[Carreirasespeciais-l] Pauta CEPE 7 de marco

JAMannis UNICAMP ja.mannis em uol.com.br
Seg Mar 6 14:21:53 BRT 2006

Caro Guilherme,

Em principio tenho constatado que uma Revalidacao de Diploma é avaliada de
caso a caso em diversas instituições.

Justamente para um reconhecimento instituído e sólido a Usp, e agora a
Unicamp, estão adotando o DUPLO DIPLOMA com universidades no exterior que,
no nosso caso, esta no segundo ano e está se consolidando com a adequação
progressiva aos procedimentos de ambas as partes.

Creio que a Coordenação da Dança deva ter fundamentado a razão pela qual a
candidata deva realizar disciplinas de dança brasileira para obter a
revalidação. Penso que o que deva ser avaliado pela CEPE seja a razão
alegada pela Coordenação da Dança, pela qual a realização das disciplinas é
necessária, e não o principio em si de exigir ou não algum complemento
curricular.

Digo isso porque me pareceria normal que, por exemplo, um médico que
pretenda reconhecer seu diploma no Brasil, para exercer corretamente suas
funções, deva ter conhecimentos mínimos de doenças e aspectos tropicais da
medicina. Em outro caso, em construção civil, as características técnicas de
produtos construtivos no Brasil não são necessariamente as mesmas que em
outros paises (sobretudo as madeiras).

No exemplo hipotético desses casos, acharia justo que o reconhecimento do
diploma exigisse eventualmente ao médico realizar disciplinas relacionadas
ao ambiente tropical e ao engenheiro civil disciplinas de resistencia dos
materiais com coeficientes dos materiais adotados localmente.

Resumindo, me parece justo e razoável que seja avaliada somente a razão pela
qual a Coordenadoria da Dança exige a realização das disciplinas Dança
Brasileira I, II, III e IV.

Abraços

Jose Augusto Mannis