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<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: center" align="center"><span style="FONT-FAMILY: 'Trebuchet MS'">Técnica e Estética – Opostos Complementares</span></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 72pt; TEXT-ALIGN: justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Trebuchet MS'"> </span></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 72pt; TEXT-ALIGN: justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Trebuchet MS'">As cortinas se abrem vagarosamente. O público estanca por uma pequena eternidade seus mais íntimos conflitos pessoais. Agora não é possível pensar em si mesmo, nas pequenas coisas, nas futilidades do dia. Nasce como que por encanto uma outra realidade. E ela começa muda, surda, como se todo o universo conhecido oferecesse uma pausa. Uma luz de um azul tênue banha o quadro, essa pintura dinâmica que é o teatro. 
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<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 72pt; TEXT-ALIGN: justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Trebuchet MS'"> </span></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 72pt; TEXT-ALIGN: justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Trebuchet MS'"> </span></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 72pt; TEXT-ALIGN: justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Trebuchet MS'">A luz vem do infinito e cai como uma chuva calma sobre os atores em silêncio. É uma luz que banha suas costas e precipita seus rostos numa penumbra fria, cálida. Não há movimento, não há respiração, apenas vida e uma vida de infinita latência. Por alguns segundos tem-se a impressão de que basta isso para que a existência aconteça. 
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<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 72pt; TEXT-ALIGN: justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Trebuchet MS'"><br style="mso-special-character: line-break"><br style="mso-special-character: line-break">
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<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 72pt; TEXT-ALIGN: justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Trebuchet MS'">Lentamente um sol de amarelo e âmbar invade essa tela e expõe com delicada clareza algumas faces entristecidas pelo tempo e pelo sofrimento. Os trabalhadores caminham para seus afazeres e trazem consigo os barulhos, os suores, os pensamentos. Esse sol movimenta-se em um tempo diferente, em um tempo que pertence apenas ao imaginário, porém, sua força é extremamente real, tudo é real, tudo vibra em conjunto, tudo é feito e idealizado para tudo. Essa é a marcha constante da realidade que provoca em nós a sensação da continuidade do existir. E assim se passam as horas compactadas nesse tempo virtual. Os personagens desse drama, que é o drama de todos nós, tecem nesse clima seus afetos, suas relações, seus anseios... 
</span></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 72pt; TEXT-ALIGN: justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Trebuchet MS'"><br style="mso-special-character: line-break"><br style="mso-special-character: line-break">
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<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 72pt; TEXT-ALIGN: justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Trebuchet MS'">Os cenários são invadidos pela cor quente e pelas sombras sinuosas; então, um grito, o sol desaparece num eclipse rápido e violento. Em seu lugar surge abruptamente outra tela, outro universo. Num canto, que poderia ser um canto qualquer; músicos tocam e casais dançam sob uma luz de fumaça. Homens bebem e mulheres gracejam. Outro tempo, outras coisas... 
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<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 72pt; TEXT-ALIGN: justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Trebuchet MS'"><br style="mso-special-character: line-break"><br style="mso-special-character: line-break">
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<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 72pt; TEXT-ALIGN: justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Trebuchet MS'">Os suores agora são os suores da alegria e da liberdade. Candeeiros acesos transformam a noite e a taberna num lugar festivo, barulhento. Os sons e os cheiros que também pertencem a essa luz refletem-se nos olhos da assistência que insinua um sorriso cúmplice. E assim, os momentos descortinam-se nesse outro mundo, um mundo à parte, feito de luz, feitos de cor, de intensidade, de sabor e de sensibilidade. 
</span></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 72pt; TEXT-ALIGN: justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Trebuchet MS'"><br style="mso-special-character: line-break"><br style="mso-special-character: line-break">
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<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 72pt; TEXT-ALIGN: justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Trebuchet MS'">Além desses mundos, atrás das cortinas, por detrás das paredes, cenários e coxias, a razão trabalha misteriosa e silenciosamente para que a poesia viva.
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<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 72pt; TEXT-ALIGN: justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Trebuchet MS'"> </span></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 72pt; TEXT-ALIGN: justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Trebuchet MS'">A iluminação de palco seja ela qual for, não é apenas o acender das luzes, mas um intenso exercício de composição estética fundamentada no conhecimento artístico. Exercício esse que busca a dialética dos processos de criação e execução. 
</span></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 72pt; TEXT-ALIGN: justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Trebuchet MS'"><br style="mso-special-character: line-break"><br style="mso-special-character: line-break">
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<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 72pt; TEXT-ALIGN: justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Trebuchet MS'">Ao falarmos sobre estética da luz estamos falando necessariamente sobre a estética pictórica. Isso se dá exatamente porque o olhar do público sobre a cena torna-o um olhar de dimensões abrangentes, onde os símbolos falam por si e compõe os demais sob sua influência, interativamente, da mesma maneira que ocorre na pintura. Nesse âmbito, a idealização da iluminação passa necessariamente pela sensibilidade artística do idealizador, pela capacidade de entender os nuances de significação desses símbolos no todo, que é o resultado final da obra. Esse conhecimento pode ser adquirido através do estudo da arte e de sua história e vai avançando paralelamente com o desenvolvimento do artista. É óbvio que alguns terão maiores facilidades do que outros no que diz respeito às questões de sensibilidade e expressão. Isso é bastante pessoal. Como qualquer artista, o designer de iluminação tem todo um caminho de maturação. 
