<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<HTML><HEAD>
<META http-equiv=Content-Type content="text/html; charset=iso-8859-1">
<META content="MSHTML 6.00.6000.16525" name=GENERATOR>
<STYLE></STYLE>
</HEAD>
<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT face=Arial size=2>
<P class=MsoBodyText 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT face="Times New Roman"> <?xml:namespace 
prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" 
/><o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoBodyText 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><B><SPAN 
style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT face="Times New Roman">Estudo da utilização do 
palco pela direção de cena<o:p></o:p></FONT></SPAN></B></P>
<P class=MsoBodyText 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt 72pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><B><SPAN 
style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT 
face="Times New Roman"> <o:p></o:p></FONT></SPAN></B></P>
<P class=MsoBodyText 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt 72pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><B><SPAN 
style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT 
face="Times New Roman"> <o:p></o:p></FONT></SPAN></B></P>
<P class=MsoBodyText 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT face="Times New Roman">O estudo da movimentação 
dos atores, adereços, cenografia etc. das cenas por parte dos <I 
style="mso-bidi-font-style: normal">designers</I> de luz, é fundamental para a 
preparação dos conceitos técnicos e estéticos de um projeto. As luzes no palco 
têm o papel de revelar as formas em sua plenitude e também estabelecem a 
linguagem plástica visual. Os elementos teatrais possuindo um caráter de 
dinamismo espacial na tridimensionalidade requerem uma modelagem de luz que 
acompanhe essa movimentação e suas variáveis. Na fase de pesquisa da luz do 
espetáculo, os <I style="mso-bidi-font-style: normal">designers</I> devem 
acompanhar essas movimentações escolhidas pela direção, pois são essas escolhas 
que determinarão as áreas de incidência e desempenho temporal da luz sobre os 
espaços utilizados.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoBodyText 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT face="Times New Roman">Esse estudo pode ser feito 
através do acompanhamento dos ensaios e de anotações da movimentação desses 
elementos nas cenas para, posteriormente, emergirem como soluções do projeto 
visual.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><FONT 
face="Times New Roman" size=3>Na fase de execução do desenho de iluminação, os 
<I style="mso-bidi-font-style: normal">designers</I> podem ainda utilizar 
ferramentas de simulação visual para corrigir falhas e estudar as estruturas, os 
elementos e seus movimentos e transformações com maior rigor. Atualmente também 
é possível criar simulações com atores e atrizes virtuais em 
movimento.</FONT></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><FONT 
face="Times New Roman" size=3></FONT> </P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><FONT 
face="Times New Roman" size=3></FONT> </P></FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Valmir Perez<BR>Lighting Designer<BR>Laboratório de 
Iluminação<BR>DAC/IA - Unicamp<BR><A 
href="http://www.iar.unicamp.br/lab/luz">http://www.iar.unicamp.br/lab/luz</A><BR>(19) 
35212444<BR>(19) 92229355</FONT></DIV></BODY></HTML>