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style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><B><SPAN 
style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT face="Times New Roman">Estudo das estruturas 
mecânicas de palco<?xml:namespace prefix = o ns = 
"urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p></FONT></SPAN></B></P>
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style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><B><SPAN 
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face="Times New Roman"> <o:p></o:p></FONT></SPAN></B></P>
<P class=MsoBodyText 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 54pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT face="Times New Roman">Palcos giratórios, varas de 
iluminação e de cenografia elétricas, elevadores, quarteladas automáticas, fosso 
de orquestra automático e demais maquinárias cênicas podem colaborar na criação 
de efeitos especiais. Por essa razão, o conhecimento prévio dessas estruturas 
disponíveis, adquire um papel importante na determinação de condições razoáveis 
de preparação de tais efeitos. Um teatro que possui palco giratório, por 
exemplo, oferece, aos cenógrafos e iluminadores, condições de trabalhos 
diferenciados que, por vezes, modificam até mesmo a movimentação cênica dos 
atores de estruturas cenográficas e de iluminação. Os diretores também, nesse 
caso, podem optar por mudanças de cenas a partir da movimentação automática da 
cenografia e a iluminação deve acompanhar essas 
escolhas.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; LINE-HEIGHT: 150%; TEXT-ALIGN: justify"><FONT 
face="Times New Roman" size=3>A pesquisa técnica das estruturas mecânicas dos 
espaços utilizados para as apresentações facilita a tomada de decisões também 
poéticas por parte dos <I style="mso-bidi-font-style: normal">designers</I> de 
cenas, o que, por sua vez, facilita as decisões técnicas. Se um determinado 
espetáculo varia de palcos durante as apresentações, e isso acontece muito nas 
companhias viajantes, os <I style="mso-bidi-font-style: normal">designers</I> 
devem procurar conhecer antecipadamente as estruturas que encontrarão nos 
espaços que serão utilizados. Isso proporciona o tempo necessário para se 
repensar as dificuldades e tomar as devidas providências no sentido de adaptar 
as propostas para esses novos espaços. Essas adaptações vão desde mudanças na 
iluminação (dos tipos de equipamentos, estruturas, ângulos etc.) até mesmo 
mudanças na movimentação de cenografia, atores, dançarinos etc., por parte dos 
dirigentes das cenas. Isso é muito comum no Brasil e faz parte da rotina das 
companhias de teatro, dança e shows de um modo geral.</FONT></P>
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face="Times New Roman" size=3></FONT> </P>
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face="Times New Roman" size=3></FONT> </P></FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Valmir Perez<BR>Lighting Designer<BR>Laboratório de 
Iluminação<BR>DAC/IA - Unicamp<BR><A 
href="http://www.iar.unicamp.br/lab/luz">http://www.iar.unicamp.br/lab/luz</A><BR>(19) 
35212444<BR>(19) 92229355</FONT></DIV></BODY></HTML>