<html xmlns:v="urn:schemas-microsoft-com:vml" xmlns:o="urn:schemas-microsoft-com:office:office" xmlns:w="urn:schemas-microsoft-com:office:word" xmlns:m="http://schemas.microsoft.com/office/2004/12/omml" xmlns="http://www.w3.org/TR/REC-html40"><head><meta http-equiv=Content-Type content="text/html; charset=iso-8859-1"><meta name=Generator content="Microsoft Word 15 (filtered medium)"><style><!--
/* Font Definitions */
@font-face
        {font-family:"Cambria Math";
        panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4;}
/* Style Definitions */
p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal
        {margin:0cm;
        margin-bottom:.0001pt;
        font-size:11.0pt;
        font-family:"Calibri",sans-serif;
        mso-fareast-language:EN-US;}
a:link, span.MsoHyperlink
        {mso-style-priority:99;
        color:#0563C1;
        text-decoration:underline;}
a:visited, span.MsoHyperlinkFollowed
        {mso-style-priority:99;
        color:#954F72;
        text-decoration:underline;}
span.EstiloDeEmail17
        {mso-style-type:personal-compose;
        font-family:"Calibri",sans-serif;
        color:windowtext;}
.MsoChpDefault
        {mso-style-type:export-only;
        font-family:"Calibri",sans-serif;
        mso-fareast-language:EN-US;}
@page WordSection1
        {size:612.0pt 792.0pt;
        margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm;}
div.WordSection1
        {page:WordSection1;}
--></style><!--[if gte mso 9]><xml>
<o:shapedefaults v:ext="edit" spidmax="1026" />
</xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml>
<o:shapelayout v:ext="edit">
<o:idmap v:ext="edit" data="1" />
</o:shapelayout></xml><![endif]--></head><body lang=PT-BR link="#0563C1" vlink="#954F72"><div class=WordSection1><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:12.0pt;margin-right:0cm;margin-bottom:12.0pt;margin-left:0cm;background:white'><span lang=PT style='font-size:10.5pt;font-family:"Times New Roman",serif;color:#1D2129;mso-fareast-language:PT-BR'>POR UM RADIO RENOVADO - CRIATIVO - ATIVO <o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:12.0pt;margin-right:0cm;margin-bottom:12.0pt;margin-left:0cm;background:white'><span lang=PT style='font-size:10.5pt;font-family:"Times New Roman",serif;color:#1D2129;mso-fareast-language:PT-BR'>RESULTADO DO GT02 na ANPPOM 2016<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:12.0pt;margin-right:0cm;margin-bottom:12.0pt;margin-left:0cm;background:white'><span lang=PT style='font-size:10.5pt;font-family:"Times New Roman",serif;color:#1D2129;mso-fareast-language:PT-BR'>GT02 - Políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação no Brasil<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:12.0pt;margin-right:0cm;margin-bottom:12.0pt;margin-left:0cm;background:white'><span lang=PT style='font-size:10.5pt;font-family:"Times New Roman",serif;color:#1D2129;mso-fareast-language:PT-BR'>Rádios Universitárias como disseminadoras da produção musical nas IES e como veículos para integração com a sociedade <o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:12.0pt;margin-right:0cm;margin-bottom:12.0pt;margin-left:0cm;background:white'><span lang=PT style='font-size:10.5pt;font-family:"Times New Roman",serif;color:#1D2129;mso-fareast-language:PT-BR'>Coord.: José Augusto Mannis e <a href="https://www.facebook.com/janete.haouli"><span style='color:#365899;text-decoration:none'>Janete El Haouli</span></a><o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:12.0pt;margin-right:0cm;margin-bottom:12.0pt;margin-left:0cm;background:white'><span lang=PT style='font-size:10.5pt;font-family:"Times New Roman",serif;color:#1D2129;mso-fareast-language:PT-BR'>Durante o XXVI Congresso da Anppom 11 pesquisadores se reuniram para refletir e discutir uma proposta de rádio universitária como disseminadora de uma produção