<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<HTML><HEAD>
<META http-equiv=Content-Type content="text/html; charset=iso-8859-1">
<META content="MSHTML 6.00.6000.16525" name=GENERATOR>
<STYLE></STYLE>
</HEAD>
<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT face=Arial size=2>
<P class=MsoBodyText 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify" 
align=justify><B><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT 
face="Times New Roman">Estudo das cores utilizadas nos elementos 
cenográficos<?xml:namespace prefix = o ns = 
"urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p></FONT></SPAN></B></P>
<P class=MsoBodyText 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify" 
align=justify><B><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT 
face="Times New Roman"> <o:p></o:p></FONT></SPAN></B></P>
<P class=MsoBodyText 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify; tab-stops: 54.0pt" 
align=justify><B><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT 
face="Times New Roman"> <o:p></o:p></FONT></SPAN></B></P>
<P class=MsoBodyText 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify; tab-stops: 54.0pt" 
align=justify><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT face="Times New Roman">Luzes 
coloridas sobre superfícies pigmentadas criam terceiros cromatismos. Com isso, é 
possível criar diferentes ambientes e “climas” psicológicos através das mudanças 
cromáticas sobre os cenários. O estudo da pigmentação e textura cenográfica 
permite aos <I style="mso-bidi-font-style: normal">designers</I> de iluminação 
auferir os cromatismos resultantes dessas misturas entre sistemas aditivo e 
subtrativo da cor</FONT><A title="" style="mso-footnote-id: ftn1" 
href="mhtml:mid://00000000/#_ftn1" name=_ftnref1><SPAN 
class=MsoFootnoteReference><SPAN style="mso-special-character: footnote"><FONT 
face="Times New Roman">[1]</FONT></SPAN></SPAN></A><FONT 
face="Times New Roman">. Quando não existe levantamento apropriado das 
qualidades cromáticas dos elementos das cenas (cenários, figurinos etc.), a 
iluminação pode “matar” o produto final, desviar as cores propostas para tons 
que não sejam apropriados e que não sugiram determinados nuances psicológicos, 
simbólicos ou expressivos. <o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoBodyText 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify; tab-stops: 54.0pt" 
align=justify><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt; mso-bidi-font-size: 10.0pt"><FONT 
face="Times New Roman">Essa "matéria", que é a luz, tem comportamentos 
diferentes das tintas utilizadas pelos pintores, ou seja, dos pigmentos. Nos 
palcos, estruturas, cenários, figurinos, acessórios, elementos, atores e 
atrizes, suas maquiagens etc., formam o suporte no qual essa outra "tinta" é 
aplicada por esses outros "pincéis". Quando, nesses suportes, são utilizadas 
pigmentações com variação do branco, a luz colorida tinge-os, como nos suportes 
da pintura, cujo acabamento será o da pigmentação sobre a tela. Se esses 
suportes são pigmentados com variações cromáticas, ou seja, possuem coloração, a 
luz surge como produtora do processo de velatura, que, na pintura, é o processo 
de aplicação de camadas de tintas diluídas sobre o suporte, o que cria efeitos 
de transparências naturais como as do vidro. Misturas veladas produzem, 
necessariamente, terceiros cromatismos. Uma luz magenta sobre pigmentação 
amarelada resulta em variações de vermelho; luzes amarelas sobre pigmentação 
azul também resultam em variações do vermelho, já uma luz vermelha sobre um 
fundo verde escurece sobremaneira o objeto, tendendo-o ao cinza escuro, e assim 
por diante. Isso se dá porque os sistemas aditivos e subtrativos interagem entre 
si formando padrões complementares.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoBodyText 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify; tab-stops: 54.0pt" 
align=justify><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt; mso-bidi-font-size: 10.0pt"><FONT 
face="Times New Roman">Atualmente, os <I 
style="mso-bidi-font-style: normal">designers</I> de iluminação contam com 
ferramentas digitais, muitas delas gratuitas, e disponibilizadas na internet, 
para fazer suas experiências com cores-luz sobre cores-pigmento, ou seja, podem 
realizar o estudo prévio das resultantes (terceiros 
cromatismos).<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" align=justify><FONT size=3><FONT 
face="Times New Roman"> <o:p></o:p></FONT></FONT></P>
<DIV style="mso-element: footnote-list" align=justify><BR clear=all></DIV><FONT 
face="Times New Roman" size=3>
<DIV style="mso-element: footnote-list" align=justify>
<HR align=left width="33%" SIZE=1>
</DIV></FONT>
<P class=MsoFootnoteText 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify; mso-element: footnote" 
align=justify><A title="" style="mso-footnote-id: ftn1" 
href="mhtml:mid://00000000/#_ftnref1" name=_ftn1><SPAN 
class=MsoFootnoteReference><SPAN style="mso-special-character: footnote"><FONT 
face="Times New Roman">[1]</FONT></SPAN></SPAN></A><FONT face="Times New Roman"> 
O sistema aditivo é aquele da cor-luz, cujos matizes primários são: azul, verde 
e vermelho (também conhecido com RGB – <I 
style="mso-bidi-font-style: normal">Red, Green, Blue</I>). O sistema subtrativo 
é aquele da cor-pigmento, cujos matizes primários são: ciano, magenta e amarelo, 
com inclusão do preto-carvão para equilíbrio de saturação e luminosidade. Também 
conhecido com CMYK (<I style="mso-bidi-font-style: normal">Ciano, Magent, 
Yellow</I> and <I style="mso-bidi-font-style: normal">Black</I>).</FONT></P>
<P class=MsoFootnoteText 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify; mso-element: footnote"><FONT 
face="Times New Roman"></FONT> </P>
<P class=MsoFootnoteText 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify; mso-element: footnote"><FONT 
face="Times New Roman"></FONT> </P></FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Valmir Perez<BR>Lighting Designer<BR>Laboratório de 
Iluminação<BR>DAC/IA - Unicamp<BR><A 
href="http://www.iar.unicamp.br/lab/luz">http://www.iar.unicamp.br/lab/luz</A><BR>(19) 
35212444<BR>(19) 92229355</FONT></DIV></BODY></HTML>