<div class="MsoBodyText" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><span style="FONT-SIZE: 12pt; LINE-HEIGHT: 150%"><font face="Times New Roman">
<p class="MsoBodyText" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><b><span style="FONT-SIZE: 12pt; LINE-HEIGHT: 150%"><font face="Times New Roman">Estudo da duração das cenas e de seus impactos expressivos
</font></span></b></p></font></span></div>
<div class="MsoBodyText" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><span style="FONT-SIZE: 12pt; LINE-HEIGHT: 150%"><font face="Times New Roman"></font></span> </div>
<div class="MsoBodyText" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><span style="FONT-SIZE: 12pt; LINE-HEIGHT: 150%"><font face="Times New Roman"></font></span> </div>
<div class="MsoBodyText" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><span style="FONT-SIZE: 12pt; LINE-HEIGHT: 150%"><font face="Times New Roman">Na maioria das vezes, a cena, que poderíamos definir aqui como "cada uma das unidades de ação duma peça, cuja divisão se faz segundo as entradas ou saídas dos atores; cena francesa" (FERREIRA, 1999)
</font><a title="" style="mso-footnote-id: ftn1" href="http://mail.google.com/mail/?view=page&name=gp&ver=sh3fib53pgpk#_ftn1" name="_ftnref1"><span class="MsoFootnoteReference"><span style="mso-special-character: footnote">
<span class="MsoFootnoteReference"><span style="FONT-SIZE: 12pt; FONT-FAMILY: 'Times New Roman'; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA">
[1]</span></span></span></span></a><font face="Times New Roman">, possui durações e expressividades diferentes. Isso é o que torna um espetáculo interessante e o que produz, no espectador, o interesse e a surpresa que envolvem uma obra, principalmente a obra dramática. Essa dinâmica proporciona os ritmos e as descontinuidades necessárias ao desenvolvimento das idéias.
</font></span></div>
<p class="MsoBodyText" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><span style="FONT-SIZE: 12pt; LINE-HEIGHT: 150%"><font face="Times New Roman">Dentro de uma mesma cena se pode criar variados comportamentos da luz que definirão, muitas vezes, o espaço, o tempo, o clima psicológico etc. Essas influências, para estarem em equilíbrio com a obra cênica, devem ser estudadas nos seus aspectos temporais e expressivos. 
</font></span></p>
<p class="MsoBodyText" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><span style="FONT-SIZE: 12pt; LINE-HEIGHT: 150%"><font face="Times New Roman">Os estudos da duração das cenas e dos seus impactos expressivos propiciam melhores distribuições das entradas e saídas da iluminação e, conseqüentemente, um acompanhamento equilibrado das qualidades da luz nos intervalos de tempo. Além das escolhas dos corretos instrumentos, tornam-se necessárias escolhas corretas de sua utilização também no universo temporal, pois:
</font></span></p>
<p class="MsoBodyText" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><span style="FONT-SIZE: 12pt; LINE-HEIGHT: 150%"><font face="Times New Roman"> </font></span></p>
<p class="MsoBodyText" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt 117.1pt; TEXT-ALIGN: justify; tab-stops: 54.0pt"><span style="FONT-SIZE: 12pt"><font face="Times New Roman">Escolhidos os suportes físicos da informação e expressão da luz, resta saber como eles serão utilizados no espaço cênico e com que finalidade. Há recortes por focos concentradores? Atua como elemento visual intensificador da mensagem? Substitui a cortina na mudança de cena? Opera as transições de tempo? Representa passivamente uma situação fictícia? Eis aí um outro papel da iluminação cênica que deve ser levado em conta: a participação da luz como elemento de articulação do espetáculo, responsável pela coesão, síntese, fluência, transição, rapidez, enfim, luz como elemento de estrutura do espetáculo, ligando uma cena à outra, fazendo as transições no tempo e no espaço, ou isolando áreas de conflito. Outro aspecto, pois, fundamental na elaboração estética (CAMARGO, 2000, p. 143)
</font><a title="" style="mso-footnote-id: ftn2" href="http://mail.google.com/mail/?view=page&name=gp&ver=sh3fib53pgpk#_ftn2" name="_ftnref2"><span class="MsoFootnoteReference"><span style="mso-special-character: footnote">
<span class="MsoFootnoteReference"><span style="FONT-SIZE: 12pt; FONT-FAMILY: 'Times New Roman'; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA">
[2]</span></span></span></span></a><font face="Times New Roman">.</font></span></p>
<div style="mso-element: footnote-list"><br clear="all"><font face="Times New Roman">
<hr align="left" width="33%" size="1">
</font>
<div id="ftn1" style="mso-element: footnote">
<p class="MsoFootnoteText" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><a title="" style="mso-footnote-id: ftn1" href="http://mail.google.com/mail/?view=page&name=gp&ver=sh3fib53pgpk#_ftnref1" name="_ftn1"><span class="MsoFootnoteReference">
<span style="mso-special-character: footnote"><span class="MsoFootnoteReference"><span style="FONT-SIZE: 10pt; FONT-FAMILY: 'Times New Roman'; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA">
[1]</span></span></span></span></a><font face="Times New Roman" size="2"> FERREIRA, A B. H. <b style="mso-bidi-font-weight: normal"><span style="mso-bidi-font-style: italic">Dicionário Aurélio Eletrônico – Séc XXI</span></b>
<i>. </i>São Paulo: Ed. Nova Fronteira, 1999. versão 3.0.</font></p></div>
<div id="ftn2" style="mso-element: footnote">
<p class="MsoFootnoteText" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><a title="" style="mso-footnote-id: ftn2" href="http://mail.google.com/mail/?view=page&name=gp&ver=sh3fib53pgpk#_ftnref2" name="_ftn2"><span class="MsoFootnoteReference">
<span style="mso-special-character: footnote"><span class="MsoFootnoteReference"><span style="FONT-SIZE: 10pt; FONT-FAMILY: 'Times New Roman'; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA">
[2]</span></span></span></span></a><font face="Times New Roman" size="2"> CAMARGO, Roberto Gill. <b style="mso-bidi-font-weight: normal"><span style="mso-bidi-font-style: italic">Função Estética da Luz</span></b><span style="mso-bidi-font-style: italic">
. Sorocaba, SP: TCM Comunicação, 2000. </span>p. 143.</font></p></div></div><br clear="all"><br>-- <br>Valmir Perez<br>Lighting Designer<br>Laboratório de Iluminação<br>Unicamp<br><a href="http://www.iar.unicamp.br/lab/luz">
www.iar.unicamp.br/lab/luz</a><br><a href="http://blogdovalmir.blogspot.com/">http://blogdovalmir.blogspot.com/</a><br><a href="http://imprensanaprensa.blogspot.com/">http://imprensanaprensa.blogspot.com/</a><br>Skype: lablux
<br>Fones:<br>(19) 35212444<br>(19) 92229355