<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<HTML><HEAD>
<META http-equiv=Content-Type content="text/html; charset=iso-8859-1">
<META content="MSHTML 6.00.6000.16525" name=GENERATOR>
<STYLE></STYLE>
</HEAD>
<BODY bgColor=#ffffff><FONT face=Arial size=2>
<P class=MsoBodyText 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify" 
align=justify><B><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT 
face="Times New Roman">Estudo do estilo da obra<?xml:namespace prefix = o ns = 
"urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p></FONT></SPAN></B></P>
<P class=MsoBodyText 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify; tab-stops: 54.0pt" 
align=justify><B><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT 
face="Times New Roman"> <o:p></o:p></FONT></SPAN></B></P>
<P class=MsoBodyText 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify; tab-stops: 54.0pt" 
align=justify><B><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT 
face="Times New Roman"> <o:p></o:p></FONT></SPAN></B></P>
<P class=MsoBodyText 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify" 
align=justify><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT 
face="Times New Roman">Qualquer obra de arte é poderosamente definida pelo <SPAN 
style="mso-bidi-font-style: italic">estilo<I> </I></SPAN>de seu criador, que, de 
acordo com a definição de Ferreira</FONT><A title="" 
style="mso-footnote-id: ftn1" href="mhtml:mid://00000000/#_ftn1" 
name=_ftnref1><SPAN class=MsoFootnoteReference><SPAN 
style="mso-special-character: footnote"><FONT 
face="Times New Roman">[1]</FONT></SPAN></SPAN></A><FONT 
face="Times New Roman">, é “o conjunto de elementos capazes de imprimir 
diferentes graus de valor às criações artísticas, pelo emprego dos meios 
apropriados de expressão, tendo em vista determinados padrões estéticos...”. No 
caso da obra teatral, tem-se o estilo do autor do texto que é, por sua vez, 
delimitado pelo <SPAN style="mso-bidi-font-style: italic">estilo<I> 
</I></SPAN>impresso pela direção do espetáculo, que também influirá direta e 
indiretamente nas criações dos <I 
style="mso-bidi-font-style: normal">designers</I>: cenógrafos, <I 
style="mso-bidi-font-style: normal">designers</I> de iluminação, 
indumentaristas, compositores, coreógrafos etc. A equipe criativa dos 
espetáculos busca conformar seus próprios estilos numa visão poética e 
estilística determinada como base de expressão de uma ou várias idéias. Isso não 
acarreta, necessariamente, em perda de estilo próprio desses criadores, mas, ao 
mesmo tempo em que são delimitados, contribuem para a riqueza do produto final, 
que é a obra complexa de um espetáculo.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoBodyText 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify" 
align=justify><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT face="Times New Roman">Isso 
somente é possível quando os <I 
style="mso-bidi-font-style: normal">designers</I>, mais precisamente, nesse 
caso, os <I style="mso-bidi-font-style: normal">designers</I> de iluminação, 
“compreendem” verdadeiramente as intenções estilísticas de seus pares e, sem 
perderem suas próprias essências, harmonizam suas concepções estilísticas com as 
do grupo. Não se pretende aqui ditar normas de comportamento e de ação 
criativas, isso seria também um estilo de trabalho, e sim desenvolver uma certa 
atitude de respeito à obra cênica como sendo, necessariamente, de maior 
relevância que as outras que lhes são suportes. Ninguém paga ingresso de 
espetáculos teatrais, coreográficos ou musicais etc., para assistir a um show de 
iluminação, embora isso também possa ser possível.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<DIV align=justify><SPAN 
style="FONT-SIZE: 12pt; FONT-FAMILY: 'Times New Roman'; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA">Para 
que o desenho de iluminação se transforme num elemento harmônico no espetáculo, 
os estudos de acompanhamento dos estilos envolvidos tornam-se verdadeiramente 
imprescindíveis. Os conceitos determinantes, objetivos e subjetivos da obra, que 
passam pelo estilo do diretor e dos <I 
style="mso-bidi-font-style: normal">designers</I>, formam um conjunto que se, 
efetivamente estudados pelos <I 
style="mso-bidi-font-style: normal">designers</I> de iluminação, os auxiliam em 
suas criações</SPAN><FONT face="Times New Roman" size=3> </FONT></DIV>
<DIV style="mso-element: footnote-list"><BR clear=all></DIV><FONT 
face="Times New Roman" size=3>
<DIV style="mso-element: footnote-list">
<HR align=left width="33%" SIZE=1>
</DIV></FONT>
<DIV id=ftn1 style="mso-element: footnote">
<P class=MsoFootnoteText style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><A title="" 
style="mso-footnote-id: ftn1" href="mhtml:mid://00000000/#_ftnref1" 
name=_ftn1><SPAN class=MsoFootnoteReference><SPAN 
style="mso-special-character: footnote"><FONT 
face="Times New Roman">[1]</FONT></SPAN></SPAN></A><FONT face="Times New Roman"> 
FERREIRA, A . B. H. <B>Novo Dicionário Aurélio</B><SPAN 
style="mso-bidi-font-weight: bold">.<B> </B></SPAN>Rio de Janeiro: Editora Nova 
Fronteira S/ A.</FONT></P>
<P class=MsoFootnoteText style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><FONT 
face="Times New Roman"></FONT> </P>
<P class=MsoFootnoteText style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><FONT 
face="Times New Roman"></FONT> </P></DIV></FONT>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Valmir Perez<BR>Lighting Designer<BR>Laboratório de 
Iluminação<BR>DAC/IA - Unicamp<BR><A 
href="http://www.iar.unicamp.br/lab/luz">http://www.iar.unicamp.br/lab/luz</A><BR>(19) 
35212444<BR>(19) 92229355</FONT></DIV></BODY></HTML>