<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<HTML><HEAD>
<META http-equiv=Content-Type content="text/html; charset=iso-8859-1">
<META content="MSHTML 6.00.6000.16525" name=GENERATOR>
<STYLE></STYLE>
</HEAD>
<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT face=Arial size=2>
<P class=MsoBodyText 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><B><SPAN 
style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT face="Times New Roman">Estudo dos estilos e 
estruturas de palco<?xml:namespace prefix = o ns = 
"urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p></FONT></SPAN></B></P>
<P class=MsoBodyText 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><B><SPAN 
style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT 
face="Times New Roman"> <o:p></o:p></FONT></SPAN></B></P>
<P class=MsoBodyText 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><B><SPAN 
style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT 
face="Times New Roman"> <o:p></o:p></FONT></SPAN></B></P>
<P class=MsoBodyText 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT face="Times New Roman">Existem diferentes estilos 
de palcos para as atuações cênicas e, cada um deles, possui suas peculiaridades 
quanto à modelagem de iluminação exigida. Em palcos convencionais italianos, a 
cena é vista através da “quarta parede” posicionada frontalmente à platéia e a 
assistência recebe um recorte visual da tridimensionalidade. Nos palcos de 
estilo arena, a platéia entorna as áreas de cena o que possibilita visões 
diferenciadas, dependendo do posicionamento do espectador. Nos palcos de estilo 
elisabetano, que avançam em direção à platéia, os recortes são outros, e assim 
por diante. Todos os estilos de palcos exigem dos <I 
style="mso-bidi-font-style: normal">designers</I> de iluminação estudos 
apropriados que garantam a visualização por parte do público. Além disso, para 
cada estilo, devem ser encontradas respostas técnicas e poéticas de maneira a 
suprir as expressividades das cenas.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoBodyText 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT face="Times New Roman">Esse se pode dizer, deve 
ser o primeiro detalhe técnico a ser observado pelos <I 
style="mso-bidi-font-style: normal">designers</I>, pois, a partir do 
conhecimento do estilo do palco, é que são formulados todos os estudos 
posteriores.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoBodyText 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT face="Times New Roman">Para que um projeto de 
iluminação se realize em sua totalidade, ou seja, para que ele possa ser 
materializado de forma a conter tudo o que foi elaborado previamente e expressar 
tudo aquilo que foi criado, deve possibilitar a montagem de todos os 
instrumentos necessários, nas estruturas posicionadas corretamente, para a 
criação da plasticidade através da luz. Para isso, a elaboração de um projeto 
deve, necessariamente, levar em conta, as possibilidades do espaço ou dos 
espaços de representação. Suas estruturas devem, primeiramente, ser estudadas 
pelo <I style="mso-bidi-font-style: normal">designer</I> que, antecipadamente ao 
processo de elaboração poética, efetuará o levantamento técnico das condições 
existentes nesses espaços visando as condições necessárias de realização dessas 
poéticas.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><FONT 
face="Times New Roman" size=3>Já se abordou anteriormente, nesse trabalho, a 
importância do encadeamento de ações conjuntas entre profissionais criadores das 
cenas, não obstante atuarem em diferentes áreas, devem compreender a importância 
da elaboração conjunta de tais eventos técnico-poéticos. Assim sendo, as 
estruturas oferecidas pelos espaços utilizados para as apresentações funcionam 
como o “esqueleto” de onde o “corpo” plástico das cenas surgirá. O conhecimento 
da quantidade de maquinária, varas de iluminação, pernas, bambolinas, 
quarteladas, fossos de orquestra etc., e suas dimensões, possibilitam aos <I 
style="mso-bidi-font-style: normal">designers</I> sugerirem equipamentos, 
acessórios e elementos de suporte para que as idéias se realizem dentro desse 
determinado espaço. Nos casos em que há a necessidade de um nomadismo por parte 
de determinado grupo de atuação ou, como geralmente acontece, a companhia se vê 
na impossibilidade de estacionar num mesmo local de apresentações e se deslocar 
de cidade em cidade, Estado em Estado, teatro a teatro, os <I 
style="mso-bidi-font-style: normal">designers</I>, naturalmente, acabam por 
optar por projetos que possam “caber” em diferentes palcos. Isso varia, também, 
de acordo com as condições financeiras de cada grupo ou produtor, e a atenção 
que se dá a essas particularidades é de suma importância. Mesmo que se tenha em 
mãos um espaço ideal</FONT><A title="" style="mso-footnote-id: ftn1" 
href="mhtml:mid://00000007/#_ftn1" name=_ftnref1><SPAN 
class=MsoFootnoteReference><SPAN style="mso-special-character: footnote"><FONT 
face="Times New Roman" size=3>[1]</FONT></SPAN></SPAN></A><FONT 
face="Times New Roman" size=3>, as próprias questões técnicas envolvidas exigem 
dos profissionais o conhecimento integral desses espaços, na medida em que são 
eles que fornecem todos os tipos de dados relevantes para a obtenção dos efeitos 
e, por conseguinte, da plasticidade cênica.</FONT></P>
<DIV style="mso-element: footnote-list"><BR clear=all><FONT 
face="Times New Roman" size=3>
<HR align=left width="33%" SIZE=1>
</FONT>
<DIV id=ftn1 style="mso-element: footnote">
<P class=MsoFootnoteText style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><A 
title="" style="mso-footnote-id: ftn1" href="mhtml:mid://00000007/#_ftnref1" 
name=_ftn1><SPAN class=MsoFootnoteReference><SPAN 
style="mso-special-character: footnote"><FONT 
face="Times New Roman">[1]</FONT></SPAN></SPAN></A><FONT face="Times New Roman"> 
Ideal é tomado aqui no sentido de proporcionar todas as condições técnicas, 
humanas etc. de execução total dos projetos de uma obra cênica.</FONT></P>
<P class=MsoFootnoteText style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><FONT 
face="Times New Roman"></FONT> </P>
<P class=MsoFootnoteText style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><FONT 
face="Times New Roman"></FONT> </P></DIV></DIV></FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Valmir Perez<BR>Lighting Designer<BR>Laboratório de 
Iluminação<BR>DAC/IA - Unicamp<BR><A 
href="http://www.iar.unicamp.br/lab/luz">http://www.iar.unicamp.br/lab/luz</A><BR>(19) 
35212444<BR>(19) 92229355</FONT></DIV></BODY></HTML>