<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<HTML><HEAD>
<META http-equiv=Content-Type content="text/html; charset=iso-8859-1">
<META content="MSHTML 6.00.6000.16525" name=GENERATOR>
<STYLE></STYLE>
</HEAD>
<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT face=Arial size=2>
<P class=MsoBodyText
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><B><SPAN
style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT face="Times New Roman">Estudo dos projetos dos
adereços de cena<?xml:namespace prefix = o ns =
"urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p></FONT></SPAN></B></P>
<P class=MsoBodyText
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN
style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT
face="Times New Roman"> <o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoBodyText
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN
style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT
face="Times New Roman"> <o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoBodyText
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN
style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT face="Times New Roman">Os adereços de cena são os
acessórios de cenários, de indumentárias, de atores e atrizes. O estudo de seus
projetos, suas cores, formas, entradas e saídas nas cenas, posicionamento e
movimentação, obedecem à mesma escala de importância dos cenários, figurinos
etc.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><FONT
size=3><FONT face="Times New Roman"><SPAN
style="mso-spacerun: yes"> </SPAN>Suas cores, formas e relevância
expressiva em determinados momentos são também plasticamente alteradas através
da iluminação. Os projetos de adereços devem ser estudados para que a iluminação
interfira sempre positivamente nas relações construídas por esses elementos no
universo orgânico do espetáculo. Os adereços compõem com o todo simbólico da
linguagem do espetáculo. Sua presença indica, de alguma forma, as relações entre
personagens e cenários, com o tempo, com a história, com a “intenção” oculta que
está por trás e inserida na linguagem teatral etc. Um mesmo elemento pode
significar uma coisa em determinado momento e outra, completamente diferente,
num momento seguinte. Desconsiderar a presença dos adereços e fixar atenção
somente nos outros elementos será sempre um jogo perigoso por parte daquele que
trabalha com a expressão através da luz. Cada coisa no espaço cênico vem
carregada de significação e o <I
style="mso-bidi-font-style: normal">designer</I> de iluminação deve se ater a
todos esses mecanismos da linguagem para evidenciar o “certo na hora
certa”.</FONT></FONT></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><FONT
face="Times New Roman" size=3></FONT> </P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><FONT
face="Times New Roman" size=3></FONT> </P></FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Valmir Perez<BR>Lighting Designer<BR>Laboratório de
Iluminação<BR>DAC/IA - Unicamp<BR><A
href="http://www.iar.unicamp.br/lab/luz">http://www.iar.unicamp.br/lab/luz</A><BR>(19)
35212444<BR>(19) 92229355</FONT></DIV></BODY></HTML>