[Dicasdeiluminacao-l] The Assistant Lighting Designer's Handbook - adendro

Valmir Perez valmirperez em gmail.com
Qui Jan 29 21:31:06 BRST 2009

Prezado assinante, boa noite,
Recebi esse e-mail do mestre Eduardo Tudella, da Universidade Federal da
Bahia em resposta à postagem de hoje pela manhã e gostaria de compartilhar
com vocês as suas palavras, não porque à primeira vista pode parecer ou se
tratar de um elogio ao "dicas de iluminação" e à minha pessoa, mas porque o
amigo Eduardo, na minha opinião, é o professor/profissional brasileiro que
mais conhece o que denominamos por design de iluminação cênica.

Assisti uma exposição sua sobre o assunto no ano passado, dentro das
atividades de Seminaluz, na cidade de Ipatinga - MG. Na época, o professor
Tudella nos apresentou resumidamente as fases principais de um projeto de
iluminação cênica concebido nos moldes americanos. Foi realmente uma
experiência fascinante que nos mostrou a complexidade dessa atividade e nos
alertou sobre o importância de avançarmos no sentido de também, aqui no
Brasil, adquirirmos níveis mais profissionais de padronização, organização,
etc. em nossos projetos.

Fica aqui meu agradecimento ao mestre Tudella e um convite para que ele
possa nos brindar de vez em quando com sua experiência e conhecimento na
área.

Obrigado,

Um grande abraço,