musical renovada e como veículo para integração com a sociedade, como uma ação de políticas públicas, não do Estado em benefício das universidades, mas das universidades em benefício da sociedade, compartilhando seus conhecimentos e sua produção de ciência, tecnologia e inovação com as comunidades que a sustentam, no caso das universidades públicas. Nos perguntamos por que os músicos e pesquisadores em músicas não estão atuando regularmente nas radio emissoras. <o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:12.0pt;margin-right:0cm;margin-bottom:12.0pt;margin-left:0cm;background:white'><span lang=PT style='font-size:10.5pt;font-family:"Times New Roman",serif;color:#1D2129;mso-fareast-language:PT-BR'>Justificativa: Enquanto pesquisadores em música nossas vozes têm atingido poucos ouvidos, nossos artigos e textos poucos leitores, e também, paradoxalmente, nossas músicas poucos ouvintes, através dos meios de comunicação especializados que temos empregado para disseminar nossa produção. Além disso, nos encontramos extremamente limitados para expressar nossas propostas e anseios, bem como para agir politicamente em defesa de nossos princípios e ideais. Constata-se que no âmbito dos pesquisadores de música no Brasil, o meio de comunicação radiofônico não tem sido explorado em toda sua potência de mídia sonora, como meio de expressão para músicos que, por definição, praticam a arte dos sons. <br>Contudo, desde os anos 1920, o Radio tem sido utilizado como mídia criativa por poetas, literatos, dramaturgos, músicos, cineastas etc. (Dziga Vertov, Walter Ruttman, Orson Welles, Antonin Artaud, John Cage, Luciano Berio, Glen Gould, Pierre Schaeffer, Mauricio Kagel, Murray Schafer entre muitos outros mais). <br>Diversos trabalhos acadêmicos, dissertações, teses, artigos, livros, têm sido dedicados ao estudo e à reflexão acerca da arte radiofônica. Dentre os países possuindo forte tradição em Radio Arte temos: Alemanha, Inglaterra, França, Itália, Áustria, Espanha, Finlândia, Canadá, Estados Unidos. Países emergentes em Radio Arte: México, Colômbia, Venezuela, Argentina e Brasil.<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:12.0pt;margin-right:0cm;margin-bottom:12.0pt;margin-left:0cm;background:white'><span lang=PT style='font-size:10.5pt;font-family:"Times New Roman",serif;color:#1D2129;mso-fareast-language:PT-BR'>Objetivos: O trabalho conduzido neste Grupo de Trabalho teve por objetivos: <o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:12.0pt;margin-right:0cm;margin-bottom:12.0pt;margin-left:0cm;background:white'><span lang=PT style='font-size:10.5pt;font-family:"Times New Roman",serif;color:#1D2129;mso-fareast-language:PT-BR'>(1) sensibilizar pesquisadores em música a empreenderem atividades de produção e disseminação em meio radiofônico; <o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:12.0pt;margin-right:0cm;margin-bottom:12.0pt;margin-left:0cm;background:white'><span lang=PT style='font-size:10.5pt;font-family:"Times New Roman",serif;color:#1D2129;mso-fareast-language:PT-BR'>(2) apresentar as possibilidades e os tipos de produções possíveis em rádio;<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:12.0pt;margin-right:0cm;margin-bottom:12.0pt;margin-left:0cm;background:white'><span lang=PT style='font-size:10.5pt;font-family:"Times New Roman",serif;color:#1D2129;mso-fareast-language:PT-BR'>(3) instrumentar os participantes com referências e material básico prático para iniciarem um planejamento de ações no âmbito do público e dos meios na área de sua abrangência acadêmica e social; <o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:12.0pt;margin-right:0cm;margin-bottom:12.0pt;margin-left:0cm;background:white'><span lang=PT style='font-size:10.5pt;font-family:"Times New Roman",serif;color:#1D2129;mso-fareast-language:PT-BR'>(4) destacar o potencial do rádio também enquanto meio de expressão artística e como uma mídia que requer muito mais ideias a serem veiculadas do que produtos a serem passivamente consumidos.