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<P class=MsoBodyText
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><B><SPAN
style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT face="Times New Roman">Estudo das estruturas
mecânicas de palco<?xml:namespace prefix = o ns =
"urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p></FONT></SPAN></B></P>
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style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><B><SPAN
style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT
face="Times New Roman"> <o:p></o:p></FONT></SPAN></B></P>
<P class=MsoBodyText
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN
style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT face="Times New Roman">Palcos giratórios, varas de
iluminação e de cenografia elétricas, elevadores, quarteladas automáticas, fosso
de orquestra automático e demais maquinárias cênicas podem colaborar na criação
de efeitos especiais. Por essa razão, o conhecimento prévio dessas estruturas
disponíveis, adquire um papel importante na determinação de condições razoáveis
de preparação de tais efeitos. Um teatro que possui palco giratório, por
exemplo, oferece, aos cenógrafos e iluminadores, condições de trabalhos
diferenciados que, por vezes, modificam até mesmo a movimentação cênica dos
atores de estruturas cenográficas e de iluminação. Os diretores também, nesse
caso, podem optar por mudanças de cenas a partir da movimentação automática da
cenografia e a iluminação deve acompanhar essas
escolhas.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><FONT
face="Times New Roman" size=3>A pesquisa técnica das estruturas mecânicas dos
espaços utilizados para as apresentações facilita a tomada de decisões também
poéticas por parte dos <I style="mso-bidi-font-style: normal">designers</I> de
cenas, o que, por sua vez, facilita as decisões técnicas. Se um determinado
espetáculo varia de palcos durante as apresentações, e isso acontece muito nas
companhias viajantes, os <I style="mso-bidi-font-style: normal">designers</I>
devem procurar conhecer antecipadamente as estruturas que encontrarão nos
espaços que serão utilizados. Isso proporciona o tempo necessário para se
repensar as dificuldades e tomar as devidas providências no sentido de adaptar
as propostas para esses novos espaços. Essas adaptações vão desde mudanças na
iluminação (dos tipos de equipamentos, estruturas, ângulos etc.) até mesmo
mudanças na movimentação de cenografia, atores, dançarinos etc., por parte dos
dirigentes das cenas. Isso é muito comum no Brasil e faz parte da rotina das
companhias de teatro, dança e shows de um modo geral.</FONT></P>
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face="Times New Roman" size=3></FONT> </P>
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<DIV><FONT face=Arial size=2>Valmir Perez<BR>Lighting Designer<BR>Laboratório de
Iluminação<BR>DAC/IA - Unicamp<BR><A
href="http://www.iar.unicamp.br/lab/luz">http://www.iar.unicamp.br/lab/luz</A><BR>(19)
35212444<BR>(19) 92229355</FONT></DIV></BODY></HTML>