<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<HTML><HEAD>
<META http-equiv=Content-Type content="text/html; charset=iso-8859-1">
<META content="MSHTML 6.00.6000.16525" name=GENERATOR>
<STYLE></STYLE>
</HEAD>
<BODY bgColor=#ffffff><FONT face=Arial size=2>
<P class=MsoBodyText
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"
align=justify><B><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT
face="Times New Roman">Estudo do estilo da obra<?xml:namespace prefix = o ns =
"urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p></FONT></SPAN></B></P>
<P class=MsoBodyText
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify; tab-stops: 54.0pt"
align=justify><B><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT
face="Times New Roman"> <o:p></o:p></FONT></SPAN></B></P>
<P class=MsoBodyText
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify; tab-stops: 54.0pt"
align=justify><B><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT
face="Times New Roman"> <o:p></o:p></FONT></SPAN></B></P>
<P class=MsoBodyText
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"
align=justify><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT
face="Times New Roman">Qualquer obra de arte é poderosamente definida pelo <SPAN
style="mso-bidi-font-style: italic">estilo<I> </I></SPAN>de seu criador, que, de
acordo com a definição de Ferreira</FONT><A title=""
style="mso-footnote-id: ftn1" href="mhtml:mid://00000000/#_ftn1"
name=_ftnref1><SPAN class=MsoFootnoteReference><SPAN
style="mso-special-character: footnote"><FONT
face="Times New Roman">[1]</FONT></SPAN></SPAN></A><FONT
face="Times New Roman">, é “o conjunto de elementos capazes de imprimir
diferentes graus de valor às criações artísticas, pelo emprego dos meios
apropriados de expressão, tendo em vista determinados padrões estéticos...”. No
caso da obra teatral, tem-se o estilo do autor do texto que é, por sua vez,
delimitado pelo <SPAN style="mso-bidi-font-style: italic">estilo<I>
</I></SPAN>impresso pela direção do espetáculo, que também influirá direta e
indiretamente nas criações dos <I
style="mso-bidi-font-style: normal">designers</I>: cenógrafos, <I
style="mso-bidi-font-style: normal">designers</I> de iluminação,
indumentaristas, compositores, coreógrafos etc. A equipe criativa dos
espetáculos busca conformar seus próprios estilos numa visão poética e
estilística determinada como base de expressão de uma ou várias idéias. Isso não
acarreta, necessariamente, em perda de estilo próprio desses criadores, mas, ao
mesmo tempo em que são delimitados, contribuem para a riqueza do produto final,
que é a obra complexa de um espetáculo.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoBodyText
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"
align=justify><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT face="Times New Roman">Isso
somente é possível quando os <I
style="mso-bidi-font-style: normal">designers</I>, mais precisamente, nesse
caso, os <I style="mso-bidi-font-style: normal">designers</I> de iluminação,
“compreendem” verdadeiramente as intenções estilísticas de seus pares e, sem
perderem suas próprias essências, harmonizam suas concepções estilísticas com as
do grupo. Não se pretende aqui ditar normas de comportamento e de ação
criativas, isso seria também um estilo de trabalho, e sim desenvolver uma certa
atitude de respeito à obra cênica como sendo, necessariamente, de maior
relevância que as outras que lhes são suportes. Ninguém paga ingresso de
espetáculos teatrais, coreográficos ou musicais etc., para assistir a um show de
iluminação, embora isso também possa ser possível.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<DIV align=justify><SPAN
style="FONT-SIZE: 12pt; FONT-FAMILY: 'Times New Roman'; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA">Para
que o desenho de iluminação se transforme num elemento harmônico no espetáculo,
os estudos de acompanhamento dos estilos envolvidos tornam-se verdadeiramente
imprescindíveis. Os conceitos determinantes, objetivos e subjetivos da obra, que
passam pelo estilo do diretor e dos <I
style="mso-bidi-font-style: normal">designers</I>, formam um conjunto que se,
efetivamente estudados pelos <I
style="mso-bidi-font-style: normal">designers</I> de iluminação, os auxiliam em
suas criações</SPAN><FONT face="Times New Roman" size=3> </FONT></DIV>
<DIV style="mso-element: footnote-list"><BR clear=all></DIV><FONT
face="Times New Roman" size=3>
<DIV style="mso-element: footnote-list">
<HR align=left width="33%" SIZE=1>
</DIV></FONT>
<DIV id=ftn1 style="mso-element: footnote">
<P class=MsoFootnoteText style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><A title=""
style="mso-footnote-id: ftn1" href="mhtml:mid://00000000/#_ftnref1"
name=_ftn1><SPAN class=MsoFootnoteReference><SPAN
style="mso-special-character: footnote"><FONT
face="Times New Roman">[1]</FONT></SPAN></SPAN></A><FONT face="Times New Roman">
FERREIRA, A . B. H. <B>Novo Dicionário Aurélio</B><SPAN
style="mso-bidi-font-weight: bold">.<B> </B></SPAN>Rio de Janeiro: Editora Nova
Fronteira S/ A.</FONT></P>
<P class=MsoFootnoteText style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><FONT
face="Times New Roman"></FONT> </P>
<P class=MsoFootnoteText style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><FONT
face="Times New Roman"></FONT> </P></DIV></FONT>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Valmir Perez<BR>Lighting Designer<BR>Laboratório de
Iluminação<BR>DAC/IA - Unicamp<BR><A
href="http://www.iar.unicamp.br/lab/luz">http://www.iar.unicamp.br/lab/luz</A><BR>(19)
35212444<BR>(19) 92229355</FONT></DIV></BODY></HTML>