<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:12.0pt;margin-right:0cm;margin-bottom:12.0pt;margin-left:0cm;background:white'><span lang=PT style='font-size:10.5pt;font-family:"Times New Roman",serif;color:#1D2129;mso-fareast-language:PT-BR'>Resultados: As reflexões e discussões produzidas nas três sessões deste Grupo de Trabalho apontam para os seguintes aspectos, ideias, princípios e propostas:<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:12.0pt;margin-right:0cm;margin-bottom:12.0pt;margin-left:0cm;background:white'><span lang=PT style='font-size:10.5pt;font-family:"Times New Roman",serif;color:#1D2129;mso-fareast-language:PT-BR'>• O Rádio, como veículo de comunicação de massa, como linguagem e como instrumento, deve ser valorizado também como mídia sonora criativa, inventiva, que transmite ideias; <o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:12.0pt;margin-right:0cm;margin-bottom:12.0pt;margin-left:0cm;background:white'><span lang=PT style='font-size:10.5pt;font-family:"Times New Roman",serif;color:#1D2129;mso-fareast-language:PT-BR'>• O Rádio possui um importante aspecto laboratorial como espaço de experimentação, de investigação de linguagem (estúdios domésticos, de universidades e ou instituições que possibilitem essa investigação e produção);<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:12.0pt;margin-right:0cm;margin-bottom:12.0pt;margin-left:0cm;background:white'><span lang=PT style='font-size:10.5pt;font-family:"Times New Roman",serif;color:#1D2129;mso-fareast-language:PT-BR'>• É preciso inserir estudos e práticas de Rádio, como mídia sonora, nos cursos de música e teatro das universidades e galerias de arte que fazem uso do som como suporte expressivo artístico;<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:12.0pt;margin-right:0cm;margin-bottom:12.0pt;margin-left:0cm;background:white'><span lang=PT style='font-size:10.5pt;font-family:"Times New Roman",serif;color:#1D2129;mso-fareast-language:PT-BR'>• É necessário que músicos atuem nas emissoras de Rádios educativas, culturais e universitárias enquanto responsáveis e líderes de programação e produção musical, uma vez que a competência de conhecimentos musicais é própria dos músicos;<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:12.0pt;margin-right:0cm;margin-bottom:12.0pt;margin-left:0cm;background:white'><span lang=PT style='font-size:10.5pt;font-family:"Times New Roman",serif;color:#1D2129;mso-fareast-language:PT-BR'>• Identificamos em nosso levantamento:<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:12.0pt;margin-right:0cm;margin-bottom:12.0pt;margin-left:0cm;background:white'><span lang=PT style='font-size:10.5pt;font-family:"Times New Roman",serif;color:#1D2129;mso-fareast-language:PT-BR'>o Aproximadamente 300 emissoras de rádio educativas no Brasil, das quais 50 emissoras (17%) são universitárias;<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:12.0pt;margin-right:0cm;margin-bottom:12.0pt;margin-left:0cm;background:white'><span lang=PT style='font-size:10.5pt;font-family:"Times New Roman",serif;color:#1D2129;mso-fareast-language:PT-BR'>o 60 IES no Brasil mantendo cursos de Música (3% das 2mil IES do Brasil); <o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:12.0pt;margin-right:0cm;margin-bottom:12.0pt;margin-left:0cm;background:white'><span lang=PT style='font-size:10.5pt;font-family:"Times New Roman",serif;color:#1D2129;mso-fareast-language:PT-BR'>o 20 emissoras educativas implantadas em IES mantendo cursos de Música (1/3 das IES mantendo cursos de Música), abrangendo 11 UF (ES – GO – MG – MS – MT – PE – PR – RN – RS – SC – SP); <o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:12.0pt;margin-right:0cm;margin-bottom:12.0pt;margin-left:0cm;background:white'><span lang=PT style='font-size:10.5pt;font-family:"Times New Roman",serif;color:#1D2129;mso-fareast-language:PT-BR'>o oito docentes de cursos de música como produtores de rádio, ativos neste momento, em todo o país.