<div>Prezado(a) assinante, bom dia,</div>
<div> </div>
<div>Tem material novo na coletânea de arquivos do Laboratório de Iluminação - <a onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)" href="http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/" target="_blank">http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/</a></div>

<div> </div>
<div>Trata-se da tese de doutorado defendida em 2005 pelo nosso amigo Prof. Dr. José Sávio Oliveira de Araújo com o título "A Cena Ensina - uma proposta pedagógica para formação de professores de teatro"</div>
<div> </div>
<div>O Sávio, para quem não sabe, é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (mestrado), coordenador do CENOTEC - Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena, professor das disciplinas Cenografia I, Cenografia II (Graduação) e Pedagogia e Encenação (Pós-Graduação) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.</div>

<div> </div>
<div>Sempre um apaixonado por educação e iluminação, nos trás um trabalho de grande importância e que nos faz pensar a educação de forma integral, abrangente. </div>
<div> </div>
<div>No capítulo IV de sua tese, Sávio fala especificamente sobre a importância do conhecimento da iluminação cênica na formação dos professores de teatro.</div>
<div> </div>
<div>No trabalho, Sávio afirma que:</div>
<div> </div>
<div>" ... <font face="Helvetica">o papel da luz na construção de um espetáculo teatral é um tema cuja importância se afirma, na medida em que a função da iluminação não é apenas dar visibilidade ao espetáculo, mas sim, e principalmente, compor juntamente com outros instrumentos do espetáculo, um discurso cênico coerente e articulado, no qual cada elemento da encenação oferece uma contribuição particular para a poética da obra de arte teatral. </font><font face="Helvetica">Neste sentido, o ensino de iluminação cênica deve integrar a formação de um professor de teatro (neste caso, os alunos de um curso de licenciatura) com a mesma relevância que outros assuntos da área são estudados, no sentido de ajudar a superar as dificuldades que muitos ainda enfrentam ao lidar <font face="Helvetica">com aspectos conceituais, técnicos e tecnológicos deste ramo da atividade teatral."</font></font></div>

<div><font face="Helvetica"></font> </div>
<div><font face="Helvetica">Eu sinto que a proposta desse trabalho, vem de encontro a uma urgente mudança de paradígma que se faz necessária na formação dos professores de teatro e dos próprios atores. Durante muitos anos tenho assistido a formação desses profissionais e sinto que o que lhes falta é uma visão mais abrangente do fazer teatral, que desmistifique a supremacia da direção e da interpretação e utilize com mais saber e intuição os elementos até agora relegados apenas como "questões técnicas" do fazer teatral. Isso certamente nos trará uma nova visão do espaço cênico e das possibilidades que podem e devem ser utilizadas na construção da cena.</font></div>

<p>Leitura obrigatória pra quem pensa a formação de professores de teatro, o trabalho está disponível no endereço <a onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)" href="http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/C%eanica/Pesquisa/A_Cena_Ensina__ARAUJO_S%e1vio.pdf" target="_blank">http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/C%eanica/Pesquisa/A_Cena_Ensina__ARAUJO_S%e1vio.pdf</a></p>

<p>Um grande abraço,</p>
<div> </div>
<div><br clear="all"><br>-- <br>Valmir Perez<br>Lighting Designer<br>Laboratório de Iluminação<br>Unicamp<br><a href="http://www.iar.unicamp.br/lab/luz">www.iar.unicamp.br/lab/luz</a><br><a href="http://valmirperez.blogspot.com/">http://valmirperez.blogspot.com/</a><br>
<a href="http://imprensanaprensa.blogspot.com/">http://imprensanaprensa.blogspot.com/</a><br>Skype: lablux<br>Fones:<br>(19) 35212444<br>(19) 92229355 </div>