br>
> notícia na história republicana do país, em qualquer discussão sobre<br>
> alternativas a lógica aconselha a que se busquem opções para financiar<br>
> serviços prestados pelo Estado. Considerando-se que a principal fórmula<br>
> usada desde o início da redemocratização, em 1985, para irrigar o Tesouro —<br>
> a criação e aumento de impostos — é uma via esgotada.<br>
><br>
> Mesmo quando a economia vier a se recuperar, será necessário reformar o<br>
> próprio Estado, diante da impossibilidade de se manter uma carga tributária<br>
> nos píncaros de mais de 35% do PIB, o índice mais elevado entre economias<br>
> emergentes, comparável ao de países desenvolvidos, em que os serviços<br>
> públicos são de boa qualidade. Ao contrário dos do Brasil.<br>
><br>
> Para combater uma crise nunca vista, necessita-se de ideias nunca<br>
> aplicadas. Neste sentido, por que não aproveitar para acabar com o ensino<br>
> superior gratuito, também um mecanismo de injustiça social? Pagará quem<br>
> puder, receberá bolsa quem não tiver condições para tal. Funciona assim, e<br>
> bem, no ensino privado. E em países avançados, com muito mais centros de<br>
> excelência universitária que o Brasil.<br>
><br>
> Tome-se a maior universidade nacional e mais bem colocada em rankings<br>
> internacionais, a de São Paulo, a USP — também um monumento à incúria<br>
> administrativa, nos últimos anos às voltas com crônica falta de dinheiro,<br>
> mesmo recebendo cerca de 5% do ICMS paulista, a maior arrecadação estadual<br>
> do país.<br>
><br>
> Ao conjunto dos estabelecimentos de ensino superior público do estado de<br>
> São Paulo — além da USP, a Unicamp e a Unifesp — são destinados 9,5% do<br>
> ICMS paulista. Se antes da crise econômica, a USP, por exemplo, já tinha<br>
> dificuldades para pagar as contas, com a retração das receitas tributárias<br>
> o quadro se degradou. A mesma dificuldade se abate sobre a Uerj, no Rio de<br>
> Janeiro, com o aperto no caixa fluminense.<br>
><br>
> Circula muito dinheiro no setor. Na USP, em que a folha de salários<br>
> ultrapassa todo o orçamento da universidade, há uma reserva, calculada no<br>
> final do ano passado em R$ 1, 3 bilhão. Mas já foi de R$ 3,61 bilhões. Está<br>
> em queda, para tapar rombos na instituição. Tende a zero.<br>
><br>
> O momento é oportuno para se debater a sério o ensino superior público<br>
> pago. Até porque é entre os mecanismos do Estado concentradores de renda<br>
> que está a universidade pública gratuita. Pois ela favorece apenas os<br>
> ricos, de melhor formação educacional, donos das primeiras colocações nos<br>
> vestibulares.<br>
><br>
> Já o pobre, com formação educacional mais frágil, precisa pagar a faculdade<br>
> privada, onde o ensino, salvo exceções, é de mais baixa qualidade. Assim,<br>
> completa-se uma gritante injustiça social, nunca denunciada por sindicatos<br>
> de servidores e centros acadêmicos.<br>
><br>
> Levantamento feito pela “Folha de S.Paulo”, há dois anos, constatou que 60%<br>
> dos alunos da USP poderiam pagar mensalidades na faixa das cobradas por<br>
> estabelecimentos privados. Quanto aos estudantes de famílias de renda<br>
> baixa, receberiam bolsas.<br>
><br>
> Além de corrigir uma distorção social, a medida ajudaria a equilibrar os<br>
> orçamentos deficitários das universidades, e contribuiria para o<br>
> reequilíbrio das contas públicas.<br>
> <a href="http://goo.gl/B7Q0HE" rel="noreferrer" target="_blank">http://goo.gl/B7Q0HE</a><br>
><br>
> --<br>
> carlos palombini, ph.d. (dunelm)<br>
> professor de musicologia ufmg<br>
> professor colaborador ppgm-unirio<br>
> <a href="http://www.proibidao.org" rel="noreferrer" target="_blank">www.proibidao.org</a><br>
</div></div>> <a href="http://ufmg.academia.edu/CarlosPalombini" rel="noreferrer" target="_blank">ufmg.academia.edu/CarlosPalombini</a> <<a href="http://goo.gl/KMV98I" rel="noreferrer" target="_blank">http://goo.gl/KMV98I</a>><br>
> <a href="http://www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2" rel="noreferrer" target="_blank">www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2</a><br>
> <a href="http://scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ" rel="noreferrer" target="_blank">scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ</a><br>
<span class="HOEnZb"><font color="#888888"><br>
--<br>
Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro<br>
Departamento de MúsicaFaculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto<br>
Universidade de São Paulo<br>
<a href="http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4094693495303397" rel="noreferrer" target="_blank">http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4094693495303397</a><br>
<a href="http://portal.ffclrp.usp.br/sites/camaradecastro" rel="noreferrer" target="_blank">http://portal.ffclrp.usp.br/sites/camaradecastro</a><br>
<a href="http://lattes.cnpq.br/8866596468646798" rel="noreferrer" target="_blank">http://lattes.cnpq.br/8866596468646798</a><br>
<a href="https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=GBa82HMAAAAJ&view_op=list_works&sortby=pubdate" rel="noreferrer" target="_blank">https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=GBa82HMAAAAJ&view_op=list_works&sortby=pubdate</a><br>
</font></span><div class="HOEnZb"><div class="h5">________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" rel="noreferrer" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________</div></div></blockquote></div><br></div>