<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:12.0pt;margin-right:0cm;margin-bottom:12.0pt;margin-left:0cm;background:white'><span lang=PT style='font-size:10.5pt;font-family:"Times New Roman",serif;color:#1D2129;mso-fareast-language:PT-BR'>• Gêneros de programas radiofônicos apresentados, discutidos, ouvidos:<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:12.0pt;margin-right:0cm;margin-bottom:12.0pt;margin-left:0cm;background:white'><span lang=PT style='font-size:10.5pt;font-family:"Times New Roman",serif;color:#1D2129;mso-fareast-language:PT-BR'>o Audição musical: por repertório; por temática; por outros critérios;<br>o Documentário: assuntos musicais; outros assuntos; documentário poético;<br>o Programa temático: apresentação de temas discutidos, ilustrados, com convidados e participação de ouvintes; <br>o Entrevista: artistas; pesquisadores; profissionais;<br>o Depoimento: artistas; pesquisadores; profissionais;<br>o Debate: artistas; pesquisadores; profissionais;<br>o Agenda cultural: divulgação de eventos anunciados;<br>o Cobertura de eventos: divulgação de eventos que aconteceram ou estão acontecendo;<br>o Rádio drama: peças de teatro; radio novela; narrativas épicas;<br>o Leituras interpretadas: poemas; contos; romances; <br>o Rádio Arte: composições de peças radiofônicas, de arte sonora; hörspiel e neue hörspiel; <br>o Programa educacional: rádio aula; programas de apoio didático;<br>o Além de outros gêneros: feature; poesia sonora; electro clips; audio-collage; text-sound etc.<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:12.0pt;margin-right:0cm;margin-bottom:12.0pt;margin-left:0cm;background:white'><span lang=PT style='font-size:10.5pt;font-family:"Times New Roman",serif;color:#1D2129;mso-fareast-language:PT-BR'>• Foram abordados aspectos técnicos de produção e realização como gravação, edição, montagem, mixagem, inteligibilidade, especificidade da narrativa radiofônica;<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:12.0pt;margin-right:0cm;margin-bottom:12.0pt;margin-left:0cm;background:white'><span lang=PT style='font-size:10.5pt;font-family:"Times New Roman",serif;color:#1D2129;mso-fareast-language:PT-BR'>• Foram apresentados exemplos de roteiros incluindo um Modelo básico de roteiro para programas radiofônicos além de bibliografia, discografia e sitiografia específicos;<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:12.0pt;margin-right:0cm;margin-bottom:12.0pt;margin-left:0cm;background:white'><span lang=PT style='font-size:10.5pt;font-family:"Times New Roman",serif;color:#1D2129;mso-fareast-language:PT-BR'>• Os participantes demonstraram grande interesse em empreender atividades musicais em rádios nas suas regiões de origem e estão engajados em prosseguir na reflexão iniciada neste Grupo de Trabalho, razão pela qual foi estabelecido um mailing dos mesmos para que permaneçam em contato e possam seguir trocando experiências e questionamentos.<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:12.0pt;margin-right:0cm;margin-bottom:12.0pt;margin-left:0cm;background:white'><span lang=PT style='font-size:10.5pt;font-family:"Times New Roman",serif;color:#1D2129;mso-fareast-language:PT-BR'>Belo Horizonte, 26 de agosto de 2016<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:12.0pt;margin-right:0cm;margin-bottom:12.0pt;margin-left:0cm;background:white'><span lang=PT style='font-size:10.5pt;font-family:"Times New Roman",serif;color:#1D2129;mso-fareast-language:PT-BR'>José Augusto Mannis e Janete El Haouli<o:p></o:p></span></p></div></body></html>