[Carreirasespeciais-l] Convite - Defesa de Tese J. A. Mannis

ja.mannis uol ja.mannis em uol.com.br
Dom Fev 17 16:03:32 BRT 2008


Colegas,

Compartilho com Vcs. o anuncio de minha defesa de tese de doutorado que
ocorrerá dia 22/Fev 14hs na sala de defesa da CPG-IA/UNICAMP (Prédio da CPG
com entrada ao lado do Xerox do IA).

Muito obrigado.

Forte abraço,

Mannis

=======================


ADEQUAÇÃO ACÚSTICA DE PEQUENAS SALAS À PERFORMANCE E AUDIÇÃO MUSICAL :
DESIGN GEOMÉTRICO DE SUPERFÍCIES DIFUSORAS DE ONDAS SONORAS

Tese apresentada ao Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas,
para obtenção do Título de Doutor em Música.

Área de concentração: Música (Fundamentos Teóricos)

Orientador: Prof. Dr. Jonatas Manzolli

Banca examinadora: Jonatas Manzolli (UNICAMP/IA); Stelamaris Rolla Bertoli
(UNICAMP/FEC); Mauricio Alves 
	Loureiro (UFMG/EM); Fernando Henrique Iazzetta (USP/ECA); Silvio
Ferraz de Mello Filho (UNICAMP/IA); Marcos  
	Branda Lacerda (USP/ECA); Ricardo Goldemberg (UNICAMP/IA)


Resumo

Este trabalho é dirigido a soluções de conforto acústico para escuta e
performance musical, considerando sobretudo aspectos psicoacústicos da
escuta subjetiva de músicos e especialistas nesta área. 
A partir de critérios de avaliação acústica de salas para música em Beranek
e princípios de design e funcionamento dos Difusores de Schroeder, a
pesquisa apresenta soluções originais de concepção e design de difusores a
partir da técnica de composição serial com 12 notas de Schoenberg, e pode
ser qualificada como inovação tecnológica. 
A escuta técnica e de apreciação musicais são ao mesmo tempo base, guia e
eixo  deste trabalho, assim como a melhoria de condições permitindo escutas
de boa qualidade é seu objetivo. Perguntas como: “O que acontece no som que
é importante para os músicos em performance?”, “Como e o que o músico ouve?”
e “O que é importante para a escuta musical?” estão profundamente presentes
tanto neste trabalho quanto nos trabalhos de Beranek que, por essa razão,
foi, teoricamente, um dos pontos de partida adotados. A pesquisa aqui
realizada, bem como este trabalho, situam-se na confluência de três grandes
áreas do conhecimento: Artes e Humanidades (Música, Sonologia, Arquitetura),
Ciência (Física: Acústica) e Tecnologia (Engenharia de áudio, Acústica
aplicada, com alguns recursos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica). 
Na introdução é destacada a importância do som e do silêncio tanto na música
quanto na acústica. Como fundamentação teórica há uma exposição ampla de
princípios de acústica relacionados, tipologia das simetrias, elementos da
técnica de composição musical serial com 12 notas de Schoenberg, aspectos
desejáveis e indesejáveis em auditórios, parâmetros de avaliação acústica de
salas, princípios e funcionamento de difusores acústicos. 
São propostas três soluções para novos tipos de difusores, bem como
apresentados dois projetos detalhados de adequação acústica de salas para
música onde são aplicados, com medição de resultados. É apresentada e
discutida uma simulação de desempenho das superfícies seriais através de
análise modal, verificando a qualidade e desempenho esperados dos difusores
concebidos.  


=====

OBJETIVOS DA PESQUISA

A proposta desta pesquisa é obter elementos para melhoria do conforto
acústico em audições e performances musicais em pequenas salas, considerando
inclusive a adequação de locais pré-existentes. Sendo os difusores elementos
de importância significativa dentro da concepção acústica de uma sala para
música, o foco desta pesquisa, concentrada em meios para obter melhoria da
qualidade sonora de uma sala (minimizar modos normais, aumento/controle da
reverberação, gerenciar primeiras reflexões, dar máxima abrangência à cada
fonte sonora em todas as localizações em que possa se situar), se concentrou
naturalmente na concepção de difusores sonoros com performance superior aos
que comumente têm sido empregados em tratamento acústico, sobretudo quanto à
produção de campo difuso sem perda de energia da onda incidente, uma vez que
a perda de energia, como uma absorção, diminui o tempo de reverberação e,
consequentemente, o parâmetro Preenchimento do Som (dependente da
reverberação), que é um dos fatores decisivos para um conforto adequado à
audição musical. Serão considerados estudos de caso (LAMI/ECA/USP e Sala
Villa-Lobos/UNIRIO) para os quais foram desenvolvidos difusores atendendo às
necessidades e especificidades de cada local.