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<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 72pt; TEXT-ALIGN: justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Trebuchet MS'"><br style="mso-special-character: line-break"><br style="mso-special-character: line-break">
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<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 72pt; TEXT-ALIGN: justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Trebuchet MS'">Mas o artista não pode viver só de pensamentos e emoções, só das criações do espírito. O artista necessita da expressão material de suas criações para que se torne artista atuante e sua obra influencie, se torne conhecida. Entram aí então as questões referentes aos conhecimentos técnicos . Em minha opinião esses conhecimentos são fundamentais para o desenvolvimento expressivo na área. Lembrando que estamos falando sobre expressão através da iluminação, temos que levar em consideração os desafios estruturais, ferramentais e processuais da atividade. No caso dos pintores esses desafios encontram-se nos suportes, pincéis, tintas, nos processos, em seu desempenho, enfim, nos materiais e condições através das quais o artista se expressa no mundo. No caso dos artistas da iluminação, esses desafios encontram-se nas estruturas físicas, elétricas, de equipamentos, de acessórios, etc. Desafios que também exigem desses profissionais, abertura, desenvoltura, adaptabilidade e constante reciclagem de informações, pois, as tecnologias desenvolvem-se rapidamente e diariamente novos produtos são lançados no mercado. Isso a meu ver é outro ponto importante. Embora não devamos cair nos modismos que as empresas tentam impor aos seus clientes a fim de aumentar seu faturamento, não podemos ficar desatualizados. Nem neuróticos e nem passivos, devemos estar prontos para conhecer novas soluções sem deixar que elas nos influenciem sobremaneira. 
</span></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 72pt; TEXT-ALIGN: justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Trebuchet MS'"><br style="mso-special-character: line-break"><br style="mso-special-character: line-break">
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<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 72pt; TEXT-ALIGN: justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Trebuchet MS'">Gosto muito de chamar os equipamentos de iluminação de "pincéis". Na verdade o são, porém, sua diferenciação se dá exatamente quanto ao desenho e cor projetados pela matéria física aplicada. Essa "matéria" que é a luz tem comportamentos diferentes das tintas utilizadas pelos pintores, ou seja, dos pigmentos. No palco, as estruturas, cenários, figurinos, acessórios, elementos, atores e atrizes, suas maquiagens, etc, formam o suporte no qual essa outra "tinta" é aplicada por esses outros "pincéis". Quando nesses suportes são utilizadas pigmentações com variação do branco, a luz colorida tinge-os, como nos suportes da pintura, cujo acabamento será o da pigmentação sobre a tela. Quando esses suportes são pigmentados com variações cromáticas, ou seja, possuem coloração, a luz surge como produtora do processo de velatura . Aí é que entra o conhecimento e experiência do artista-iluminador. Misturas veladas produzem necessariamente terceiros cromatismos. Uma luz magenta sobre pigmentação amarelada resulta em variações de vermelho; luzes amarelas sobre pigmentação azul também resultarão em variações do vermelho, já uma luz vermelha sobre um fundo ciano, escurecerá sobre maneira o objeto, tendendo-o ao cinza escuro, e assim por diante. Isso se dá porque os sistemas aditivos e subtrativos interagem entre si formando padrões complementares. 
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<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 72pt; TEXT-ALIGN: justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Trebuchet MS'"><br style="mso-special-character: line-break"><br style="mso-special-character: line-break">
</span></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 72pt; TEXT-ALIGN: justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Trebuchet MS'">Na iluminação, assim como também na pintura, os desenhos carregam sua cota de simbolismo, de signos, sinais. As formas projetadas pelos equipamentos nos palcos produzem sensações espaciais, temporais, entre outras, e essas sensações acabam transformando-se em sentimentos na platéia e no próprio palco. Banhos, gerais, focos, recortes, projeções, são algumas das formas pelas os quais os designers de iluminação se utilizam para provocar esses sentimentos, daí também a importância do conhecimento dessa complexa linguagem. Mas as luzes de palco possuem também outras propriedades que vão somando-se e formando esse universo sensível. Direção, intensidade, movimento , duração, compõem outra gama razoável de significação. Pretendo com isso destacar a expressão artística no trabalho dos designers de iluminação, ao mesmo tempo, enfatizando a importância que o conhecimento técnico tem para esses profissionais. Duas energias que se complementam, e que a meu ver, formam o que poderíamos chamar de profissional-artista completo e equilibrado. 
</span></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 72pt; TEXT-ALIGN: justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Trebuchet MS'"><br style="mso-special-character: line-break"><br style="mso-special-character: line-break">
</span></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 72pt; TEXT-ALIGN: justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Trebuchet MS'">Na maioria das vezes percebo que é através desse profissional-artista que as novidades técnicas têm os seus porquês e seus fundamentos. Na acentuada troca de informações entre técnica e estética originada nessa atividade, surgem novos produtos, e é interessante notar que com o surgimento desses novos produtos, paralelamente, surgem novas estéticas. É como se a modernidade reinventasse o passado em outros níveis. No simbolismo do Tai Chi Chuan, a luta eterna entre a serpente e a águia, a terra e o céu, o positivo e o negativo, produzem o movimento criativo. Velhas estórias, moderníssimas versões. Discussões sobre a importância técnica em oposição à estética provocam necessariamente novas criações advindas da luta entre esses opostos também eternamente complementares.
</span></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 72pt; TEXT-ALIGN: justify"><font face="Times New Roman"> </font></p><br clear="all"><br>-- <br>Valmir Perez<br>Lighting Designer<br>Laboratório de Iluminação<br>
Unicamp<br><a href="http://www.iar.unicamp.br/lab/luz">www.iar.unicamp.br/lab/luz</a><br><a href="http://blogdovalmir.blogspot.com/">http://blogdovalmir.blogspot.com/</a><br><a href="http://imprensanaprensa.blogspot.com/">
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