<div dir="ltr"><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><br><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">Caro Jorge Antunes,<br><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">Meu amigo Danilo Cymrot, doutorando em Direito pela USP, tem, sob o nome artístico MC Danilo Dunas, um "Proibidão Classe A" que trata exatamente dos crimes de colarinho branco:<br><br><a href="https://goo.gl/rjtTCl">https://goo.gl/rjtTCl</a><br><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">A linguagem do funk carioca, como a do hip-hop, do qual ele descende, se baseia exatamente em ressignificações e apropriações. Embora em meu entender "proibidão" seja, no sentido lato, "Discurso '<i>da</i> favela <i>sobre a</i> favela <i>para a</i> favela<span style="font-size:12pt;font-family:"Times New Roman"" lang="PT-BR">'", como diz o texto, cada um é livre para se apropriar da estética e da designação como bem entenda.<br><br></span></div><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><span style="font-size:12pt;font-family:"Times New Roman"" lang="PT-BR">Abraço,<br><br></span></div><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><span style="font-size:12pt;font-family:"Times New Roman"" lang="PT-BR">Carlos </span>



</div></div><div class="gmail_extra"><br><div class="gmail_quote">2016-08-02 14:13 GMT-03:00 Jorge Antunes <span dir="ltr"><<a href="mailto:antunes@unb.br" target="_blank">antunes@unb.br</a>></span>:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><span class=""><div dir="ltr"><span style="font-size:12.8px">Olá, Palombini:</span><div style="font-size:12.8px"><br></div><div style="font-size:12.8px">Pergunto se sua definição de "proibidão", na acepção <span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;font-size:12.8px">"<i>crônica da vida no crime</i>", pode ser estendida a outras vertentes musicais, tal como minha ópera de rua OLYMPIA OU SUJADEVEZ.</span></div><div style="font-size:12.8px"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;font-size:12.8px">Nessa ópera eu realizo uma verdadeira crônica buffa sobre personagens da política brasileira cujas vidas são inteiramente dedicadas ao crime de colarinho branco.</span></div><div style="font-size:12.8px"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;font-size:12.8px"><br></span></div><div style="font-size:12.8px"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;font-size:12.8px">PS. </span><a href="https://youtu.be/JBHrB5ELv70" target="_blank"><span style="font-family:Arial;background-image:initial;background-repeat:initial">https://youtu.be/JBHrB5ELv70</span></a></div><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:12pt;font-size:12.8px"></p><div style="font-size:12.8px"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;font-size:12.8px">Abraço,</span></div><div style="font-size:12.8px"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;font-size:12.8px">Jorge Antunes</span></div></div></span><div class="gmail_extra"><br><div class="gmail_quote"><span class="">Em 2 de agosto de 2016 04:44, Carlos Palombini <span dir="ltr"><<a href="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank">cpalombini@gmail.com</a>></span> escreveu:<br></span><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div><div class="h5"><div dir="ltr"><div style="font-family:arial,helvetica,sans-serif" class="gmail_default"><br></div><div style="font-family:arial,helvetica,sans-serif" class="gmail_default">Olá,<br><br></div><div style="font-family:arial,helvetica,sans-serif" class="gmail_default">Dennis Novaes (cujo doutorado cooriento no PPGAS Museu Nacional UFRJ) e eu concluímos um pequeno artigo sobre proibidão chamado "O Labirinto e o Caos: narrativas proibidas e sobrevivências num subgênero do funk carioca". Neste texto: (a) conceituamos o subgênero (I. Semântica e pragmática); mostramos o que alguns de seus expoentes (o MC Mascote, o MC Orelha, o MC Smith e o compositor Praga) pensam da designação (II. Vozes); divagamos sobre as noções de verdade e veracidade em função da ideia de ser o proibidão "realidade da favela" ou "crônica da vida no crime" (III. Verdade/veracidade); apresentamos suas narrativas como perspectivas labirínticas, i.e. faveladas, do caos, i.e. da guerra as drogas (IV. Narrar o Caos); e concluímos à maneira de Pascal Ory, em seu livro sobre fascismo, com uma coleção de FAQs (V. Perguntas frequentes). Há ainda uma lista de todos os proibidões citados, com nomes de intérpretes, datas de lançamento e, tanto quanto possível, autores e produtores musicais ou DJs ao vivo. As gravações podem ser ouvidas no Soundcloud do site Proibidão.org ou no Youtube.<br><br></div><div style="font-family:arial,helvetica,sans-serif" class="gmail_default">O artigo encontra-se aqui: <a href="http://www.academia.edu/27440537" target="_blank">http://www.academia.edu/27440537</a>.<br></div><div style="font-family:arial,helvetica,sans-serif" class="gmail_default"><br></div><div style="font-family:arial,helvetica,sans-serif" class="gmail_default">Abraços,<br><br></div><div style="font-family:arial,helvetica,sans-serif" class="gmail_default">Carlos     <br clear="all"></div><span><font color="#888888"><br>-- <br><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div>carlos palombini, ph.d. (dunelm)<br>professor de musicologia ufmg<br>professor colaborador ppgm-unirio<br><a href="http://www.proibidao.org" target="_blank">www.proibidao.org</a><br><a href="http://goo.gl/KMV98I" target="_blank">ufmg.academia.edu/CarlosPalombini</a><br></div><div><a href="http://www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2" target="_blank">www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2</a><br><a href="http://scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ" target="_blank">scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ</a><br></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div>
</font></span></div>
<br></div></div><span class="">________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" rel="noreferrer" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></span></blockquote></div><br></div>
<br>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" rel="noreferrer" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></blockquote></div><br><br clear="all"><br>-- <br><div class="gmail_signature" data-smartmail="gmail_signature"><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div>carlos palombini, ph.d. (dunelm)<br>professor de musicologia ufmg<br>professor colaborador ppgm-unirio<br><a href="http://www.proibidao.org" target="_blank">www.proibidao.org</a><br><a href="http://goo.gl/KMV98I" target="_blank">ufmg.academia.edu/CarlosPalombini</a><br></div><div><a href="http://www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2" target="_blank">www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2</a><br><a href="http://scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ" target="_blank">scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ</a><br></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div>
</div>