=============

Hipótese

Dado que as seqüências numéricas geradas por complexos algoritmos de
residuos quadráticos e raízes primitivas são similares à modelagem empregada
nos processos de composição serial, bem como constatando a presença
constante de simetrias, tanto em processos criativos quanto em produtos de
algoritmos para concepção de difusores, e a forte influência que excercem na
estrutura da música e dos difusores, a proposta desta pesquisa é desenvolver
processos de concepção e design de difusores a partir da manipulação de
sequencias numéricas derivadas da técnica serial, visando obter novos
difusores com performance satisfatória num amplo âmbito de freqüências,
sobretudo sem perda de energia da onda incidente.
Schoenberg procurou com o modelo serial nivelar todas as notas ao mesmo grau
de hierarquia, ou seja, nenhuma delas sendo mais importante que a outra. Os
difusores buscam espalhar os sons uniformemente sem priorizar nenhuma
direção. O principio serial é, portanto, pertinente e potencialmente pode
contribuir para esse fim.


================


2.5 	ESTRUTURA DA TESE

2.5.1	Capítulo I: Motivação

Neste Capítulo é apresentada a importância do Som e do Silêncio na música,
com uma certa ênfase ao repertório contemporâneo, dois aspectos que apesar
de, no sentido comum, serem considerados antagonicamente como pólos opostos,
a relação entre eles vai além da complementaridade, tendendo até mesmo, em
certos momentos, a uma percepção fusionada de ambos. Ao final,
justificativas da importância do Silêncio no estudo da acústica.
Se para haver sombra é fundamental que exista luz, não há silêncio sem som.
Ambos, o som e o não-som (a cor e a não-cor), são a mesma coisa, porém em
intensidades diferentes.

2.5.2	Capítulo II: Introdução

Apresentação dos objetivos da pesquisa, um pouco da história e
contextualização da acústica de salas, a justificativa do trabalho, a
hipótese adotada e uma breve apresentação dos dois casos de estudos.

2.5.3	Capítulo III: Revisão da literatura

Temos aqui uma ampla revisão da literatura relacionada a esta pesquisa, onde
são expostos princípios de acústica relacionados ao tema abordado, tipologia
das simetrias, que será um recurso de observação-análise freqüente;
elementos da composição musical serial que inspiraram os novos difusores;
aspectos desejáveis e indesejáveis e critérios da avaliação acústica de
salas para música, bem como todos os parâmetros usados neste trabalho. Por
sua grande abrangência, este capítulo pode servir a outras aplicações em
acústica, música, arquitetura e, notadamente, como ferramenta de apoio
didático. Ainda são apresentados detalhadamente princípios, design e
funcionamento dos Difusores Schroeder, além de uma crítica a eles, baseada
em diversas publicações de destacados pesquisadores, onde são examinadas
particularidades de desempenho de interesse.

2.5.4	Capítulo IV: Campo de estudo

Neste capítulo, à luz de uma análise comparativa entre os difusores de
Schroeder e a organização serial na técnica de composição com 12 notas  de
Schoenberg, são propostas soluções de design de três novos tipos de
difusores que não apresentem características de absorção, como os de
Schroeder, e que tenham grande abrangência em freqüência, aplicados a
adequações acústicas nos dois estudos de caso considerados neste trabalho:
LAMI (ECA/USP) e Sala Villa-Lobos (UNIRIO).

2.5.5	Capítulo V: Resultados

Aqui são apresentados os projetos detalhados de adequação sugeridos para
cada uma das salas dos casos de estudo, bem como a simulação de desempenho
das superfícies seriais através de análise modal. Considerando os critérios
de avaliação acústica de salas vistos no Capítulo II, são apresentados os
resultados esperados para cada projeto.

2.5.6	Capítulo VI: Discussão dos resultados e conclusões

Apresenta uma análise geral dos resultados obtidos comparando-os com os
objetivos estabelecidos para este trabalho. 

2.5.7	Anexos

Trazem complementos de informação, ferramentas de trabalho, esquemas,
descrições e todos demais conteúdos que foram importantes durante a execução
desta pesquisa.





Mais detalhes sobre a lista de discussão Carreirasespeciais-l